Familia Borbón e Bourbon

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Familia Borbón e Bourbon

#444551 | Pellicori555 | 04 dez 2022 14:04

Bom dia,

Agradecia se alguém sabe sobre esses dois sobrenomes (Borbón e Bourbon) pertencem a mesma familia ou se sao familias diferentes.

Tenho um ascendente D. Maria Theresa de Borbón nascida St. Justa Lisboa cerca 1690, sei que teves familiares com o nome de Magdalena, Isabel e Helena com sobrenomes Borbón e tambem Noronha.
Nao consigo encontrar ligacoes.
D. Maria Theresa de Borbón foi tambem segunda esposa de Luis das Neves Monteiro e tiveram pelo menos uma filha D. Mariana Teresa Inacia de Borbón tambem nascida em St. Justa Lisboa .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444556 | mariafaia | 04 dez 2022 18:46 | Em resposta a: #444551

Bourbon é a grafia francesa, borbon a castelhana, borbó a catalã, sem esquecer a marca de uísque.
Cumprimentos
mariafaia

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444570 | Pellicori555 | 05 dez 2022 14:01 | Em resposta a: #444556

Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444731 | Pellicori555 | 13 dez 2022 15:22 | Em resposta a: #444556

Bom dia Mariafaia,

Tenho andado a pesquisar sobre estes sobrenomes, e o que tenho notado e que os espanhois tambem usaram o nome de Bourbon, antigamente mudavam a escrita dos nomes muitas vezes, o que torna as pesquisas mais complicada.
Sobre a minha ascendente D. Maria Teresa ou Theresa de Borbón pensso que seja filha de D. Maria Antonia de Bourbon e de Antonio Almeida conde Avintes (que sao descendentes franceses) estes por sua vez tiveram 1 filhos e estou a tentar arranjar confirmacoes.
Se tiver alguma informacao agradecia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444771 | Diogo Ferrão | 14 dez 2022 16:56 | Em resposta a: #444731

Os Bourbons de Portugal descendem de D. Vitória de Cardaillac, dama da Rainha, filha de Gilberto Francisco de Cardaillac, barão de la Chapelle-Marival, e de sua mulher Madalena de Bourbon, filha de Henrique de Bourbon, visconde de Lavedan e barão de Malause, neto de Carlos, bastardo de Bourbon, filho de João II, duque de Bourbon.
D. Vitória de Cardaillac casou com D. Luís de Lima, 1° conde dos Arcos e deles foi filha D. Madalena de Bourbon, dama do Paço, segunda mulher de D. Tomás de Noronha, pelo casamento 3° conde dos Arcos.
Deste casal foi filha D. Maria Antónia de Bourbon (1641 - 1743), que casou com António de Almeida Portugal (1640 - 1710), 2º conde de Avintes, filho dos 1ºs condes de Avintes.
Tiveram vários filhos, incluindo D. Teresa de Bourbon, que c. 1ª vez com Álvaro da Silveira de Albuquerque, governador do Rio de Janeiro, s.g., e a 2ª vez com Diogo de Mendonça Côrte-Real, diplomata e secretário de Estado no reinado de D. João V, c.g.

Creio que nenhuma destas pessoas usou Borbón, mas Bourbon. Tendo em conta que a ligação aos Capetos é ténue, eu diria que usaram o apelido Bourbon mais pelo prestígio associado do que outra coisa. Ou seja, para armar ao pingarelho, ainda que não precisassem.

Uma vez que se trata de gente mais do que cadastrada (genealogicamente falando), creio que será facílimo pesquisar. Mais fácil seria impossível!

D. Ferrão

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444772 | Pellicori555 | 14 dez 2022 18:41 | Em resposta a: #444771

Boa Tarde Sr. Ferrao,

Obrigada pela informacao.Sei que muitas famílias mudam muito os nomes e tenho notado que na mesma familia alguns poe Bourbon e outros Bourbons.

Tenho estado a tentar decifrar um registo de batismo de uma neta da D. Maria Teresa de Borbon no site myfamilysearch.pt reconheco alguns nomes dos meus antepassados (Avos) como Luis das Neves Monteiro, Mariana Batista, Jose de Mendonca Furtado, Jeronimo de Mendonca e Maria Teresa de Borbon e Madalena de Noronha, os outros nomes estao todos trocados e nao percebo nada.
Vou tentat enviar um anexo para ver se voce consegue perceber.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6JMQ-NL65?cid=fs_copy&cid=fs_copy

Nao sou muito boa em informatica e tenho dificuldade de perceber alguns termos portugueses.

Este registo e um registo paroquial da Graca, Lisboa de 1743 (so tenho o ano) sem que os registo da Graca mudaram, andei a procura no registo novo e nao consegui encontrar.

Se conseguir descobrir alguma coisa ficaria muito grata.

Melhores Cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444773 | agostinho botelho | 14 dez 2022 18:52 | Em resposta a: #444772

Cara Senhora,

Não seria mais fácil pesquisar aqui na base de dados do Geneall ou nas habituais obras da especialidade?
É que as pessoas que menciona, incluindo toda a vasta descendência de Vitória Cardailac (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=20204) referida pelo confrade D. Ferrão, se encontra mencionada na maioria das obras de genealogia.
Admito que eventuais ramos bastardos ou que decaíram possam não constar dessas obras.

A. Botelho

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444774 | agostinho botelho | 14 dez 2022 19:27 | Em resposta a: #444772

Acrescento que do casamento de D. Maria Antónia de Bourbon com o 2º conde de Avintes nasceram os seguintes filhos:

D. Luís de Almeida Portugal, 3º conde de Avintes, gentil-homem da Câmara do Infante D. Francisco, Duque de Beja e seu estribeiro-mor, comendador de Santa Maria de Lamas e de S. Martinho de Lardosa na O. de Cristo, 11º senhor do morgadio de Nossa Senhora da Conceição, etc., c.c. sua prima D. Joana Antónia de Lima, filha do 10º visconde de Vila Nova de Cerveira (pais, entre outros, do 1º marquês de Lavradio);

D. Tomás de Almeida, 1º cardeal patriarca de Lisboa (n. a 11.09.1670);

D. Lourenço de Almeida, governador de Pernambuco, c.c. D. Maria Rosa de Portugal; c. 2ª vez com D. Isabel Catarina Henriques (do 1º casamento descendem os marqueses de Angeja e condes de Peniche);

D. João de Almeida, Veador da rainha Maria Ana de Áustria, comendador de Fornos na O. de São Tiago, brigadeiro do exército de S.M., governador da fortaleza da barra de Setúbal, etc., c.c. Joana Cecília de Noronha (com vasta geração, incluindo os marqueses de Lindoso, que creio usam o apelido Bourbon);

D. Madalena de Bourbon, c.c. D. Jorge Henriques, 8º senhor das Alcáçovas (c.g. nos condes das Alcáçovas);

D. Isabel de Bourbon, c.c. Pedro de Melo e Castro, 2º conde das Galveias;

D. Antónia de Bourbon, c.c. D. Afonso de Menezes, 11º senhor de Ponte da Barca (penso que s.g.);

D. Teresa de Bourbon, c. (I) com D. Álvaro da Silveira de Albuquerque, governador do Rio de Janeiro; c. (II) com Diogo de Mendonça Côrte-Real (com vasta geração deste 2º casamento, entre a qual os marqueses de Tancos);

D. Jerónima de Bourbon, c.c. Francisco José de Sampaio e Castro, 40º vice-rei da Índia (c.g. nos condes e marqueses de São Paio);

D. Catarina de Bourbon, c.c. Pedro Álvares Cabral, senhor de Azurara e alcaide-mór de Belmonte (o qual era 10º neto de Álvaro Gil Cabral, 1º senhor de Azurara e alcaide-mor da Guarda, 3º avô do famoso Pedro Álvares Cabral);

D. Bernarda de Bourbon (s.g.).

A. Botelho

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444780 | Pellicori555 | 15 dez 2022 12:58 | Em resposta a: #444771

Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Borbón e Bourbon

#444781 | Pellicori555 | 15 dez 2022 12:58 | Em resposta a: #444774

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen