Ajuda para Assento de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda para Assento de Nascimento

#409623 | Alexnac | 13 nov 2018 18:58

Boas tardes,

Tenho um problema complexo, procuro o assento de nascimento, e qualquer outra informação, sobre a mãe de uma amiga mas o que tenho é pouco e, pior, incoerente.

A pessoa chama-se "Infância da Conceição Gonçalves" é filha de "Alfredo Augusto Gonçalves" e de "Rita dos Prazeres". Nasceu, supostamente, a 2 de Janeiro de 1910 (sempre comemorou esse dia como o seu aniversário) numa aldeia perto de Coimbra (infelizmente não sei qual).
Terá ido com o pai para o Brasil em 1913, com 3 anos, mas os registos de imigração mostram que a família foi apenas o pai, a mãe e duas irmãs (ainda) mais novas; Aurora e Cacilda da Conceição Gonçalves. Não sabemos como é que ela foi parar no Brasil...mas lá fez a sua vida, casou-se, teve filhos e faleceu. Na certidão de óbito brasileira consta como nome da mãe "Perpétua da Conceição Gonçalves"...mas penso que teria sido uma segunda mulher do pai.
Já agora o pai é originário de Bragança e encontrei registos da sua progenitora (a avô de quem procuro): Angelina Conceição.

Quem puder ajudar agradeço!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409627 | Alexnac | 13 nov 2018 20:03 | Em resposta a: #409623

Encontrei o que julgo ser o registo de entrada no Brasil da Sr.ª Infância da Conceição Gonçalves, e está indicada que entrou sendo a enteada de uma tal "Perpétua dos Prazeres". Presumo que seja a Tia, Irmão da mãe. E terá sido quem a criou, o que ajuda a explicar algumas das informações anteriores.

A nota mais relevante é que a data de nascimento aparece como: 14/07/1909!
O que, para mim, faz todo o sentido. Sempre desconfiei da data 2 de Janeiro!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409641 | Alexnac | 14 nov 2018 02:11 | Em resposta a: #409627

Mais uma informação nova e que é relevante; a pessoa de quem procuro informações provavelmente não terá nascido na zona de Coimbra mas sim na zona de Bragança.

O pai era de Bragança, casou-se por lá com "Rita dos Prazeres", teve por lá duas filhas Aurora e Cacilda. Encontrei o Assento de Nascimento da meia-irmã, "Aurora da Conceição" em "Grijó da Parada" a 14 de Janeiro de 1909. A Cacilda já deve ter nascido após 1910! Já não se encontra nos registos paroquiais.

A mãe (Perpétua da Conceição) era igualmente da zona de Bragança; mais concretamente de Travanca-Mogadouro; mas não encontrei nenhuma pessoa com o nome "Infância", nascida por volta de Julho de 1909 em nenhum dos registos (Travanca e Grijó)!

Agradeço qualquer ajuda!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409642 | Smsantos55 | 14 nov 2018 04:12 | Em resposta a: #409623

Infância de Jesus, assento n° 9, freguesia Grijó de Parada, batismo em 28/04/1907, nascimento em 14/04/1907, filha de Alfredo Augusto Gonçalves e Rita do Carmo.

Casamento de Alfredo Augusto Gonçalves e Rita dos Prazeres, em 26/08/1906.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409659 | Jorge Resende | 14 nov 2018 17:21 | Em resposta a: #409623

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1186629 tif 16 batismo de Infância assento9

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409660 | Jorge Resende | 14 nov 2018 17:23 | Em resposta a: #409623

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1186656 tif 4 Casamento Alfredo e Ria

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409688 | Alexnac | 15 nov 2018 21:24 | Em resposta a: #409642

Uau...

Não recebi aviso desta resposta. E só agora vi! Só posso agradecer muitooooo mesmo!
Andei a tentar mas está visto que me falta calo!
Muito obrigado!!!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento

#409689 | Alexnac | 15 nov 2018 21:27 | Em resposta a: #409659

Caro Jorge (e Sidney)... muito, mas muito obrigado!
Vocês são fantásticos!

Eu andei a embrenhar-me, o melhor que pude, e é um mundo novo e fascinante!

Estou muito grato! E ao fórum que é algo incrível. As pessoas dispõem-se a ajudar. Uau...é de louvar! Sinceramente!

Estou com um enorme sorriso nos lábios. Obrigado aos dois!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen