Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438738 | Antonio Appolinário | 21 jan 2022 16:14

Olá Caros Amigos,

Hoje venho pedir ajuda para encontrar mais informações sobre o casal José Francisco Fernandes e Felícia Rosa Gomes, desejo confirmar se eles são os pais da minha trisavó Maria Roza de Jesus, acredito que tenham nascido no início de 1800 no Norte de Portugal já que a família de minha mãe é dessa região do país.

Minha mãe: Maria Carolina Gomes Barbosa, 1938 Póvoa de Varzim
Minha avó: Maria da Silva Maia Gomes, 1910 Vila Cova
Minha bisavó: Albina da Silva Maia, 1874 Vila do Conde
Minha trisavó: Maria Roza de Jesus, não sei o ano de nascimento e nem o lugar de nascimento

Em relação ao casal José Francisco Fernandes e Felícia Rosa Gomes a única informação que possua são os nomes dos mesmo.

Antes de mais nada quero agradecer a ajuda de todos.
Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438740 | ADB | 21 jan 2022 18:59 | Em resposta a: #438738

Caro António

Não é dessa forma que se constrói uma árvore, pegando num casal qualquer e pensar que podem ser os pais de determinada pessoa. É precisamente o contrário, temos de ter dados da pessoa que refiram a filiação.

Assim, tem de começar da frente para trás. Se já tiver os dados da sua avó, comece logo pela sua bisavó. Procure o batismo dela em 1874 em Vila do Conde. Nele vai constar de onde eram naturais os pais, onde casaram, e o nome dos avós. Depois, deverá procurar o casamento, onde obterá a idade que os nubentes tinham. Poderá, assim, procurar o batismo da sua trisavó e assim por diante.

Para trás de 1860 os casamentos deixarão de mencionar as idades. No entanto, devemos sempre procurar primeiro esses assentos e, a partir daí, calcular a idade com que possam ter casado e ir recuando até localizar.

Boas pesquisas.

Filipe

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438743 | Jorge Resende | 21 jan 2022 21:00 | Em resposta a: #438738

Caro António
No desejo de o auxiliar a chegar a bom porto, informe se Albina nasceu mesmo no ano 1874, e se nasceu em Vila do Conde ou em qualquer freguesia circundante. Onde obteve esses dados???
Fico grato por melhor informação, pois na verdade se pegar no assento de batismo de Albina, aí poderá obter muitos outros dados que lhe irão permitir recuar e assim recuar no tempo e pesquisar com certezas os seus familiares.
Aguardo , ajude, para poder ser mais bem ajudado
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438744 | Jorge Resende | 21 jan 2022 21:14 | Em resposta a: #438738

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=783712 tif 151
batismo de albina 1875 vila do conde, que julgo é do seu conhecimento, pois figurou noutro tópico por si criado.
Albina era filha natural de Maria Rosa e pai incógnito, era neta materna de josé francisco fernandes e de Felícia Rosa Gomes.

Portanto, a ser assim, como desconhece quem era o pai dela, só lhe resta pesquisar o casamento dos pais de Albina, e assentos de batismo deles, etc.

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438745 | Jorge Resende | 21 jan 2022 21:31 | Em resposta a: #438738

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=783774 tif 663 Malta, casamento de Albina e Manuel Maia.
Na data deste casamento o pai ainda permanecia incógnito.

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438747 | Jorge Resende | 21 jan 2022 22:05 | Em resposta a: #438738

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=497511 tif 1014
batismo de Maria Rosa mãe de Albina e filha de josé francisco fernandes e de Felicia rosa

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438748 | Jorge Resende | 21 jan 2022 22:21 | Em resposta a: #438738

António, a Maria Rosa jesus, teve como madrinha no seu batismo uma também Maria Rosa Jesus;

os avós paternos, naturais de Malta, foram Custódio Francisco Fernandes e Ana Joaquina; e
os avós maternos
José António Alves e Ana Joaquina Gomes.


Não estão online os livros de casamento d Malta entre 1812 e 1859, estima-se que o casamento de José e Felicia tenha ocorrido de 1840 para trás, perto disso, pelo que deve pedir pesquisa ao Arquivo Distrital do Porto sobre assento desse casamento.

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438750 | Jorge Resende | 21 jan 2022 22:39 | Em resposta a: #438738

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=497513 tif 312 página da esquerda
assento de batismo José francisco fernandes, filho de custodion francisco fernandes e de Ana Joaquina, ambos de Malta

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438776 | Antonio Appolinário | 23 jan 2022 17:18 | Em resposta a: #438743

Estimado Jorge Resende,

Te agradeço e muito por sua ajuda, eu quando comecei a pesquisar sobre a minha família não tinha muita informação, na realidade quase nada, tanto pela parte paterna e tanto pela materna, mas graças a Deus hoje por causa de ajuda de pessoas como você a parte materna já possuo bastante dados e consigo chegar até o início do século XIX, certo que muitas lagunas para preencher, mas aos poucos estou conseguindo, o senhor me trouxe quatro novos nomes que eu não conhecia, vou pesquisar no My Heritage e no Family Search, muito obrigado, de coração

Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438778 | Jorge Resende | 23 jan 2022 18:02 | Em resposta a: #438738

https://tombo.pt/m/vcd
Se continuarem a ser de Vila do Concelho/freguesia de Malta, entre nessa freguesia e continue. Qualquer duvida não hesite, se estiver ao meu alcande, estou ao dispôr
Boas pesquisas
Jorge Resende
Ilha da Madeira/Portugal

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438779 | Jorge Resende | 23 jan 2022 18:09 | Em resposta a: #438738

Quis dizer no anterior Vila do Conde, concelho que pertence ao Distrito do Porto. Se algum livro paroquial não estiver digitalizado, deve endereçar o seu pedido de pesquisa ao ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO, terá de fazer o preenchimento online de um formulário e só depois de inscrito poderá solicitar ou cópias ou pesquisas.
Atenção, se pedir cópia de algum assento, se fôr para valor de estimação, ou seja, sem ser para fins oficiais, custa cerca de 1 euro cada página, mais custas de correio, etc, mas se fôr para fins oficiais, casa assento custa 20 e tal euros, e mais despesas de correio, mas esses orçamentos serão dados pelo arquivo
Um abraço

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438780 | Antonio Appolinário | 23 jan 2022 18:11 | Em resposta a: #438740

Prezado Filipe,

Grato pela por sua orientação, mas eu não pego pessas ao caso e lanço aqui no fórum e peço ajuda de vocês, isso não faço, gostaria de deixar claro.
Eu me baseio nas informações que tenho e daí vou pesquisando, quando comecei só tinha os nomes dos meus avós maternos, António Barbosa e Maria da Silva Maia Gomes, não sabia onde nasceram, a data de nascimento, nada, mas fui buscando informações aqui e alí, descobrindo um pouco por vez até chegar o que tenho nos dias de hoje, mas sempre falta algo e com isso vou buscando novamente.
A minha intenção nesta postagem era confirmar o meu parentesco com o José Francisco Fernandes e a Felícia Rosa Gomes e descobri onde e quando nasceram, faleceram, quando se casaram, nomes dos pais, dados que não tenho, e na minha postagem eu coloquei em ordem cronológica desde a minha mãe que nasceu em 1938 na Póvoa de Varzim até o referindo casal.

Minha mãe: Maria Carolina Gomes Barbosa, 1938, Póvoa de Varzim
Minha avó,: Maria da Silva Maia Gomes, 1910, Vila Cova
Minha bisavó: Albina da Silva Maia 1874, Vila do Conde
Minha trisavó: Maria Roza de Jesus, Vila do Conde

E o casal que agora graças ao Sr. Jorge Resende, eu sei que são os pais da minha trisavó Maria Roza de Jesus e portanto meus antepassados.

Mais uma vez quero lhe agradecer pela sua atenção e orientação no intuito de que eu possa melhorar o meu método de pesquisa, muito obrigado e te desejo um ótimo final de domingo.
Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438781 | Antonio Appolinário | 23 jan 2022 18:13 | Em resposta a: #438778

Caro Jorge Resende,

Mais uma vez muito obrigado,
Atenciosamente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438794 | Antonio Appolinário | 24 jan 2022 00:23 | Em resposta a: #438750

Caro Jorge Resende,

O nome completo da mãe do José é Anna Joaquina de Jesus da Silva de Lima? Não sei se li errado, mas foi o que me pareceu.

Mais uma vez eu te agradeço por sua atenção e ajuda.
Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438795 | ADB | 24 jan 2022 00:30 | Em resposta a: #438794

Caro António

Muito bem, ficou claro.

Boas pesquisas!

Filipe

Resposta

Link directo:

Francisco José Fernandes e Felícia Rosa Gomes, certidão de batismo, casamente ou óbito

#438855 | Antonio Appolinário | 27 jan 2022 00:23 | Em resposta a: #438795

Prezado Filipe,

Muito obrigado

Cordialmente
Antonio Appolinário
antoniojappolinario@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 15:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen