Família Pina de Aragão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

Família Pina de Aragão

#413355 | joaocarreira | 23 mar 2019 18:40

Excelentíssimos Confrades,

Em http://www.memoriaportuguesa.pt/forum/t-102807, menciona-se a obra "Arvore da Família Pina de Aragão", por Martinho de Mendonça de Pina e Proença Homem, Letrado, Estrangeirado e Guarda-Mor da Torre de Tombo, nomeado por Carta Régia de 28 de Agosto de 1742.
Por ventura, já alguém consultou e será que será de fácil consulta?

Previamente grato e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Família Pina de Aragão

#418847 | joaocarreira | 20 out 2019 17:38 | Em resposta a: #413355

Caros Confrades,

Renovo o meu pedido.

Previamente grato e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Família Pina de Aragão

#418898 | PDAlmeida | 23 out 2019 15:49 | Em resposta a: #418847

Caro João Carreira,

Não conheço o manuscrito, mas tenho muito interesse e alguma informação na família PIna de Aragão da região de Celorico e Guarda, pois descendo de António PIna de ARagão casado com Isabel Osório, não tendo conseguido até hoje saber quem foram os progenitores desta Isabel.

https://geneall.net/pt/nome/1047618/antonio-de-pina-de-aragao/

De onde é a família que lhe interessa?

Muito obrigado,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Família Pina de Aragão

#418927 | joaocarreira | 25 out 2019 00:51 | Em resposta a: #418898

Caro Paulo Duarte de Almeida,

Desde já perdoe o meu atraso, mas só agora reparei na sua mensagem.
Eu descendo de João de Pina Aragão casado com Leonor Mendes, filho de Gabriel de Aragão e de Guiomar Correia de Pina, segundo a base do Geneall. Provavelmente nasceu em Celorico da Beira.

Eu fui criado em Loriga pelos meus avós maternos e a minha avó contava-me em criança que os Pinas, dos quais descendia pelo materno e paterno tinham ido para Loriga para fugirem dos franceses, mas que eram da Guarda, tendo nascido em Celorico da Beira, Vinhó e Linhares da Beira. Foi também o que ela ouviu dos pais e dos avós. Mas, o melhor que consegui foi graças à base do Geneall, embora haja uma discrepância com um folha familiar neste site quanto aos pais de Guiomar Correia de Pina.
Entretanto, encontrei há dias um 'link' sobre Jerónimo de Pina que me parece ser seu irmão. Tentei tirar alguns dados, mas terei de ver melhor e com todo o cuidado, pois não percebo bem a letra. Busco a verdade sobre as histórias da minha infância.
Encontra o João de Pina Aragão que provavelmente será parente do seu familiar.
https://geneall.net/pt/nome/210024/joao-de-pina-aragao/

O que encontrei recentemente:
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2350682

Espero que de alguma forma esta mensagem lhe possa ser útil nas suas pesquisas.
Com os melhores cumprimentos e muito agradecido,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Família Pina de Aragão

#418928 | joaocarreira | 25 out 2019 01:04 | Em resposta a: #418927

Post Scriptum:
Estive a ver o 'link' que gentilmente enviou e é curioso que o apelido Pina aparece uma única vez em toda a árvore. Este virá provavelmente pelo lado materno, cujos ramos não aparecem, mas é bastante curioso. Comparando o seu 'link' com o meu, diria que há apenas uma coincidência de apelidos. Infelizmente, sou apenas um mero curioso destes assuntos que apenas busca as raízes quaisquer que sejam, mas no seu caso tentaria saber tudo sobre Isabel Fernandes casada com Marcos de Aragão Cabral.
No distrito da Guarda, o apelido Pina é muito comum e é habitual ser pertença de famíliar numerosas; por exemplo, os meus bisavós do lado Pina tiveram 14 filhos e os pais da minha bisavó, 14 filhos tiveram o que complica a descoberta dos ascendentes por muito animada que seja a Ceia de Natal.

Muito grato e com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen