Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433461 | rlima1 | 03 mai 2021 14:15

Bom dia prezados confrades,

Mais uma vez estou por aqui a solicitar pela nobre ajuda de vós.

Procurando juntar as peças de acontecimentos na linhagem de minha família, identifiquei que meu trisavô teve uma esposa antes de se casar com minha trisavó, e o casamento com a trisavó somente ocorreu pois houve o falecimento de sua esposa Mabília no qual ele foi o próprio inventariante.

Pois bem, visto isso eu pedi a reprodução dos documentos pertencentes a este facto e preciso da ajuda de vocês para entender se houve factos relevantes nos documentos, muita coisa eu praticamente não consegui entender devido a escrita dificil de enxergar.

Desde já agradeço muito por vossa atenção.

Link no OneDrive da pasta com os documentos: https://1drv.ms/u/s!AluLXbT55iFGnRH2yc1x265KoXsh?e=ogqEI2

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433462 | Canelas | 03 mai 2021 14:34 | Em resposta a: #433461

Caro Rafael Lima,
Não me tendo sido possível abrir o link enviado, presumo que das peças processuais reproduzidas conste o "Auto de Declarações de Cabeça de Casal".
Do ponto de vista genealógico é a mais importante peça, pois dela constará, obrigatoriamente, a identidade do inventariado e do inventariante (o cabeça de casal), o nome e moradas de todos os herdeiros, e de eventuais, donatários ou legatários. Outros elementos relevantes constarão, designadamente, a natureza dos bens que constituem o acervo da herança.
Se tiver dúvidas na leitura de alguma passagem e, se quiser, coloque-as.
Cumprimentos.
César Tavares

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433465 | rlima1 | 03 mai 2021 15:26 | Em resposta a: #433461

Meu caro confrade César Tavares,

Obrigado pelas informações, acredito que ao colar o link algo ocorreu e não completou o caminho correcto, porém segue novo link para tentar acessar os arquivos:

http://encurtador.com.br/giHP6

Mais uma vez obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433526 | rlima1 | 04 mai 2021 20:26 | Em resposta a: #433461

Renovo pedido.

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433527 | rlima1 | 04 mai 2021 20:28 | Em resposta a: #433461

Eu não oque acontece, já tentei usar um encurtador de url porem sem sucesso. Vou enviar o link novamente, aqui embaixo, se não conseguirem abrir eu peço que copiem a linha do link e colem no navegador para que seja possivel o acesso ao sitio

Link:

https://1drv.ms/u/s!AluLXbT55iFGnRH2yc1x265KoXsh?e=ogqEI2

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433543 | Canelas | 05 mai 2021 13:43 | Em resposta a: #433527

Caro Rafael Lima,
Bom dia.
Consegui, agora, abrir os documentos que enviou.
Assim, embora a sequência das imagens não corresponda exactamente ao desenrolar do processo, permite, desde já, concluir que:
Trata-se de um inventário orfanológico que correu termos no tribunal judicial da comarca da Guarda, por óbito de Mabília de Jesus e no qual exerceu o cargo de cabeça de casal, o cônjuge sobrevivo, Adelino de Andrade. Tinha um único herdeiro, o filho menor do casal, Manuel José (imagem 9/54, certidão de citação (primeiro chamamento a juízo), do menor na pessoa de seu pai para assistir aos termos do processo).
A imagem 11/54 reporta-se ao Requerimento para instauração do processo de inventário por óbito de Mabília de Jesus, moradora que foi nas Amoreiras, freguesia de Sobral da Serra, concelho da Guarda.
Imagem 14/54, Trata-se do "Mapa da Partilha", donde se alcança que o valor da herança ascendia a 230 mil réis, cabendo a cada um dos interessados - o viúvo e o menor - a importância de 115 mil réis.
Imagem 19/54, Reproduz a sentença homologatória da partilha.
Imagem 45/54. Transcrição do assento de óbito de Mabília, que, resumidamente, refere ter falecido em 11-04-1902, nas Amoreiras, Sobral da Serra, de 22 anos, casada com Adelino de Andrade, natural e moradora nas Amoreiras, filha legítima de Manuel José e de Margarida do Nascimento, a qual não fez testamento, deixou um filho e foi sepultada no cemitério publico.
Penso ser o mais relevante. O demais são autos e termos processuais, com a a terminologia processual própria da época.
Estou ainda a ver melhor todos os documentos e se encontrar algo de interessante, direi.
Cumprimentos.
César Tavares

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433736 | rlima1 | 14 mai 2021 13:47 | Em resposta a: #433543

Bom dia meu caro confrade César Tavares,

Muito obrigado pela atenção. Já fica mais claro saber de tudo isso.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433873 | rlima1 | 20 mai 2021 20:32 | Em resposta a: #433461

Caro confrade César Tavares,

Queira me permitir perguntar algo a mais?

- ai se diz o motivo da morte?
- há a possibilidade de encontrar o baptismo do filho Manuel José?
- o que pode ter acontecido com ele após este evento?

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#433992 | rlima1 | 25 mai 2021 14:36 | Em resposta a: #433461

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

Ajuda para verificação de factos relevantes - Processo de Inventário Orfanológico

#434042 | Canelas | 27 mai 2021 14:27 | Em resposta a: #433873

Caro Rafael Lima

A maioria dos registos paroquiais da freguesia de Sobral da Serra, custodiados pelo Arquivo Distrital da Guarda, está digitalizada e consultável na internet.
Assim, trago-lhe aqui dois registos que podem responder a algumas das suas questões.
Um é o assento de casamento de Adelino de Andrade com Mabília de Jesus, celebrado em 25-11-1897, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Penha da Graça, da freguesia de Sobral da Serra.
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1199633 (queira abrir a imagem _m0011.tif).
O outro é o assento de óbito de Mabília, ocorrido em 11-4-1902, em Amoreiras, Sobral da Serra, "sem receber os sacramentos da Santa Madre Igreja, por morrer repentinamente..."
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1199691 (imagem _m0004.tif).
O menor Manuel José nasceu, pois, no período entre 1898 e 1902. Porém, o respectivo assento de baptismo , não está digitalizado e, provavelmente, o livro correspondente encontra-se, ainda, na Conservatória do Registo Civil da Guarda.
Quanto ao percurso de vida de Manuel José, adiantar algo, sem fundamentação documental, parece-me um exercício especulativo.
Ao dispor, envio cumprimentos.
César Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen