Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414351 | Cerdeira | 02 mai 2019 15:17

Ilustres Confrades.
Os meus cumprimentos.
Tenho em mãos a descendência de Gaspar Mendes, casado com Beatriz Pires, ambos nascidos no 3º quartel do Século XVI. Terão sido os mais antigos possuidores da «Casa de Cima», sita no Lugar de Cerdeira, Freguesia de Ribas, Concelho de Celorico de Basto.

Estou com dificuldade em entroncar estes antepassados, pelo que venho rogar-vos o obséquio de, se possível, me auxiliarem nesta demanda.

Antecipadamente grata

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414565 | SergioFres | 10 mai 2019 14:47 | Em resposta a: #414351

Colega, pode colocar aqui os dados que possa possuir sobre a descendência deste casal que esteja ligada a essa Casa? Pode ser que ajude outros, entre os quais, a mim, a entroncar casais de Ribas com essa Casa...

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414570 | Cerdeira | 10 mai 2019 16:51 | Em resposta a: #414565

Ilustre colega:

Agradecida pelo seu interesse e contacto.

Eis (ressalvando sempre mais douta opinião), a descendência de Gaspar Mendes, casado com Beatriz Pires, supostamente, os primeiros possuidores da Casa de Cima (ou do Casal da Aldeia de Cima - Cerdeira - Ribas).

1- Gaspar Mendes e Beatriz Pires tiveram Guiomar, Ana, Gaspar Mendes (2º que sucedeu na casa), Gonçalo Mendes (que terá dado início à Casa da Loja).

2- Gaspar Mendes (2º) terá nascido nos idos de 1639 e sucedeu na casa paterna, tendo ao mesmo sido atribuída a paternidade de Isabel (n.1610), Senhorinha Mendes e Domingas (n.1618). Casou Gaspar Mendes com Maria Gonçalves (1657), supostamente a filha de Gonçalo Afonso, o «Novo», das Eiras. Gaspar e Senhorinha tiveram:
- Sebastião Mendes, que sucedeu na casa paterna;
- Isabel Gonçalves Mendes (n.1620, que casou na Casa da Lijó com Afonso Gonçalves da Fonseca e tiveram Gaspar Afonso da Fonseca, casado com Maria Alvares de Araújo, filha do capitão Domingos Lourenço de Araújo. Estes tiveram Manuel da Fonseca Azevedo, que terá sido Cavaleiro da Ordem de Cristo e Fidalgo da Casa Real.
- Gaspar Mendes (3º), casou em 1640 com Margarida Gonçalves, filha de Afonso Gonçalves.

3- Sebastião Mendes casou em primeiras núpcias (1640) com Margarida Afonso Gonçalves (1664 , da Lijó) e em segundas núpcias (1666) com Maria Gonçalves, da Torre, Ribas. (Sebastião Mendes e o primo Gonçalo Mendes - 2º terão sido compossuidores de parte do Casal de Lamelas, em Ribas). Sebastião Mendes e Margarida Afonso Gonçalves tiveram Senhorinha Mendes (n.1648), que sucedeu na casa.

4- Senhorinha Mendes casou com Manuel Carvalho de Sousa (tendo aos mesmos sido renovados os prazos dos Casais de Cima e do Outeiro de Baixo). Tiveram:
- Jerónimo (n.1674);
- Francisco Carvalho, que casou com Maria Alvares da Cunha, da Casa da Torre, Ribas, filha de Domingos Machado e de Senhorinha da Cunha;
- Maria (n.1677);
- Senhorinha (n.1680);
- António (n.1681, que sucedeu na casa);
- Margarida (n.1683);
- Isabel Mendes de Carvalho (n.1686, casou com Francisco Machado de Moura Coutinho da Casa de S. Silvestre - Gémeos e tiveram Teresa Machado. Teresa Machado casou com António de Sousa e Castro, de S. Clemente);

5- António Carvalho (Mendes de Carvalho?) foi, em 1744, possuidor do Casal do Outeiro de Cima, do Casal de Cima, do Casal do Outeiro de Baixo. Casou em 1709 com Maria Meireles, filha de Gonçalo Meireles e de Senhorinha Francisca, de Lordelo. Tiveram:
- Teresa Maria (n.1715, que sucedeu na Casa);
- Joana Rosa (n.1722).

6- Teresa Maria Meireles de Carvalho casou em 1736 com João Teixeira de Campos, filho de Domingos Teixeira e de Domingas Martins, da Granja, e tiveram:
- Maria Teresa (n.1737);
- Isabel de Campos;
- Manuel José que sucedeu na casa;
- Domingos Teixeira que casou com Antónia da Silva da Mota, de Lamelas.

7- Manuel José Teixeira de Meireles foi capitão das milícias de Basto (supõe-se) e casou, no terceiro ou quarto quartéis do Séc. XVIII, com Clara Joana de Abreu e Sousa, filha de Bento José de Carvalho e Sousa e de Brízida de Abreu, da Casa de Sousa, S. Clemente. Manuel e Clara tiveram:
- Manuel Teixeira de Abreu, que foi capitão do regimento de milícias de Basto - patente de 24/11/1809;
- Rosa Teixeira (n.1775);
- Bernardo (n.1776, que sucedeu na casa paterna);
- Inácio (n.1777);
- Clara Joana de Abreu, que casou com Manuel José Guedes da Casa da Aldeia de Riba;
- José (n.1780);
- Angélica Joaquina de Sousa (n.1781);
- António Teixeira de Abreu, que terá sido cirurgião diplomado pela Academia Cirúrgica do Porto;
- Joaquim (n.1787);
- Ricardo;
- Ana (n.1792);
- Pedro Joaquim (n.1794);
- Josefa (n.1796).

8- Bernardo José Teixeira de Abreu foi também capitão do regimento de Milícias de Basto e casou com Maria Teixeira de Andrade, filha de José Teixeira e de Maria Rosa de Andrade de Mixões. Tiveram:
- Francisca (n.1825, que sucedeu na casa);
- Teresa (n.1827);
- António (n.1832).

9- Francisca de Andrade casou com José Luís Cerqueira, filho de José Cerqueira e de Maria Teresa da Mota, da Reigada e tiveram:
- Manuel António (n.1838, que sucedeu na casa);
- José (n.1840);
- Narciso (n.1842);
- Clara (n.1844);
- Avelino, que casou com Emília Sousa Guedes;
- Bernardo (n.1845);
- Maria Madalena (n.1845);
- Ana (n.1851).

10- Manuel António Cerqueira da Mota e Abreu casou com Ana Joaquina da Mota e tiveram:
- Aurélio da Mota Cerqueira e Abreu;
- José Cerqueira da Mota;
- Benedita;
- Florinda;
- António Cerqueira da Mota, que sucedeu na casa, tendo radicado a família na cidade do Porto. Casou com Elisa dos Santos Caria, de Pinhanços - Seia;
- Narciso da Mota Cerqueira e Abreu.

11- António Cerqueira da Mota nasceu em 13/08/1876 e casou com Elisa dos Santos Caria, de Pinhanços, Seia. Estabeleceu-se na cidade do Porto, explorando o estabelecimento designado «A Medicinal». Tiveram:
- António Cerqueira da Mota e Abreu;
- Manuel Cerqueira da Mota e Hermínia dos Santos Cerqueira da Mota.
- Hermínia dos Santos Cerqueira da Mota.

Poderá o ilustre colega ter alguma dificuldade em identificar a aludida casa, já que a mesma foi objecto de venda nos idos de 1950, tendo sofrido então profundas obras que terão alterado a sua configuração original. No entanto, se estiver interessado, poderei remeter-lhe algumas fotos antigas, em boa verdade, trata-se um pouco da história de Ribas!

Meu email é alexandra.adv@sapo.pt, caso tenha eu o gosto de ter captado o interesse do colega.

Aguardo prezado contacto.

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414592 | SergioFres | 11 mai 2019 10:58 | Em resposta a: #414570

Muito bom dia e muito obrigado pela sua resposta,

Vou tentar cruzar estas informações com as minhas, na esperança que ambos obtenhamos benefícios nas nossas pesquisas genealógicas.

O meu mail é sergiofrespt@gmail.com

Moro em Cabeceiras de Basto, pesquiso essencialmente neste concelho e nos vizinhos, sobretudo nos de Celorico, Fafe, Vieira do Minho e na freguesia de Salto do concelho de Montalegre...

Permite-me perguntar-lhe se também pesquisa nestes concelhos e, necessitando de alguma informação, peço-lhe que esteja à vontade para entrar em contacto e solicitar-me informações sobre os meus dados.

Enviarei mail para a informar do resultado da minha análise destas informações que aqui colocou.

Agradecendo novamente,

Atentamente,

Sérgio Fernandes

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414596 | natrix | 11 mai 2019 14:47 | Em resposta a: #414570

Cara Alexandra,

Desculpe a curiosidade.

É da família Cerqueira da Mota ?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414598 | Cerdeira | 11 mai 2019 16:18 | Em resposta a: #414596

Caríssimo Pedro:
Sim, sou da família Cerqueira da Mota, mas já «tripeira» pois nasci e resido na cidade do Porto!
Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414599 | Cerdeira | 11 mai 2019 16:34 | Em resposta a: #414592

Caríssimo Sérgio Fernandes.
Para mim é um gosto partilhar as informações de que disponho.

Essencialmente, pesquiso nos concelhos de Celorico de Basto e de Ribeira de Pena (Cerva) - algumas
famílias cervenses têm ligação com outras famílias de Basto.

Tenho deparado com inúmeras dificuldades já que não sou expert em genealogia, sendo bem diferente a área de conhecimento na qual laboro.

Aguardo com bastante interesse pela leitura e análise que fará aos meus dados.
Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414600 | natrix | 11 mai 2019 16:45 | Em resposta a: #414598

Cara Alexandra,

Tenho algumas fotografias de familiares seus - uma delas datada de 1930, as outras mais ou menos dessa altura - nomeadamente de Hermínia e Manecas Cerqueira da Mota.

Se pretender, como tenho 5 ou 6 digitalizadas, posso enviar as fotos por mail.

Duas delas foram precisamente tiradas na Cerdeira, outras em Fafe e no Porto.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414603 | Cerdeira | 11 mai 2019 17:22 | Em resposta a: #414600

Caríssimo Pedro.

Manecas C. da Mota é meu avô e Hermínia é a minha mui querida tia, infelizmente ambos já falecidos.
Teria o maior gosto em ver tais fotografias, pelo que, muito reconhecida, rogo-lhe o respectivo envio para o meu mail alexandra.adv@sapo.pt

Perdoe a curiosidade, é o Pedro familiar do Sr. Coronel Sousa Guedes? Sei que muitos e agradáveis momentos passaram todos, em convívio, na Cerdeira! Tenho extractos do Jornal «O Liberal de Basto» aludindo a tais tempos idos, talvez décadas de 30 ou 40.

Antecipadamente grata,
Com os melhores Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414604 | natrix | 11 mai 2019 17:30 | Em resposta a: #414603

Cara Alexandra,

Nada tenho a ver com o dito Coronel Sousa Guedes.

A sua família era muito amiga da minha (Sousa Alves, de Fafe) pelo que, apesar de nunca os ter conhecido, ouvia falar muito em casa da Hermínia e do Manecas.

Eu ainda hoje lhe envio as fotografias.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414605 | natrix | 11 mai 2019 17:59 | Em resposta a: #414351

Cara Alexandra,

Acabei de lhe enviar 5 fotografias.

Terei mais não digitalizadas, mas terei de as procurar.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414606 | Cerdeira | 11 mai 2019 18:02 | Em resposta a: #414604

Muito obrigada, Pedro.

Sim, minha tia Hermínia falava muito dos bons amigos de Fafe, D. Delfina de Fafe, se bem me lembro....
Peço desculpa pela minha imprecisão, em boa verdade, não tenho vivências ou memórias da Cerdeira.
Infelizmente, quando nasci já a Cerdeira havia sido vendida, facto que causou grande desgosto à família e, especialmente, a minha mãe Maria Cândida.

Mas são muitas as boas lembranças que meus familiares, em vida, partilharam comigo, motivo pelo qual, em honra de todos eles, me abalanço agora nesta pesquisa (difícil).

M. Cumprimentos,
Alexandraa

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414607 | natrix | 11 mai 2019 18:14 | Em resposta a: #414606

Cara Alexandra,

Não tem que agradecer.

Espero que goste das fotografias, nas quais aparece o seu avô.

A Delfina, amiga da sua tia Hermínia, era irmã do meu pai.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#414611 | Cerdeira | 11 mai 2019 22:06 | Em resposta a: #414607

Caríssimo Pedro:
Adorei as fotos.
Enviar-lhe-ei igualmente fotografias, penso que familiares meus poderão ter algumas mais.

M. Cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

Carvalhos,Casa de Lamelas,Ribas, Celorico de Basto

#424662 | manoell | 03 jun 2020 02:30 | Em resposta a: #414570

Saudações, não pude deixar de ter interesse sobre o assunto, pois descendo dos Ribas. Chego até Miguel Rodrigues Ribas que veio ao Brasil em torno de 1715 para cuidar das minas de Ouro de Paranaguá. Casou em Curitiba, Paraná com Maria Rodrigues de Andrade em 1720 e teve o filho Miguel Ribeiro Ribas Capitão Mor de Curitiba, que sempre teve negociações com Portugal. Está certo que esse ramo pertence à casa dos Ribas, Miguel Rodrigues Ribas era Filho de Rodrigo Ribeiro Ribas e Leonilda Angélica. Os possíveis registros desse tronco copetem à Portugal, assim se os nomes relacionados puderem levar à algum conhecimento, ficarei bastante grato.
manoel.erv@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen