Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440498 | Mojavesp | 15 abr 2022 20:22

Gostaria de pedir encarecidamente ajuda, se possível... estou há meses buscando o assento de casamento dos meus bisavós, Francisco d'Aguiar e Maria Carreira. Ele nascido em Povoação em 1862, ela nascida em Ribeira Grande em 1866. Até onde verifiquei, toda a familia de meu bisavô incluindo meus tataravos nasceram, foram batizados, e se casaram todos na mesma Paróquia Mãe de Deus, menos esses meus bisavos... encontrei o casamento dos meus tataravos, e de 2 irmão do meu bisavô todos na mesma Paróquia, e o batismo do terceiro filho do casal, mas o casamento deles bem como o batismo dos 2 primeiros filhos (Maria da Conceição e Engracia Aguiar) continua sendo uma incógnita.
Pelos dados que coletei atraves de registros, sei que Maria Carreira pediu uma Certidão em 12/1883 (não sei se para passaporte ou casamento, visto que nessa época teria 17 anos). Eles vieram para o Brasil oficialmente em 1893, com os 3 filhos portugueses, e tiveram mais 4 filhos no Brasil, sendo um deles meu avô. Porem, na Certidão de Nascimento dele, meu bisavô se declarou casado há 19 anos com Maria Carreira (o que bate, como ano de casamento 1885), mas em Petropolis (Rio de Janeiro?), o que a meu ver seria completamente improvavel... pois, pela linha do tempo, pediram a certidão em 1883, viajaram para o Brasil em 1884, se casaram no Brasil em 1885, e tiveram o primeiro filho em Portugal em 1887, para depois vir definitivamente para o Brasil em 1893 com 3 filhos?
Por favor, se alguem tiver alguma dica de como encontrar dados sobre esse casamento, ou se tiver contatos de algum membro da familia Aguiar nos Açores qu possa me ajudar com essa pesquisa, agradeceria muito... provavelmente região de Lomba do Cavalero, que é a ultima localidade que sei que haveriam membros da familia.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440524 | Mojavesp | 17 abr 2022 05:11 | Em resposta a: #440498

Ninguem pra ajudar, por favor?

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440526 | Jorge Resende | 17 abr 2022 19:31 | Em resposta a: #440498

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1860-1869/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1860-1869_item1/index.html?page=204


imagem 50 ano 1862 batismo de Francisco Aguiar com averbamento do casamento com Georgina

Em 1885 nada consta do casamento entre francisco e Maria Carreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440527 | Jorge Resende | 17 abr 2022 19:49 | Em resposta a: #440498

https://tombo.pt/f/rbg08#I


Tem aqui os livros das várias freguesias da Ribeira Grande. Por norma, os casamentos eram realizados nas terras das noivas, por isso, deve pesquisar freguesia a freguesia, entre 1883-1885, pode ser que surja o dito casamento.
Boas pesquisas

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440528 | Mojavesp | 17 abr 2022 20:00 | Em resposta a: #440527

Obrigada, mas eu já havia olhado folha por folha todos os livros de Ribeira Grande (onde ela nasceu) e de Povoação (onde toda a familia do Francisco nasceu, se casou e batizou os filhos) desde os anos de 1882 a 1893, e nada encontrei. Depois olhei TODOS os livros da Ilha de São Miguel inteira entre os anos de 1883 a 1885, tambem não encontrei nada. Contratei um escritorio de advocacia e um genealogista em Portugal, que tambem não encontraram nada, e já pedi ajuda ao Centro de Conhecimento dos Açores, que tambem não encontrou nada a respeito do casamento.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440529 | Mojavesp | 17 abr 2022 20:01 | Em resposta a: #440526

Sim, eu tenho conhecimento desse segundo casamento, inclusive o Cenro de Conhecimento dos Açores levantou ele para mim, onde o Francisco se declara realente viúvo de Maria Carreira. Mas ninguem consegue me informar nada a respeito do casamento que eu realmente preciso.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440569 | Mojavesp | 19 abr 2022 18:13 | Em resposta a: #440498

Por favor, estou precisando MUITO dessa ajuda, as informações que me passaram eu já tinha conhecimento...

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440570 | MCNN | 19 abr 2022 18:28 | Em resposta a: #440569

Boa tarde

Como foi que chegou à conclusão que os dois primeiros filhos (Maria da Conceição e Engrácia Aguiar) eram portugueses ?

O terceiro filho nasceu em Portugal ou no Brasil ? Caso tenha nascido em Portugal, como se chamava e qual a data em que foi batizado ? E em que paróquia foi batizado ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440578 | Mojavesp | 20 abr 2022 04:30 | Em resposta a: #440570

Olá, Mario, boa noite. O terceiro filho tenho o assento de batismo, segue o link. Ele foi batizado na mesma Paróquia que toda a familia Aguiar na época, é o Manoel.

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1891-1899/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1891-1899_item1/index.html?page=45

Os dois primeiros filhos tenho certidão de casamento e óbito encontradas aqui no Brasil, Maria da Conceição e Engracia, e tanto nos casamentos quanto na certidão de nascimento dos filhos deles, estão como portugueses.

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440580 | Mojavesp | 20 abr 2022 04:34 | Em resposta a: #440570

Mario, se ajudar de alguma forma, seguem os assentos de batismo dos meus bisavós:

Francisco d'Aguiar
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1860-1869/SMG-PV-MAEDEDEUS-B-1860-1869_item1/index.html?page=204

Maria Carreira
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-RG-MAIA-B-1860-1869/SMG-RG-MAIA-B-1860-1869_item1/index.html?page=206

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440594 | MCNN | 20 abr 2022 14:51 | Em resposta a: #440528

Boa tarde

Seria importante localizar os batismos da Maria da Conceição e da Engrácia pois eventualmente conteriam pistas sobre onde os pais casaram.

De todas as formas, o batismo do Manoel que aqui colocou é bem demonstrativo de que as informações presentes nos assentos não são sempre corretas, basta ver que aí é dito que os pais eram naturais da paróquia onde ocorreu o batismo o que não é completamente verdade.

Daí que a informação que consta nesse batismo que eles tinham também casado nessa paróquia pode não ser completamente fiável (e pelos vistos não é uma vez que não encontrou esse assento de casamento).

Partindo do princípio que eles eram de facto casados quando o Manoel foi batizado, nada nos garante que já fossem casados quando a Maria da Conceição e a Engrácia nasceram.

Se eles ainda não fossem casados, isso pode dificultar a busca desses dois batismos, pois muito provavelmente as crianças seriam batizadas como filhas de pai incógnito e tendo a mãe um nome muito comum (Maria) não é difícil esses batismos passarem despercebidos.

Ainda relativamente ao casamento, no limite eles podem ter casado até 1891, pelo que quando diz que procurou nas restantes paróquias da Ilha de São Miguel entre 1883 e 1885 esse intervalo temporal pode ser demasiado curto.

Se localizou os casamentos no Brasil da Maria da Conceição e da Engrácia, esses casamentos mencionam as respetivas datas de nascimento e/ou idades (a fim de ver se são compatíveis com as idades declaradas na Hospedaria de Santos aquando da sua chagada ao Brasil em 1895, 7 anos 4 5 anos respetivamente) ?

Se se tratam de casamentos civis, perguntou nos cartórios onde casaram se ainda possuem os respetivos processos de casamento ?

Sabe se casaram pela igreja ? Os assentos de casamento religiosos por vezes são mais completos que os assentos de casamentos civis pois muitas vezes mencionam em que paróquias os noivos foram batizados.

É uma pena os registos de passaportes de Ponta Delgada não estarem disponíveis para consulta entre 1884 e 1893 pois seria bom ver esse registo de passaporte, e saber também se houve viagens anteriores para o Brasil.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para encontrar familias d'Aguiar e Carreira em Açores

#440609 | Mojavesp | 21 abr 2022 00:30 | Em resposta a: #440594

Concordo, Mario. Justamente minha primeira tentativa foi buscar os passaportes, pois com certeza teriam certidões viáveis, vai saber o que aconteceu. Sobre o casamento, quando solicitei a Certidão de nascimento do meu avô (filho deles), descobri que a Engracia se casou nesse mesmo Cartório, pedi pra eles levantarem a Certidão de casamento dela para ver se me ajudava na busca dos pais deles, mas só confirmaram que ela e declarou portuguesa, e nada a respeito dos pais. Tentei solicitar o destrancamento da Habilitação de Casamento, tanto dela quanto do meu avô Francisco, mas os Cartórios impuseram tantas exigencias que se tornou impossível conseguir.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen