João Gomes Pimenta

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

João Gomes Pimenta

#443994 | paguiar | 03 nov 2022 12:04

João Gomes Pimenta e Apolónia Rodrigues, casados a 29.IX.1689 em Santiago do Castelo de Neiva, naturalidade da noiva, viveram em Viana do Castelo, onde foram pais de Vitoriano Gomes Pimenta, casado a 23.XI.1740 em S. Cristóvão da Labruja com Feliciana Sofia de Aguiar, que foram antepassados dos Pimenta da Gama/ Pimenta de Aguiar.
No assento de casamento de Vitoriano é referido que era filho do segundo casamento de João Gomes com Apolónia Rodrigues e que ele era de Viana do Castelo.
Em vão ali procurei o primeiro casamento de João Gomes Pimenta com sua primeira mulher.
No entanto, a base de dados do Geneall aponta a naturalidade de João Gomes em Barril de Alva, concelho de Arganil. Mas os assentos desta freguesia ainda não estão digitalizados no digitarq, o que me impede de tentar encontrar o seu primeiro casamento nesta freguesia.

A pergunta é: algum dos confrades já se deparou com o primeiro casamento de João Gomes Pimenta, hipotèticamente em Barril de Alva?

Antecipadamente grato por qualquer informação adicional.
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

João Gomes Pimenta

#443998 | ADB | 03 nov 2022 15:07 | Em resposta a: #443994

Caro António

Atenção com a existência de homónimos (...). Não estou a dizer que seja o caso mas, cuidado ...

Antes de se aventurar por essas "bandas", aconselho-o, se já não o fez, a tentar localizar o óbito da 1ª mulher de João, bem como o batismo de eventuais filhos desse casamento. Pode ser que neles surja alguma pista de onde possa ser a mãe. Está a procurar o casamento em Viana mas, à semelhança da 2ª mulher, a 1ª pode também não ser de lá.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

João Gomes Pimenta

#443999 | paguiar | 03 nov 2022 15:38 | Em resposta a: #443998

Caro Filipe
Obrigado pela pronta resposta.
Na verdade já procurei um primeiro casamento de João Gomes Pimenta em Viana do Castelo, mas não descobri nada apesar de ter recuado até mais do que seria razoável.
Em registos paroquiais ou em habilitações de génere de descendentes, a naturalidade de João Gomes Pimenta e de sua segunda mulher Apolónia Rodrigues é referida como Viana do Castelo, no entanto sabemos que ela era de Castelo de Neiva. Isso significa certamente e apenas que residiam em Viana.
Intriga-me a naturalidade de Barril de Alva apontada no Geneall como sendo a de João Gomes, pai de Vitoriano Gomes Pimenta.
Ao postar aqui esta mensagem tive a esperança que o confrade que forneceu aquela informação de Barril de Alva pudesse vê-la e confirmar onde a encontrou. De qualquer forma, presentemente não posso fazer buscas presenciais sobre aquela freguesia no Arquivo Distrital de Coimbra porque vivo longe e os registos ainda não estão digitalizados no digitarq.
Vou continuar aguardando alguma deixa mais esclarecedora.
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

João Gomes Pimenta

#444001 | ADB | 03 nov 2022 15:55 | Em resposta a: #443999

Caro António

Já havia dito que o 1º casamento pode não ter sido em Viana, visto não se saber se a 1ª mulher era de lá.

Relativamente a Barril de Alva, parece-me que ela na altura não existia. O Tombo.pt não tem qualquer referência a livros (teria de existir pelo menos a descrição dos mesmos, mesmo sem imagens) e, a Wikipédia, diz que foi desanexada em 1924 da freguesia de Vila Cova de Alva, a povoação de Barril, que passou a constituir uma freguesia autónoma. Portanto, se não tiver havido outras anexações anteriores, penso que os registos estarão na dita de Vila Cova, podendo assim pesquisar on-line.

Não encontrando nada, vire-se para Viana e procure o que já sugeri, filhos do 1º casamento.

Não tenho acesso à base de dados do Geneall mas, o que lá aparece é um João Gomes (sem Pimenta) casado com a Agostinha. Se ele aparecer sem o Pimenta, vai dificultar-lhe a pesquisa pois, João Gomes devem existir vários.

Boa sorte.

Filipe

Resposta

Link directo:

João Gomes Pimenta

#444004 | paguiar | 03 nov 2022 19:47 | Em resposta a: #444001

Caro Filipe
Muito obrigado pela informação sobre a freguesia de Barril de Alva que me tinha passado ao lado.
Já tenho assim mais uma hipótese de procurar o seu primeiro casamento na freg. de Vila Cova de Alva.
Na ficha de Vitoriano Gomes Pimenta na base de dados do Geneall é apontada a sua filiação que é a que venho descrevendo. Subindo para a ficha de seu pai João Gomes, lá vem a naturalidade em Barril de Alva.
Quanto ao apelido Pimenta de João Gomes confirma-se pelo casamento de seu filho Vitoriano Gomes Pimenta já referido e pelo assento de baptismo de António, filho de João Gomes Pimenta e sua mulher Apolónia Rodrigues em Santa Maria Maior de Viana do Castelo.
Mais uma vez obrigado.
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

João Gomes Pimenta

#444005 | ADB | 03 nov 2022 20:52 | Em resposta a: #444004

Caro António

De nada, por vezes são pormenores que nos escapam ...

Sim, eu vi o casamento do filho e do pai, tendo ambos "Pimenta". Mas, como diz a base de dados e acontece tantas vezes, terá de colocar a possibilidade de para trás o "Pimenta" desaparecer, e termos só João Gomes. Aparecendo mais do que um, só lhe vai dificultar as coisas. Infelizmente, o 2º casamento não diz de quem ele ficou viúvo. A hipótese é ele ter filhos da 1ª mulher como João Gomes Pimenta.

Boas pesquisas e depois diga alguma coisa.

Filipe

Resposta

Link directo:

João Gomes Pimenta

#444193 | paguiar | 15 nov 2022 19:07 | Em resposta a: #443999

Renovo o pedido sobre se alguém já deparou com o primeiro casamento de João Gomes Pimenta, anterior a 1689, morador em Viana do Castelo mas eventualmente natural de outra qualquer localidade.

António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 04:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen