Disparidade em datas e apelidos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Disparidade em datas e apelidos

#444668 | tjfohp | 11 dez 2022 17:52

Boa noite.

Surgiu-me aqui uma dúvida com datas e apelidos que passo a explicar:

Parti da certidão de nascimento da minha Bisavó Floriana que conheci e da qual sabia a data e local de nascimento. (Benquerenças, Castelo Branco https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1034452, imagem 28).
Na sua certidão de nascimento diz que é filha de António Vaz
e Joanna Mendes, neta paterna de Sebastião Ventura e Maria Vaz, e neta materna de António Jorge e Maria Mendes.

Posteriormente encontrei o registo do casamento de António Vaz e Joanna Mendes (Benquerenças, Castelo branco, 1882) onde se confirmam os nomes e apelidos dos pais mas não faz menção aos avós.

A primeira disparidade nas datas aparece no registo de casamento onde diz que António Vaz tinha 26 anos, logo teria nascido por volta de 1856. Acabei por encontrar o seu registo de nascimento em 1854.

Depois o meu maior problema encontra-se em Joanna Mendes porque não estou certo de ter encontrado o registo de nascimento correto.
No registo de casamento diz que ela tinha 24 anos, logo teria nascido por volta de 1858.

Percorri o livro de nascimentos de Benquerenças entre 1956-59 e não encontrei nenhum registo. Passei para o livro anterior entre 1849-1856 (https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1034410) e encontrei um registo que aparenta ser o dela (o nome completo do pai é o correto e o primeiro nome da mãe também) no ano de 1856 (imagem 91).
No entanto o ano não é o correto (mas o de António Vaz também não era) e a mãe tem o apelido Martins em vez de ter o apelido Mendes (como aparece no registo de casamento e no registo de nascimento da minha bisavó)

Posto isto tenho muitas dúvidas em relação ao registo de nascimento que encontrei para Joanna Mendes. Há alguma forma de ter certeza?

Resposta

Link directo:

Disparidade em datas e apelidos

#444673 | genealogia80 | 11 dez 2022 20:41 | Em resposta a: #444668

Boa noite,


Não é nada raro as pessoas usarem diferentes apelidos ao longa da sua vida. Muitas vezes, antes de casarem constam com um, depois de casarem passam a usar outro(s) e às vezes, no óbito, constam ainda com outro(s). É sempre necessário verificar bem todos os elementos. Isto acontecia porque muitas vezes iam buscar um, ou mais, nomes da sua própria ascendência!

Muito provavelmente encontrou os seus antepassados - e repare que, muitas vezes, nem eles sabiam bem que idade tinham! - e tantas outras, o Padre enganava-se na idade dos nubentes pois... muitos dos registos não eram feitos no próprio dia.

Aconselho-o a procurar registos de irmãos da sua bisavó. Aí irá encontrar as «diferentes versões» e pode tirar as dúvidas.


Cumprimentos e boas pesquisas,
Luís

Resposta

Link directo:

Disparidade em datas e apelidos

#444694 | tjfohp | 12 dez 2022 17:10 | Em resposta a: #444673

Muito obrigado pela ajuda.

Fiz o que me disse. Comecei à procura de irmãos da minha bisavó e encontrei logo o registo de uma irmã.
O nome do pai e da mãe estão bem, o nome dos avós paternos estão bem, o nome do avô materno está bem, e para baralhar mais as coisas o nome da avô materna neste caso tem o apelido Antunes.

Sendo assim é o 3º apelido que encontro para a senhora. Vou tentar descobrir mais irmãos e ver quantos apelidos a senhora tinha. Ver se com mais informação consigo ter certezas.

Cumprimentos,
Tiago

Resposta

Link directo:

Disparidade em datas e apelidos

#444721 | genealogia80 | 13 dez 2022 13:55 | Em resposta a: #444694

Boa tarde Tiago,


Muito certamente encontrará esses nomes na sua ascendência, através da sua bisavó! Continue a procurar os diversos nomes e recue, para ver se os mesmos nomes constam da sua ascendência. Por vezes as pessoas iam buscar nomes a duas ou três gerações atrás! Chamam-se «variantes onomásticas» e, em genealogia, é muito comum. Por vezes é um autêntico «quebra-cabeças»!

Boas pesquisas!


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 02:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen