ajuda na leitura de documento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

ajuda na leitura de documento

#445818 | maria alexa | 11 fev 2023 18:37

Caros confrades

Corrigindo o erro da mensagem anterior

Peço ajuda na leitura do documento https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=85629&FileID=7581, referente a Maria de Jesus, na tentativa de encontrar o registo de casamento dos pais da dita ; Pedro José da Silva , natural da freguesia de Armamar e Ana Maria Josefa, natural da freguesia de Sanhoane.

Desde já o meu muito obrigada pela vossa atenção.

Maria Alexandra Sampaio Montenegro

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445823 | saintclair | 11 fev 2023 20:57 | Em resposta a: #445818

Se a filha foi registada Freguesia de Armamar, terra do pai, creio que em
1780, basta recuar alguns anos, para encontrar esse casamento.
Fica aqui o seu Link, para quem habilitado, o possa ler, e assim vc. ficar
com mais informação.
https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=85629&FileID=7581
Obrigado.
Sc.

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445825 | GoldenDays | 11 fev 2023 23:22 | Em resposta a: #445818

Cara confreira Maria Alexandra,

Não sei a que mensagem anterior se refere. De qualquer forma na minha leitura parcial desta "justificação de batismo feita urgente":

"filha de Pedro José da Silva e de Ana Maria já defunta natural do lugar do Vacalar freguesia de Armamar deste Bispado de Lamego".

Salvo melhor opinião, não vi neste assento qualquer referência a "Josefa" ou a "Sanhoane".

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445837 | maria alexa | 12 fev 2023 15:52 | Em resposta a: #445823

Caro SC

O meu marido é descendente de um irmão desta Maria de Jesus, José da Silva. Percorri décadas na tentativa de encontrar, quer o registo de baptismo de José ou irmãos e nada. Em 1780, na freguesia e concelho de Armamar encontrei, numa margem, um averbamento que me remeteu para esta página. Pelo registo de casamento de José, que casou no Peso da Régua fiquei a saber os nomes dos pais, Pedro José da Silva e Ana Maria Josefa, ele de Armamar e ela de Sanhoane. Encontrei também os registos de batismo destes. Não consigo encontrar o de casamento destes dois nem do batismo de José para continuar a minha pesquisa dos antepassados de Ana Maria Josefa. Penso, no link que postei, haver uma referência a Vila Real... Será que os pais casaram lá e Maria de Jesus e José lá terão nascido? A Maria de Jesus casou em Armamar na data referida neste registo, 1807, mas tem poucos dados para poder prosseguir.

Muito obrigada pela sua atenção.

Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445838 | maria alexa | 12 fev 2023 15:56 | Em resposta a: #445825

Caro confrade

Escrevi uma primeira mensagem neste fórum mas o link que referi não ficou correcto.

O meu marido é descendente de um irmão desta Maria de Jesus, José da Silva. Percorri décadas na tentativa de encontrar, quer o registo de baptismo de José ou irmãos e nada. Em 1780, na freguesia e concelho de Armamar encontrei, numa margem, um averbamento que me remeteu para esta página. Pelo registo de casamento de José, que casou no Peso da Régua fiquei a saber os nomes dos pais, Pedro José da Silva e Ana Maria Josefa, ele de Armamar e ela de Sanhoane. Encontrei também os registos de batismo destes. Não consigo encontrar o de casamento destes dois nem do batismo de José para continuar a minha pesquisa dos antepassados de Ana Maria Josefa. Penso, no link que postei, haver uma referência a Vila Real... Será que os pais casaram lá e Maria de Jesus e José lá terão nascido? A Maria de Jesus casou em Armamar na data referida neste registo, 1807, mas tem poucos dados para poder prosseguir.

Muito obrigada pela sua disponibilidade .

Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445840 | saintclair | 12 fev 2023 16:54 | Em resposta a: #445837

-
Tenha em atenção que esta Maria de Jesus, foi baptizada com urgência,
e à data a mãe já não era viva....[Leia esta mensagem;]
https://geneall.net/pt/forum/191320/ajuda-na-leitura-de-documento/#a445825
Assim, tudo é possível, naquele tempo, salvo erro houve a doença das videiras,
a "Filoxera", houve muitos agricultores que foram para a falência, etc...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nia_Ferreira
Faz bem em investigar Vila Real e Sanhoane.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445846 | GoldenDays | 12 fev 2023 23:55 | Em resposta a: #445838

Cara confreira Maria Alexa,

Poderia por favor colocar aqui o que sabe desse José da Silva, nomeadamente a data ou o link do casamento que encontrou no Peso da Régua? De que lugar em Armamar serão esses Silvas (São Cosmado, Lapinha, Queimada, etc.).

Gostaria de analisar esse assento, nomeadamente os nomes das testemunhas. Tenho alguns avoengos de apelido “Silva” de Armamar cujos descendentes foram trabalhar no século XVIII para a concha vinhateira de Santa Marta de Penaguião. Eventualmente poderão ser parentes desse José da Silva.

Disse que encontrou os assentos de baptismo de Pedro José da Silva e Ana Maria Josefa. Pode facultar aqui os respectivos links ou indicar as datas e freguesias?

É um tiro no escuro! Nada lhe prometo mas terei muito prazer se puder eventual e humildemente ajudar.
Aguardo as suas notícias.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445924 | maria alexa | 17 fev 2023 22:35 | Em resposta a: #445846

Caro confrade Ribeiro de Araújo

Desde já o meu muito obrigada pela generosidade da sua ajuda.

Já encontrei o registo de batismo referente a José da Silva !! Segui uma pista da irmã, Maria de Jesus, que casou em Vila Seca, assim fiquei com mais referências quanto a datas e naturalidades.

Vou então tentar responder às suas questões.

JOSÉ DA SILVA natural do lugar de Vacalar, freguesia de Armamar, concelho de Armamar *1788
https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=85630&FileID=8314

casamento de José com Maria Margarida Leite , no Peso da Régua https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1073656 *1811

pai de José, PEDRO JOSÉ DA SILVA , com a mesma naturalidade do filho https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=85625&FileID=6836 *1744

mãe de José, ANA MARIA JOSEFA, natural da freguesia de Sanhoane, Santa Marta de Penaguião https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082034 *1749

casamento de Pedro e Ana Maria Josefa freguesia de Armamar, concelho de Armamar
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1052717 *1783

Espero sinceramente ter ajudado .

Uma curiosidade, o meu pai, José Ferreira Sampaio Meireles Gonçalves, já falecido, era natural de Santa Marta de Penaguião . Também faço pesquisas de antepassados meus lá, se precisar de ajuda na procura de algum nome, estou à disposição.

Cumprimentos

Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445925 | maria alexa | 17 fev 2023 22:45 | Em resposta a: #445924

Acrescento o número da página dos seguintes registos:

casamento de José da Silva e Maria Margarida Leite, registo na página 13

batismo de ANA Maria Josefa , página 14

casamento de Pedro José da Silva e Ana Maria Josefa , página 90

Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

ajuda na leitura de documento

#445938 | GoldenDays | 19 fev 2023 15:06 | Em resposta a: #445925

Prezada confreira Maria Alexandra,

Fiquei sensibilizado com as suas palavras, mas entendo que a generosidade é comum à maioria dos participantes que se entreajudam neste fórum e de que a própria confreira é um bom exemplo.

Agradeço os links que colocou para os documentos associados aos “Silvas” cuja leitura fiz com atenção.

Porém, o meu “tiro no escuro” revelou-se afinal de pólvora seca, apesar de ter um quarto avô homónimo do seu “António José da Silva”, também de Armamar, cuja linha ascendente conheço por mais umas quatro e cinco gerações consoante os ramos.

Da leitura que apreciei dos assentos que teve a gentileza de me assinalar permito-me deixar aqui as notas seguintes que, eventualmente, já terá tido ocasião de verificar.

--------------------------------------------------------------
sobre ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA (ou António José Pinto)

a) É referido como “António José Pinto” no assento de casamento do seu neto “José da Silva” com “Maria Margarida” em 1811-11-20 no Peso da Régua (São Faustino). De facto, trata-se da mesma pessoa. O apelido “Pinto” deriva do pai de “António José da Silva”, identificado como “DOMINGOS PINTO” e mulher “DOMINGAS MENDES” no assento de baptismo de “Pedro” em 1744-01-12 onde se diz que é neto paterno de DOMINGOS PINTO, natural desta (freguesia, rasgado) e sua mulher DOMINGAS MENDES natural (segue-se rasgo no assento que não permite conhecer de onde seria natural, bem como o nome dos avós maternos);

b) Existem algumas inconsistências ou dúvidas sobre o nome da sua esposa:
1. No assento de baptismo do seu filho PEDRO em 1744-01-12 diz-se que é filho dele e de sua “mulher primeira MARIA GOMES” do lugar de Vacalar desta freguesia (Armamar). Terá o “António José da Silva” casado apenas uma vez ou duas vezes. Não lhe encontrei em Armamar o assento de casamento que me permitisse validar ambas ou qualquer das hipóteses.
2. No assento de casamento de “José da Silva” com “Maria Margarida” em 1811-11-20 no Peso da Régua (São Faustino), diz-se que era neto paterno do referido “António” e de MARIA DE MATOS. No assento de baptismo desse mesmo “José da Silva” refere-se também que era neto paterno do mesmo “António” e de MARIA DE MATOS. No assento de casamento de “Pedro José da Silva” (pai de “José da Silva”) em 1783-02-26 (Armamar) de novo se refere MARIA DE MATOS.
3. No assento de casamento de “José da Silva”, o nome da avó paterna está identificado como MARIA DOS SANTOS.
Parece-me que a opção “MARIA DE MATOS” é a mais plausível.

sobre PEDRO JOSÉ DA SILVA
a) Era viúvo de MICAELA MARIA (falecida em 1778-09-06) quando casou em 1783-02-26 (Armamar) com ANA MARIA JOSEFA, também ela viúva de ANTÓNIO JOSÉ, de Aricera. A informação de que ambos eram viúvos e os respectivos nomes dos anteriores cônjuges constam deste assento de casamento, embora não tenha encontrado os anteriores casamentos de ambos.
sobre os pais de ANA MARIA JOSEFA
a) Encontram-se identificados no assento do seu casamento em 1783-02-26 como JOSÉ CAETANO e JOSEFA MARIA, de Sanhoane;
b) Idem, como JOSÉ CAETANO e ANA JOSEFA, de Sanhoane, no assento de baptismo de “José da Silva” em 1788-03-06 (Armamar);
c) Idem, como JOSÉ CAETANO TAÍNHO e ANA MARIA JOSEFA, no assento de casamento de “José da Silva” com “Maria Margarida” em 1811-11-20 (São Faustino, no Peso da Régua).

sobre MARIA DE JESUS
a) Nasceu “em 1780 pouco mais ou menos” conforme consta da justificação do assento de baptismo apenas lançado pelo pároco João Cardoso da Silva Barroca no livro respectivo de Armamar em 1807-08-13, invocando que à data o então pároco “Manuel Alves” não o teria feito. Lançado com “filha legítima de Pedro José da Silva e de Ana Maria, esta já defunta”.

Verifiquei que o Padre “Manuel Álvares” assina os baptismos de Armamar até cerca de 1776 e, alguma vezes, daí para a frente como "Encomendado" (209.TIF, por exemplo).

Não encontrei a razão para a “justificação do baptismo feita urgente”. Deduzi inicialmente que a urgência pudesse estar relacionada com outro acto que dela dependesse da apresentação do assento de baptismo, como, por exemplo, comprovação de habilitação da condição de herdeira ou afixação de banhos para casamento dela própria. Porém, não lhe encontrei o casamento nos anos imediatamente seguintes, nem o óbito dos pais, pelo que desconheço a justificação da urgência ali mencionada.
--------------------------------------------------------------

Tomei boa nota do nome do pai do seu marido ser de Santa Marta de Penaguião e agradeço o seu amável oferecimento para pesquisas nesse local.

As minhas raízes maternas têm origem nessa zona, nomeadamente em São João de Lobrigos, Fontes, Sever e Sedielos e tenho-a suficientemente bem documentada em fontes primárias (paroquiais), sobretudo, em relação a Ribeiros e Peixotos, estes últimos provenientes da zona de Felgueiras (Rande, Sernande, Unhão), onde se misturaram com Sodrés e Mendes.

Naturalmente que tenho alguns pontos em aberto em linhas ancestrais por esclarecer, nomeadamente no concelho de Santa Marta de Penaguião onde procuro há muitos anos:

- apelidos Taveira ou Taveira de Magalhães apenas entre 1650 e 1700. Sei que houve “Taveiras de Magalhães” em São Miguel de Lobrigos, mas procuro uma Luísa (natural de Fontes e minha sétima avó) que foi casar (sem que ambos os assentos se encontrem) a São João de Lobrigos por volta de 1700, já que os filhos são legítimos e aqui nascidos entre 1705 e 1715;

- o casamento de minha avó “Vitória de Jesus Ribeiro” com ”Abel Lopes Peixoto” em São João de Lobrigos, já que também os filhos são todos legítimos e aí nascidos após 1906. Um “mistério” relativamente recente mas que a implantação da República complicou nas pesquisas.

Não hesite em me contactar se necessitar de alguma ajuda naquelas freguesias ou limítrofes. Poderá fazê-lo directamente através de golden.days@sapo.pt

Cordialmente e ao dispor,
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen