Como se cumprimentavam as pessoas em Portugal?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Direito | Famílias | Formação

Como se cumprimentavam as pessoas em Portugal?

#411287 | Tiago R de Andrade | 15 jan 2019 16:28

Boa tarde,

Gostava de lançar aqui um tópico que sempre me despertou alguma curiosidade. Está relacionado com a forma de cumprimento em Portugal ao longo do tempo.

Actualmente há quem se cumprimente com um beijo em cada face, outros apenas com um. Existem algumas pessoas que se cumprimentam com um aperto de mão, com uma saudação, vénia ou beijo na mão por exemplo. Claro está, dependendo do contexto particular/profissional ou meio social.

Comparando Portugal com outros países, tenho a sensação de que varia de país para país a forma de cumprimento, mesmo em contextos sociais idênticos.

Gostaria de ver aqui algumas opiniões acerca deste tipo de comportamentos ao longo da nossa História.

Obrigado.

TRA

Resposta

Link directo:

Como se cumprimentavam as pessoas em Portugal?

#411315 | MSS | 16 jan 2019 10:58 | Em resposta a: #411287

Caro TRA,
Foi muito variável, dependendo de regiões, classes sociais, dos emissores e dos destinatários do cumprimento. Mas deixo-te um relato único, que por motivos muito pessoais conheço que envolve duzentos anos e nove gerações consecutivas, todas de Lisboa, e prova os avanços e recuos do tipo de tratamento no seio de uma mesma família em que eram todos profissionais liberais e proprietários :
-2ª geração (nascida nos anos 10 do séc. XIX) tratava o Pai por "Senhor" na 2ª pessoa do plural;
-3ª geração (nascida nos anos 40 do séc. XIX) tratava o Pai por "Papá" na 3ª pessoa do singular;
-4ª geração (nascida nos anos 70 do séc. XIX) tratava o Pai por "Pai" na 3ª pessoa do singular;
-5ª geração (nascida nos anos 10 do séc. XX) tratava o Pai por "Pai" na 2ª pessoa do singular (o que era considerado socialmente uma bizarria);
-6ª geração (nascida nos anos 40 do séc. XX) tratava o Pai por "Pai" na 3ª pessoa do singular;
-7ª geração (nascida nos anos 60 do séc. XX) tratava o Pai por "Pai" na 2ª pessoa do singular;
-8ª geração (nascida nos anos 90 do séc. XX) trata o Pai por "Pai" na 2ª pessoa do singular;
-9ª geração (nascida nos anos 10 do séc. XX) trata o Pai por "Pai" na 3ª pessoa do singular.
Nota: só a 8ª geração é que ousou, para além do tratamento na 2ª pessoa do singular, usar, para além disso, o pronome "Tu" (por exemplo, enquanto a 5ª e a 7ª gerações diriam "Pai, se fores sair, leva-me", a 8ª geração diz "Pai, se tu fores sair, leva-me").
Um abraço,
Marcos

Resposta

Link directo:

Como se cumprimentavam as pessoas em Portugal?

#411326 | Tiago R de Andrade | 17 jan 2019 11:43 | Em resposta a: #411287

Caro Marcos,

Muito obrigado.

Abraço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 22:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen