Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#17950 | Vasco Jácome | 03 mar 2002 12:51

Caros Confrades

Felgueiras Gayo no seu ttº de Cerqueiras §59 N10 fala de João de Brito Cação cc D. Margarida Furtado de Mendonça, filha do Dr. António Furtado de Mendonça, que por meados do séc. XVII, foi Juiz de fora de Viana.

Este Dr. António Furtado de Mendonça seria natural do Alentejo e filho de outro Dr. António Furtado de Mendonça e m.er D. Maria Pereira da Fonseca, de Beja, fª de António Coelho Veloso e de sua m.er D. Helena da Cruz, fª de Francisco da Cruz da Fonseca e m.er Joana Veloso.
Diz que este António Furtado de Mendonça, Juiz de fora de Viana, era natural de Évora.
Em nota de rodapé, coloca a alternativa de António Furtado de Mendonça ser fº de João Furtado de Mendonça e neto de António Furtado de Mendonça.

A descendência de João de Brito Cação e de D. Margarida Furtado de Mendonça, ter-se-á espalhado pela Ribeira Lima, nomeadamente por Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Entre outros, foi filha destes, Isabel Maria Furtado de Mendonça cc Manuel Pimenta Barbosa, Sr. da Casa da Prova, nos Arcos, aqui no GP em:

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=110849

Alguém conhece estes Furtados de Mendonça, alentejanos, ao que parece de Évora?

Qual a ligação destes a outros Furtados de Mendonça?

Parte da descendência de João de Brito Cação aparece ligada a uma Quinta do Amendo. Alguém sabe onde fica esta quinta?

Obrigado pela atenção,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18078 | zmcm | 05 mar 2002 09:49 | Em resposta a: #17950

Caro Vasco Jácome :
Também estou interessado nestes Furtados de Mendonça do Alentejo,pois em tempo ao estudar um ramo alentejano da minha família fui encontrar um Furtado de Mendonça e um Furtado desconhecendo se este último também será Furtado de Mendonça. Infelizmente nada pude adiantar no trabalho de pesquisa, pois vivo em Lisboa e estes registos encontram-se no Alentejo. Se por acaso descobrir alguma coisa poderá informar-me?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18079 | zmcm | 05 mar 2002 09:49 | Em resposta a: #17950

Caro Vasco Jácome :
Também estou interessado nestes Furtados de Mendonça do Alentejo,pois em tempo ao estudar um ramo alentejano da minha família fui encontrar um Furtado de Mendonça e um Furtado desconhecendo se este último também será Furtado de Mendonça. Infelizmente nada pude adiantar no trabalho de pesquisa, pois vivo em Lisboa e estes registos encontram-se no Alentejo. Se por acaso descobrir alguma coisa poderá informar-me?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18080 | zmcm | 05 mar 2002 09:50 | Em resposta a: #17950

Caro Vasco Jácome :
Também estou interessado nestes Furtados de Mendonça do Alentejo,pois em tempo ao estudar um ramo alentejano da minha família fui encontrar um Furtado de Mendonça e um Furtado desconhecendo se este último também será Furtado de Mendonça. Infelizmente nada pude adiantar no trabalho de pesquisa, pois vivo em Lisboa e estes registos encontram-se no Alentejo. Se por acaso descobrir alguma coisa poderá informar-me?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18108 | Vasco Jácome | 05 mar 2002 19:35 | Em resposta a: #18080

Caro Miguel Cabrita Matias

Também não tenho possibilidades de me deslocar a qualquer arquivo alentejano para tentar pesquisar alguma coisa.
Para os tempos mais próximos, o que vier a saber é por alguma eventual resposta a este tópico.
Posso acrescentar é que esta minha dúvida foi “atiçada” pela chegada de um mailing que anuncia o lançamento(?) de um livro sobre Mendoças:

“História e Genealogia dos Mendoça Furtado, Alcaides-Mores de Mourão (1476-1674)”, Lisboa 2000.

De: Luís de Bivar Weinholz de Azevedo.

Não sei é se fala alguma coisa destes que estão ligados a mim.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18110 | vbriteiros | 05 mar 2002 19:56 | Em resposta a: #18108

Caro Vasco Jácome.
Apanhei-o aqui agora no forum e pedia-lhe para me confirmar se recebeu a minha foto da casa com torre. Estou a ter alguns problemas com e-mails longos.
Reconfirme-me o seu e-mail.
O meu é: vbriteiros@netcabo.pt
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18115 | 1947 | 05 mar 2002 21:25 | Em resposta a: #18110

Caros Amigos:
A título de mera informação pessoal pedia que me indicassem quais as fontes documentais em que se estribam para chamar Mendoças aos Furtados de Mendonça , alcaides de Mourão. E, se não fosse muito importunar, já agora perguntava ao GENEA porque motivo entenderam que a grafia Mendoça é a mais correcta?
Com cumprimenntos cordeais
do Manuel Lamas

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18116 | zmcm | 05 mar 2002 21:56 | Em resposta a: #18108

Caro Vasco Jácome :

Fico agradecido pela dica do livro. Vou estar atento á sua saída. Se entretanto souber alguma informação, transmitir-lha-ei.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18129 | rafael mião | 06 mar 2002 01:25 | Em resposta a: #18116

Caro Miguel
Sobre o liv.º parece-me que o vi na Liv.ª Ferin,há dias.

Deixo-lhe uma pequena inf.que poderá não ter importância para o caso presente,ao menos tem a utilidade de ser conhecida:

No Liv.ºPar. de Cas.de Porches,aparece o Cap.ão José Veríssimo Barroso,casado com D.Ana Joaquina Barbosa,aos 8/2/1796,que era filha do alferes Pedro da Silva Negrão,(que o Miguel sabe quem é)filho de Domingos da Silva e de Isabel da Silva,todos de Porches e de Luiza da Conceição,da freg. de São Bartolomeu de Messines ,filha de Domingos Martins e de Ana Gonçalves,também da freg. de São Bart. de Messines.

Agora a informação relacionada com-Furtado.O referido capitão José Veríssimo Barroso era viúvo de D.Quitéria Duarte Furtado,da freguesia de Monchique.Espero que sirva de alguma coisa,sem me esquecer que falam em Furtados de Mendonça,do Alentejo.Mas nunca se sabe!...
Uma boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18130 | artur41 | 06 mar 2002 01:43 | Em resposta a: #18129

Caro Rafael Carvalho


Espero que se encontre de boa saúde. Estou-me a preparar para lançar no Fórum, dados sobre os Freire de Andrade. Vou-me socorrer, também, de dados que me fez o obséquio de me enviar, fotocopiados.
Restringindo-me ao tópico, o Alferes Pedro da Silva Negrão, por acaso, não tem a ver com os Negrõis que se ligaram aos Côrte-Reais?


Melhores cumprimemtos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18131 | rafael mião | 06 mar 2002 01:57 | Em resposta a: #18130

CaRO Artur
Os NEGRÕES algarvios,sejam de Boliqueime,Porches,Albufeira,Guia,são meus antepassados e da minha família,naturalmete,todos os outros destes ramos.Agora gostaria que me enviasse essa ligação aos-Cortes-Reais,que desconhecia.
Fico muito grato pela sua informação e outras que me possa enviar.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18146 | Vasco Jácome | 06 mar 2002 19:42 | Em resposta a: #18116

Caro Miguel Cabrita Matias e demais interessados

O folheto tem a indicação do contacto para aquisição (7000$00):

Ana Rita Bivar
Apartado 15066
1074-003 LISBOA

Telef: 213529496
Fax: 214190329
Telemóvel: 918267952
E-mail: lbivar@clix.pt

É apresentada uma lista de titulares e famílias que serão mencionadas nas árvores de descendência. Uma delas é “Gouveia Tavares Festas”.
Será que o nosso colega Alexandre Tavares Festas não conhece a obra e não poderá adiantar qualquer coisa quanto ao seu conteúdo?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#18148 | zmcm | 06 mar 2002 20:44 | Em resposta a: #18146

Caro Vasco Jácome :
Agradeço as indicações, por acaso adquiri hoje a obra, mas ainda não tive tempo de dar uma vista de olhos sequer!

Cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

Livro de Furtados de Mendonça, Alc.Móres de Mourão

#18216 | Portuguez | 08 mar 2002 00:54 | Em resposta a: #18146

Caro Vasco Jácome

O mundo é muito pequeno. Ontem mesmo na Ferin tive este livro novo na mão, mas como tinha outras prioridades e não lhe supus ligações directas comigo, não comprei. Está à venda exposto ao lado do do Nuno Borrego. Lembro-me de ter gabado a edição, em papel modesto mas suficiente, bem encadernada, grande, cheia de gravuras e esquemas. Isso permite-lhe o preço de 7 contos na livraria. Mas se traz um ramo dos meus primos e outro dos meus sobrinhos, ambos Gouveia Tavares Festas, amanhã ligo para reservá-lo, e quando o tiver lhe direi se traz algo que o interesse a si pessoalmente. Já que se interessa por Mendonças, talvez saiba se o Mendonça dos Cunhas Monteiros-Móres liga com este? Estou esquecido.

Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Furtados de Mendonça, Alc.Móres de Mourão

#18269 | Vasco Jácome | 08 mar 2002 23:15 | Em resposta a: #18216

Caro Alexandre Tavares Festas

Existem uns Cunha Mendoça (Gayo ttº de Cunhas §7) com alguns casamentos com uns Melos Monteiros-mores. Por sua vez, estes Melos também estavam ligados a Mendoças. Veja-se aqui:

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=48512

Como pode ver, acabam por entroncar no Diogo Furtado, Alcaide-mor de Mourão. Portanto, é perfeitamente natural que pelo menos parte desta gente esteja no livro em questão.

Não me parece é que os Cunha Mendoça tenham sido eles próprios Monteiros-mores. O Mendoça destes também deve vir no livro, pois vem Tristão de Mendoça, Capitão de Chaul que abre o §1 do Capítulo II (Gayo: ttº Mendoças Furtados §13 N14). Uma filha deste, D. Joana cc Rui Gomes da Cunha, copeiro-mor de D. João III. Ver aqui:

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=109194

Não sei se respondi a sua questão?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Livro de Furtados de Mendonça, Alc.Móres de Mourão

#18346 | Portuguez | 10 mar 2002 23:42 | Em resposta a: #18269

Caro Vasco Jácome

Monteiros Mores era apenas para o Vasco Jácome poder identificar o Mendonça dos Cunhas em questão, que só foram de facto M-M's no sc. XIX por herança e representação de Melos. Antes foram, falo de cor, Trinchantes e Copeiros Móres, designações que divertiram a minha infância. De qualquer forma, revertendo ao ponto, verifica-se que o Mendonça em causa vai ter pelo menos por dois ramos aos do Livro, que já encomendei e irei buscar por estes dias. Obrigado.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#33664 | NFF | 18 jan 2003 18:52 | Em resposta a: #17950

Caros participantes

Gostaria de saber se algum dos participantes consegui informações acerca da ascendência do Dr. António Furtado de Mendonça, citado na questão inicial deste tópico.

Obrigado, cumprimentos

Nuno Furtado de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Furtados de Mendonça, dos Arcos e Barca

#39906 | victória | 15 abr 2003 00:58 | Em resposta a: #33664

Exmos Senhores

Encontrei a seguinte anotação:

António Pimenta e D.a Maria Barboza
pais de
Manuel Pimenta Barboza
casado com
D.a Isabel Mendonça Furtado em 1700
filha de
João de BRITO LIMA e D.a Margarida Furtado de Mendonça (fal. a 25.mar.1720)

Do casal ManuelPimenta Barboza e D.a Isabel
nasceram

D. Joana Antónia Don(?)
e
António José Pimenta

sendo estes irmãos Padrinhos

de Joana Antónia, nascida a 5.ago.1728 em Paço VEdro de Magalhães, na Barca,

filha de Manuel Fernandes Cerqueira,
filho de
Manuel Fernandes Aranha e Maria CErqueira,
casado a 26.out.1722 em Paço VEdro com
Antónia Maria de Brito, nascida a 26.out.1722 em Paço Vedro filha de António de BRITO LIMA do lugar do Barreiro, Paço VEdro e Joana Rodrigues.

tenho, ainda, a informação imprecisa que os supracitados João de BRITO LIMA e D.a Margarida Furtado de Mendonça (fal. a 25.mar.1720) viveram na Quinta do Amado(?) próximo da vila da Barca

Alguém me pode facultar mais informações sobre estes Britos Lima?

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Barca

#39966 | Vasco Jácome | 15 abr 2003 19:58 | Em resposta a: #39906

Caro Eduardo Domingues

Os primeiros da sua mensagem parece-me claro que são os que estão no URL que eu indiquei na minha mensagem inicial deste tópico.

O marido de Margarida Furtado de Mendonça, João de Brito Cação está no Gayo ttº de Cerqueiras §59 N10. Será bisneto de Catarina Fernandes de Lima c.c. Cosme Cação de Brito. Daqui descendem alguns Brito Lima. Inclusivamente, foi seu filho um António de Brito que foi abade de Monte Redondo.

Essa Quinta do Amado(?) não será a do Amendo?
Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Barca

#40259 | victória | 21 abr 2003 14:48 | Em resposta a: #39966

Caro Vasco Jácome

Começo por agradecer a sua pronta resposta. Realmente abriu-me uma 'luz ao fundo do túnel' ao indicar-me uma entrada no FGayo, assim, poderei tentar encontrar alguma informação lá sobre estes Brito-Lima, de quem nada sei.
Vou tentar a minha sorte!

No tocante à quinta que citei, realmente, é Quinta do Amendo. Obrigado pela correcção.

Já agora, sabe algo sobre as gentes da dita quinta?

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Barca

#40285 | Vasco Jácome | 21 abr 2003 21:22 | Em resposta a: #40259

Caro Eduardo Domingues

Desconheço o destino da Quinta do Amendo para além do que está no ttº Cerqueiras §59.
Aí com o nº 12 surge Cosme Cação de Brito (sobrinho da Isabel Maria Furtado de Mendonça), Sr do Amendo, Fid. da C.R. c. a 1757 c. D. Antónia Maria de Araújo e Costa fª M.el Martins de Araújo (Brasileiro) e sua m.er Antónia de Araújo e Costa. Tiveram:
13 D. Maria Joana Furtado
13 António M.el
13 João M.el de Brito Furtado.

E não é dito mais.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Furtados de Mendonça, dos Arcos e Alentejo

#47736 | NFF | 15 set 2003 04:17 | Em resposta a: #33664

Caros participantes

Gostaria de saber se algum dos participantes consegui informações acerca da ascendência do Dr. António Furtado de Mendonça, citado na questão inicial deste tópico.

Obrigado, cumprimentos

Nuno Furtado de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 03:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen