AUCoimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património | Regiões

AUCoimbra

#410014 | Mar2006 | 28 nov 2018 16:09

Estou a escrever um livro sobre a região da Covilhã e pretendo tratar o período da 3a Invasão Francesa na região.
A informação é muito escassa. Na Covilhã só cerca de 60 anos depois surge a imprensa escrita. Gostaria de pesquisar no Arquivo da Universidade de Coimbra documentação sobre esta 3a invasão. Mas havia brigadas de saque por estas bandas.
Onde, como e a quem me devo dirigir para procurar tal documentação (jornais, correspondencia, relatórios, etc.) que aprofundem o que já tenho.
Antecipadamente agradeço.

Resposta

Link directo:

AUCoimbra

#410023 | josemariaferreira | 28 nov 2018 18:04 | Em resposta a: #410014

Caro confrade

A informação é muito escassa ou nula! O regime liberal que se instalou e Portugal depois das invasões francesas não ia deixar documentação que comprometesse os seus correlegionários franceses das atrocidades praticadas em Portugal, compreende-se facilmente, tudo a bem do liberalismo por eles apregoado, ainda hoje por aí proliferam indivíduos desses, agora com uma nova cara de neo-liberais!
De qualquer maneira não desista de procurar, porque quem acredita sempre alcança!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

AUCoimbra

#410057 | RCorreia | 29 nov 2018 12:53 | Em resposta a: #410014

Tente ver o que AUC possa ter através da pesquisa no site. Uma outra fonte poderão ser os arquivos militares.

No AUC será bem recebido e ajudado mas sem ter certezas do que procura em concreto pode custar-lhe muito tempo.

RC

Resposta

Link directo:

AUCoimbra

#410059 | RCorreia | 29 nov 2018 13:08 | Em resposta a: #410057

Existe um site Covilhã - Subsidios para a sua história que tem alguma informação.

Resposta

Link directo:

AUCoimbra

#410083 | Mar2006 | 30 nov 2018 10:49 | Em resposta a: #410059

Conheço o que sobre a materia está no site "Covilhã, subsídios...".
Mas áparte alguns relatos de párocos sobre mortos nessa época, há pouca matéria. Interessa-me conhecer por onde andaram os franceses, quantos, onde estavam instalados, etc.
Bem haja

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 14:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen