Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430944 | lucianojoaquim | 05 fev 2021 13:05

Caros colegas,

Estou em busca do registo de nascimento ou baptismo do meu falecido avô, Manuel Joaquim, que nasceu em Vila Pouca de Aguiar em 14/04/1098. Primeiramente busquei o arquivo distrital de Vila Real, que informou não ter registos do referido ano e que buscasse junto à Conservatória de Vila Pouca de Aguiar. Entrei portanto em contato com a referida conservatória, solicitando primeiramente se eles tinham um dos registos e também as orientações para que eu pudesse solicitar a cópia reprográfica caso encontrassem um dos assentos. Porém recebi como resposta somente a mensagem:
"Assento de nascimento nº 5/2021 desta Conservatória"

Antes de responder à conservatória, gostaria de vossa ajuda para entender melhor a mensagem, ela confirma que foi encontrado o assento? E quais seriam os próximos passos para solicitar a cópia do mesmo, visto que estou no Brasil?

Agradeço a quem possa ajudar e a atenção de todos.

Cordialmente,
Luciano Joaquim

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430949 | lucianojoaquim | 05 fev 2021 14:53 | Em resposta a: #430944

Corrigindo o ano de nascimento: 1908

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430951 | Jorge Resende | 05 fev 2021 17:12 | Em resposta a: #430944

Quer dizer que se pretende o assento de batismo para efeitos oficiais, deve solicitar cópia autenticada, certificada, custa 20 e tal euros, salvo o erro, se pretende o assento apenas como valor estimativo, peça cópia simples, mais ou menos 1 euro cada página que tiver o dito assento. Deve assim solicitar a informação de qual o valor a pagar consoante o tipo de cópia que escolher, depois fará a transferência desse mesmo valor e receberá a cópia encontrada. Se pedir para lhe enviarem através do seu contato de email, para o computador, melhor.
De qualquer forma, a Conservatória informará melhor os passos a seguir para obter cópia do assento que pediu.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430952 | Jorge Resende | 05 fev 2021 17:17 | Em resposta a: #430944

Sabe os nomes dos pais do seu Manuel??? Talvez lhe possa enviar o assento de casamento deles se o encontrar.

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430954 | lucianojoaquim | 05 fev 2021 18:00 | Em resposta a: #430952

Olá J. Resende!

Obrigado pela ajuda. Pelo que sabemos e investiguei até agora, meu avô era filho de mãe solteira, de uma mulher chamada "Arminda Rosa" e que aparece por vezes como "Arminda Rosa Candida", os dois de Vila Pouca de Aguiar.

Já encontrei os registos de baptizado e morte da minha bisavó e até mesmo o registo de casamento dela, posterior ao nascimento do meu avô, com um homem (Tomaz Chaves) que veio a ser o pai do meio-irmão do meu avô (Anibal Chaves).

O assento de nascimento ou baptismo do meu avô que realmente está difícil encontrar, minha esperança é essa resposta da conservatória de Vila Pouca de Aguiar.

Atenciosamente,
Luciano Joaquim

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430955 | Jorge Resende | 05 fev 2021 18:59 | Em resposta a: #430944

Fico satisfeito por estar bem documentado. Já agora, quando nasceu Arminda Rosa????

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430963 | lucianojoaquim | 06 fev 2021 00:34 | Em resposta a: #430955

Jorge,

Consegui encontrar o registo de baptismo dela, que data de 3 de agosto de 1882, imagem 174: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1093041 mas a escrita é muito ruim e não consegui compreender todo o texto.

Ainda sobre ela encontrei o registo de óbito de 16 de Junho de 1948, imagem 0087 http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-RC-CRCVPA-003-039#
.

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430967 | Jorge Resende | 06 fev 2021 14:40 | Em resposta a: #430944

Como conseguiu o livro de 1949 da conservatória? Será que consegue o de 1907 ou 1907 para apanhar o seu Manuel???

Transcrevo o batismo de Arminda (mais ou menos...
"Aos 3 dias de agosto do ano de 1882 nesta igreja paroquial de s. miguel de Tresminas concelho de vila pouca de aguiar diocese de braga batizei solenemente um individuo do sexo feminino a quem dei o nome de arminda rosa que nasceu no lugar de vilavelho desta freguesia às 6h da manhã do dia 27julho do supra dito ano sendo a primeira do nome e segunda de filiação filha natural (pai incógnito) de Joana Cândida solteira jornaleira (trabalhava à jorna) natural e moradora do lugar de Vilavelho trasmine desta freguesia. Neta materna de teresa cândida solteira do mesmo lugar e vila Foram padrinhos joão batista da rocha solteiro e maria rosa natural e moradora em revel solteira ambos desta freguesia que sei serem os próprios e para constar elaborei em duplicado este assento que depois de lido e conferido perante os padrinhos comigo não o assinaram por não saberem escrever, Era ut supra, o prior..."


As mulheres desta família não gostavam de casamentos!!!! Gostavam de ficar solteiras, embora como disse Arminda tivesse casado mais tarde.

Pronto, foi o possíve l Um abraço
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430968 | Jorge Resende | 06 fev 2021 14:46 | Em resposta a: #430944

O lugar é VILARELHO

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430970 | Jorge Resende | 06 fev 2021 15:34 | Em resposta a: #430944

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1250014 imagem 28 casamento de arminda rosa e tomás chaves

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430972 | Jorge Resende | 06 fev 2021 15:45 | Em resposta a: #430944

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1186613 tif 79 o assento total casamento arminda

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430976 | lucianojoaquim | 06 fev 2021 17:38 | Em resposta a: #430967

Muito agradecido Jorge!!

Tinha conseguido transcrever muito pouco do assento, sensacional sua ajuda!!!

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430978 | Jorge Resende | 06 fev 2021 18:04 | Em resposta a: #430944

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1093059 tif 11 assento 31 antónio joaquim
TRata-se de um filho de Tereza Cândida a avó de Arminda, sendo ele portanto irmão de Joana Candido e tio de Arminda

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430979 | Jorge Resende | 06 fev 2021 18:24 | Em resposta a: #430944

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1093057 tif 22 JOana (ermelinda...) filha natural de Teresa Cândida neta materna de José Cândido

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430980 | lucianojoaquim | 06 fev 2021 18:32 | Em resposta a: #430979

E assim já cheguei ao meu quinto avô e avó!

Muito boa essa ajuda!

Curiosa a variação do sobrenome, já encontrei Candida, Candido, Candedo, Caudedo....

Obrigado mesmo Jorge!

Resposta

Link directo:

Assento de Nascimento - Conservatória de Vila Pouca de Aguiar

#430981 | Jorge Resende | 06 fev 2021 20:09 | Em resposta a: #430944

Se conseguir apanhar o casamento de José Cândido e Maria Vaz, os pais de Teresa Candida, logo a seguir pode surgir o assento de batismo de Tereza...

Só mais uma nota:
A cópia do assento de batismo de Manuel Joaquim que a Conservatória lhe enviar, infelizmente creio não ser cópia do original do livro de 1908, pois as conservatórias têm estado a digitalizar os registos de nascimento casamento e óbito, ficando apenas resumos dos assentos originais. Quando eles dizem que encontraram o assento 5/2020 quer dizer que o assento de 1908 foi digitalizado o ano passado. Com pena, pois ficar-se com cópia do original é mais aliciante.

Boas pesquisas, um abraço
ao dispôr
Jorge Resende
Funchal, Madeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 23:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen