Buscando mais informações sobre a família Borges - Vila Real, Santa Marta de Penaguião, freguesia da

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Buscando mais informações sobre a família Borges - Vila Real, Santa Marta de Penaguião, freguesia da

#438607 | rborgesmedeiros | 16 jan 2022 07:41

Olá a todos, é um prazer conhecê-los.
Chamo-me Rubens e sou brasileiro. Estou buscando mais informações sobre meus antepassados, e tenho já alguns dados para compartilhar.

Meu bisavô Francisco Antonio Borges, nascido na freguesia da Cumieira, Santa Marta de Penaguião, Vila Real em 25 de setembro de 1888, imigrou para o Brasil em 1913.
Tenho aqui sua certidão narrativa de nascimento, que um tio meu que mora em Braga me enviou.
Eu gostaria de encontrar mais documentos da família e não sei como. Tenho, até agora, os seguintes dados:

Pais do meu bisavô: Bernardo Teixeira Borges e Candida Augusta, ambos naturais da Cumieira (mas não tenho datas de nascimento)
Avós paternos do meu bisavô: Antonio Teixeira Borges e Maria Victoria Vigaria
Avós Maternos do meu bisavô: Luiz Pinto e Luisa Bernardina

Encontrei também um registro de casamento de Manoel Joaquim Teixeira e Emilia Roza Rebello, que eram tios por parte de pai (Bernardo Teixeira Borges) do meu bisavô, e um tio, Francisco Antonio Pinto, por parte de mãe (Candida Augusta).

Eu gostaria de saber como faço para buscar outros dados de nascimento e morte. Pelo que vi no arquivo distrital de Vila Real, todos os registros digitalizados começam por volta dos anos 1850 (menos os de batismo, que começam em 1828). O que aconteceu com os documentos de antes disso? Eram registrados de outra forma? Se perderam?

Resposta

Link directo:

Buscando mais informações sobre a família Borges - Vila Real, Santa Marta de Penaguião, freguesia da

#438763 | MSG | 22 jan 2022 13:22 | Em resposta a: #438607

Prezado Rubens Borges Medeiros:
Não tenho conhecimento concreto da freguesia da Cumieira, mas, infelizmente, os livros mais antigos estarão certamente perdidos.
Não sei se encontrou já estes:
A 8 de maio de 1873, casou, na Cumieira, Ana Joaquina Teixeira, também tia do seu bisavô Francisco, e irmã de seu trisavô Bernardo: filha de António Teixeira Borges e Maria Vitoria; encontra-o no livro mais antigo de casamentos, o dos assentos de 1853 a 1881 [imagem 68 digitalizada]. A noiva tinha vinte anos de idade, como diz o assento do casamento, e foi baptizada, também na Cumieira, a 4 de abril de 1853, nascida a 25 de março [imagem 24 do livro de 1850 a 1864]
Ora o assento deste baptismo nomeia os avós de Ana Joaquina, e assim sabemos que:
António Teixeira Borges era filho de João Teixeira e de sua mulher Joana Rita Borges, do lugar da Cumieira, e Maria Vitoria era filha de João Alves Vigario e de sua mulher Ana (não diz o sobrenome dela), do lugar de Vale de …. [será preciso decifrar o resto do nome].
Não sei se tinha já conhecimento destes?
Cordiais cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 03:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen