Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421762 | João Luiz | 16 fev 2020 15:54

Olá senhores, mais uma vez espero contar com vossa ajuda.

Para montar o processo de cidadania de um primo busco o registro de meu tio avô Antonio Reigadas Vieira;

Possuo alguns dados que foram extraídos do registro de meu avô (irmão de Antonio Reigadas Vieira) e de informações obtidas verbalmente de outros parentes;

Nome: Antonio Reigadas Vieira

Filiação: Nicolau Reigadas e Maria Joaquina Vieira

Avós paternos: José Regadas e Antonia Lameira

Avós maternos: José Vieira e Maria Jacinta

Ano de nascimento: 1895 ou 1896

Quanto ao local de nascimento: - Como meu avô Manoel Reigadas Vieira irmão de Antonio Reigadas Vieira foi registrado na Igreja Parochial de Santa Maria do Sobrado - Concelho de Paiva - Diocese do Porto suponho haver a possibilidade do registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira ter sido realizado no mesmo lugar.

Todavia, como na certidão de Manoel Reigadas Vieira consta que seu pai Nicolau Regadas e sua mãe Maria Joaquina Vieira eram oriundos da freguesia de Malpartida, e como Antonio Reigadas Vieira era 8 anos mais velho que Manoel Reigadas Vieira é possivel que Antonio Reigadas Vieira tenha sido registrado na freguesia de Malpartida antes da mudança de seus pais.

Peço então a ajuda dos amigos do fórum no sentido da localização deste registro.

De antemão grato,

João Luiz Vieira

Resposta

Link directo:

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421768 | Jorge Resende | 16 fev 2020 20:39 | Em resposta a: #421762

João Luís, quando se quer ser ajudado como acredito seja o caso, convém que se deixem aqui informações certas, pois quem quer ajudar, não está certamente desempregado e ligado ao fórum 24 sobre 24 horas . Diz que local de naturalidade é Paiva… apenas???? Não será Castelo de Paiva?????
Diz que nasceu em 1895, 1896.... em Sobrado nessas datas nada surge sobre António. Ora, o lugar de Sobrado , Castelo de Paiva é no distrito de Aveiro e você dispara que se não fôr em Sobrado talvez seja em Malpartida…. mas Malpartida é na Guarda!...

Ajude lá melhor com informação mais correta, fale com familiares mais idosos que podem dar outras informações.
Ajude quem quer ajudar

Resposta

Link directo:

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421769 | Jorge Resende | 16 fev 2020 20:48 | Em resposta a: #421762

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189588 tif 16 1893 Manuel irmão de António batismo

Resposta

Link directo:

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421770 | Jorge Resende | 16 fev 2020 21:01 | Em resposta a: #421762

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1182898 tif 4, 1878 casamento de nicolau e maria Joaquina Malpartida, Almeida, Guarda

Resposta

Link directo:

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421771 | João Luiz | 16 fev 2020 21:24 | Em resposta a: #421768

Olá Srº J. Resende,

Preliminarmente peço desculpas se porventura não disponibilizei dados que pudessem levar a uma imediata localização do registro de meu tio avô Antonio Reigadas Vieira.

Certamente foi por incompetência de minha parte.

Reitero o pedido sincero desculpas!

Após isso posto, é necessário um agradecimento ao Srº pelo empenho e desprendimento em me oferecer sua ajuda, mesmo estando muito distante, sem me conhecer e dispondo de suas horas de folga.

Realmente muito grato. De coração grato!!!

Quanto ao registro que gentilmente me disponibilizou de meu avô Manoel Reigadas Vieira, ao qual também agradeço, eu já o possuía e talvez, assim penso, tenham sido os dados constantes neste registro que me tenham levado a não ser claro, conciso e preciso o suficiente na solicitação inicial de ajuda que postei, e por isso mais uma vez peço desculpas.

Este registro de Manoel Reigadas Vieira, gentilmente disponibilizado pelo Srº, tem a seguinte redação que a seguir transcrevo:

"Aos três dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos noventa e três, nesta Igreja parocchial de Santa Maria de Sobrado no Concelho de Paiva, diocese do Porto baptizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manuel e que nasceu nesta freguesia no lugar da Rua às onze horas da noite do dia vinte e dois do mês de Maio do ano de mil oitocentos e noventa e três filho legítimo de Nicolau Regadas, empregado do Real d' Água e Maria Joaquina, governadora de sua casa, naturais e recebidos da freguesia de Malpartida, concelho de Almeida diocese da Guarda, paroquianos e moradores desta freguesia de Sobrado no lugar da Rua, neto paterno de José Regadas e Antónia Lameira, e materno de José Vieira e Maria Jacinta. Foi padrinho Manuel Pereira, recebedor e Adília Albertina da Maia Romão, solteiros, os quais todos sei serem os próprios. E para constar, lavrei em duplicado este assento, que, depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o assinaram."

Como pode ser visto neste registro há a menção de que meus bisavós Nicolau e Maria Joaquina eram "naturais e recebidos da Freguesia de Malpartida" e isso provavelmente em função de que meu bisavô era empregado do governo português como cobrador do programa governamental "Real D'água", por isso, suponho, teve que mudar para o Concelho de Paiva.

Aí nesse ponto ocorreu toda minha dúvida do local de Registro de Antonio Reigadas Vieira do qual solicitei ajuda, pois meu avô Manoel foi registrado no Concelho de Paiva e como seu irmão Antônio é oito anos mais velho, fiquei sem ter certeza se o mesmo já era nascido quando meus bisavós mudaram de endereço de Malpartida para o Concelho de Paiva, ou se também nasceu e foi registrado no mesmo local que meu avô Manoel Reigadas.

Reitero o pedido de desculpas e desculpo-me acessoriamente mais uma vez pela extensão do presente texto.

Agradeço ainda a sugestão de obter informações de parentes mais velhos, todavia não os mais possuo, pois minha condição é exatamente a de o ancião da família.

Reitero meus pedidos de desculpas e os sinceros agradecimentos,

Com os melhores cumprimentos,

João Luiz Gonçalves Vieira

Resposta

Link directo:

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421774 | Jorge Resende | 16 fev 2020 22:22 | Em resposta a: #421762

João, sou levado a crer que António tenha nascido na freguesia onde casaram os pais, Malpartida.
De 1879 a 1898 em Sobrado, nada existe sobre António, contudo, em Malpartida, não estão online os livros paroquiais de 1879 em diante, pelo que terá que pedir pesquisa ao Arquivo Distrital da Guarda do assento de António entre os anos 1884 a 1886, pois tendo Manuel nascido em 1893, e sendo António mais velho 8 anos, António deve ter nascido em 1885.
De qualquer forma, aqui deixo os livros paroquiais de Sobrado, online, pois algo me pode ter escapado.
https://tombo.pt/f/cpv09#BIRT

Resposta

Link directo:

Registro de nascimento de Antonio Reigadas Vieira

#421775 | miguel monteiro | 16 fev 2020 22:53 | Em resposta a: #421774

Caro J.Resende

Em Malpartida só tenho conhecimento de batismos online, até 1860.
Cumprimentos e parabéns pela ajuda que dá aos confrades.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen