Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439915 | jtorquetti | 14 mar 2022 02:28

Olá,

Possuo um documento do ano de 1792, onde é citado a freguesia de Bilhó, concelho de Ermelo. Alguém sabe de alguma família Costa dessa região e ano?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439919 | Jorge Resende | 14 mar 2022 12:57 | Em resposta a: #439915

https://tombo.pt/f/mdb02#MIX Os livros paroquiais de Bilhó, Mondim de Basto, são os que acima se enviam.
Claro que pouco ou nada, julgo eu, lhe dirão apelidos Costa que aí possam existir, de qualquer modo, em 1794 o padre da freguesia era Joaquim Manuel da Costa, e em 1796 uma Josefa Maria da Costa ali casou. Mas, se o seu interesse é apenas descobrir pessoas com apelido Costa, aí tem os livros de Bilhó.
Boas pesquisas
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439922 | miro | 14 mar 2022 13:54 | Em resposta a: #439915

boa tarde,
há bastantes Costa na freguesia do Bilhó.
de que localidalidade são os seus?
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439929 | jtorquetti | 14 mar 2022 19:33 | Em resposta a: #439922

Localidade Vila Chã. Meu ancestral é desse local. Ele chamava Manoel João Da Costa, provavelmente filho de Maria José da Costa. Também tinha um irmão chamado José Antônio da Costa

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439940 | miro | 15 mar 2022 04:05 | Em resposta a: #439929

quando nasceu?

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439945 | jtorquetti | 15 mar 2022 13:59 | Em resposta a: #439940

Entre 1740 - 1780

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439951 | miro | 15 mar 2022 17:21 | Em resposta a: #439945

boa tarde,
dessa data tenho um casal, antonio gomes e maria costa, com pelo menos 4 filhas. serão familiares dos seus porque vila chã é um lugar bastante pequeno.
pode dar uma vista de olhos no meu blog, pode ser que encontre algo que lhe interesse.
www.travassos1.blogspot.com
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439956 | DSD | 15 mar 2022 19:21 | Em resposta a: #439915

Prezado Miro
Desculpe intrometer-me neste diálogo com jtorquetti mas como tenho parentes de Bilhó, e cópia de uma Inquirição de Geere vitae et Moribus, do ano de 1795, em que o Revº Pároco Joaquim Manuel da Costa depois de obter Bula Apostólica de resignação da Igreja e Abadia de Salvador de Bilhó, a favor, creio sobrinho seu, Padre Bernardo José Correia de Carvalho.
E como tenho também antepassados: Ana Cleta da Costa Gaspar e seu pai António da Costa Gaspar, e também um antepassado de nome Bento José da Costa, todos residentes que foram em Asnela, mas, como admito e tento averiguar, naturais de Bilhó, freguesia do extinto concelho de Ermelo, muito grato lhe ficaria se me pudesse informar se tratava da mesma família "Costa", que é motivo das preocupações de jtorquetti, ou se tratará de outra família, apesar de ter algumas referências que o meu antepassado António da Costa Gaspar poderia ser natural de S. Pedro de Atei, onde tinha bens..
Já em tempos passados lhe pedi informações, mas como o mundo dá muitas voltas e o Prezado Miro, tem sido incansável nas suas averiguações, com proveito de pessoas que lhe pedem informação de antepassados de antanho, pode muito bem acontecer que me possa dar alguma novidade sobre esses meus parentes, de que seria beneficiário.
Com os melhores cumprimentos e grato pelo favor de uma resposta
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439964 | miro | 16 mar 2022 03:58 | Em resposta a: #439956

viva,
sobre essa familia tenho os seguintes registos:
antonio costa gaspar, natural de asnella, casado com joana maria oliveira natural de bormela (atei) onde nasceu a 23 de maio 1746
pais do padre francisco josé da costa gaspar nascido em 8 de julho 1785 IG de 1807
o antonio era filho de jorge gaspar e maria costa ambos de asnella e tiveram pelo menos cinco filhos
tenho mais antepassados desta familia.
quanto à joana era filha de domingos oliveira de andrade e de luisa silva machado ambos de bormela, casaram em atei a 1 de novembro 1741 e tiveram pelo menos 5 filhos.
o avô da joana foi mateus oliveira, cirurgião, nascido em soutomaior (atei) cerca de 1674
também tenho mais antepassados desta familia.
em resposta à sua pergunta, não, estes costa são outra familia, da mesma zona mas não relacionados entre si.
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439976 | DSD | 16 mar 2022 18:10 | Em resposta a: #439964

Senhor Miro
Fico-lhe muito grato pela prontidão da resposta e informações que pedia na minha msg.
Não sei se os livros de assentos, de nascimento e casamento, estão, digitalizados e, em caso afirmativo a possibilidade da respectiva consulta.
Vou diligenciar pela consulta dos referidos assentos, que me podem trazer muita luz, para completar as minhas averiguações, uma vez que a Joana Maria de Oliveira, creio ser irmã da minha trisavó Clara Maria (ou Joaquina)de Oliveira ( como pode deduzir, sou muito velho, 95 anos) mas como é um ramo familiar que gostaria de aprofundar, pode calcular como lhe estou agradecido.
Deste ramo, tenho também conhecimento de uns irmãos padres, que paroquiaram várias freguesias de Arcos de Valdevez, onde faleceram.
Grato e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439982 | miro | 17 mar 2022 02:07 | Em resposta a: #439976

viva,
sim os livros estão digitalizados, pode consultar aqui https://tombo.pt/f/mdb01
não tenho registo de clara maria ou joaquina irmã da joana maria. pode-me dar mais informações?
esta familia pediu carta de brasão em 1758 aí consegue recuar várias gerações.
quanto a padres tenho: francisco josé da costa gaspar que nasceu em 1785; manuel oliveira que nasceu em 1709.
se precisar de alguma ajuda tenho muito prazer.
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439988 | DSD | 17 mar 2022 19:57 | Em resposta a: #439982

Prezado Miro
Mais um duplo agradecimento lhe devo, quer pelos elementos que me faculta, quer pela disponibilidade em ajudar-me- Muito obrigado.
Se lhe for possível facultar-me elementos do pedido e carta de brasão, só porque me permitiria progredir na investigação, era mais um favor que lhe ficava devendo, e eu habilitado a pedir tal documento á Torre do Tombo onde, suponho, esteja arquivado.
Com os melhores cumprimentos e estima
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#439991 | miro | 18 mar 2022 05:41 | Em resposta a: #439988

caro miguel,
o que tenho retirei do livro "mondim de basto memórias históricas" de eduardo teixeira lopes.
1758, 17 de janeiro - carta de brasão dos Borges Oliveiras Mesquitas Coutinhos de Suidros
... petição por escripto de José de Oliveira d'Andrade Borges de Mesquita, natural de Soutomaior, freguesia, e Concelho de Athei, dizendo nela que é filho de Matheus Oliveira, e de sua mulher Maria Francisca, filha de Antonio Francisco e de sua mulher Maria Borges: Neto o suplicante por sua varonia de Frutuoso de Oliveira Borges, e de sua mulher Serafina Moutinho: Bisneto de Francisco Ferreira, e de sua mulher Margarida de Mesquita Borges...
e prossegue por dez-doze gerações
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440007 | DSD | 19 mar 2022 10:37 | Em resposta a: #439991

Prezado Miro
Venho agradecer-lhe mais esta achega, que me permite progredir na descoberta de parentes de antanho, deste meu ramo familiar.
Como quem cava na terra à procura de minhocas, também eu, em cada cavadela, seguindo os seus ensinamentos, já consegui chegar aos meus sextos avós, deste ramo, com o casamento dos pais da Joana Maria.
Estou a fazer diligencias, também, para ver se localizo aquele pedido de brasão, com o fito de, através dele, cheguei um pouco mais longe.
A navegar é que se fizeram as descobertas.
Muito grato e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440084 | miro | 22 mar 2022 15:02 | Em resposta a: #440007

continuando
...Margarida de Mesquita Borges, esta filha de Antonio Borges e de sua mulher Margarida de Mesquita da vila de Mondim de Basto, terceiros avós do suplicante e por esta parte quarto neto de Antonio Paes do Amaral capitão mor da vila de Cerolico de Basto e de sua mulher Marinha Borges, e por esta quinto neto de Baltasar Borges Lousada e de sua mulher D. Isabel Gomes de Abreu e Brito da Quinta do Outeiro sita na freguesia e concelho de Cerva...
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440093 | DSD | 22 mar 2022 18:45 | Em resposta a: #440084

Prezado Miro
Muito agradecido por mais esta lição da minha genealogia.
Creio que o pedido de Brasão pelo José Maria, referido na obra Mondim de Basto...de Eduardo Teixeira Lopes, constará da parte do seu Livro, na parte em que se ocupa do velho e extinto concelho de Atei, ou será na que se ocupa de Bilhó, do antigo e extinto concelho de Ermelo (?).
Depois, o requerente da Carta de Brasão, refere-se, de uma forma um pouco ambígua, porque invoca a baronia de antepassados, que, me pareceu referir-se a uma linha feminina, da sua antepassada Margarida.
Se não for pedir demais, muito gostaria me desse os esclarecimentos referidos, ou a interpretação deles, a quem se confessa leigo.
Entretanto, grato por atender os meus pedidos, com muita paciência, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440106 | miro | 23 mar 2022 04:45 | Em resposta a: #440093

o pedido encontra-se na parte que se refere a Atei, a varonia refere-se ao pai dele Mateus Oliveira.
continuando
...concelho de Cerva: sexto neto de Fernando Gonçalves de Faria natural de Barcelos, ouvidor que foi em Mesão Frio, e de sua mulher D. Isabel Borges de Azevedo da referida quinta, esta filha de Belchior Borges fidalgo da casa real, cavaleiro da ordem de santiago, e de sua mulher D. Felicitas Cerqueira da quinta do Carvalhal de Oliveira, termo de Mesão Frio, e neta de D. Senhorinha do Rego Borges da quinta do Paço de Oliveira, e de seu marido João Lousada de Ledesma, e bisneta de D. Catarina do Rego Borges da dita quinta, e de seu marido Afonso de Mancilhas...
cump
miro

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440142 | DSD | 24 mar 2022 19:59 | Em resposta a: #440106

Prezado Miro
Os meus agradecimentos continuados pela, também, continuada informação de que me fez mercê.
Afinal o Forum tem muita utilidade quando, ao desejo de conhecer antepassados, corresponde a vontade de ajudar e satisfazer o gosto, que nos domina, de querer aprofundar conhecimentos.
Os que sabem mais e manifestam o gosto de ensinar, muito contribuem na melhoria dos nossos conhecimentos.
Estas as razões porque me não canso de lhe dirigir a minha gratidão
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440187 | miro | 27 mar 2022 06:03 | Em resposta a: #439929

aqui pode consultar o registo do falecimento do josé antonio da costa em 1812
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050328
imagem 13

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440799 | miro | 02 mai 2022 01:22 | Em resposta a: #439915

continuando,
...a qual catarina do rego borges foi filha de joão borges fidalgo da casa real, senhor da terra de alva, e do padroado das três igrejas s. miguel de mamoros, s. martinho de alva, e santa maria de pipião. alcaide mor de santarem, decimo avô do suplicante, e por esta parte decimo primeiro neto de ruy borges, fidalgo da casa real, senhor das terras de carvalhaes, do couto de avellans desima, e de ferreiros, do reguengo de quintella, e de arcos lugares de ilhavo, villa de milho, e cazaes de saa com o padroado das referidas igrejas...

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440801 | tmacedo | 02 mai 2022 11:45 | Em resposta a: #440106

Caro confrade Belmiro,

Eu, como certamente uma boa parte dos transmontanos, descendo dos Borges de Cerva.

Não deve acreditar no que é dito numa carta de brasão do século XVIII sobre os ascendentes do armigerado do século XV e XVI.

Há muitos dados seguros sobre a ascendência desses Borges.
Fernão Gonçalves, a que os genealogistas acrescentam o Faria, não foi ouvidor em Mesão Frio. Foi, isso sim, abade de Cerva. Os testemunhos no processo de seu neto Francisco Borges de Azevedo, são claros. Um dia, nas festas de Mesão Frio, aquele abade fugiu com Isabel Borges, daí natural, filha de Belchior Borges, e viveu com ela em Cerva. Tiveram, nascidos em Cerva, para além de várias filhas, a Fernão Borges de Azevedo, casado em Ribeira de Pena na quinta do Outeiro, a Baltasar Borges de Lousada que viveu na quinta do Outeiro, esta em Cerva, por aforamento das freiras de Vila do Conde, e a Pedro Borges de Lousada, desembargador da relação.

A mulher de Baltasar Borges de Lousada não se documenta como D. Isabel Gomes de Abreu e Brito. Isso são exageros nobiliários muito posteriores. É referida como Isabel Gomes, filha de Jorge Gomes, escrivão em Ribeira de Pena, nela morador na quinta do Outeiro. Propriedade esta que ficou para outra filha casada com Fernão Borges de Azevedo, irmão de Baltasar Borges de Lousada.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Família Costa da região de Ermelo / Bilhó

#440802 | tmacedo | 02 mai 2022 12:52 | Em resposta a: #440801

Caro confrade Belmiro,

Algumas correcções ao acima dito.

O processo que referi não é de Francisco Borges de Azevedo mas sim de GASPAR Borges de Azevedo, filho do Dr. Pedro Borges de Lousada. É o que dá tentar escrever de memória, ainda por cima com uma memória já algo desgastada pelo passar dos anos. O abade de Cerva, no processo acima indicado, é referido como Fernão Gonçalves de Faria. No entanto, na documentação do século XVI que vi, é referido só como Fernão Gonçalves.

Cump.
A. T.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen