Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434334 | GMSMachado | 09 jun 2021 18:58

Olá, estou à procura de mais informacoes sobre minha família em Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha em Chaves.

O último documento que consegui foi o casamento de Balthazar Machado e Isabel Ferreira em 13.01.1675. Os pais de Balthazar Machado eram Sebastiao Fernandes e Maria Martins e os pais de Isabel Ferreira eram Manoel Ferreira e Catarina Goncalves.

Onde poderia encontrar mais dados sobre a familia de Balthazar Machado e seus pais Sebastiao Fernandes e Maria Martins?

Gostaria de chegar ao início da linhagem, porém vejo que o apelido Machado pode ter sido usurpado pelo meu antepassado, uma vez que seus pais nao possuem o mesmo apelido. Alguém poderia ajudar? Alguma informacao? Muitíssimo obrigada!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434443 | sousa42 | 13 jun 2021 23:52 | Em resposta a: #434334

Também são meus ascendentes. De facto o Baltazar Machado era de Alanhosa, Nogueira da Montanha, mas viveu no Arrabalde das Couraças, onde teve vários filhos de Isabel Ferreira. Esta faleceu em Adagói.
Isabel Ferreira era filha de Manuel Ferreira, de Chaves, e de Cat. Goonçalves, das Couraças; e neta paterna de Baltazar Luís, de Chaves, e de Maria Ferreira (filha de Manuel Ferreira e de Filipa da Costa).

Relativamente à forma como o apelido Machado foi transmitido muito provavelmente provém de Maria Martins, mãe de Baltazar Machado. Nas minhas pesquisas tomei conhecimento de uma família Martins Machado, de Nogueira da Montanha…

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434510 | GMSMachado | 16 jun 2021 19:49 | Em resposta a: #434443

Que felicidade ver alguém aqui que descende dos mesmos antepassados que os meus!

Será que poderias dividir comigo o que tens da família? Gostaria muitíssimo de saber mais dessa família Martins Machado, de onde possivelmente vem o sobrenome que carrego!

Também gostaria de obter qualquer coisa a mais sobre a família de Isabel Ferreira.

Muito obrigada!
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434563 | sousa42 | 19 jun 2021 00:55 | Em resposta a: #434510

Boa noite,

Sem dúvida que havia uma família Machado com origem em Nogueira da Montanha. O apelido não foi usurpado (ou adoptado). De facto os pais do Baltazar Machado usaram outros apelidos, mas isso era muito comum para a época em questão.


Há várias referências à família Machado, de Nogueira da Montanha, em depoimentos no âmbito de inquirições de genere. Pode consultar o processo de Mateus Machado:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9F2-337K?i=3&wc=SSVD-JH3%3A363117901%2C363501101%2C363431801%2C1077050514&cc=2125025

Outro exemplo: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99ZV-YQC8?i=6&wc=SSVZ-MJP%3A363117901%2C363501101%2C363669201%2C363669202&cc=2125025

Por mera curiosidade, de qual dos filhos do casal Baltazar Machado e Isabel Ferreira descende? O meu antepassado era o Domingos. Baptismo: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-028&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-028/PRTC0808D_ADVRL-PCHV50-RB-001-Lv028_M_00056.jpg

Isabel Ferreira

Baptismo: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-026&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-026/PRTC0808D_ADVRL-PCHV50-RB-001-Lv026_M_00019.jpg

Óbito/Testamento: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP21-003-072&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVLP21-003-072/PT-ADVRL-PRQ-PVLP21-003-072_m0016.jpg

Com os melhores cumprimentos,

Sousa

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434594 | GMSMachado | 20 jun 2021 14:17 | Em resposta a: #434563

Olá!! Muitíssimo obrigada por enviar os links! Olharei todos agora!

Também sou descendente de Domingos Ferreira Machado, que foi casado com Angélica Goncalves da Cunha!!! Que coincidência maravilhosa!! Dos filhos de Domingos e Angélica, descendo de Victorino da Cunha Machado, e você?

Muito obrigada mais uma vez!!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434598 | sousa42 | 20 jun 2021 16:18 | Em resposta a: #434594

Sendo assim somos primos em 8. Grau (risos). Eu descendo da Francisca Luísa Caneiro da Fontoura, filha de Domingos Ferreira Machado e de Francisca Carneiro da Fontoura.

Este Domingos teve um terceiro casamento com Angélica da Cunha, de Alvites. E de facto tiveram um Vitorino que casou com Luísa Maria Gonçalves.

Este ramo é muito interessante já que do casamento de Domingos Ferreira Machado com Angélica da Cunha nasceu (entre outros) Helena da Cunha que casou com Manuel Filipe Santiago Coelho…

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434600 | GMSMachado | 20 jun 2021 18:00 | Em resposta a: #434598

Olá primo!! Muito prazer!!(risos)

Sim, a Angélica foi o terceiro casamento de Domingos. E exatamente, Victorino casou-se com Luisa Maria Goncalves.

Desculpe-me a pergunta (e minha falta de informacao). Sei que Helena (entre outros) era irma de Victorino, meu antepassado. Mas quem era Manuel Filipe Santiago Coelho? Gostaria de saber fatos interessantes sobre minha família. Demorei quase 20 anos para encontrar meu antepassado em Santiago da Ribeira de Alhariz e pela primeira vez consigo ir tao longe em minha árvore!

Muito obrigada!!!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434610 | GMSMachado | 21 jun 2021 14:28 | Em resposta a: #434598

Eu novamente... Gostaria de fazer outra pergunta... Como comentou acima que o apelido Machado nao foi usurpado e sim através de Maria Martins, acreditas que nossa ascendência direta dis Machado venha de Póvoa do Lanhoso? Dos primeiros Machado? de Martim Pires Machado, o primeiro a usar o Machado?

Muito obrigada!!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434624 | sousa42 | 22 jun 2021 14:55 | Em resposta a: #434610

É provável, mas é preciso investigar. Há muita documentação disponível...

Na mesma linha (Carneiros) consegui chegar até ao João Rodrigues de Sá "o das Galês"... Um guerreiro que combateu os castelhanos!

Boas pesquisas!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434630 | GMSMachado | 22 jun 2021 19:41 | Em resposta a: #434624

Que maravilha!!! Parabéns pelas suas pesquisas!!

Outra pergunta: quem era Manuel Filipe Santiago Coelho que você mencionou anteriormente? Tentei procurar mas nao encontrei nada, infelizmente.

Vou continuar procurando e ver se encontro algo mais da linhagem dos Machado e de Maria Martins.

Obrigada mais uma vez!!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434633 | sousa42 | 22 jun 2021 22:58 | Em resposta a: #434630

Manuel Filipe Santiago Coelho foi avô de Dona Maria Victória Pacheco de Sousa Valadares cc Diogo Lemos Pereira Lacerda. Esta Dona Maria Victória intentou processo de reivindicação vincular contra sua prima co irmã Dona Maria Angélica Valadares…

O processo é muito interessante, mas o mais fascinante é que todas estas personagens reias inspiraram Camilo Castelo Branco para escrever a novela Maria Moisés.

https://bibliotecadigital.flavioresende.pt/index.php?page=3&id=27

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434656 | GMSMachado | 24 jun 2021 16:24 | Em resposta a: #434334

Nossa!! Realmente, procurei saber mais e li sobre o livro! Que coisa maravilhosa! Muitíssimo obrigada pela partilha dessa informacao. Minha família está muito feliz em saber que esse nosso ramo da família teve uma história que inspirou tao lindo livro!

Muitíssimo obrigada mais uma vez! Só mais uma pergunta, você saberia onde posso me aprofundar mais sobre a história dos Machado? Gostaria de saber se realmente nossos antepassados sao os primeiro Machaos de póvoa do Lanhoso. Tenho tentado o tombo e os arquivos de Vila Real e Braga online, porém sem muito sucesso. Tens alguma indicacao?

Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434743 | sousa42 | 28 jun 2021 23:12 | Em resposta a: #434656

Boa noite,

O terreno é pantanoso e é necessário olho de lince para ler os documentos essenciais, mesmo assim é muito difícil estabelecer a ligação entre os Machados, de Nogueira da Montanha, e Martim Pires Machado, que supostamente foi o primeiro a usar o apelido Machado, e que viveu no Séc. XIII!

Quem descende deste Martim Pires Machado é o alcaide – mor de Chaves e Ervededo, Vasco Machado cc Leonor Rodrigues de Magalhães… Quem sabe se o nosso Baltazar não descende, mesmo que por via ilegítima, do mesmo tronco.

Repare: http://digitarq.arquivos.pt/results?t=dilig%c3%aancia+habilita%c3%a7%c3%a3o+machado+chaves

Há muito que ler…

Resposta

Link directo:

Família Machado - Santa Maria Maior e Nogueira da Montanha, Chaves

#434950 | GMSMachado | 07 jul 2021 16:40 | Em resposta a: #434743

Muito obrigada pelo link que você enviou!

Imagino que seja bem difícil mesmo... Mas tentarei!!

Muitíssimo obrigada por toda sua ajuda!!! Se encontrar algo avisarei!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 03:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen