Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406733 | mateus.bsp | 23 ago 2018 09:51

Olá! Preciso de ajuda. Estou pesquisando sobre a minha bisavó paterna, nascida em Trevões em 31/01/1900. Dela eu tenho todos os dados, mas apenas os nomes dos pais, nada mais além disso.
Não estou conseguindo encontrar muitos dados na Torre do Tombo pois os registros lá - pelo que eu descobri na minha pesquisa - datam de até 1895.
Eu tenho um outro lado da minha família que veio de Braga e tenho usado muito o blog Heróis do Homem e Cavado para a pesquisa, o que tem ajudado demais.
Existe algum site similar em que eu possar fazer a pesquisa mais facilmente?
Desde já agradeço muito a ajuda!

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406759 | jlrsousa | 23 ago 2018 22:26 | Em resposta a: #406733

Os registos de Trevões anteriores a 1895 encontram-se dispersos entre o Arquivo Distrital de Viseu e o Arquivo e Museu Diocesano de Lamego e encontram-se todos disponiveis online. Procure em tombo pt para um acesso mais fácil.

Cumprimentos,

João de Sousa

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406769 | mateus.bsp | 24 ago 2018 02:41 | Em resposta a: #406759

Muito obrigado pela dica, João!!!
Abraços!!

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406784 | jaboo | 25 ago 2018 00:24 | Em resposta a: #406733

Caro Mateus,

Que famílias procura em Trevoes? Eu tenho algumas estudadas.

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406789 | mateus.bsp | 25 ago 2018 07:46 | Em resposta a: #406784

Olá, João!

A família que procuro é da Costa Monteiro.

Minha bisavó se chamava Laura da Costa Monteiro e tinha uma irmã Anita da Costa Monteiro.
Os pais delas se chamavam Manoel da Costa Monteiro e Magdalena da Costa Monteiro.

Estou tendo muitas dificuldades em encontrar qualquer coisa sobre eles. Da minha bisavó só sei pq os documentos dela estão guardados com o meu tio-avô, mas fora isso só tenho os nomes mesmo.

Ela veio em julho de 1918 aqui para o Brasil (Rio de Janeiro), e nasceu em 31/01/1900.

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406820 | jaboo | 26 ago 2018 18:40 | Em resposta a: #406789

Caro Mateus,

Fui ver os anos entre 1895 e 1905 e não houve nenhum casal "Manuel da Costa Monteiro e Madalena da Costa Monteiro" a baptizar filhos em Trevões. Pode dizer-me onde encontrou a data de nascimento da sua bisavó paterna?

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406835 | mateus.bsp | 27 ago 2018 02:02 | Em resposta a: #406820

João!

Hoje eu descobri por uma prima que também investigou esse lado da família e tenho as informações aparentemente todas erradas!!

a minha bisavó Laura da Costa Monteiro nasceu em Pereiro, Tabuaço, Viseu no dia 20/01/1900. Era filha de Manoel (ou Manuel) Antonio da Costa e Maria Madalena.

Procurei no site da Torre do Tombo, mas não encontro os cadernos de batismo de Pereiro para esse ano de 1900. Vou tentar procurar o batismo do Manoel Antonio da Costa, mas vai ser um tiro no escuro. Espero encontrar algo.

Você usa quais fontes para fazer a pesquisa? Aqui do Brasil só tenho como pesquisar no Tombo ou na sorte mesmo em outros sites de genealogia.

Abraços!

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#406995 | jaboo | 31 ago 2018 02:40 | Em resposta a: #406835

Mateus,

Eu uso também o site dos Mormones (familysearch.org) para ver registos portugueses. No entanto, o site apenas é acessivel aos membros dos mormones. Para os não mormones, é preciso ir aos centros de famílias e utilizar os computadores do centro.
Dw qualquer maneira, encontrei a sua bisavó Laura que de facto nasceu no Pereiro em 20 de Janeiro de 1900 e foi ali baptizada em 27 de Maio do mesmo ano, filha de Manuel António da Costa, de Trevoes e de sua mulher Maria Madalena, do Pereiro. Neta paterna de Manuel da Costa Colim e de sua mulher Maria Rita Aranda, ambos de Trevoes; neta materna de António Monteiro Junior e de sua mulher Maria Florinda. Por esse "Colim" de Trevoes, somos parentes afastados :)

Mas existe uma confusão nos registos de Trevoes pois em certos registos o Manuel da Costa Colim aparece como filho de Antonio da Costa e de Maria Teresa Colim; noutros registos como filho de João da Costa Cachinho e Ana Maria Colim. Penso que o Padre embaralhou tudo pois quem casou com a Maria Teresa Colim foi o João da Costa Cachinho (que era irmão do dito António da Costa, este casado sim com uma Maria Antonia Fernandes).
Abraço,
João Braz

Resposta

Link directo:

Registros Paroquiais - Trevões, São João da Pesqueira

#407001 | mateus.bsp | 31 ago 2018 05:14 | Em resposta a: #406995

João!!! Que incrível!!! Como você conseguiu esses dados?? Estou muito feliz aqui, pensei que não conseguiria nada da minha bisavó.

E ainda mais incrível que somos parentes distantes!! Anote meu e-mail, vamos trocar mais informações por lá! mateus.bsp@gmail.com

Abraços!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 06:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen