genealogia/Loureiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

genealogia/Loureiro

#18255 | José AT Loureiro | 08 mar 2002 21:44

Busco informações genealógicas a respeito da familia LOUREIRO em portugal

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#18268 | silvestre | 08 mar 2002 23:14 | Em resposta a: #18255

De que zona são os seus Loureiro? Os meus são de Sobral de Papísios, carregal do Sal
Vera

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79496 | RodolfodosReis | 16 dez 2004 01:15 | Em resposta a: #18268

Os meus tambem são de Carregal do Sal ( o meu trisavô -n 1866-), e os pais dos Pardieiros( tem mistura com os de Albuquerque , com os Cardoso e com os Coelho). Se souber alguma coisa acerca desta Familia e que me possa contactar deixe uma mensagem aqui no Forum que logo lhe deixarei o meu contacto de
e-mail. vai se a ver ainda somos primos...
Obrigado
Sem mais demoras
Rodolfo dos Reis, 16 anos

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79506 | Mavasc | 16 dez 2004 09:09 | Em resposta a: #18255

Caro José Loureiro

Há "Loureiros " em Viseu e informação sobre eles na Revista Beira Alta. Na zona do Sátão uniram-se aos Oliva e Sousa.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79512 | bbarahona | 16 dez 2004 10:15 | Em resposta a: #79506

Cara Mavasc,
como posso ter acesso à Revista Beira Alta? Teria interesse em conhecer esses Loureiros de Viseu.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79516 | Mavasc | 16 dez 2004 10:43 | Em resposta a: #79512

Caro bbarahona

A revista Beira Alta é editada pela Assembleia Distrital de Viseu, creio. Ou contacta esta última ou pode encontrar, de certeza, na Biblioteca Nacional.
Os Loureiro a que me refiro são ascendentes paternos do Marechal de Campo António de Oliva e Sousa de Sequeira,
5º Avô Sebastião Rodrigues de Loureiro
4º Avô João Rodrigues de Sequeira e Loureiro, Capitão-Mór de Ansemil e mais coutos de Malta
3º Avô Domingos de Sequeira e Loureiro, bacharel em Direito e Sargento-Mór de Ferreira de Aves
Bisavô João Rodrigues de Sequeira e Loureiro Ferreira Soito, Capitão de Ordenanças no concelho de Ferreira de Aves
Avô Luis Felix de Sequeira e Loureiro, bacharel formado em Direito ,Capitão-Mór no concelho de Ferreira de Aves e Almoxarife-Ouvidor. Casa com Micaela Luiza de Oliva e Sousa Cabral e teve vários filhos entre os quais João de Sequeira Oliva e Sousa Cabral, que herdou a casa e vínculos de que seu pai fora administrador e foi pai de António de Oliva e Sousa de Sequeira.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79520 | HBF | 16 dez 2004 11:03 | Em resposta a: #79512

Caros Confrades

Há de facto vários Loureiros , naquela zona de Vizeu.
Uns deles , são de Silgueiros , perto de Vizeu , descendentes do famoso LUIS DE LOUREIRO , herói de Mazagão.
Existe um livro sobre este herói da nossa História.
Não tenho agora presente o nome do livro , mas se tiverem interesse , posso procurar lá em casa.

Cumprimentos , um Santo Natal e Bom Ano Novo

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79522 | Mavasc | 16 dez 2004 11:11 | Em resposta a: #79516

Caros confrades

Nas "Ascendências Viseenses" Manuel Abranches Soveral trata , também de "Loureiros" e ligação a "Figueiredos e " Rêgo/Moreira"

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro de Carvalho

#79528 | feraguiar98 | 16 dez 2004 12:27 | Em resposta a: #79506

João Roberto Loureiro de Carvalho, terá nascido por 1890/1900, foi director dos serviços aduaneiros em Moçambique e casado com uma senhora D. Emília (?) de quem não houve descendência.
Creio contudo que poderá ter tido irmãos em Lisboa.

Agradeço qualquer informação.

Melhores cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79531 | silvestre | 16 dez 2004 12:40 | Em resposta a: #79496

Caro Rodolfo
Infelizmente deparei-me com a falta de livros da freguesia de Sobral de Papísios e fiquei por aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=145814
De qualquer modo, os Coelho e Albuquerque também me interessam. Escreva.
juzarte @ iol . pt
Vera

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79545 | loureiro | 16 dez 2004 15:15 | Em resposta a: #79520

Caros confrades

Os Loureiro de Silgueiros, Viseu, são descendentes de Daganel, senhor do Loureiro e de D. Sancha Gonçalves que aí instituiram um padroado no séc. XII e que viveram na Quinta do Loureiro em Silgueiros que deu origem ao nome Loureiro.

É seu descendente Luís do Loureiro, aquém foram dadas armas novas pois até aí os Loureiro usavam as armas dos Figueiredos. Luís do Loureiro instituiu o Morgadio do Loureiro. A sua descendência extinguiu-se tendo passado o morgadio para outros Loureiros seus parentes.

Cumprimentos,

J. C. Canelas

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79551 | HBF | 16 dez 2004 16:19 | Em resposta a: #79545

Caro J C Canelas

De facto existe descendência de Luis de Loureiro , quer na Casa de Cães quer na Casa de Prime.

Posso tentar saber mais.

Cumprimentos

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79584 | GML | 17 dez 2004 10:47 | Em resposta a: #79516

Cara Maria Benedita,

A sua mensagem despertou a minha atenção. O primeiro Loureiro que encontro na minha ascendência é Bernardo José de Loureiro, que foi Capitão de Ordenanças de Lordosa e Calde, mas que antes tinha tido um posto inferior (ajudante, se não me engano) precisamente em Ansemil, da Ordem de Malta.

Pelos registos paroquiais, não consegui encontrar este apelido em nenhum dos seus ascendentes mais próximos, mas o que é verdade é que no seu processo para ser admitido como Capitão, várias testemunhas atestam as sua qualidades pessoais, entre as quais um outro Loureiro (Morgado, se não me engano), o que me leva a crer que faria uso do apelido por direito.

Será que encontrou este nome nas suas pesquisas? Agardecia-lhe qualquer tipo de informação.

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79590 | Mavasc | 17 dez 2004 11:44 | Em resposta a: #79584

Caro Gui Maia de Loureiro

O nome que menciona não consta da ascendência do Marechal de Campo ,mas vou verificar na revista Beira Alta, que não tenho aqui, e que refere mais "Loureiros" de Viseu e arredores. Já tentou procurar nas "Ascendências Viseenses"?
Se encontrar o "seu" Bernardo José dou notícia.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79595 | loureiro | 17 dez 2004 12:56 | Em resposta a: #79551

Caro Henrique de Brito e Faro

Agradeço a sua resposta e gostaria que me informasse mais sobre a descendência de Luís de Loureiro, o Grande Capitão.

As informações que tenho da descendência de Luís de Loureiro são sa seguintes:

1. Luís de Loureiro casou com Guiomar Machado e tiveram:

1.1- Henrique de Loureiro que morreu novo em combate no Note de África.

1.2- Ambrósia de Loureiro, 2ª Morgada do Loureiro, c.c. Lopo Peixoto de Melo e tiveram:
1.2.1- Joana de Melo, 3ª Morgada do Loureiro, c.c. D. Álvaro de Castro, s.g.

1.3- Isabel de Loureiro, 4ª Morgada do Loureiro, c.c. D. Luís da Cunha, s.g.

teve ainda bastardos de Brites deEscouar (ou Escobar):
1.4- Luís Anes do Loureiro, que morreu também em combate em África, sem sucessão.

1.5- Henrique de Loureiro, frade que tomou o nome de frei Luís do Loureiro.

1.6- Genebra, Freira.

O Morgadio passou em seguida para Nuno de Barros do Loureiro seu parente.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79598 | GML | 17 dez 2004 13:04 | Em resposta a: #79590

Cara Maria Benedita,

Agradeço a sua mensagem e a sua disponibilidade para verificar a revista Beira Alta. Folheei as "Ascendências Viseenses" e nada encontrei sobre este meu antepassado. A verdade é que julgo que os seus pais e avós seriam pequenos lavradores dos arredores norte de Viseu. Bernardo José terá adquirido fortuna e acabou por alcançar uma posição de algum destaque social e das duas uma: ou adoptou um apelido que não era o da sua família, mas que certamente "abria portas" na região; ou recuperou um apelido que sendo de seus antepassados, tinha sido abandonado.

Agradeço-lhe mais uma vez a sua atenção.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79633 | ffarrajota | 17 dez 2004 18:17 | Em resposta a: #79590

D.Benedita,
A família Loureiro com origem em Viseu e arredores interessa-me. Tenho antepassados que se instalaram em S.Romão, oriundos de Nandufe (acho que fica no distrito de Viseu), como adquirir essa revista sobre Ascendências Viseenses. Além dos Loureiros, tenho Cardosos, Franças,Homens, Amarais entre outros de Santar, Mundão, S.Pedro de France, Mangualde etc. Todos estes meus antepassados instalaram-se no concelho de Seia, estou interessada na aquisição da dita revista, agradeço me informe.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79652 | Mavasc | 17 dez 2004 20:23 | Em resposta a: #79633

Cara Fernanda Farrajota

A revista Beira Alta é uma das minhas referências sobre o Distrito de Viseu. É publicada desde meados do século passado e teve a colaboração de ilustres viseenses como o Dr José Coelho, Dr José Júlio Cesar e Dr Cristóvâo Moreira de Figueiredo. É editada pela Assembleia Distrital de Viseu ,que lhe dará toda a informação sobre aquela. Os números mais antigos podem ser consultados na Biblioteca Nacional.
Nandufe é no distrito de Viseu e Cardosos e Loureiros são famílias bem conhecidas na região, bem como Amarais e Homens. Uma das separatas da revista, datada de 1949, trata de todas essas famílias.Chama-se, a tal separata, Subsídios para um Tombo Genealógico das Beiras e pode ser consultada, pelo menos, na Biblioteca Nacional. Tenho um exemplar, que está á sua disposição.
Quanto ao livro Ascendências Viseenses, de Manuel Abranches de Soveral, está á venda na livraria do Guarda-Mór e trata , entre muitos outros, dos Loureiros,Cardosos,Figueiredos, etc.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79685 | ffarrajota | 18 dez 2004 00:53 | Em resposta a: #79652

Cara D.Benedita,
Muito obrigada pela informação. Gostaria de saber como consultar o exemplar que a senhora tem.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#79696 | Mavasc | 18 dez 2004 10:43 | Em resposta a: #79685

Cara Fernanda Farrajota

Não sei se vive em Lisboa...dê-me algumas coordenadas, de preferência para

beneditavasconcelosarrobahotmailpontocom

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#85138 | [AC] | 24 fev 2005 18:06 | Em resposta a: #18255

Olá a Todos,

Há anos que procuro a ascendência de um antepassado meu, natural de Viseu e até agora nada consegui. Pedi várias vezes ao Arquivo de Viseu que fizessem a busca do registo de baptismo ou do casamento dos pais, mas não conseguiram descobrir nada. Recorro agora a quem me possa ajudar aqui neste Fórum.

Trata-se de João Pereira de Loureiro, natural de Viseu (Sé), que foi Tabelião do Judicial e Notas na vila de Monsaraz e Inquiridor do Juízo Geral em Vila Viçosa. Casou a primeira vez com D.Maria Mourata em S.Martinho-Portalegre a 28/1/1718 e casou a segunda vez com D.Antónia Josefa de Castro, a 5/7/1738 em S.Bartolomeu de Vila Viçosa. João Pereira de Loureiro era filho do Alferes Francisco Rodrigues Pereira Botilheiro, natural de Portalegre e de D.Maria de Mesquita de Loureiro, natural de Viseu, a qual morreu a 21/7/1756 em Vila Viçosa. João Pereira de Loureiro morreu a 2/6/1757 em Vila Viçosa e teve um irmão que foi o Capitão António Loureiro de Mesquita, natural de Viseu (Sé) que casou com D.Felícia Maria de Jesus, natural de S.Miguel-Alfama-Lisboa e teve uma filha, D.Mariana Joaquina de Mesquita que nasceu a 14/8/1735 em S.Miguel-Alfama-Lisboa e que casou com João Cordeiro Vinagre de Vila Viçosa, a 15/12/1750 em Monsaraz.

Aquilo que eu queria saber era o nome dos avós e bisavós de João Pereira de Loureiro afim de poder entroncá-lo no ramo dos Loureiros de Mesquita naturais de Viseu. Desde que se descobrisse o registo de baptismo de João Pereira de Loureiro ou o casamento dos pais dele, talvez aí referisse o nome dos avós e assim possibilitaria avançar mais nos seus antepassados.

Se me alguém me poder ajudar nesta investigação, ficar-lhe-ia muito grato.


Um abraço a Todos

António Carlos Monteiro
Évora - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#85145 | victorferreira | 24 fev 2005 19:01 | Em resposta a: #18255

Caro José Loureiro,
Como está formulado, o seu pedido terá dificuldade em obter respostas que lhe digam respeito directamente. Isso porque "Loureiro" é um apelido muito frequente.
Há provavelmente um número enorme (centenas?) de famílias "Loureiro" que não estão nada aparentadas.
Diga por favor de que zona do País, preferencialmente de que Freguesia ou no mínimo de que Concelho (conhece estas entidades de poder em que está organizada a administração local, não conhece?). E de que época.
Se não tem esses dados, há forma de os conseguir. Isso começa por si, falando com as pessoas "menos jovens" da família e obtendo informação sobre lugares, nomes, festas religiosas locais, nomes de locais de peregrinação, lugares onde se ia às feiras. Também com reunir documentos, passaportes, certidões de baptismo e casamento, escrituras onde se faça referência a locais de origem, parentes mais ou menos afastados, ancestrais directos, cartas recebidas de Portugal (se estiver fora do País), envelopes onde vieram essas cartas, fotografias antigas com dedicatórias, imagens de locais reconhecíveis.
De minha parte, por ser de origem em Viseu, também tenho vários ancestrais "de Loureiro"
Por uma linha paterna:
- Manoel de Loureiro, Quinta do Fontelo, Espinho, Mangualde, meu sexto avô. Pai de:
- Bernardo de Loureiro, Quinta do Fontelo, Espinho. Pai de:
- Clara de Loureiro, Qta. do Fontelo, Espinho, nascida a 20/02/1789. Filha de:
- Cecília de Loureiro, Gandufe, Mangualde, que tomou o nome da mãe:
- Joana de Loureiro, de Gandufe.
- Clara foi mãe de Ana Maria de Loureiro, de S. João do Monte, Senhorim (hoje Concelho de Nelas).
Um outro núcleo, por outra linha paterna:
- José de Loureiro, de Casal Sandinho, Alcafache, Mangualde, meu tetravô. Pai de:
- José de Loureiro (alcunhado de "Vidinha"), de Casal Sandinho, que casou em 24/07/1847 com Margarida da Costa, Casal Sandinho, sua parenta (após serem dispensados em 4º grau parentesco).
O que tem interesse para si é a primeira parte: pesquisar e apresentar uma pergunta mais específica. Dificilmente se daria a coincidência de os seus ancestrais serem os meus.
Mas nunca se sabe.
Boas pesquisas e boa sorte.
VF

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#85148 | S.João de Rei | 24 fev 2005 19:30 | Em resposta a: #79551

Caro Henrique de Brito e Faro

Realmente nas “Ascendências Viseenses” de MAS, foi pouco ou mesmo, quase nada aflorado os Loureiros, Heróis Portugueses.
Não tenha a obra comigo, mas lá consta um Luís Anes que creio ser o Luís Anes de Loureiro, o 2º grande capitão dos Loureiros em Mazagão, meu avô. Claro que teria sido facílimo, completar esta descendência, com uma consulta do autor a Miguel Corte Real ou Augusto Ferreira do Amaral.
Se for possível gostaria de ter conhecimento de outros ramos descendentes que aflorou na sua mensagem. O meu contacto é joseazevedocoutinhoarrobayahoo.com.br
Cumprimentos

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#85243 | José AT Loureiro | 26 fev 2005 11:58 | Em resposta a: #85145

Caro Victor!
Obrigado pela atenção. Infelizmente os dados que tenho sobre meu bisavô são poucos, pois ele veio clandestinamente de Portugal para o Brasil sem trazer muita coisa, em 1848 aproximadamente, com treze anos de idade.
E os mais velhos da família se espalharam pelo Brasil sem ter muito conhecimento sobre o dito cujo.

Resposta

Link directo:

Bisavô LOUREIRO

#85271 | victorferreira | 26 fev 2005 21:39 | Em resposta a: #85243

Caro José Loureiro,
Permita-me alongar um pouco esta conversa.
Qual era o nome do seu bisavô? Você sabe onde nasceu o seu avô (ou avó) filho(a) dele? No registo de nascimento desse (a) seu avô/avó estará eventualmente o local de moradia do seu bisavô.
Se conseguisse descobrir o(s) local(ais) onde ele viveu, poderia dirigir-se às Prefeituras ou outro organismo que guarde registos (Cartórios, pex.) e descobrir documentação dessa época onde eventualmente constasse o seu bis.
O que você procura é qualquer data mais precisa, escrita nesses documentos: nascimento, viagem partida/chegada.
Se se tratasse de uma grande cidade, os registos onde procurar seriam muitos, mas mais fáceis de preservar. Mas no caso de pequenas localidades, caso ainda haja registos, por essa época não haveria tantas pessoas como agora, e o número de documentos (de identificação, de compras e vendas, etc...) também não seria tão grande, o que facilitaria o trabalho.
Se não der com nada por essa via, conhecendo alguma coisa sobre esses tais familiares que se espalharam pelo Brasil, nomeadamente sobre os avós dos familiares com a sua idade (os/as filhos/as desse seu bisavô), certamente que conseguiria pistas adicionais pesquisando o mesmo dito acima, só que para os seus tios-avós.
Tente. Vale a pena.
Com o nome e uma data as coisas poderão avançar mais depressa do que você imagina. Com esses dados dirija-se de novo ao Forum e logo se vê em quê se poderá ajudar.
Boa sorte.
VF

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#85285 | casegas49 | 27 fev 2005 05:14 | Em resposta a: #85145

Caro confrade Victor Notei que na quinta-feira introduziu, neste Forum, varios Loureiros. E como tenho varios antecendentes que vieram de Gondufo, se acaso e a mesma terra de Gondufe, sera possivel que os Loureiros tbm sejam de la. O avo da minha esposa era de Casegas, mas apenas tenho o nome da mae dele que era Maria Dias da Silva, se acaso me puder ajudar agradecia. Sera que talvez tivessem alguma arvore que se chama Loureiro

Cumprimentos Joao Goncalves

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/Loureiro

#85328 | sapeca | 27 fev 2005 22:10 | Em resposta a: #85285

Acerca dos Loureiros medievais (que viriam a aparentar-se com Sás, Cabrais, Homens, Machados, Moutas e outras progénies) ler o importante estudo do Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo " Subsídios para uma biografia de Pedro Álvares Cabral", que foi publicado na Revista da Universidade de Coimbra há vários anos e de que foi feita separata. Creio que consta aqui no "Guarda-Mor".
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Gente de Gandufe

#85353 | victorferreira | 28 fev 2005 10:41 | Em resposta a: #85285

Caro João Gonçalves,

Se a Srª Bisavó Maria Dias da Silva da Srª sua Esposa era de Gandufe (grafia actual), a probabilidade de a encontrar - ou de qualquer outro objecto das suas pesquisas, Loureiro ou não - dependerá de em que época viveu. Atentou nas datas que referi? De momento são as datas e pessoas que tenho.

Quanto a Loureiros, a Quinta do Fontelo fica quase a meio caminho entre as três terras, mas mais perto de Gandufe que do Outeiro de Espinho ou de Espinho, a sede da Freguesia.

Quanto à origem do nome ("Loureiro" ou "de Loureiro"), nessa época, tudo está em aberto, uma vez que estamos um pouco longe no tempo das "origens".

Pode ser nome derivado de alcunha, inventado a partir da planta/árvore, muito abundante por aquelas bandas da periferia de Mangualde. E atenção que isto pode não ter nada a ver com origens judaicas: absolutamente nada indica que os judeus adoptassem nomes de plantas ou animais em percentagem maior que o restante da população, que também os adoptava. É mais um dos boatos sem fundamento.

Pode ter a ver - isto sim, mais provável - com posse de propriedades que levassem um "Loureiro" lá pelo meio do nome: loureiro de cima, quinta do loureiro alto, terra do loureiro grande, qualquer coisa do género.

Por fim, pode ter a ver com grupos colaterais do tronco principal dos Loureiros de Silgueiros. Em 26/10/era de 1402 (ano de 1364) há documentos de um diferendo em que se acaba por condenar uns fidalgos que andavam a coutar e honrar terras que não lhes pertenciam. Um desses fidalgos era João Anes do Loureiro, que sentenças e acordos posteriores revelam ser casado com Maria Anes e filho de João Anes, Deão de Viseu e de Marinha Gonçalves, sendo este último João Anes provavelmente dos Loureiros de Silgueiros, o troco original descendente de Daganiel e Sancha Gonçalves lá por 1185).
Ora esse João Anes do Loureiro (nascido antes de 1331) andava a coutar e honrar terras aonde? No Loureiro, mas também no Outeiro (de Espinho) e em Espinho.

Pergunta: seria a Quinta do Fontelo, em Espinho, ainda um vestígio dessa antiga possessão - ganha mais ou menos "à má fila" - desse muito provável ramo dos Loureiros?
Resposta: não faço a mínima!
Muitas horinhas de pesquisa (quando houver tempo) até perceber se essa hipótese tem respaldo nos documentos que eventualmente existam.

Mas ainda isto não quer dizer nada quanto a ascendências: os criados às vezes tomavam os nomes dos proprietários, e às tantas os meus seriam os criados.

Boa gente de Gandufe e Espinho de certeza!

Cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Gandufe

#85396 | casegas49 | 01 mar 2005 05:54 | Em resposta a: #85353

Caro confrade Victor muito obrigado pela sua info. Quando voltar novamente a Portugal irei a essas paroquiais da região e talvez, pelo menos em alguns instantes na Torre do Tombo.

Cumprimentos J Gonçalves

Resposta

Link directo:

Livros paroquiais X Torre do Tombo X Paróquias

#85411 | victorferreira | 01 mar 2005 12:27 | Em resposta a: #85396

Se quer pesquisar os livros paroquiais de Freguesias no Distrito de Viseu terá que ir ao Arquivo Distrital de Viseu, ou como é mais conhecido, a "Casa Amarela", no Largo de Santa Cristina, em Viseu. O mesmo vale para os outros Distritos, cada um com o seu Arquivo. A Torre do Tombo funciona como o A.D de Lisboa.
No site do "Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo" consegue descobrir endereços postais e electrónicos de todos eles.
Estando fora do país e sobretudo possuindo dados que permitam identificar minimamente a pessoa, local de origem, data aproximada de nascimento ou casamento e pelo menos um dos pais para contraprova de filiação, os Arquivos permitem uma pesquisa sumária de meia hora gratuita. Se a sorte lhe sorrir, poderá pedir a certidão simples, pagando aí sim os respectivos emolumentos e portes de envio. É uma forma de ir adiantando trabalho para quando da sua vinda, concentrar-se apenas nos "casos bicudos" que lhe aparecerem.
Uma coisa é importante ser tida em conta: não abusar das pesquisas grátis. Circunscreva o melhor que possa o pedido dando o maior número possível de pistas, escolha muito bem o que quiser pesquisar por essa via, p.ex. qualquer coisa que seja realmente um "breakthrough" nas suas pesquisas.
Cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Gandufe & Gondufo

#85465 | rmfrp | 01 mar 2005 23:34 | Em resposta a: #85411

Caros Victor Ferreira e João Gonçalves:

Creio ter-se gerado neste tópico um pequeno mal-entendido que importa esclarecer. O "Gondufo" referido pelo meu Primo João Gonçalves não é o mesmo que o "Gandufe" de que se fala neste tópico. Gondufo é um lugar da freguesia da Vide, concelho de Seia, distrito da Guarda.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Livros paroquiais X Torre do Tombo X Paróquias

#85468 | casegas49 | 02 mar 2005 00:41 | Em resposta a: #85411

Caro confrade Victor

Fico-lhe muito grato pela sua info, pois é uma grande ideia e pode vir a poupar tempo importante.

Cumprimentos e uma Boa Páscoa

João Gonçalves

Resposta

Link directo:

Desfasendo o equívoco

#85519 | victorferreira | 03 mar 2005 09:36 | Em resposta a: #85468

Bem me parecia que devia ter ido ao "Corográfico" ...
Bom, mesmo não sendo a mesma terra, os Loureiros são os Loureiros e as recomendações quanto ao Arquivo de Viseu valem o mesmo em relação ao da Guarda, se for o caso.
Já agora, confrade Riu Pereira, conhece a origem do termo? É que os nomes das duas terras devem radicar no mesmo étimo (lugar de origem ou posse de algum Gandulfo?)
Boas pesquisas, vivam Gondufo e Gandufe - essas belas localidades :-) - e vivam os Loureiros (... e os outros todos).
VF

Resposta

Link directo:

DesfaZendo (cruzes!)

#85520 | victorferreira | 03 mar 2005 09:56 | Em resposta a: #85468

Peço desculpas pelo deslize no teclado ...

Resposta

Link directo:

RE: Gandufe/Gondufo

#85604 | rmfrp | 05 mar 2005 01:44 | Em resposta a: #85519

Caro Victor Ferreira:

Não conheço a origem do termo, apesar de também ter ascendência em Gondufo (aliás, partilhada com o Primo João Gonçalves). Talvez seja, como refere, corruptela de Gandulfo. Em qualquer dos casos, "Gandufe" e "Gondufo" parecem de facto versões divergentes de uma mesma palavra.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Gente de Gandufe

#85995 | ffarrajota | 11 mar 2005 21:04 | Em resposta a: #85353

Caro Victor,
Andei arredada mas hoje estou a tentar pôr tudo em ordem.
Sobre Gandufe, existe mesmo esta localidade ou freguesia?
Acontece que tenho antepassados Loureiro que foram parar a S.Romão-Seia e num dos registos li que eram de Gandufe. A minha irmã que estudou no colégio de Tondela disse-me que talvez fosse Nandufe . Mais tarde, li noutros registos Nandufe, sem qualquer dúvida porque estava bastante legível.
Com este tópico Gandufe (grafia actual) fiquei com dúvidas, poderá esclarecer-me? São duas freguesias?
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Gandufe x Nandufe

#86006 | victorferreira | 11 mar 2005 23:25 | Em resposta a: #85995

Nandufe é uma Freguesia do Cocelho de Tondela, mesmo a Norte da Freguesia sede do Concelho. Gandufe é uma aldeia, próximo de Água Levada e Espinho, a sul do Concelho de Mangualde, da Freguesia de Espinho, mesmo a confinar com Nelas, ... essa bela localidade.
VF

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#86568 | victorferreira | 20 mar 2005 18:03 | Em resposta a: #79595

Caro confrade J.deC.Canelas,
Como também tenho uns Loureiros na família, ao folhear a Revista Beira Alta deparei-me com um artigo que desenvolve uma versão da descendência dos Morgados do Loureiro.
Trata-se do "Loureiros. Fidalguia de longa data, de Augusto Telles de Matos Chaves, e está na RBA Ano XXIX, nº2, 1970/2º Trimestre/Fascículo I, p. 163.
Não transcrevi nem fotocopiei, apenas tirei apontamentos, mas a impressão com que fiquei foi de que de facto a descendência do Adail Mor do Reino e Capitão de Mazagão ... extiguiu-se.
Nuno de Barros de Morais seria um neto de um sobrinho de LL, sobrinho esse, Gaspar do Loureiro (FCR), que ficou a tomar conta de seus bens enquanto andava por África.
Esse sobrinho estaria na linha principal dos pai e avô de LL (Henrique e o Cónego Luis Anes). Teria casado com Francisca Lopes de Andrade, que teriam tido:
- Manuel do Loureiro (chamado 'da Alagôa') cc Isabel Gomes de Miranda de Villegas Castelo Branco, pais do Nuno de Barros. Foi Manuel que, após a morte da 4ª Morgada s.g. disputou o Morgadio com mais dois pretendentes:
- Manuel do Loureiro do Campo, Morgado do 2º Vínculo do Loureiro criado por seu bisavô, e que queria unificar as duas propriedades da família desavinda;
- um Álvaro do Loureiro, 2º fº de um Luis do Loureiro e segundo percebi, neto de outro L.L., o "da Boaldeia", irmão de Henrique do Loureiro supra.
Quem 'ganhou' o Morgadio, foi o Manuel 'da Alagôa' que por ter morrido, herdou-o o seu filho Nuno de Barros, que andava fugido no Brasil, frustrando o sonho de reunificação do Morgadio acalentado pelo ramo do 2º Vínculo.
A história continua, e os dois ramos vão voltar a unir-se umas quatro ou cinco gerações mais abaixo, para grande escândalo das duas famílias desavindas, mas ... o que fazer contra o namoro do Manuel do Loureiro Cardoso Castelo Branco de Nápoles Queirós (do 1º) com a Maria Joana Cardoso do Loureiro de Mello Sampaio (do 2º Morgadio)?
Melhores cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#86585 | loureiro | 21 mar 2005 01:43 | Em resposta a: #86568

Caro confrade Victor Ferreira

A disputa do morgadio do Loureiro após a morte da 4ª morgada do Loureiro foi realmente muito renhida. Li, já não sei onde, que "o que um perdeu por direito ganhou ooutro pela bolsa".
Gaspar do Loureiro foi nomeado por D. João III, a pedido de Luís do Loureiro, o "Grande Capitão", administrador da sua parte da Quinta do Loureiro.
Só no século XIX, com o casamento que refere, é que se reunificaram os dois ramos tendo o Morgado do Loureiro casado com a Morgada de Cardoso, o outro vínculo que foi instituído na Quinta do Loureiro (instituido alguns anos antes do Morgadio do Loureiro por um tio de Luis do Loureiro).
O solar do Loureiro encontrava-se até aí dividido ao meio vivendo cada Morgado do seu lado, tendo sido reunificado com esse casamento.
Esta casa tem ainda as duas capelas da instituição dos vínculos respectivos com as armas de cada ramo por cima da porta. A capela de Santa Luzia (ligada à casa) do vínculo dos Cardoso e a de N.S. da Encarnação (no parque da Quinta) do vínculo dos Loureiro.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#96051 | mm81 | 16 jul 2005 02:21 | Em resposta a: #18255

Caros interlocutores,

Gostaria de saber se alguém terá alguma informação acerca duns Loureiros e Castros de Passos de Brandão ligados aos Sá, que migram misteriosamente no século XVIII para Arcozelo, Porto (VN Gaia).

passo então a trancrever:

I. Manuel Gonçalves de Loureiro n + 1685 viveu em Passos de Brandão cc Isabel de Castro

II. Antonio de Castro Loureiro + 1710 Passos de Brandão cc Maria de Castro, filha de Manuel de Castro e Maria Antónia

III. Manuel de Castro Loureiro + 1735 Passos de Brandão casou 1ª vez com Ana de Sá, e casou 2ª vez com Luísa de Sá Pinto, filha de Francisco de Sá e de Maria de Sá; neta paterna de Domingos de Sá e Teresa de Jesus; neta materna de João Pinto e Catarina de Sá. Do 1º casamento teve:

IV. José de Castro Loureiro + 1760 Passos de Brandão casou no 19/03/1784 em Arcozelo com Maria Filipe.

Muito Obrigado.
Melhores Cumprimentos
Manuel Rombert Marques

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#96156 | José AT Loureiro | 17 jul 2005 23:51 | Em resposta a: #96051

Infelizmente nao tenho conhecimento a respeito de tais pessoas.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#96678 | mm81 | 27 jul 2005 01:53 | Em resposta a: #86585

Caros interlocutores peço desculpa. mas torno-me a repetir,

Gostaria de saber se alguém terá alguma informação acerca duns Loureiros e Castros de Passos de Brandão ligados aos Sá, que migram misteriosamente no século XVIII para Arcozelo, Porto (VN Gaia).

passo então a trancrever:

I. Manuel Gonçalves de Loureiro n + 1685 viveu em Passos de Brandão cc Isabel de Castro

II. Antonio de Castro Loureiro + 1710 Passos de Brandão cc Maria de Castro, filha de Manuel de Castro e Maria Antónia

III. Manuel de Castro Loureiro + 1735 Passos de Brandão casou 1ª vez com Ana de Sá, e casou 2ª vez com Luísa de Sá Pinto, filha de Francisco de Sá e de Maria de Sá; neta paterna de Domingos de Sá e Teresa de Jesus; neta materna de João Pinto e Catarina de Sá. Do 1º casamento teve:

IV. José de Castro Loureiro + 1760 Passos de Brandão casou no 19/03/1784 em Arcozelo com Maria Filipe.

Muito Obrigado.
Melhores Cumprimentos
Manuel Rombert Marques

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#97924 | victorferreira | 14 ago 2005 20:14 | Em resposta a: #96051

Caro MRMarques,
Não sei se já deu com ela mas a mensagem abaixo, que transcrevo, trará alguma luz sobre os ancestrais de Manuel Gonçalves de Loureiro?
"Acerca dos Loureiros medievais (que viriam a aparentar-se com Sás, Cabrais, Homens, Machados, Moutas e outras progénies) ler o importante estudo do Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo " Subsídios para uma biografia de Pedro Álvares Cabral", que foi publicado na Revista da Universidade de Coimbra há vários anos e de que foi feita separata. Creio que consta aqui no "Guarda-Mor".
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro"

Resposta

Link directo:

Loureiro Serpe

#97925 | victorferreira | 14 ago 2005 20:24 | Em resposta a: #86585

Caro JCastro Canelas,
Saberá alguma coisa sobre um Manuel de Loureiro de Serpe (aprox. 1550), casado com Nicomédia Moreira? A filha de ambos, Maria de Barros, casa-se com o 7º Senhor de Moçâmedes, todos constam também aqui na Base do Genea, mas sobre Manuel, nada.
Há outros 'Loureiro de Serpe' e 'Serpe Loureiro', mas entre os quais a Base não estabelece ligações, nem sequer referências a época em que viveram ...
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Loureiro Serpe

#97971 | loureiro | 16 ago 2005 10:46 | Em resposta a: #97925

Caro Victor Ferreira

Lamento não o poder ajudar mas não tenho qualquer informação sobre Manuel de Loureiro de Serpe.

Cumprimentos,
J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#98003 | iaravm | 16 ago 2005 18:00 | Em resposta a: #97924

Prezados Colisteiros
Tenho na minha ascendência Loureiro que passou de Portugal para o Brasil ,mais especificamente para o Rio Grende do Sul no século XVIII:
Domingos Francisco Loureiro nascido em São Pedro do Pedroso , Vila Nova de Gaia, Porto, PT ,cc Maria Fernandes ,natural da mesma localidade, pais de Manuel Francisco Loureiro, nascido em 1718, em São Pedro do Pedroso e falecido em12/05/ 1778, em Viamão, RS, Brasil.
Gostaria de obter informações sobre a familia Loureiro dessa região.
Agradeço antecipadamente.
Saudações
Iara Valdetaro Madeira

Resposta

Link directo:

LOUREIROS

#98012 | victorferreira | 16 ago 2005 22:48 | Em resposta a: #98003

Cara participante,
Como o nome é muito frequente, e seria uma sorte alguém que frequenta este Forum conhecer ou ter em comum consigo especificamente esses seus ascendentes, porque não faz o seguinte:
- vá ao site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, e na secção Arquivos, procure o Arquivo Distrital do Porto. Lá vai encontrar quer o site quer o e-mail e poderá enviar esses dados directamente para o local onde estão os livros paroquiais dessa Freguesia.
A primeira meia hora costuma ser gratuita. Mas com dados tão precisos - e se houver os tais livros - penso que não haverá dificuldades de maor.
- a seguir pode entender-se com eles e ficar a saber os custos da continuação da pesquisa 'remota'.
Isso enquanto não encontra um 'parente' ou um participante que investigue nesse Arquivo e que a ajude de outra forma.
Tente e logo vê no que dá.
Melhores cumprimentos.
VF
P.S.: também sou 'Loureiro' por via paterna, mas da Beira Alta (Viseu) mesmo diante de Silgueiros onde se diz que o núcleo dos 'históricos' começou.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#98013 | victorferreira | 16 ago 2005 22:57 | Em resposta a: #98003

Cara participante,
Já reparou na mensagem do participante 'mm81' mais acima? Transcrevo:

"Caros interlocutores peço desculpa. mas torno-me a repetir,

Gostaria de saber se alguém terá alguma informação acerca duns Loureiros e Castros de Passos de Brandão ligados aos Sá, que migram misteriosamente no século XVIII para Arcozelo, Porto (VN Gaia).

passo então a trancrever:

I. Manuel Gonçalves de Loureiro n + 1685 viveu em Passos de Brandão cc Isabel de Castro

II. Antonio de Castro Loureiro + 1710 Passos de Brandão cc Maria de Castro, filha de Manuel de Castro e Maria Antónia

III. Manuel de Castro Loureiro + 1735 Passos de Brandão casou 1ª vez com Ana de Sá, e casou 2ª vez com Luísa de Sá Pinto, filha de Francisco de Sá e de Maria de Sá; neta paterna de Domingos de Sá e Teresa de Jesus; neta materna de João Pinto e Catarina de Sá. Do 1º casamento teve:

IV. José de Castro Loureiro + 1760 Passos de Brandão casou no 19/03/1784 em Arcozelo com Maria Filipe.

Muito Obrigado.
Melhores Cumprimentos
Manuel Rombert Marques"

Sendo estes Castro de Loureiro tão próximos no tempo e no espaço (V N Gaia) dos seus, não haverá ligações? Porque não entra também em contacto com o Manuel Rombert Marques?
Sucesso.
VF

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#122984 | palomaguiar | 17 jul 2006 17:09 | Em resposta a: #79512

queria informações sobre meu bisavô...será que alguém pode me ajudar..
quem sabe haja algum descendente morando em portugal...preciso saber em que conselho e freguesia meu bisavô nasceu......
Nome:José do Amaral Loureiro
Data de nascimento: 22 de setembro de 1892
Filho:Antonio Amaral Loureiro
Thereza da Conceição Souza
obrigada.....

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#130043 | José AT Loureiro | 03 out 2006 20:07 | Em resposta a: #98003

Ola Iara, em 2001 respondeste uma mensagem minha a respeito de nossa genealogia. Lá vc levantava a duvida se eramos parentes. Hj acredito que nossos "pioneiros", ou seja, os que migraram para o Brasil, nao tenham vindo juntos pra ca e nem seja do mesmo clã. Meu bisavo veio para Passo Fundo, em seu casamento aparece que é nascido numa freguesia inexistente em Portugal e que é filho de Domingo José Loureiro e Thomasia (Amancia) Maria da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#135526 | Sara468 | 26 nov 2006 19:07 | Em resposta a: #85145

Oi Vitor Fernandes, acabei de ler o seu foro, sou aqui nova, será que sabe alguma pesquisa sobre a minha familia? vi que escreve sobre ascendentes de Espinho Mangualde, minha mãe nasceu em Espinho concelho de Mangualde o nome dela é Maria da Conceição loureiro meus avós são: Álvaro Loureiro e Maria de Jesus Loureiro. desde já agradeço Sara468

Resposta

Link directo:

Aviso :-)

#135567 | victorferreira | 27 nov 2006 09:56 | Em resposta a: #135526

[Recebi por engano uma mensagem sua (dirigida a um outro participante "Vitor Fernandes"?), a quem pergunta se pesquisou sobre a sua família]

P.S.: por coincidência também tenho um pequeno núcleo de ascendentes (3 pessoas) na Quinta do Fontelo, em Espinho, de que pouco sei senão o que consta numa mensagem deste tópico (mais acima): ainda não tive oportunidade de pesquisar essa linha. Se não conhece os seus, é porque é a primeira a interessar-se pelo tema: bom e mau sinal. Bom porque abre-se diante de si um hobbye muito interessante. Mau porque é V. que vai ter o trabalho todo. Mas caso a Sara pesquise nos Arquivos Distritais (o que todos que querem conhecer os seus ancestrais fazem) é muito provável que descubra os seus familiares todos até aos fins de 1500. É fácil, não é muito caro, e tem o inconveniente de rarissimamente dar milhões. Mas eu (e não só ...) acho vale a pena. Boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Freguesia "inexistente"

#135899 | victorferreira | 29 nov 2006 10:07 | Em resposta a: #130043

Caro José,
Que freguesia "inexistente" é essa?
Consegue digitalizar o texto de onde tirou essa informação?
VF

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "inexistente"

#135923 | José AT Loureiro | 29 nov 2006 12:45 | Em resposta a: #135899

Ola Victor, há algum tempo eu tinha uma informação que meu bisavô era nascido na freguesia chamada Santa Cristina da Pureza. Essa informação aparece num livro escrito aqui no Brasil e, nao sei de onde o autor tirou.
Após isso, consegui encontrar os registros de casamento (1899 no Brasil) desse meu bisavô. Nesses registros aparece local de nascimento como Santa Cristina dos Passos. Porém, em todos os mecanismos de buscas e demais recursos sempre aparece que essa freguesia nao existe.

Resposta

Link directo:

RE: LOUREIRO de Espinho (Mangualde)

#136007 | FLMFaure | 29 nov 2006 22:51 | Em resposta a: #135526

Cara Sara,

gostaria de saber se procura informações sobre a genealogia dos Loureiros de Espinho ou sobre os Loureiros ainda existentes em Espinho. Ainda há algumas famílias em Espinho com o apelido Loureiro. Caso pretenda, poderei tentar informar-me sobre os parentes da sua mãe.

Os meus cumprimentos,
Francisco Faure

Resposta

Link directo:

RE: LOUREIRO de Espinho (Mangualde)

#136013 | Sara468 | 29 nov 2006 23:46 | Em resposta a: #136007

Senhor Francisco, quero saber os dois: O nome da minha mãe como está no forum é: Maria da Conceição Loureiro já falecida os pais dela eram,Álvaro Loureiro
e Maria de jesus Loureiro e os meu visavós não sei, ela nasceu em Espinho concelho de Mangualde, espero que o Sr. francisco encontre , principalmente meus parentes. é sonho desde criança.
Desde Já agradeço Sara468

Resposta

Link directo:

Freguesia "talvez existente"

#136021 | victorferreira | 30 nov 2006 00:15 | Em resposta a: #135923

Bom: que há uma Santa Cristina metida no assunto (salvo seja), parece mais ou menos certo.
A seguir eu agruparia as Paróquias “actuais” com oragos “Santa Cristina” por Dioceses. Porquê?
Primeiro as paróquias actuais: as “freguesias” antigas são as paróquias antigas, e pode ter havido reagrupamentos. A tal freguesia de Stª Cristina “dos Passos”, “da Pureza” ou outro designativo qualquer pode ter desaparecido “integrada” em outra. Mas só se sabem esses movimentos ao consultar os Arquivos Distritais. À partida, por consultas nas paróquias actuais, só sabemos mesmo os oragos actuais, mas a maior parte deles conserva-se desde há séculos.
Segundo as “Santas Cristinas” por Diocese: facilita o trabalho posterior de pesquisa por Arquivo Distrital, uma vez que em geral, as sedes de Bispado correspondem a uma sede de “Distrito” e ao seu Arquivo Distrital (com excepção actual de ... Lamego).

Aqui vão as actuais paróquias com Stª Cristina por orago (de Norte para Sul):
Meadela, Viana do Castelo
Mentrestido, Viana do Castelo
Padreiro (Sta. Cristina), Viana do Castelo
Afife (Sta. Cristina e São Silvestre), Viana do Castelo
Arões (Sta. Cristina), Braga
Agrela, Braga
Cerzedelo, Braga
Longos, Braga
Pousa, Braga
Couto (St.ª Cristina), Porto
Figueiró (St.ª Cristina), Porto
Malta, Porto
Mansores, Porto
Nogueira (St.ª Cristina), Porto
Toutosa, Porto
Cervos, Vila Real
Mesão Frio, Vila Real
Tendais, Lamego
Condeixa-a-Nova, Coimbra

Curiosamente parece uma devoção exclusiva de terras acima de Coimbra e fortemente concentrada no Minho e Douro Litoral. Isso faz-nos diminuir o raio de busca de 18 Arquivos a 5 (... mais Lamego).

Pergunto:
1. apesar de sem “Purezas” e sem “Passos”, alguma destas terras faz sentido para si? Aparece em algum documento do seu ancestral? Lembra-se de ouvir algum parente mais velho referir-se a alguma delas com alguma frequência?
2. não haverá erro de leitura? Ao Invés de “Pureza”, Padreiro ou Pousa? Ou mesmo Cervos, que numa má caligrafia ou má leitura poderia dar perfeitamente um “Passos”?
3. tem ou teve acesso a esses documentos originais? Pode digitalizá-los para enviar e permitir uma leitura?

A seguir, e se estiver mesmo muito interessado, sempre pode escrever, telefonar ou mesmo mandar um e-mail para cada uma dessas paróquias de Stª Cristina e perguntar se não houve em tempos alguma antiga devoção ao Sr. dos "Passos" ou à “Pureza” (da SSª Virgem p.ex.) associada. V. consegue os nomes dos párocos, telefones, endereços e e-mails no site da Agência Ecclesia (não o vou escrever, que é contra as regras, mas se procurar num motor de busca, encontra logo). Se não conseguir, diga que eu corto e colo.
Foi um pouco extenso, e não lhe perguntei se já fez isto, mas que seja de proveito.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "talvez existente"

#136027 | José AT Loureiro | 30 nov 2006 01:16 | Em resposta a: #136021

Caro Victor, realmente foi um pouco extenso mas pude "ver " nesse texto sua dedicação e sou eternamente grato. Acredito que isso que voce colocou será de extrema valia em minhas buscas. Embora eu esteja comequipamento e tempo limitados à pesquisa, tenho certeza que essas orientações será mais fácil. Renovo meus votos de gratidão. E se necessario for tens aqui um amigo.

Resposta

Link directo:

Freguesia "provável"

#136055 | victorferreira | 30 nov 2006 11:07 | Em resposta a: #136021

Não tem nada que agradecer. É para isso que existe o Forum.
Eu concentraria as minhas atenções na paróquia/freguesia de Santa Cristina de POUSA, a Este do Concelho (=Município) de BARCELOS.
Para isso, entrava no site do IANTT, à esquerda em Arquivos, e depois, no link que vai à lista dos e-mails e sites dos respectivos Arquivos, escolhia o de Braga.
Mande para lá os dados que tem (indicando a freguesia de POUSA) e logo vê no que dá.
Também há alguns Tópicos (Arquivo Distrital de Braga) de confrades que por lá andam e será, presumo, fácil que alguém dê também uma ajuda pesquisando um pouco. É entrar num desses tópicos e perguntar a uns tantos se podem folhear os livros de Pousa com datas e nomes.
Curiosamente, nesta base do Genea, há duas pessoas com origem em Pousa, lá pelos idos de 1600 e tal, um casal ... de apelido LOUREIRO. Ele há coincidências.
Cumprimentos e boa sorte. VF

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#136059 | victorferreira | 30 nov 2006 11:29 | Em resposta a: #136027

Não tem nada que agradecer. É para isso que existe o Forum.
Eu concentraria as minhas atenções na paróquia/freguesia de Santa Cristina de POUSA, a Este do Concelho (=Município) de BARCELOS.
Para isso, entrava no site do IANTT, à esquerda em Arquivos, e depois, no link que vai à lista dos e-mails e sites dos respectivos Arquivos, escolhia o de Braga.
Mande para lá os dados que tem (indicando a freguesia de POUSA) e logo vê no que dá.
Também há alguns Tópicos (Arquivo Distrital de Braga) de confrades que por lá andam e será, presumo, fácil que alguém dê também uma ajuda pesquisando um pouco. É entrar num desses tópicos e perguntar a uns tantos se podem folhear os livros de Pousa com datas e nomes.
Curiosamente, nesta base do Genea, há duas pessoas com origem em Pousa, lá pelos idos de 1600 e tal, um casal ... de apelido LOUREIRO. Ele há coincidências.
Cumprimentos e boa sorte. VF

Resposta

Link directo:

Loureiros de Gandufe

#136144 | FLMFaure | 01 dez 2006 01:34 | Em resposta a: #85145

Caro Victor Ferreira,

É extraordinária a listagem que apresenta dos Loureiros do Fontelo, Gandufe.
Uma das minhas bisavós era filha de Miguel de Loureiro e de Ana Maria, ambos de Gandufe. Miguel de Loureiro era filho de António de Loureiro e de Maria Henriquez, ele de Gandufe e ela de Casal Sandinho (que, aliás, aparecem na genealogia deste site).
Tenho poucas informações sobre este ramo da família, principalmente porque o tempo disponível, quando me desloco a Viseu, para pesquisar na Casa Amarela é sempre muito reduzido.
A única relação que encontrei com as gentes do Fontelo vem pela via de Ana Maria (e não, pelo menos aparentemente, pelos Loureiros), filha de Manuel Ribeiro, da quinta do Fontelo e de Leonarda Maria, de Água Levada.
Achei curioso, após ler as suas referências à família Loureiro do Fontelo e às suas relações com Casal Sandinho, que não tivesse mencionado estes nomes. Pode dizer-me se são um outro ramo que, por ventura, ainda não tenha trabalhado? Pela minha parte, estou convencido, apesar de, como lhe disse, pouco ter investigado, de que podem ser da mesma família.

Boa sorte nas suas pesquisas,

Francisco Faure

Resposta

Link directo:

Loureiros em Espinho e Senhorim

#136266 | victorferreira | 02 dez 2006 20:43 | Em resposta a: #136144

Caro Francisco Faure,
Fico contente de encontrar alguém com ancestrais à partida tão próximos. O que não referiu foi datas: é que se tiver 18 anos ou 81, "bisavós" pode calhar em épocas bastante diferentes.
Este grupo faz parte dos ancestrais de uma minha trisavó. A sua data de nascimento ainda não sei, mas conheço os seus ancestrais até aos seus bisavós (meus sextos avós, lá pela primeira metade de 700) e também a data de baptismo da sua mãe (Fev. 1789).
O seu marido nasceu em Março de 1808, pelo que ela deve ter nascido faz 200 anos não tarda.
O grupo é todo de localidades próximas, em zona fronteira dos concelhos (na altura) de Azurara e de Senhorim.
Quem são? Aqui vai o grupo todo ordenado:
1 Ana Maria de Loureiro, cc José Ferreira, ele baptizado em Março de 1808 em Casal Sandinho de São Vicente de Alcafache, e não no outro Casal Sandinho, de Santa Maria de Senhorim, muito próximo de Gandufe (tem a certeza de qual dos dois é a origem da sua Maria Henriques?)
2 Sebastião da Cruz, de Senhorim/Nelas
3 Clara de Loureiro, b. Fev 1789, n. Qta. do Fontelo, Espinho, Conc. Mangualde
4 Manuel Pais, provavelmente de Senhorim/Nelas
5 Josefa Henriques, idem
6 Bernardo de Loureiro, da Qta. do Fontelo, Espinho, Conc. Mangualde
7 Cecília de Loureiro, de Gandufe, Espinho, Conc. Mangualde
8 João Pais, de S. João do Monte, Senhorim/Nelas
9 Isabel (Sousa? leitura ainda não definitiva), de S. João do Monte, Senhorim/Nelas
10 Fernando Alves, provavelmente do Folhadal, aldeia a Sul de Nelas, Senhorim/Nelas
11 Catarina Alves, idem
12 Manuel de Loureiro, da Qta. do Fontelo, Espinho, Conc. Mangualde
13 Ana Marques de Azevedo, da Água Levada, Espinho, Conc. Mangualde
14 João Lopes Rato, das Carvalhas, Senhorim/Nelas
15 Joana de Loureiro, de Gandufe, Espinho, Conc. Mangualde
Clara (3) herda Loureiro do avô paterno (Qtª Fontelo) e da avó materna (Gandufe, ali mesmo ao lado) pelo que é provável que os pais (6 e 7) possam ter sido aparentados.
As 'ligações a Casal Sandinho' a que alude, já têm comentário mais acima: é que pode não ser o mesmo.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Loureiros de Gandufe

#136433 | FLMFaure | 04 dez 2006 20:06 | Em resposta a: #136144

Caro Vitor Fernandes,

Acho que encontrámos uns ancestrais comuns!
Antes de mais, peço desculpa por só agora lhe enviar os poucos dados que tenho mas na altura em que lhe escrevi pouco era o que tinha comigo.
E a primeira dúvida que me coloca é óbvia… mas eu só ando na casa dos 30 apesar de, como costumo dizer, ser quase sempre descendente dos últimos filhos, o que faz alguma diferença à contabilidade.
A segunda dúvida é sobre Casal Sandinho. Revendo os apontamentos, tenho uma nota de que é Casal Sandinho de Senhorim. Sou-lhe sincero ao dizer que só agora me apercebi de que eram duas povoações diferentes. Como Gandufe pertencia, inicialmente a Senhorim, sempre pensei que se passaria o mesmo com Casal Sandinho. Ainda bem que, graças a si, me dei conta desse pormenor.
Vejamos agora a minha lista por ordem inversa, apesar de praticamente não ter datas (só duas) pelo meu estudo ser ainda incipiente:
1. Miguel de Loureiro (meu trisavô)
2. Filho de António de Loureiro, de Gandufe, e de Joaquina Maria Henriques, de Casal Sandinho de Senhorim, casados em 5 de Fevereiro de 1839. Joaquina Maria Henriques era filha de António de Loureiro e Maria Joaquina.
3. Filho de António José de Loureiro, do Fontelo e de Maria Rita, de Algeraz, Nelas.
4. Filho de Bernardo de Loureiro, do Fontelo e de Cecília de Loureiro, de Gandufe. Cecília de Loureiro morreu em 27 de Junho de 1822 “na casa de cima do Fontelo”.

Mais do que isto nunca consegui aprofundar e espero ansiosamente umas próximas férias para me poder dedicar aos meus parentes mais longinquos. Penso, contudo, que este último casal corresponde aos seus nº 6 e 7.
Os meus melhores cumprimentos,

Francisco Faure

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#136494 | ffarrajota | 05 dez 2006 15:16 | Em resposta a: #85145

Caro Victor Ferreira,
Como já em tempos o informei fiz pesquisa em Nandufe sem resultado pelos meus antepassados Loureiro.
Acho que eles serão de Guandufe, como primeiramente li num dos registos paroquiais e terá sido confusão do padre porque em outros registos li Nandufe.
Como vejo que tem antepassados Loureiro não terá encontrado o casamento de Manuel Loureiro cc. Maria Jorge por volta de 1690/1700, em Guandufe, ou nascimento do filho também de nome Manuel.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#136508 | victorferreira | 05 dez 2006 16:56 | Em resposta a: #136494

Ainda não cheguei tão longe no tempo.
Quando chegar, logo lhe digo.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Loureiros em Espinho e Senhorim

#136704 | FLMFaure | 07 dez 2006 13:01 | Em resposta a: #136266

(Acho que coloquei mal a mensagem anteriormente)
Caro Vitor Fernandes,

Acho que encontrámos uns ancestrais comuns!
Antes de mais, peço desculpa por só agora lhe enviar os poucos dados que tenho mas na altura em que lhe escrevi pouco era o que tinha comigo.
E a primeira dúvida que me coloca é óbvia… mas eu só ando na casa dos 30 apesar de, como costumo dizer, ser quase sempre descendente dos últimos filhos, o que faz alguma diferença à contabilidade.
A segunda dúvida é sobre Casal Sandinho. Revendo os apontamentos, tenho uma nota de que é Casal Sandinho de Senhorim. Sou-lhe sincero ao dizer que só agora me apercebi de que eram duas povoações diferentes. Como Gandufe pertencia, inicialmente a Senhorim, sempre pensei que se passaria o mesmo com Casal Sandinho. Ainda bem que, graças a si, me dei conta desse pormenor.
Vejamos agora a minha lista por ordem inversa, apesar de praticamente não ter datas (só duas) pelo meu estudo ser ainda incipiente:
1. Miguel de Loureiro (meu trisavô)
2. Filho de António de Loureiro, de Gandufe, e de Joaquina Maria Henriques, de Casal Sandinho de Senhorim, casados em 5 de Fevereiro de 1839. Joaquina Maria Henriques era filha de António de Loureiro e Maria Joaquina.
3. Filho de António José de Loureiro, do Fontelo e de Maria Rita, de Algeraz, Nelas.
4. Filho de Bernardo de Loureiro, do Fontelo e de Cecília de Loureiro, de Gandufe. Cecília de Loureiro morreu em 27 de Junho de 1822 “na casa de cima do Fontelo”.

Mais do que isto nunca consegui aprofundar e espero ansiosamente umas próximas férias para me poder dedicar aos meus parentes mais longinquos. Penso, contudo, que este último casal corresponde aos seus nº 6 e 7.
Os meus melhores cumprimentos,

Francisco Faure

Resposta

Link directo:

Ancestrais comuns

#136733 | victorferreira | 07 dez 2006 18:35 | Em resposta a: #136704

Caro Francisco Faure,
Pelos vistos Clara era irmã do Atónio José. É o primeiro parente que encontro nestas lides.
Não sei se está familiarizado com esta numeração simples que usei na minha lista: 4 e 5 são os pais de 2; 8 e 9 são os pais de 4; 10 e 11 os pais de 5 e etc.
Assim, os pais de:
6 Bernardo de Loureiro, da Qta. do Fontelo, Espinho, Conc. Mangualde
e
7 Cecília de Loureiro, de Gandufe, Espinho, Conc. Mangualde
serão:
12 Manuel de Loureiro, da Qta. do Fontelo, Espinho, Conc. Mangualde
13 Ana Marques de Azevedo, da Água Levada, Espinho, Conc. Mangualde
14 João Lopes Rato, das Carvalhas, Senhorim/Nelas
15 Joana de Loureiro, de Gandufe, Espinho, Conc. Mangualde
Pelo menos estes já fica a saber.
E obrigado pelos dados do falecimento da (sua 6ª, minha 5ª) avó Cecília, que não conhecia.
Bom feriado e bom fim de semana,
- deste seu parente em 13º grau civil, e em 6º ou 7º grau canónico (dependendo se o início da contagem seja em si ou em mim)
- ... e que por acaso se chama VICTOR FERREIRA

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#185797 | filu | 22 fev 2008 21:22 | Em resposta a: #85145

Victor Ferreira,

Apesar do tempo que decorre desde as ultimas mensagens no site,arrisco buscar informações mais recentes de Loureiros.

Tens informações sobre Familia Gomes Pereira Loureiro;Conselho de Carrazeda de Ansiães, Freguesia de Belver +/- 1800 para frente?

agradeço qualquer auxilio visto que do Brasil tenho tido dificuldades para seguir minha pesquisa .

Sou bisneta de Manoel gomes Pereira Loureiro que viveu neste conselho antes de imigrar para o Brasil, Filho de Maria Gomes,sei que nasceu na freguesia de Candoso,concelho de Vila Flor;Casou-se em Belver em 1900 com Maria de Jesus Gomes que era de Prova-concelho de Meda.
Minha dificuldade começa em localizar o pai dele visto que não é possivel ler o nome na certidão de casamento.
se puder auxiliar-me,agradeço
Nádia loureiro

Resposta

Link directo:

Árvores do Louro

#185908 | salen | 23 fev 2008 19:44 | Em resposta a: #185797

Cara participante N. Loureiro,
Os ancestrais que apontei na minha mensagem são apenas os mais antigos que conheço de apelido Loureiro, a partir de uma pesquisa que já tem muitos anos e a que infelizmente não tenho tio oportunidade de dar continuidade.
Como sabe, há milhentos núcleos familiares com o apelido Loureiro que nada têm a ver uns com os outros. Carrazeda e Vila Flor são dois Concelhos de outro Distrito, para Norte do Douro. Meda é Distrito da Guarda, para Sul do Douro. Os meus ancestrais são do Distrito de Viseu. Cada um desses Distritos tem o seu Arquivo com os respectivos Paroquiais.
Quanto ao nome do seu trisavô (pai do bis Manuel): não é legível ou V não consegue ler? É que há uma diferença entre as duas situações. Se acha que apenas não consegue ler, posso tentar, se me enviar o trecho digitalizado. Para isso, peça por favor ao Moderador o meu endereço de e-mail (clique ali em cima no cabeçalho em Moderador, por cima do 'Património').
Se está mesmo ilegível, então vamos ao plano B: o nome da mãe, está legível? E os dos avós? Se sim, mandar um e-mail para ao Distrital de Bragança para que procurem o nascimento do bis Manuel no Candoso. Para conferir os pais terá o nome da mãe e dos avós (como sabe no registo do Baptismo só aparece 'Manuel, filho de X e Y ...).
Deve saber disso, mas o e-mail está no site do IANTT, à esquerda no 'link' Arquivos.
Bos pesquisas e se tiver alguma dúvida, volte a este tópico e pergunte.
Cumprimentos, Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Árvores do Louro

#189677 | filu | 26 mar 2008 18:29 | Em resposta a: #185908

Obrigada Victor,

Não havia recebido noticia em meu e-mail de sua resposta e somente hoje por acaso a vi.

Na certidão do bis manoel tenho duas situações diversas na certidão de meu avô aparece pai desconhecido quando a recebi datilografada,porém na versão manuscrita que fui buscar há alguns anos em Carrazeda aparece um nome que não é mesmo possivel ler em tal xerox.

Agradeço sua ajuda
abraços
Nádia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#202025 | babamanero | 01 jul 2008 17:45 | Em resposta a: #136055

Boa tarde,


Não tenho apelido Loureiro no nome mas minha avó materna tem a mãe dela é espanhola e foram para Braga.
Vivendo em Espinho até os dias de hoje.

cumprimentos
Bárbara Manero Marques

Resposta

Link directo:

RE: genealogia/LOUREIRO

#230815 | MCGL | 30 mai 2009 01:42 | Em resposta a: #122984

Caros Senhores,

Sou do Brasil, da Região Norte, mais precisamente da cidade de Belém do Pará. Meus avós paternos são portugueses e ultimamente tenho me interessado pela trajetória familiar deles. Sei que eram primos distantes. Meu avô Antonio Joaquim Cardoso Loureiro, veio para o Brasil nas últimas décadas de 1800 e minha avó, Maria Antônia Henriques Poço, veio logo em seguida, com tres irmãos, um ficou no Rio de Janeiro, um retornou à Portugal, e outro a acompanhou até o norte (cidade de Santarém - no Estado do Pará). Meu avô, não tenho muita certeza, era da região de Tras os Montes (desculpem-me se a grafia não estiver correta - mas era assim que eu ouvia minha avó falar). Ela era da freguezia de Pinhel, Distrito de Surpires ou Zurpires.
Gostaria de ajuda no sentido de saber como começar a pesquisar. Meus avós tiveram 05 (cinco) filhos vivos, mas infelizmente nenhum está mais acessivel para conversas.
Agradeço a atenção.
Cordialmente,
Cristina Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#279715 | rgmatos | 28 jun 2011 20:38 | Em resposta a: #136055

Caro Victor, amigos e amigas,

Não encontro o casamento de Manoel de Sousa com Antonia Loureiro, que deve ter ocorrido um pouco antes de 1680.

Entre 1680 e 1702, o casal teve dez filhos em Santa Cristina de Pousa e vários padrinhos ou madrinhas eram de São Tiago de Encourados.

Já procurei em mais de vinte freguesias da região e nada. Encourados, Areia, Lama, Martim, Cabreiras, Areias do Villar, Padim da Graça, Alvito, Alheira, Cervães, Oliveira, Roriz, Ginzo, Igreja Nova, Cabanelas, Esqueiros, Macarome, Parada do Gatim, São Mamede Escariz...

Vocês poderiam me dar as freguesias com mais Loureiros?

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "talvez existente"

#290519 | rgmatos | 05 nov 2011 17:09 | Em resposta a: #136027

Confrade José Loureiro,

Encontrei um casal Manoel de Sousa cc. Antonia Loureiro na Freguesia de Pousa, em 12/11/1679. Sou descendente de um dos dez filhos do casal: André Loureiro.

Você conseguiu avançar na sua pesquisa em Pousa?

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#290581 | Limão | 06 nov 2011 22:24 | Em resposta a: #279715

Ricardo,
Cumprimentos,
Conheço outros Loureiros por exemlo: O Major Valentim Loureiro, Presidente da Camara de Gondomar, Porto. Tambem em Aguçadoura e Vila do Conde. é uma quesão de pesquisar.
Agomelo.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#290630 | rgmatos | 07 nov 2011 19:23 | Em resposta a: #290581

Agomelo,

Os meus Loureiros são, sem dúvida, da freguesia de Pousa. Possuo um casamento de Manoel de Sousa com Antônia Loureiro em 12/11/1679 em Santa Cristina de Pousa.

Existe, contudo, um intermezzo de sessenta anos nos livros paroquiais que me ferrou o ramo familiar. Teria que descobrir em qual paróquia foram feitos os registros de 1605 até 1660.

Enfim, vou continuar a pesquisa na região.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#290640 | cardosodoamaral | 07 nov 2011 21:33 | Em resposta a: #290630

Caros (as) Confrades e Confreiras
Só agora vi este tópico e se calhar o que eu vou solicitar nada tem com estes Loureiros.
Procuro a filiação de Antónia Francisca de Figueiro Loureiro, Solteira, natural de Sabugosa, concelho de Tondela. Esta Senhora vem referenciada nas Memórias Historico-Genealógicas dos Duques do séc XIX de Sanches Baena, na página 651 do livro e PDF 669, como sendo Mãe do Dr. Luis Peixoto da Silva (Meneses Alarcão). O Pai deste seria o Abbade da Lagiosa, Luis Caetano Peixoto da Silva.
Se algumdos prezados Confrades e Confreiras me puder dar notícias do "paradeiro" desta Senhora, ficaria muito grato.
Já pedi a sua certidão de nascimento ao ADVISeu e nada.
Grato por tudo
Cordiais saudações
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#290641 | cardosodoamaral | 07 nov 2011 21:51 | Em resposta a: #290640

Caríssimos

Esqueci-me de mencionar a data provável do nascimento de Antónia Francisca de Figueiredo Loureiro, mas deve rondar finais do séc XVII, pricípios do séc seguinte.
Mais uma vez grato
Saudções cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#290706 | Limão | 08 nov 2011 19:46 | Em resposta a: #290630

Caro Senhor,
Ricardo
Cumprimentos,
Existe para aqueles lados de Vila Verde, os morgados do Fundão da Loureira, salvo erro que vi no livro do Sr. Serra Nevada, da torre de Penegate.
fala da história daquela região, Pico de Regalados, honra de Abreus, etc.
Vou ver se consigo encontrar esses apontamentos, e já lhe digo alguma coisa.
Saudações fraternas,
Agomelo

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#290709 | rgmatos | 08 nov 2011 21:18 | Em resposta a: #290706

Confrade Agomelo,

Muito obrigado pela ajuda. Já tinha procurado pelo "Vila Verde - Notas para a sua História" do Sr. Serra Nevada, mas não tive sorte. Se conseguir encontrar este ou outros trabalhos eu ficaria lhe devendo uma.

Já deixo meu email: matos ponto gonzaga arroba gmail ponto com

Saudações fraternas,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia

#290940 | Limão | 11 nov 2011 23:38 | Em resposta a: #290709

Caro Senhor
Ricardo,
Saudações,
Já não tenho o livro do historiador "Serra Nevada", apenas alguns apontamentos.
Na instituição do Morgado do Fundão da Loureira, Reza assim:

Instituição do Morgado do
Fundão da Loureira
Vila Verde

Nos fins do Séc.XVI, e princípios do Sec. XVII, foi instituido o "Morgado do Fundão da Loureira", pelo Abade da freguesia de Sampaio de Vila Verde- Gaspar Gonçalves.
Beneficiou dele sua filha, de quem não consta o nome da mãe.
Casada a filha, Dona Genebra Gonçalves da Mota, com seu parente, Gonçalo Pires da Mota, deles nasceu Dona Catarina Gonçalves Pires da Mota, que casou com Frutuoso Pereira de Barbudo.
Deste casamento saíu Dona Inês Gonçalves Pereira, que casou com António Abreu de Lima, filho de Damião do Vale Peixoto, e de sua mulher Dona Filipa Abreu de Lima, que vai entrar nos Abreus de Regalados.
Deste casamento nasceu Jorge Abreu de Lima, herdeiro do Morgado do Fundão da Loureira. Senhor da Casa do Paço de Atães, Capitão-Mor de Regalados, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real.
Casou com Dona Luísa Abreu, da qual nasceram vários filhos sem geração.
Foi a varonia assim quebrada, terminando aqui esta ilustre família, conhecida por "Abreus de Lima".
No princípio do Sec.XIX, por falta de descendência, vamos encontrar o Morgado do Fundâo da Loureira, na posse do Fidalgo, José de Araújo de Azevedo e Melo Vasconcelos, agora com a designação de Casa do Fundão da Loureira, por em 1863, serem extintos os Morgadios.
"In Serra Nevada"
Pag. 24.
Saudações fraternas,
Agomelo.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#291062 | Limão | 14 nov 2011 01:42 | Em resposta a: #290709

Caro Ricardo
Cumprimentos,
Conheci em tempos atrás, um Agente de Polícia chamado Loureiro, natural de Pousa. Na Póvoa de Varzim, depois foi transferido para o Comando do Porto. Agora não sei onde está, se no Porto, se em Braga, ou Barcelos. é uma questão de averiguar, no Comando da Policia do Porto, que eles dizem-lhe, basta telefonar para lá. Ou na junta de Pousa. Não sei se foi para Braga, é outro Comando. Barcelos também é Braga.
Ele pode ajudar nas suas pesquisas, é muito boa pessoa. colaborante.
Saudações
Agomelo

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia "provável"

#291086 | rgmatos | 14 nov 2011 12:35 | Em resposta a: #291062

Caro Agomelo,

Muito obrigado pela transcrição dos apontamentos sobre o Morgado do Fundão da Loureira. Já estão devidamente guardados para o futuro próximo.
Eventualmente, estou procurando Loureiros pelo Facebook. Parece-me sobraram alguns cinco ou seis em Pousa. Devem ser filhos ou sobrinhos desse Agente de Polícia.
Vamos ver o que eles dizem. O ano que alcancei é um pouco avançado, acredito que apenas o Sr. Agente de Polícia ou algum interessado no assunto poderá me ajudar. Vamos ter pensamento positivo!
Eu vou procurar a Junta de Pousa ainda esta semana.
Saudações e obrigado novamente,
Ricardo.

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#376546 | cecilia loureiro | 01 jan 2017 19:44 | Em resposta a: #279715

Caro Victor , Ricardo e todos e todas os Loureiros,

Por acaso , encontrei hoje este link . A minha curiosidade é muita relativamente às minhas origens.

O meu avô chamava-se António Gomes Loureiro e vivia em Galegos S. Martinho - Barcelos .

Será que a origem vem da Pousa?

Desculpe ser tão vaga , mas tenho mesmo poucos dados.

Melhores cumprimentos ,

Cecília Loureiro

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#376549 | joserocha | 01 jan 2017 20:15 | Em resposta a: #18255

Olá a todos! Só agora vi este tópico. Tenho diversos Loureiros em Quintela de Azurara, Mangualde, com registo entre 1848 até ao início dos paroquiais, correspondendo a 6 gerações.

Se alguém estiver interessado em partilhar dados sobre estes Loureiros, terei todo o gosto em facilitar.

Cumprimentos
J

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#376634 | joserocha | 05 jan 2017 15:39 | Em resposta a: #376549

Aqui vão os dados. Rufina da Conceição Loureiro, nascida a 9/3/1848:

Generation 1

1. Manuel de Loureiro. Manuel was born on 18 November 1806 in S. João
Baptista, Quintela de Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal. He died
on 17 May 1886 in S. João Baptista, Quintela de Azurara, Mangualde,
Viseu, Portugal.

Generation 2

2. José de Figueiredo de Loureiro. José was born on 8 July 1780 in S.
João Baptista, Quintela de Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal.

3. Maria Joaquina Carvalho. Maria Joaquina was born in Germil, Germil,
Penalva do Castelo, Viseu, Portugal.

Generation 3

4. Manuel de Loureiro. Manuel was born on 21 August 1736 in S. João
Baptista, Quintela de Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal.

5. Maria de Figueiredo. Maria was born on 2 September 1738 in S. João
Baptista, Quintela de Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal.

6. José Maria de Carvalho. José Maria was born in Germil, Germil,
Penalva do Castelo, Viseu, Portugal.

7. Maria Joaquina. Maria Joaquina was born in Germil, Germil, Penalva
do Castelo, Viseu, Portugal.

Generation 4

8. Manuel de Loureiro. Manuel was born in S. João Baptista, Quintela de
Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal.

9. Maria de Almeida. Maria was born on 15 September 1702 in S. João
Baptista, Quintela de Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal. She died
on 23 October 1776 in S. João Baptista, Quintela de Azurara,
Mangualde, Viseu, Portugal.

10. Manuel de Figueiredo. Manuel was born in Canelas, Quintela de
Azurara, Mangualde, Viseu, Portugal. He died before 1767.

11. Sebastiana Pais. Sebastiana was born in Lamegal, Germil, Penalva do
Castelo, Viseu, Portugal.

12. João Nunes. João was born in Germil, Germil, Penalva do Castelo,
Viseu, Portugal. He died before 1786 in Germil, Germil, Penalva do
Castelo, Viseu, Portugal.

13. Maria de Carvalho. Maria was born in Germil, Germil, Penalva do
Castelo, Viseu, Portugal.

14. Manuel Álvares. Manuel was born in Germil, Germil, Penalva do
Castelo, Viseu, Portugal.

15. Eufémia Maria da Conceição. Eufémia Maria da Conceição was born in
Germil, Germil, Penalva do Castelo, Viseu, Portugal.

Generation 5

16. Francisco de Loureiro.

17. Arcângela de Amaral.

...

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#390422 | ELIANEGOMES65 | 27 mar 2018 03:26 | Em resposta a: #79506

Procuro por família de Francisco da silva loureiro. ele veio com os imigrantes para o Brasil chegando em porto de santos. ele teve 5 filhos. 1 gemeá, outra irmã e dois filhos homens, incluindo francisco.


Quem tiver noticia por favor. me contacta

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#390434 | ELIANEGOMES65 | 27 mar 2018 17:11 | Em resposta a: #85145

Meu bisavó veio de porto, era um Loureiro, veio para o Brasil com um Padrinho de batismo aos 12 anos de idade, acredito que ele era o filho mais velho da família na época, chegou em santos e ali ficou, teve 6 irmãos incluindo uma gemeá.

meu email para informação e .
eliane117@bol.com.br

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#405066 | ELIANEGOMES65 | 05 jul 2018 03:03 | Em resposta a: #18255

Estou a terminar uma busca por minha família loureiro em Portugal, Meu avô veio de Portugal aos 12 anos de Idade com um padrinho, chegaram em santos. NOME. FRANCISCO DA SILVA LOUREIRO

só agosta descobrir onde meu a bisavô foi entirrado, logo poderei dizer de onde ele e em Portugal.....embarcou no Porto para o Brasil.

UM GRANDE ABRAÇO

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#406561 | Ignacio_NT | 18 ago 2018 18:53 | Em resposta a: #79516

Minha familia aqui no Brasil chegou em 1901, meu avô Ignacio Loureiro Pinto era oriundo de Resende. Estou prestes a ir a cidade em setembro/18, muito curioso por tudo. Será que conseguirei muitas informa"coes?

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#406567 | ELIANEGOMES65 | 18 ago 2018 20:41 | Em resposta a: #406561

SEJA BEM VINDA.....NO QUE EU PUDER AJUDAR, SERA UM PRAZER

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#408259 | ELIANEGOMES65 | 03 out 2018 03:20 | Em resposta a: #290519

so agora com os dados dos meus Bisavós Loureiro e que posso falar.

Meus Bisavos são De Pousa conselho de barcelos. Francisco da Silva Loureiro. Filho de Joaquim da silva Loureiro, E Anna da Silva Loureiro. Freguesia de Martim.
Neto Paterno de, Cipriano da Silva e Luiza de castro. Neto Materno de..Daniel Loureiro e Narcisa Francisca Loureiro.
Se alguém aqui tiver Loureiro por estes lados talvez encontre mais familiares aqui.

Boa sorte a todos

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#424155 | Jose A Loureiro | 14 mai 2020 03:30 | Em resposta a: #18255

Meu bisavô, que migrou para o Brasil, por volta de 1850, era nascido em Pousa, Barcelos no ano de 1838, Filho de Domingos José Loureiro e Thomázia Maria da Silva.

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#424191 | ELIANEGOMES65 | 15 mai 2020 14:14 | Em resposta a: #408259

Bom da a todos.

No cementério do caju rj, tem um tumulo da família loureiro, curioso que fica ao lado da minha família. La esta enterrado. inclusive tem foto dos dois no tumulo. Nao conseguir ainda contato com esta família aqui no Rio de Janeiro para saber se vem da minha família

ANTONIO LOUREIRO.....NASC. 20/06/ 1882....MORTO EM. 30/08/1961
JOÃO LOUREIRO; NASC. 23/04/1907....MORTO EM. 04/02/1987
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Da minha família loureiro tenho tudo, tenho até certidão de casamento dos (tataravós). Joaquim da silva Loureiro e Anna da Silva Loureiro. que esta em Diocese de Braga. este casamento foi realizado em.21/08/1883 , se casaram na Paroquia de, Sao Jose de Sao Lazaro, do conselho e diocese de Braga.


EM 1883 ESTA FAMÍLIA RESIDIAM NESTAS FREGUESAS.

TATARAVÓ. Joaquim da silva Martins, nasceu lugar de Outeiro, freguesia de Pousa, conselho de Barcelos, natural de cidade de Pousa.
Filho de. CEPRIANO MARTINS FORT, NATURAL DE FREGUESA DE MARTINS, CONSELHO DE BARCELOS.
e
LUIZA DA SILVA, NATURAL DE CABREIROS, CONSELHO DE BRAGA. MORADORA DO LUGAR DA VENDA. FREGUESIA DE MARTINS.
FILHA DE. DANIEL LOUREIRO E NARCISA FERREIRA, NATURAL DE BRAGA.

SE ALGUÉM SOUBER ALGUMA COISA DESTA FAMÍLIA, ENTRAR EM CONTACTO. Pois gostaria de entrar em contato com algum familiar vivo.

Boa sorte a Todos.

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#424218 | Ignacio_NT | 17 mai 2020 18:39 | Em resposta a: #18255

Olá, meu nome é Ignacio Loureiro Pinto Neto. Meu avô Ignacio, nasceu em 1906 em Rezende . Ele teve alguns irmãos que tb vieram para o Brasil, Antonio e Augusto. Se desejarem contato direto podem me ligar no telefone 21- 997812589, será um imenso prazer

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#424339 | ELIANEGOMES65 | 21 mai 2020 20:37 | Em resposta a: #424218

Meu Loureiro vem da minha Bisavó, Anna Loureiro, morava na conselho de Pousa, lugar de Outeiro, da freguesia de Martins, casada com Joaquim Martins da Silva.
Pai dela era. Daniel Loureiro , morava conselho de pousa, lugar de outeiro, freguesia de Martins.

Espero encontrar familiar por la.

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#424346 | Vasco Briteiros | 22 mai 2020 01:49 | Em resposta a: #424191

A freguesia que refere tem o nome de Martim e não Martins.
Martins é nome de Família, bastante vulgar na região de Braga.

Resposta

Link directo:

genealogia/Loureiro

#424355 | ELIANEGOMES65 | 22 mai 2020 18:36 | Em resposta a: #424346

Meu anjo.

Se eu for colocar aqui os erros, não vou conseguir achar os familiares.
Você entendeu Martins, isto basta né. Segundo, meu bisavô e Martins. Quem seria você pra corrigir as conservatória de Portugal? Assim e escrito na certidão de casamento dele. Se fosse tão fácil nas grafia correta, não ia precisar está neste site né. Somente pesquisa os nomes como estão.

Coloca algo positivo com o assunto.
Beijos no coração

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 05:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen