Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

#436925 | joaocarreira | 09 out 2021 18:34

Caros Confrades,

Compreendo perfeitamente que a base de dados 'Geneall.net' todos os dias cresce com enorme empenho e dedicação, sendo-me difícil criticar algo que tanto admiro; no entanto, é natural que aqui e ali hajam lacunas, colmatadas com tempo e dedicação.

Notei que na base, Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno possui uma árvore muito curta e por isso, venho apenas referir que a mesma Belén Corsini de Lacalle é sobrinha do Papa Clemente XII, filho de Bartolomeo Corsini, marquês de Casigliano e sua esposa Elisabetta Strozzi, irmã do duque de Bagnuolo. Pertenciam à antiga nobreza florentina. Sendo sua Santidade e naturalmente a actual condessa de Osorno, parentes distantes de Santo André Corsini. De alguma forma a sua linhagem estará explicada e poderá ser posteriormente adicionada à base de dados 'Geneall.net'.

Sempre insuficiente grato por tudo e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

#436938 | gustavo blanco | 11 out 2021 08:32 | Em resposta a: #436925

Bom dia,

Qual a fonte em que se baseia para ligar Belén Corsini aos Corsini italianos?
É que não encontrei tal ligação em lado nenhum, nem creio que exista.

Cumprimentos,
Gustavo Blanco

Resposta

Link directo:

Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

#436939 | joaocarreira | 11 out 2021 09:15 | Em resposta a: #436938

Caro Confrade Gustavo Blanco,

Bom dia e votos de uma excelente semana.
Muito Obrigado pela sua mensagem.
Relativamente à Fonte, limitei-me a recordar uma reportagem que vi, por altura da celebração do matrimónio dos referidos, na RTVE, em que se referia a bênção papal do enlace, na qual era referida a ligação entre a noiva e o citado Papa.
Neste momento, por estar em viagem, foi-me apenas possível, consultar o Google e partilhar o primeiro 'link' que alude o assunto e que colo de seguida, https://www.woman.es/celebrities/protagonistas/quien-es-belen-corsini

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

#436941 | gustavo blanco | 11 out 2021 12:26 | Em resposta a: #436939

Caro Confrade,

Uma informação num site de imprensa cor-de-rosa parece-me que não chegará a ser uma fonte, quando muito uma achega ou palpite.

Sendo estes Corsini espanhóis uma família rica e conhecida nos meios sociais e empresariais, não duvido de que se fossem mesmo dos Corsini italianos todos o saberiam e tal parentesco estaria devidamente documentado.

Acresce que na notícia desta família na Wikipédia não vem referido qualquer ramo espanhol.
Na Enciclopédia Britânica, apenas se refere o seguinte:
«CORSINI, the name of a Florentine princely family, of which the founder is said to be Neri Corsini, who flourished about the year 1170. Like other Florentine nobles the Corsini had at first no titles, but in more recent times they received many from foreign potentates and from the later grand dukes of Tuscany. The emperor Charles IV. created the head of the house a count palatine in 1371; the marquisate of Sismano was conferred on them in 1620, those of Casigliano and Civitella in 1629, of Lajatico and Orciatico in 1644, of Giovagallo and Tresana in 1652; in 1730 Lorenzo Corsini was elected pope as Clement XII., and conferred the rank of Roman princes and the duchy of Casigliano on his family, and in 1732 they were created grandees of Spain. They own two palaces in Florence, one of which on the Lung’ Arno Corsini contains the finest private picture gallery in the city, and many villas and estates in various parts of Italy.».

Podendo estar enganado, mas os Corsini de Belén Corsini são tão Corsini de Florença como eu.

Cumprimentos,
G. Blanco

Resposta

Link directo:

Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

#436942 | joaocarreira | 11 out 2021 13:06 | Em resposta a: #436925

Caro Confrade G. Blanco,

Muito obrigado pela sua explicação e peço perdão se a si e aos de mais Confrades se induzi no erro, mas, como referi, limitei-me a recordar uma reportagem que vi, por altura da celebração do matrimónio dos referidos, na RTVE, em que se referia a bênção papal do enlace, na qual era referida a ligação entre a noiva e o citado Papa.

Acrescento, que sou um mero amador ou curioso destas lides, apesar do imenso que já aprendi graças à riqueza do 'site' Geneall e a todas as várias contribuições ao longo do pouco tempo, desde que o comecei a consultar, por volta de 2018.

Muito obrigado e queira perdoar tê-lo induzido em erro.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Belén Corsini de Lacalle, casada com Carlos Fitz-James Stuart y de Solís, 22º conde de Osorno

#436946 | gustavo blanco | 11 out 2021 14:26 | Em resposta a: #436942

Caro Confrade,

Nada há a perdoar, obviamente.
Algumas informações que constam da internet, nomeadamente em sites cor-de-rosa - e se calhar reportagens da TVE - podem efetivamente induzir em erro.
E, convenhamos, Corsini não será um apelido muito comum, muito menos em Espanha, daí que relacionar a noiva do conde com os Corsini de Florença seja tentador.
E eu próprio não tenho certezas a 100%, baseio-me apenas no que li.
Os Corsini de Espanha até podem descender efetivamente de um Corsini de Florença.
E mesmo que não descendam, certamente que em termos de jet-set não estarão abaixo dos Corsini de Florença :)

Aceite os meus cumprimentos.
Gustavo Blanco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen