pesquisa passaporte minha avó

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

pesquisa passaporte minha avó

#415862 | sonia gonçalves | 26 jun 2019 17:02

Solicitei no Cepese ps dados do passaporte da minha avó, paguei a remessa como solicitado. Em retorno recebi um email com as informações :
Arquivo : porto
Livro : 3420
passaporte 889
tipo ida
nome Maria Rosa Rodrigues ou Gonçalves
Conselho Vila Verde
idade 60
profissão doméstica
escreve não
obser. : 1/0
nome - Aurora
grau - filha
idade - 18 anos
sexo - feminino
civil - s/indicação
E agora o quie faço ? eu queria a data que ela emigrou. Esta foi uma visita com minha tia Aurora que é nasceu aqui no Brasil em 1899. Acredito que minha avó veio gravida para o Brasil.

Resposta

Link directo:

pesquisa passaporte minha avó

#415868 | MCNN | 26 jun 2019 19:19 | Em resposta a: #415862

Boa tarde

No link seguinte pode ver o registo do pedido de passaporte de sua avó e de sua tia Aurora (Contém a fotografia de ambas):

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411684

(tem de selecionar a imagem 303.tif. É o primeiro registo)

Este passaporte foi pedido em 15/04/1919, pelo que a viagem deve ter sido feita nos meses seguintes.

Sua avó seria natural de Vila Verde. Existem várias localidades com esse nome em Portugal, mas consultando na Base de Dados do Cepese conclui-se que muito provavelmente sua avó fez anteriormente duas viagens para o Brasil (a primeira com 37 anos de idade e a segunda com 48 anos de idade) e que devia ser natural da freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó, distrito de Vila Real..

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

pesquisa passaporte minha avó

#415869 | sonia gonçalves | 26 jun 2019 20:23 | Em resposta a: #415868

Caro Sr. Mario, não imagina a benção que me proporcionou. Ver a foto de minha avó foi maravilhoso. A minha tia Aurora eu cheguei a Conhecer. Desculpe se vou lhe ocupar mais uma vez. Tenho 76 qnow e muita dificuldade , pois enxergo pouco, embora já tenha operado 3 vezes.
Como consigo saber a outras vezes que ela veio ao brasil. Tinha uma filha que nasceu em portugal, Albina Gonçalves. Meu pai não sei onde nasceu e nem o ano certo do seu nascimento. Quando ele morreu eu era muito pequena.A certidão de óbito dele não diz nada certo. Queria muito resgatar essas memórias na minha arvore antes de morrer.
Qualquer informação receberei de bom grado.

que a paz do Senhor esteja covosco.

Resposta

Link directo:

pesquisa passaporte minha avó

#415902 | MCNN | 27 jun 2019 17:11 | Em resposta a: #415869

Cara Sra Dona Sonia Gonçalves

Descobri o que aparenta ser outra viagem de sue avó Maria Rosa.

Sua avó pediu passaporte no Porto em 04/08/1896, e na altura afirmou ter 37 anos de idade. Ela disse que ia acompanhada de 3 filhos, a saber:

- José, de 10 anos de idade
- Albina, de 7 anos de idade
- Augusto, de 4 anos de idade

No link seguinte pode ver o registo do pedido deste passaporte:

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411747

(tem de selecionar a imagem 186.tif. É o primeiro registo em cima à esquerda, mas é de muito difícil leitura)

Entretanto, posso adiantar-lhe que sua avó e esses três filhos embarcaram em Lisboa em 08/08/1896 no vapor Portugal, tendo chegado ao Rio de Janeiro em 21/08/1896.

Relativamente a esse filho de nome Augusto, encontrei o seu óbito, apenas com 10 anos de idade, no Rio de Janeiro.

No link seguinte pode ver o assento de óbito do Augusto, datado de 01/05/1901. Quem foi o declarante foi o seu avô, que afirmou ter então 43 anos de idade. Seu avô assina também este assento:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XC97-255?i=25&cc=1582573

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

pesquisa passaporte minha avó

#415913 | sonia gonçalves | 28 jun 2019 03:49 | Em resposta a: #415902

Sr. Mario
mais uma vez fico agradecida ..... Já coloquei na minha árvore o retratinho de minha avó.
Para minha surpresa foram os filhos. O filho mais velho jose de com 10 anos . Seria meu pai , mas o nome do meu pai era Pedro Gonçalves. Quanto a Tia Albina bate certinho , e o aAugusto, eu nunca soube da existência. O fato de ter perdido meu pai muito cedo e por não ter naquela época os recursos
que temos hoje muito me dificultou. Eu fui temporão, quando fiquei moça todos já tinham morrido. .
Mas com a ajuda de Deus e sua ajuda já proguedi bastante.
Com meus sinceros agradecimentos
Sonia G.Gonçalves

Resposta

Link directo:

pesquisa passaporte minha avó

#416060 | sonia gonçalves | 03 jul 2019 20:54 | Em resposta a: #415862

caro Sr. Mario
Peço que e perdoe, mas gostaria que me explicasse como pesquisar para achar od dados do jose, pois o sr achou do Augusto. Da Albina, tenho as certidões de casamento. Não tenho de nascimento , pois não sei a freguesia.
o Meu pai, não sei onde nasceu, se em Portugal ou no Brasil, a idade dele é muito confusa.... o [pboto dele esta com muitos erros.

o que puder me ajudar eu agradeço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 00:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen