Casa do Regoufe, em Carvalhosa, Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Casa do Regoufe, em Carvalhosa, Marco de Canaveses

#436143 | CSSR21 | 08 set 2021 18:08

Peço ajuda para conseguir esclarecimentos sobre as famílias que viveram na Quinta do Regoufe, em Carvalhosa, nos anos 1700s.
No inventário do meu trisavô João Teixeira Leite de Azeredo Vasconcelos Monterroio, datado de 1853, minha trisavó D. Anna Victoria de Queirós, como inventariante, teve que nomear quatro parentes dos seus seis filhos menores, para constituirem um Concelho de Família. Dois eram tios maternos dos menores órfãos e não tenho dúvidas sobre eles. Os outros dois eram parentes paternos, ambos nascidos na Casa do Regoufe, em Carvalhosa.
1 - José Correia da Cunha Montenegro nasceu na Casa do Regoufe em 1804 e ali faleceu em 1865, solteiro, proprietário, com testamento em que reconheceu 5 filhos naturais.
2 - Antonio da Cunha Correia Montenegro nasceu na Casa do Regoufe em 1806, era padre, foi Abade de Castelões. Não sei quando ou onde faleceu.
Ambos eram filhos de João da Cunha Teixeira e Cecilia Delfina, netos paternos de José da Cunha Teixeira e Constantina Constança (de Travanca) e netos maternos de José Correia de Souza Montenegro e Josefa Gertrudes Teixeira Coelho (de São Nicolau de Canaveses).
O avô materno era filho de João Teixeira de Magalhães Coutinho e Vasconcelos (da Quinta de Soutelo em Constance - o parentesco vem do fato de sua irmã Antonia Rafaela de Vasconcelos ter se casado com Cristóvão Antonio LEITE Cabral, da Quinta do Eirô em Castelões, propriedade que consta do inventário do meu trisavô João Teixeira Leite de Azeredo Vasconcelos Monterroio, tendo ele ali falecido) e de Caetana Maria Correia de Souza Montenegro (de São Nicolau de Canaveses - de quem os bisnetos herdaram os apelidos).
A única longínqua indicação de alguma possível relação de parentesco entre esses dois indivíduos ou seus pais com os moradores da Casa de Regoufe, são os padrinhos Antonio, batizado em 1806: José Duarte de Matos e s/m D. Maria Geraldes. O nome completo deste padrinho aparece no seu assento de óbito: era José Duarte de Carvalho Teixeira e Matos, falecido na Casa de Regoufe em 1826. Ele era filho de outro José Duarte de Matos e s/m D. Isabel Maria, também da Quinta do Regoufe. O apelido Teixeira é o único traço comum entre este padrinho e o pai dos dois indivíduos em questão, que era natural de Travanca.
Qualquer ajuda será muito apreciada e antecipadamente agradeço.

Resposta

Link directo:

Casa do Regoufe, em Carvalhosa, Marco de Canaveses

#443258 | I_gusman | 21 set 2022 12:48 | Em resposta a: #436143

Bom dia,

O meu nome é Inês e pertenço à família que detém a Casa de Regoufe desde o período que refere. Se ainda está interessado em obter informações sobre a história da casa e da família envie-me um e-mail para ines.gusman@gmail.com.

Cumprimentos,
Inês

Resposta

Link directo:

Casa do Regoufe, em Carvalhosa, Marco de Canaveses

#444547 | CSSR21 | 03 dez 2022 23:46 | Em resposta a: #443258

Muito obrigada, Inês.
Peço muitas desculpas por tardar em responder.
Vou entrar em contato consigo por email.
Cumprimentos,
Carmen Souza Soares Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 14:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen