Vasconcelos, de M. de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#437960 | MiguelBarros | 08 dez 2021 17:25

Boa tarde. Eu procuro obter informações acerca dos Vasconcelos de Constance, Marco de Canavezes. Tenho informações até à minha bisavó, Maria Aurora Magalhães e Vasconcelos (nascida me 1893), mas tudo o que está para trás desconheço. Ou seja, do casal Vitorino Augusto Ferreira de Almeida e de Maria da Conceição Magalhães e Vasconcelos (pais da Maria Aurora), desconheço por completo. Na verdade, queria saber se estes Vasconcelos do Marco de Canavezes têm alguma ligação com os Vasconcelos de Amarante, família do escritor Teixeira de Pascoaes. E procuro também um amigo pessoal de Pascoaes que dava pelo nome de Simão Vasconcelos, também escrevia, e que terá falecido numa missão em Moçambique.

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#437974 | heinrich | 09 dez 2021 14:50 | Em resposta a: #437960

Praticamente todos os Vasconcelos do Marco provêm dos Vasconcelos de Fontelas, em Amarante.

AC

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#437986 | MiguelBarros | 09 dez 2021 18:24 | Em resposta a: #437974

Caro senhor AC

Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Acha então que há então uma possível ligação entre a família de Teixeira de Pascoaes e os Vasconcelos do Marco de Canavezes? Caso assim seja, será que alguém daqui teria uma pista para ligar estas duas "pontas"?
Muito Obrigado mais uma vez
MB

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#437994 | heinrich | 09 dez 2021 20:17 | Em resposta a: #437960

Boa noite!

Os Vasconcelos do Teixeira de Pascoaes descendem do 1º Morgado de Fontelas Rui Mendes de Vasconcelos.
Os Vasconcelos da Qta do Penedo, em Vila Maior, Fornos, descendem do mesmo Rui Mendes de Vasconcelos.
Os Vasconcelos da Qta. da Jóia, em Várzea de Ovelha são um tronco dos de Fontelas. Há Vasconcelos em Baião que vêm dos mesmos. Há outros Vasconcelos, porém, nomeadamente em Fornos, dos quais não é possível encontrar as ligações aos Vasconcelos históricos.
Cumprimentos,
António Caetano

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438000 | MiguelBarros | 10 dez 2021 11:07 | Em resposta a: #437994

Muito Obrigado senhor António Caetano pela informação
Cordialmente
Miguel Barros

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438004 | jmmoreira | 10 dez 2021 12:25 | Em resposta a: #438000

Boa tarde,
Os Vasconcelos que refere, surgem ligados aos Magalhães e aos Leitões. A mais antiga dessa linhagem é a Úrsula Moniz de Vasconcelos que terá nascido em 1639. Era a mãe do capitão mor de Soalhães, Gonçalo Leitão de Vasconcelos. Viveram na casa da Quintã em Soalhães. A ascendência destas pessoas está no geneall (https://geneall.net/en/ancestors/218075/goncalo-leitao-de-vasconcelos/) e o nome Vasconcelos surge pela primeira vez com a úrsula Moniz de Vasconcelos. Por isso, não creio haver relação de parentesco com o Teixeira de Pascoaes, a menos que haja erros no Felgueiras Gayo, o que pode acontecer. De qualquer modo, a serem parentes, seriam seguramente parentes muito distantes.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438046 | MiguelBarros | 12 dez 2021 18:38 | Em resposta a: #438004

Boa tarde Senhor Moreira

Seria muito abuso da minha parte se lhe pedisse que me ajudasse nesta busca facultando-me mais dados sobre a nossa família, quer sobre o ramo dos Vasconcelos, quer sobre o ramo do Vitorino Augusto Ferreira de Almeida, ficar-lhe-ia muito agradecido. Eu já lhe enviei um par de emails a solicitar a sua preciosa ajuda.
Cumprimentos

Miguel Barros

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438057 | jmmoreira | 12 dez 2021 22:04 | Em resposta a: #438046

Caro, Miguel Barros.
Enviei-lhe email.
Espero que tenha recebido.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438060 | JAVSO | 13 dez 2021 12:52 | Em resposta a: #438004

Caro JMMOREIRA, peço desculpa por esta intervenção, mas se percorrer os paroquiais de Soalhães ou qualquer outra fonte verá que Úrsula Moniz de Vasconcelos, seu filho Gonçalo Leitão de Vasconcelos, o marido de Úrsula e seus descendentes próximos e mesmo ascendentes, nunca foram moradores na casa de Quintã, em Soalhães, mas na casa e quinta do Crasto, na mesma freguesia. Nem eram, sequer, parentes próximos dos possuidores da casa e quinta de Quintã.
Com os melhores cumprimentos,
José A. Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438064 | jmmoreira | 13 dez 2021 16:03 | Em resposta a: #438060

Caro José A. Soares de Oliveira.
Tem razão. Escrevi de memória que, por vezes nos atraiçoa, mas verifico agora nos meus registos que eram, de facto, moradores na quinta do Crasto.
Agradeço a correção e peço desculpa pelo equívoco.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Vasconcelos, de M. de Canaveses

#438075 | MiguelBarros | 14 dez 2021 10:17 | Em resposta a: #438057

Caro Senhor Moreira
Já respondi ao senhor por email. Os meus sinceros agradecimentos pela informação partilhada.
Cumprimentos
Miguel Barros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 08:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen