"Homem Rústico"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

"Homem Rústico"

#436258 | joaobriantigeneall | 14 set 2021 14:07

Lendo os registros de Pinheiro de Lafões, em Oliveira de Frades, encontrei o seguinte termo, onde é batizado o filho de uma escrava do meu 8º avô Domingos Dias Correia (que também era chamado de Domingos Dias Carreiro):
"Aos oito dias do mes de setembro de mil e setecentos e sincoenta e sinco annos nasceo Inazio filho de Tareza? solteira escrava de Domingos Dias Carreyro do lugar do Couço desta fregª. de Pinheiro e foy batizado em caza por Manoel Francisco e por çer homem rustico foy por mim baptizado fiz comdicion os vinte e dois do dito mes foram padrinhos Joze Dias e sua molher Maria Luis do lugar do Couço desta mesma freguesia (...)".
Este Domingos Dias Correia parece ter sido um proprietário relativamente abastado em Couço, irmão do padre Nicolau Dias Carreiro, vigário de Oliveira de Frades, e pai de outro padre Nicolau Dias Carreiro, vigário de Pinheiro de Lafões, que era bacharel em Cânones pela Unversidade de Coimbra. Um neto dele, do qual descendo, foi também Nicolau Dias Carreiro, mas não foi padre e casou com Antónia Maria Lopes, filha do Capitão António Diogo Lopes de Arêde, do lugar de Passos, em Pinheiro de Lafões, e neta materna do Capitão Gonçalo Francisco Martins, do lugar de Antelas, onde mandou erguer a Capela de São Gonçalo.
Domingos Dias Correia era filho de outro Domingos Dias Correia, e foi casado com Maria Jerónima, filha de Jerónimo Fernandes [Couceiro?] e de sua mulher, Maria Antónia, que também viviam em Couço. Maria Jerónima era irmã de Manuel Fernandes Couceiro, que casou com Joana Francisca Pereira de Lima, uma neta de Pedro Tavares Pacheco, F.C.R. e Correio-Mor de Aveiro (casado com D. Joana de Lima Pimentel), dos quais também descendo por outra linha, na qual também se repete o dito Domingos Dias Correia (descendo de duas filhas e um filho dele).
Por fim, venho aqui expor a minha dúvida: o que seria um "homem rústico"? Nunca havia visto este termo antes, por isso a dúvida. Alguém conhece o significado?

Agradeço desde já por qualquer ajuda e desculpo-me caso tenha sido difícil compreender algo, pois nasci e moro no Brasil.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

"Homem Rústico"

#436297 | Penhalonga | 15 set 2021 10:38 | Em resposta a: #436258

Significa que era homem de pouca cultura pelo que o padre, sempre que não havia a certeza de que a fórmula usada no baptismo feito em casa era a correcta, baptizava novamente "sub conditione". Trata-se de uma precaução visto que é um sacramento que só pode ser ministrado uma vez.
A Leite

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 06:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen