Localização do registro de nascimeto de minha avó Christina de Jesus Loureiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Localização do registro de nascimeto de minha avó Christina de Jesus Loureiro

#421396 | João Luiz | 06 fev 2020 03:59

Olá amigos,

Meus quatro avós são portugueses, todos migraram para o Brasil no início do séculos passado.

Eu já obtive a nacionalidade lusa uma vez que minha mãe é viva e consegui primeiro a cidadania lusa para ela e então ela me passou por atribuição.

Todavia tenho primos pelo lado paterno onde a linha de descendentes foi desfeita uma vez que o pai deles (meu tio), como dito anteriormente, filho de portugueses já é falecido, assim será necessário fazer seus processos como netos.

Obtive a certidão de nascimento do meu tio, pai de meus primos, e infelizmente meu avô não foi o declarante do nascimento em tal certidão.

Desta forma só restou fazer o processo pela minha avó paterna, mãe de meu tio, que como também á dito é portuguesa.

Para tanto preciso localizar seu registro de nascimento e então peço a colaboração e ajuda dos amigos.nesse sentido, esses são os dados dela que disponho:

Nome: Christina de Jesus Loureiro (nome de solteira)
Filiação: Jayme Salvador Ferreira e Eduarda Augusta
Nascimento: 16 de julho de 1899
Possível local de nascimento: Viseu -Sernancelhe - Fonte Arcada / que é uma Freguesia que já foi extinta

Este são os dados que disponho: o nome, filiação e data de nascimento eu retirei da certidão de casamento de minha avó com meu avô...

O possível local de nascimento e registro, foi obtido mediante informações verbais de outros parentes.

Se alguém puder de alguma forma ajudar de antemão já estou grato!

João Luiz Gonçalves Vieira

Resposta

Link directo:

Localização do registro de nascimeto de minha avó Christina de Jesus Loureiro

#421397 | mila1000 | 06 fev 2020 09:19 | Em resposta a: #421396

João,

Ela nasceu em 1896, como pode ver:

batismo 13.tif

foi legitimada pelo casamento dos pais em 30 de maio de 1900 ou 1906 (não consegui entender)

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063169


Óbito 1988
Viúva Manoel Reigadas Vieira

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1CQ-SJS?i=107&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7Q5F-HXPZ


Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Localização do registro de nascimeto de minha avó Christina de Jesus Loureiro

#421411 | João Luiz | 06 fev 2020 16:49 | Em resposta a: #421397

Olá Mila,

Muitíssimo obrigado por sua preciosa colaboração, realmente, eu e meus primos estamos muito gratos.

Como dito na mensagem original que postei, tenho meus quatro avós portugueses, e dessa forma penso que apesar de ter nascido no Brasil eu sou um português real, brinco ainda com os meus que ter nascido deste lado do Atlântico foi um "acidente de percurso" - rsrsrsrs

Gostaria de, se possível, e não lhe for causar nenhum transtorno ou contratempo, de pedir uma outra informação.

Com esse registro de nascimento de minha avó que você me enviou, agora tenho o de três de meus quatro avós, desta forma gostaria de obter o único que ainda falta que é de meu avô paterno.

Esses são os dados dele que disponho:

Essas constantes no consulado de Portugal no Rio de janeiro

Nome: Manoel Regadas Vieira
Filiação: Nicolau Regadas e Maria Joaquina Vieira
Nascimento: 21/03/1893
Local de nascimento: Sobrado, Concelho de Arouca

Tenho também dados guardados num pequeno e muito antigo livro de anotações familiares e uma delas é uma possível transcrição feita a mão em caneta de pena do registro de nascimento de meu avô que a seguir reproduzo:

"Aos três dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos noventa e três, nesta Igreja parocchial de Santa Maria de Sobrado no Concelho de Paiva, diocese do Porto baptizei solenimemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Manuel e que nasceu nesta freguesia no lugar da Rua às onze horas da noite do dia vinte e dois do mês de Maio do ano de mil oitocentos e noventa e três filho legítimo de Nicolau Regadas, empregado do Real d' Água e Maria Joaquina, governadora de sua casa, naturais e recebidos da freguesia de Malpartida, concelho de Almeida diocese da Guarda, paroquianos e moradores desta freguesia de Sobrado no lugar da Rua, neto paterno de José Regadas e Antónia Lameira, e materno de José Vieira e Maria Jacinta. Foi padrinho Manuel Pereira, recebedor e Adília Albertina da Maia Romão, solteiros, os quais todos sei serem os próprios. E para constar, lavrei em duplicado este assento, que, depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o assinaram."

Como pode se ver os dados são diferentes em ambos registros.

Se puder então de alguma forma de ajudar ficarei muito grato, caso não o possa estarei grato da mesma forma pela maneira prestativa e gentil que já me atendeu no pedido anterior.

Mais uma vez grato,

João Luiz Vieira

Resposta

Link directo:

Localização do registro de nascimeto de minha avó Christina de Jesus Loureiro

#421414 | mila1000 | 06 fev 2020 18:07 | Em resposta a: #421396

João,

Confesso não ter entendido o que deseja. O documento do batismo acima aqui está:

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189588
batismo 12 – Manoel
freguesia de Sobrado, Concelho Castelo de Paiva, Distrito Aveiro
imagem 16.tif

Mila

Resposta

Link directo:

Localização do registro de nascimeto de minha avó Christina de Jesus Loureiro

#421417 | João Luiz | 06 fev 2020 19:13 | Em resposta a: #421414

Mila,

Muito obrigado mais uma vez!

O que pedi agora era realmente o que você me conferiu, apenas a imagem do registro de nascimento de meu avô, pois a transcrição eu já a possuia mas não tinha certeza de estar correta, visto que foi apenas copiada a mão.

Com esse a imagem deste documento passo a possuir a cópia de original dos registros de meus quatro avós, que era o desejo de cunho sentimental uma vez que os outros registros que eu já possuía haviam me possibilitado as medidas práticas voltadas a obtenção de cidadania lusa.

Muito obrigado mais uma vez,

Com os melhores cumprimentos,

João Luiz Vieira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 10:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen