Miguel Varella de Leão, FCA

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Miguel Varella de Leão, FCA

#17940 | Portuguez | 03 mar 2002 07:38

Miguel Varella de Leão foi "bacharel formado na faculdade dos sagrados cânones pela U. C., e capitão de infanteria auxiliar do terço da comarca de Viseu, e natural da vila do Freixo da mesma comarca;filho do doutor Manuel Varella de Leão, e de sua mulher D. Josepha Maria Ribeiro; neto pela parte paterna de Manuel Francisco Varella, e de sua mulher D. Brites Alves; e pela materna do capitão João Zuzarte, e de sua mulher D. Garcia Ribeiro, de Santa Comba Dão.
Um escudo esquartelado; no primeiro e quarto quarteis as armas dos Varellas, no segundo as dos Leões, e no terceiro as dos Zuzartes. - Br. p. a 26 de setembro de 1788. (...)."
in AHG de Sanches de Baena, vol. I, p. 532, nº2114.

Alguém sabe sobre ascendência, descendência e colaterais deste Miguel Varela de Leão da Beira Alta? Queria entroncá-lo. E onde fica a tal "vila do Freixo" da comarca de Viseu? Procurado o minhaterra.com e o dicc. oitocentista de meu Bisavô António de Leão Festas, óptimo para divisão administrativa pré-republicana e pré-liberal, nada encontro que não seja um Freixo freguesia em Gouveia (Freixo da Serra) e outro Freixo no concelho de Almeida. Em nenhum se menciona que foi vila no entanto.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#17970 | vbriteiros | 03 mar 2002 23:22 | Em resposta a: #17940

Caro Alexandre Tavares Festas.
Entre Tondela e Santa Comba Dão fica a povoação de Treixedo, onde no centro se eleva a casa dos Viscondes de Treixedo. É uma casa curiosa pois uma torre no centro apoiada numenorme rochedo de granito e rodeada do caminho público em toda a volta. Apresenta diversos tipos de fachada e forma um conjunto quase redondo. O jardim situa-se do outro lado do caminho. Tem na fachada pricipal um brazão com os apelidos que cita na na sua comunicação:
Varellas,Leão,Jusartes. Já avisitei duas vezes e creio que terei fotografias que de momento não tenho comigo. Pertence à família do Visconde de Treixedo. Na NP não vem este título, mas a pags 759 do III volume, nas correcções e aditamentos vem: foi 1º Visconde Francisco de Gouveia Bandeira de Figueiredo, cujas datas de nasc. e morte ignoramos .Era bacharel em Direito pela UC . Ignoramos a data de concessão do título, que não foi registado na TT. Consegui a informação local que os actuais usam o nome Mascarenhas! Creio que pertence a um médico.
Julgo que existe algo sobre esta família na

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#17971 | António Forjó | 03 mar 2002 23:24 | Em resposta a: #17940

Caro Alexandre

No distrito de Viseu há actualmente 4 povoações com o nome Freixo; na f.de Lalim, c. de Lamego, na f.e c. de Mortágua, na f. de Serrazes do c. de S. Pedro do Sul e na f. e c. de Tarouca.
O Dicionário Geográfico (Memórias Paroquiais) do Pe. Luís Cardoso pode ajudá-lo a saber qual foi Vila. Está na TT.
A legislação que alterou os concelhos no Liberalismo também pode dar uma ajuda. É o Decreto de 6 de NOvembro de 1836; está na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#17974 | Portuguez | 03 mar 2002 23:36 | Em resposta a: #17970

Caro Vasco Briteiros

Muito obrigado pelas suas informações, que me encantaram pelo seu muito interesse para este tópico. De facto os meus Varelas e Leões são exactamente de Santa Comba. Infelizmente, parece que por problema técnico, o final da sua mensagem não ficou no post, pelo que muito lhe agradeceria se pudesse terminá-la novamente, ainda mais porque se percebe pelo teor do texto interrompido que ia indicar alguma pista talvez bibliográfica.

Grato

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#17977 | vbriteiros | 03 mar 2002 23:47 | Em resposta a: #17974

Caro Alexandre Tavares Festas.
Efectivamente era a informação de que há algo sobre esta família na Revista Beira Alta. Qual o número não me lembro, mas como irei novamente a Tondela meados deste mês verei isso na biblioteca do meu cunhado.
Cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

Vila de Freixo

#17980 | Portuguez | 03 mar 2002 23:59 | Em resposta a: #17971

Caro António

Obrigadíssimo pelas suas informações, o problema era que a comarca de Viseu não corresponde ao actual distrito. Na realidade não sei senão genericamente ao que correspondia, pelo Atlas de Cartografia Histórica de Portugal. De qualquer maneira, imagino então que Freixo seja um lugar da fregª e concelho de Mortágua, onde existe actualmente (minhaterra.com) um "Rancho Folclórico do Freixo". Isto é que eu desconhecia em absoluto, este é o Freixo que me faz sentido, pois todas as linhas Leões e Varelas de que venho são do extinto concelho do Couto do Mosteiro, pegado a Mortágua e a Santa Comba, de onde sabemos que era também a mãe deste Miguel Varela. Mas também pode ser erro de chancelaria, e terem querido dizer Freixo da vila de Mortágua. Penso que o assunto fica assim deslindado, e perguntarei quando lá for no próprio local. Bem haja por isso.

Cumprimentos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#17982 | Portuguez | 04 mar 2002 00:12 | Em resposta a: #17977

Caro Vasco Briteiros

Muito obrigado antecipadamente e cá fico à espera do nº da revista. Mais uma casa para eu fotografar quando for dar a volta à Beira. Deve ser curiosa realmente, pelo que diz. Treixedo aliás é nome que lembra a Ilustre Casa, razão já de si suficiente para lá me deslocar quando me for possível.

Grato

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#17995 | hugodacunhaesa | 04 mar 2002 09:35 | Em resposta a: #17982

Exmo.Senhor Alexandre Tavares Festas,
Em relação a estes Varelas Leão, será que já viu no Raízes & Memórias a árvore de costados elaborada salvo erro pelo Dr. José Carlos Ataíde Tavares, ele também descende destes Varela Leões de Viseu. isto causou-me interesse pois eu descendo duns Varelas Leão mas de Casa Branca no Alentejo, descendentes duma Ana Varela casada nos principios do séc. XVII, com um Pedro Leão, e residentes na Herdade da Aravia presumo que seja coincidência.

Resposta

Link directo:

Varela e Leão - artº Raizes e Memorias

#18024 | Portuguez | 04 mar 2002 21:39 | Em resposta a: #17995

Caro Hugo da Cunha e Sá

Muito obrigado pela ajuda. José Carlos Ataíde Tavares foi padrinho no meu casamento, altura em que o conheci. De facto lembro-me agora que na altura aludia a um parentesco, mas parti para Àfrica logo a seguir e perdi o contacto, pelo que se souber dizer-me o nº da revista em que veio o artigo ficava-lhe muito grato.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Freixo

#18033 | António Forjó | 04 mar 2002 22:22 | Em resposta a: #17980

Caro Alexandre

Lembrei-me de mais uma pista.
O códice "Livro que contem as reguesias, que há em Lisboa, no seu termo, e nas diversas terras deste Reino, com a indicação das comarcas, prvíncias, q que estas pertencem, e do número de fogos, de que cada uma daquelas se compõe: Feito por ordem do Intendente Geral de Polícia da Corte e Reino, Diogo Inácio de Pina Manique em 1798"
Está na Biblioteca Nacional, nos Reservados e tem a cota COD. 12891.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18045 | gonçalo calheiros | 04 mar 2002 23:24 | Em resposta a: #17940

Caro Alexandre.
Mandei um mail,mas julgo que se estraviou.
A casa que citam ,em Treixedo não é pertença dos Viscondes do mesmo nome ,mas sim dos Viscondes de Treixedo,sendo a primeira Viscondessa sido a herdeira da casa ,por ser descente do referido Miguel Leão.A senhora era da família Queiroz de Ataíde,como aliás os seus parentes Viscondes de Treixedo.
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Livro que contém as freguesias, que há em Lx (...)

#18066 | Portuguez | 05 mar 2002 00:46 | Em resposta a: #18033

Caro António

Óptima dica. Penso que este fosse um dos reservados que merecesse edição pela INCM.

Grato

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18068 | Portuguez | 05 mar 2002 01:04 | Em resposta a: #18045

Caros Gonçalo Calheiros e Vasco Briteiros

Obrigado pela colaboração. Anteontem, seguindo a pista de Vasco Briteiros, procurei visconde de Treixedo, e pela fonte do GP fui ter à p. 199 do ANP de 1985, tomo II, aonde vem na resenha que o juiz Sebastião José de Gouvêa Almeida Figueiredo de Carvalho, CXO, FCA, b. em 6.II.1747, casou com D.Ana Joaquina Zuzarte Varella de Leão Pereira, natural de Treixedo, Sta. Comba Dão, fª do Dr. Miguel Varella de Leão Zuzarte, bacharel em cânones, capitão do Terço em Viseu, FCA, e mulher D. Bernarda Maria Pereira Dias. De onde se prova ser a curiosa casa referida por Vasco Briteiros, pelas armas que nela figuram, herdada desta antepassada dos viscondes de Treixedo. Infelizmente não consta em nenhum dos desta familia ano de nascimento, para localizaçao paroquial online. Mesmo asssim tentei e aguardo a resposta.

Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18069 | Portuguez | 05 mar 2002 01:07 | Em resposta a: #18045

Caro Gonçalo Calheiros

Caso ainda seja preciso - esqueci-me de pôr no último post: atavaresfestas@hotmail.com

ATF

Resposta

Link directo:

RE: Varela e Leão - artº Raizes e Memorias

#18135 | hugodacunhaesa | 06 mar 2002 09:56 | Em resposta a: #18024

Exmo. Senhor Alexandre Tavares Festas,
Peço desculpa por só lhe enviar esta mensagem hoje. O livro da revista Raizes & Memórias que menciona a dita Árvora de costados é o n.º13 de 1997, mas o autor não é o Dr. José Carlos Ataide Tavares, mas sim o Dr. José Carlos Ataide Pinto Mascarenhas, que descende em 6ª geração do citado Dr. Miguel Varela Leão Zuzarte, por sua filha D. Ana Joaquina Zuzarte Varela Leão Pereira.
HCS

Resposta

Link directo:

Varelas do Algarve

#18143 | Portuguez | 06 mar 2002 15:24 | Em resposta a: #18135

Caro Hugo da Cunha e Sá

Obrigado pela refª. Entretanto lembrei-me que Luis Soveral Varella me informou há uns tempos atrás que os Varellas que estuda são do Algarve, zona de Lagoa. Quem sabe por aí poderá vir a entroncar os seus de Casa Branca? Se estiver interessado em contactá-lo escreva-me para lhe dar o e-mail dele.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas
atavaresfestas@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18163 | Portuguez | 07 mar 2002 01:07 | Em resposta a: #17977

Caro Vasco Briteiros

Perguntando hoje no Chiado, não me souberam dizer onde adquirir a Revista da Beira Alta. Será que só se comprará localmente? Tinha o maior interesse neste assunto porque infelizmente a Raizes e Memorias menciona estes Leões e Varelas apenas em poucas linhas de uma árvore mais extensa, infelizmente sem quaisquer dados ou datas, tal como o ANP que mencionei noutro post.

Grato

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18192 | vbriteiros | 07 mar 2002 16:47 | Em resposta a: #18163

Caro Alexandre Tavares Festas
A Revista Beira Alta é editada pelo Arquivo Distrital de Viseu.Tenho de momento aqui a nº 1 do ano 1974 - vol.XXXIII relativa ao trimestre de 1974. Dire. Dr A. de Lucena e Valle.( na época custava 20$00 !)
Crieo que deve contactar o ADV.
Cumprimentos
vasco briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18197 | LCM | 07 mar 2002 21:20 | Em resposta a: #18163

Caro Alexandre,

A "Beira Alta" pode ser pedida directamente para a Assembleia Distrital de Viseu - Casa do Adro, Largo da Sé - 3500-195 Viseu.
O ano passado publicaram um indice geral. Se assinares a revista (2 n.ºs por ano, 2500$00 salvo erro) pede para te mandarem o indice.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18210 | Portuguez | 08 mar 2002 00:08 | Em resposta a: #18192

Caro Vasco Briteiros

Obrigado pela informação. Tenho tido excelente comunicação e ajuda do ADV no meu trabalho, nomeadamente da parte da sua Directora, pelo que hoje escreverei para lá a indagar. Continuarei no entanto à espera do nº da revista que o seu cunhado lhe saberá dizer quando lá for, visto ser tão antiga e extensa a publicação.

Grato

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Revista Beira Alta

#18213 | Portuguez | 08 mar 2002 00:25 | Em resposta a: #18197

Caro Lourenço

Obrigado pelas tuas dicas, aqui e sobre o "Brasões Inéditos". Caso eu apanhe o livro em Braga, a preço possível, como me aconselha o Vasco Jácome, digo-te para se fazer cópia para ti, se quiseres.

Fico agora na dúvida sobre se a RBA é da Assembleia Distrital ou do ADV, mas penso que este último me saberá informar. Preciso ver primeiro a revista para perceber se a temática me interessa mais generalizadamente como beirão de 3 costados que sou, ou apenas este artigo sobre Varelas e Leões. Entretanto recebi anteontem o teu trabalho, que agradeço imenso, e sobre o qual tenciono escrever-te sossegadamente por e-mail. Mas adianto já que me pareceu muito bem escrito, documentado, informativo, sintético e sereno. Parabéns por isso.

Abraço Amigo

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18292 | gonçalo calheiros | 09 mar 2002 12:39 | Em resposta a: #17940

Caro "Parente"
Julgo poder tratá-lo assim pois ,pelo menos pelos Brito e Faro o seremos.Creio aliás que por aí também poderemos trocar informações.
No entanto o que me leva a mandar-lhe o mail foi ter reparado que lhe mandei um erro no anterior .Acasa não é dos viscondes de Treixedo mas sim dos viscondes de Rio Torto,seus parentes.Há uma confusão enorme de casamentos consanguíneos nessas famílias que baralham um bocado as pesquisas.Outro assunto que julgo poder interessá-lo é o seguinte:Esses Zuzartes ou Juzartes são quase certamente dos mesmos da zona de Carregal(Papizios,Sobral , Parada e Currelos)dos quais também sou descendente.Numa pesquisa que tenho em mãos deparei com este meu ascendente:Francisco da Costa Leão,casado com Ana Francisca em Papìzios,filho de António da Costa e Vicência de Leão-Não sei ainda mais nada mas quase certamente serão dos mesmos.Creio pois que deveremos aprofundar estes contactos-O meu e-mail é gbcalheiros@hotmail.com
Cumprimentos
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18293 | gonçalo calheiros | 09 mar 2002 12:44 | Em resposta a: #18292

Reparei que não mandei a data do casamento-é de 05/08/1619
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#18347 | Portuguez | 11 mar 2002 00:38 | Em resposta a: #18292

Caro Gonçalo

Não recebi o e-mail que me diz ter enviado... Agora seguiu um meu em resposta a este seu post. Se o não receber, diga por aqui sff.

Cump.tos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Varella de Leão, FCA

#242874 | moogies | 26 out 2009 13:43 | Em resposta a: #18347

Caro Confrade:
Gostava de saber se conseguiu entroncar Miguel Varella Leão na árvore de António Leão Tavares Festas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Tavares_Festas
Muito obrigada.
Margarida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 22:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen