Júlio Dinis (escritor)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Júlio Dinis (escritor)

#18956 | AA | 25 mar 2002 12:19

Procuro informações sobre a família, principalmente a ascendência do celebre escritor Júlio Dinis (pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho.

Agradeço desde já todas as informações que possam dar

AA

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Dinis (escritor)

#18958 | aeiou2 | 25 mar 2002 13:10 | Em resposta a: #18956

Bom dia!
Na Grande Enc.Luso Brasileira,Vol IX,p.44/7,diz,além de muitas outras informações:
I 1.Nasceu a 14.XI.1839,S.Nicolau,Porto e m.na mesma cidade a 12.IX.1871,na rua de Costa Cabral,nº323,onde existe uma placa comemorativa do centenário,sepultado no cemitério da Ordem Terceira de S.Francisco,Porto.Filho de 2.José Joaquim Gomes Coelho n.22.VIII.1802,Ovar,neto de 4.José Gomes Coelho e 5.Rosa Rodrigues,de Ovar,e de 3.Ana Constança Potter Pereira Pereira Lopes cas. 20.VIII.1827,Porto,n.11.I.1801,S.Nicolau,filha de 6.António Pereira Lopes,n. Porto?,m.21.XII.1885,em Lisboa na casa de uma neta Ana Gomes Coelho da Silva,estando sepultado no jazigo de família,nº58 no cemitério da Ordem Terceira de S.Francisco,e de 7.Maria Potter,n.Porto,baptizada S.Nicolau a 25.I.1801(o nome no assento de bap.está Maria Pereira) e filha 14.Thomas Potter,n.Londres e de 15.Mary Potter,irlandesa ambos católicos.Usei a numeração segundo o método de Sosa-Stradonitz.Se tiver dúvidas pergunte.
Deste casamento houve nove filhos,sendo Júlio Dinis o penúltimo.
Um dos irmãos chamava-se Guilherme Gomes Coelho e tinha um primo que vivia na rua Costa Cabral José Joaquim Pinto Coelho,que julgo ser filho do citado irmão e de Rita de Cássia Pinto
Não sei se mora no Porto,mas para completar estes dados seria bom consultar os livros de assentos de baptismo de S.Nicolau,sai mais em conta e talvez conseguir os nomes dos oito irmãos,das freguesias dos casamentos ou nascimentos dos avós.O inglês e a irlandeza como são católicos ,se tiveram mais filhos talvez também os encontre na ref.S.Nicolau.Bom trabalho e muitas amendoas pela Páscoa.Estava com alguma perguiça ,mas aqui vai a referida numeração,A nmeração romana são as gerações e a outra os respectivos pais,avós...
I 1.
II 2.
3.
III 4.
5.
6.
7.
IV 8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Dinis (escritor)

#18960 | AA | 25 mar 2002 14:32 | Em resposta a: #18958

Cara Maria,

Agradeço a rapidez com que me enviou os dados sobre Júlio Dinis. De facto, alguns deles são do meu conhecimento. Sobre o tal primo José Joaquim Pinto Coelho é que estou curioso, pois segundo a sua mensagem ele seria sobrinho e não primo direito do escritor (ou terei endendido mal?), como mencionado em vários livros. Por outro lado, existe, através de José Joaquim Pinto Coelho, um laço de parentesco com o célebre deputado republicano do Sec XIX José Joaquim Rodrigues de Freitas (cujo nome foi atribuído ao antigo Liceu D. Manuel II no Porto). Este é outro ponto interessante que gostaria de esclarecer.

Renovando os meus agradecimentos

AA

Resposta

Link directo:

RE: Júlio Dinis (escritor)

#18965 | aeiou2 | 25 mar 2002 17:26 | Em resposta a: #18960

Olá,tem toda a razão é só primo e amigo,eu é que tirei essa ideia pois os padrinhos de baptismo do Júlio Dinis foram o seu tio Guilherme Gomes Coelho e Rita Cássia Pinto(Coelho) e eu fiz o casamento e fiz filho deste casal o citado José Joaquim Pinto Coelho,que assim seria realmente sobrinho e não primo.
Portanto a hipótese do casamento e etc.não vale,é só primo e amigo.
Às vezes quando há o título do jazigo serve para muitas pistas,mas como é um cemitério particular talvez haja registos das várias pessoas que repousam no referido jazigo..
Quanto ao engº.e lente da Academia Politécnica do Porto a G.E.P.B. só tem as datas de n.24.I.1840 e m.28.VII.1896 e ambos os acontecimentos no Porto e a data em que José Joaquim Rodrigues de Freitas concluiu o curso 1864.
Sempre ao dispor
Maria
No site Familysearch encontrei uma família de Londres Potter,mas parece um nome muito usado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 13:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen