Falcão de Carvalho do Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Falcão de Carvalho do Fundão

#17717 | FJCSAC | 27 fev 2002 00:27

Meus Caros

Par além do casamento de Gonçalo Vaz Preto nasc em 1643,em S. Miguel de Acha,casado com Inês Falcão de Carvalho do Fundão,pouco mais se sabe.Sabe-se que esta Inês Falcão era filha de Belchior (Vaz) de Carvalho(médico)e de salvo erro de Brites Varejão Falcão.

Alguém poderá indicar-me quem são estes Falcão e Carvalho,de onde eram e ascendência?

Cumprimentos

Francico Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17733 | lfalcão | 27 fev 2002 12:03 | Em resposta a: #17717

A pessoa que poderá fornecer mais informações sobre o assunto é o Engº José Manuel de Almeida Peres Falcão de Carvalho, que necessita de mais dados para estabelecer uma eventual relação com a familia. O contacto poderá ser efectuado através do tel:212043772.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17791 | 1947 | 28 fev 2002 22:21 | Em resposta a: #17717

Meu Caro Francisco
Também não sei, mas gostava de saber, porque tenho os Falcões da Idanha mal resolvidos.
Se quiser ter a amabilidade de me dar o seu email já estou em condições de lhe enviar os Cunhas Pignatellis com a ligação ao seu tio-avô
Cordialmente o seu
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17829 | FJCSAC | 01 mar 2002 12:11 | Em resposta a: #17791

Caro Manuel

Sobre estes Falcão de Carvalho,lembro-me em quando jovem ter passado por um solar no Tortozendo ,de que existe apenas quasi só a fachada e dizerem-me que tinha ardido e que era dos Falcões de Carvalho e seriam parentes.

A fachada é de grande beleza e dignidade.

A dúvida que tenho agora será tal solar dos ditos?A ser pode ser uma boa pista.

Os meus agradecimentos pela notas genealógicas que vai enviar.O meu e-mail é fjcsac@netcabo.pt

Os meus Cordiais Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17835 | 1947 | 01 mar 2002 13:24 | Em resposta a: #17829

Meu Caro Francisco
A casa-mãe fica na idanha, solar setecentista, armoriado com Falcões plenos (a CBA está em meu poder), hoje dos descendentes de Joaquim Guilherme Falcão da Cunha Pignatelli. A casa de S. Vicente era, se estamos a falar da mesma, armoriada de Cunhas pleno, dos ascendentes do marido da viscondessa do Tortuzendo, de que lhe envio a última versâo

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17951 | FJCSAC | 03 mar 2002 12:53 | Em resposta a: #17835

Caro Manuel

O solar,eventualmente dos Falões de Carvalho de que lhe falei,era mesmo junto a Tortozendo e não S.Vicente da Beira.

Penso que apenas resta a fachada.

Obrigado pelos elementos que me enviou.

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17958 | FJCSAC | 03 mar 2002 15:17 | Em resposta a: #17733

Caro Ifalcão

Eu vivo no Porto como pode imaginar para poder trocar impressões sobre o assunto não será a forma mais barata.

O Engº José Manuel Falcão de Carvalho não tem e-mail?Não poderá intervir neste Forum?.

Parece-me esta última forma a mais henriquecedora,pois outros intervenientes,poderão ter dados uns mais antigos,outros mais actuais que podem ajudar.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17961 | manuelr | 03 mar 2002 19:19 | Em resposta a: #17951

Caro Francisco

Concerteza não lhe vou dar novidade nenhuma, no entanto fica o apontamento.

Livro " Subsídios para a História Regional da Beira Baixa", de J. Ribeiro Cardoso, editada em 1940.
Volume I Tomo IV, pag 467, Brasões.

" De um artigo firmado por José Germano da Cunha e publicado num jornal do Fundão, transcrevemos o seguinte:
O Brasão dos Condes da Cunha...o de Fernando Tudela de Castilho e Costa ... o de um bispo...e o dos Condes de Vila Real...; ... o de D. Miguel de Vaz Guedes na casa do Sr. João de Macedo.
Estas informações em parte provêm de tradição e não se fundam em documentos que pudesse consultar; tenho-as todavia por verdadeiras."
"O Conselheiro José Navarro de Andrade...possuidor de elementos mais seguros de informação, confirmou-me quási completamente o que acima deixo transcrito. Atribuiu... e asseverou que a casa dos Macedos teve, antes do actual, desta família, o da família Vaz de Carvalho".
" Umas das mais influentes( famílias)foi a Vaz de Carvalho, cujas Armas com a data de 1777, se vêem na linda capela de S. Sebastião, nos arredores da Vila."

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17968 | alpedrinha | 03 mar 2002 22:24 | Em resposta a: #17961

Caro M.S.Rolão
Venho esclarecer que o verdadeiro brasão da casa Vaz de Carvalho, encontra-se no Museu Municipal do Fundão, segundo creio está picada mas reconhecem-se as respectivas armas.
O Solar dos Macedos que se implantou no local, veio a alinhar pela Rua da Cale, adulterando o traçado do Solar Vaz de Carvalho, do qual ainda resta uma fachada lateral. A nível do pavimento dá para perceber um desnível que assinala o acrescentamento que os macedos fizeram ao solar do Vaz de Carvalho.
Os Vaz de Carvalho tiveram um solar em Lisboa, junto a uma rua com o seu nome, e outro em Pinéus (Sto, António do tojal, Loures), este último ainda armoriado com o mesmo brrasão que está no Fundão e na capela de S. Sebastião.
Cumprimentos
Alpedrinha

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17976 | FJCSAC | 03 mar 2002 23:44 | Em resposta a: #17961

Caros Manuel e Alpedrinha

Obrigado pelas informações que enviaram.

No entanto continua sem resposta,um solar de que apenas existe a fachada junto ao Tortozendo será ou não dos Falcão de Carvalho,como me disseram em jovem.

Quanto aos Vaz de Carvalho do Fundão,numa justificação de nobreza (CBA de 1802)de Manuel Dias Barata de Carvalho,de Bogas de Baixo,Dornelas do Zêzere aparece como padrinho,numa das certidões de nasc. um Rodrigo Vaz de Carvalho natural do Fundão.

Como sabem,estes surgem do casamento de Gonçalo Vaz Preto de S. Miguel de Acha e de Ines Falcão de Carvalho do Fundão.Daí a pista que pode ter o dito solar.Porque deste casamento apenas surge o desembargador José Vaz de Carvalho que um primo por afinidade e genelogista,o falecido, José Freire de Vasconcelos Carneiro e Menezes (casado com Maria Isolina irmão do Carlos Manuel)dizia que era do Fundão.

Por outro lado os pais da dita Inês teriam sido Belchior(Vaz?)de Carvalho e (salvo erro)Brites Varejão Falcão.E destes apenas surge como filha única a dita Inês.

Não acham pouco?Não há duvida mas é o que há neste momento.

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#17984 | 1947 | 04 mar 2002 00:19 | Em resposta a: #17976

Caro Francisco
Os Varejões de que fala são transmontanos e, salvo erro, constam da ascendênci dos Cunha Pignatelli de Freixo de Espada á Cinta, vou ver se os encontro.
Abraços
Manuel L. M

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#18013 | lfalcão | 04 mar 2002 19:25 | Em resposta a: #17958

Caro Francisco Álvares,

O engº José Manuel não tem de momento e-mail, mas pergunta se é possivel indicar-lhe um endereço para onde lhe possa fazer chegar alguns documentos.

Cumprimentos,

Luisa Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#18022 | FJCSAC | 04 mar 2002 21:08 | Em resposta a: #18013

Cara Luisa Falcão

O meu e-mail é fjcsac@netcabo.pt .

É com a maior curiosidade genealógica que receberei os documentos indicados.

Com os meus melhores cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#18178 | lfalcão | 07 mar 2002 14:38 | Em resposta a: #17717

Caro Francisco Álvares,

Como já havia referido o engº José Manuel, não possui e-mail, por isso vou tentar com os dados que me foram fornecidos indicar o que até agora se sabe sobre este ramo Falcão de Carvalho:

1 - António Roiz de Medeiros
filiação: desconhecida
Naturalidade: Ponta Delgada
Casamento: D. Maria Ferreira de Lima, nascida em Ponta Delgada
Datas: desconhecidas
Descendência: Estevam Roiz de Medeiros - que se segue.
2 - Estevam Roiz de Medeiros
Naturalidade: Ponta Delgada
Casamento: D. Catarina Ribeiro, nascida em Ponta Delgada, filha de Francisco Azevedo Coutinho e D. Maria Ribeiro da Silva.
Datas: Desconhecidas
Descendência: José Roiz da Silva - que se segue
3 - José Roiz da Silva
Naturalidade: desconhecida
Casamento: D.(?) Vaz de Carvalho, nascida em Alvações do Corgo, filha de Luis de Carvalho e de D Mariana de Carvalho Vaz.
Descendência: Luiz Roiz de Carvalho - que se segue
Datas: desconhecidas
Dados Biográficos: Foi Alferes no Brasil
4 - Luiz Roiz de Carvalho
Naturalidade: Alvações do Corgo
Datas: desconhecdas
casamento: D. Domingas Pereira do Lago Vaz Pinto, nascida em Alvações do Corgo
Descendência: Mathias Roiz Pereira Vaz de Carvalho - que se segue
5 - Mathias Roiz Pereira Vaz de Carvalho
Naturalidade: Alvaçoes do Corgo
Datas: desconhecidas
Casamento: D. Luiza Theresa de Carvalho, nascida em Vilarinho de Freires-Arcebispado de Braga.
Descendência: José Maximiano Rodrigues Pereira Vaz de Carvalho - que se segue
e António Feliciano de Santa Rita Carvalho
Dados Biográficos: Foi capitão-mor da Pressegueda.
6 - José Maximiano Rodrigues Vaz de Carvalho
Naturalidade: Alvações do Corgo
Datas: Nasceu em 1788 , faleceu em (?)
Casamento: No Porto em 1812 com Ana Florida do Nascimento e Souto Falcão
Descendência:
Joaquim Augusto Falcão de Carvalho
António Germano Falcão de Carvalho
José Maximiano Facão de Carvalho
Francisco Augusto Falcão de Carvalho - que se segue
Dados Biográficos: Assentou praça em 1808 como cadete e foi Alferes porta bandeira de caçadores 3,tendo entrado nas batalhas do Buçaco e Fuentes de Honor.
Foi nomeado em 1822 proprietário do oficio de porteiro, Inquiridor da Chancelaria dos Coutos da Cidade de Lisboa por provisão de 1821/11/12.
7 - Francisco Augusto Falcão de Carvalho
Naturalidade: Alvações do Corgo
Datas: desconhecidas
Casamento: D. Maria Madalena de Mendonça
Descendência: Maria José Falcão de Carvalho - que morreu solteira
José Maria Falcão de Carvalho - que se segue
Maria Emília Falcão de Carvalho, que casou 2 vezes, a 1ª com Germano Andrade e Castro e a 2ª com João Arouca.
Dados Biográficos: Foi Tabelião em Olhão.

Espero que seja suficiente, destes a descendência é conhecida, dos ramos derivados sabe-se a partir do irmão do nº 6 - António Feliciano de Santa Rita Carvalho.

Com os melhores cumprimentos,

Luisa Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#18209 | FJCSAC | 08 mar 2002 00:06 | Em resposta a: #18178

Cara Luisa Falcão

Obrigado pelos dados que enviou,no entanto faço-lhe notar que os Falcão de Carvalho que estão no tópico são de cerca de c. de 1650 e são em princípio da Beira Baixa,enquanto os seus aparecem depois de 1800 e no norte.

É interessante no entanto de notar que surgem também de um casamento,de Vaz de Carvalho com Falcão.No entanto parece-me difícel a relação entre os que indica e os da Beira Baixa.

Cordiais Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

É interessante

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#18211 | FJCSAC | 08 mar 2002 00:12 | Em resposta a: #18178

Cara Luisa Falcão

Obrigado pelos dados que enviou,no entanto faço-lhe notar que os Falcão de Carvalho que estão no tópico são de cerca de c. de 1650 e são em princípio da Beira Baixa,enquanto os seus aparecem depois de 1800 e no norte.

É interessante no entanto de notar que surgem também de um casamento,de Vaz de Carvalho com Falcão.No entanto parece-me difícel a relação entre os que indica e os da Beira Baixa.

Cordiais Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

É interessante

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#109030 | falco | 07 jan 2006 22:52 | Em resposta a: #17791

EXmo. Senhor
Manuel Lamas de Mendonça

Desde os anos 80 que tento coligir elementos do apelido Falcão para publicar um"CORPUS" e tentar ligar todas as casas e compreender melhor alguns nucleos,tal como o de IDANHA,casa alias, que conheço muito bem.
Claro que fiquei satisfeito por saber que possue a CBA de tal casa .tenho algumas notas sobre esses Falcões.Manifesto interesse em conhecer uma cópia da dita carta que v.ª e.ª é proprietário.
Caso lhe possa ser util disponha

Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#109054 | 1947 | 08 jan 2006 15:29 | Em resposta a: #109030

Caro Paulo Falcão Tavares
Foi com natural satisfação que recebi a sua mensagem. Efectivamente os meus filhos do 1.º casamento descendem dos Falcão da Idanha e são depositários da CBA e, pelo menos de dois outros documentos desse ramo (testamento de João Crisóstomo freire Correia Falcão e outro que não me ocorre)que estão à disposição de investigadores e descendentes.Você ainda por cima preencherá os dois requisitos.
Nunca consegui resolver o invocado entronque dos Marques Falcão da Idanha nos bem conhecidos e publicados Herédia Cela Falcão. Também não me apliquei a fundo na resolução desse problema, e era ainda novo quando o abordei.
Estão à sua inteira disposição os elementos que coligi e a reprodução dos documentos se tiver a amabilidade de me dar o seu endereço porque preferia não utilizar o scaner para a CBA
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Falcões das Caldas

#109101 | pperneta | 09 jan 2006 02:52 | Em resposta a: #109030

Caro Paulo Falcão Tavares,

Por acaso não terá conhecimento de algum ramo de Falcões a viver na zona das Caldas da Rainha em meados do sec. XVI?
Um dos meus ascendentes é António Afonso Falcão, casado em S. Martinho, Funchal, em 1585, com Catarina Homem. Morreu em Dez. 1624 e foi enterrado na Igreja velha de S. Martinho. Era filho de António Afonso e Marta Fernandes, das Caldas da Rainha.

Paulo Gomes Perneta

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#130685 | falco | 10 out 2006 11:34 | Em resposta a: #109054

Caro Senhor

Só agora lhe envio os meus dados para me facultar a informação que possue para ver se consigo ligar ou entroncar noutro grupo já conhecido.
Muito obrigado


Quinta da Preta Abrançalha Apartado 43 2200-006 ABRANTES


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcões das Caldas

#130687 | falco | 10 out 2006 11:49 | Em resposta a: #109101

Caro Paulo Gomes Perneta

Só agora vi a sua mensagem !!! mas foi agora publicado um livro sobre antigas familias açorianas de onde poderá ligar (talvez) estes mas existe uma pedra basáltica no museu carlos machado em s.miguel com as armas de FALCÃO,de um manuel de almeida falcão.
Verei o que tenho em arquivo mas para já é o que me lembro.

cUMPRIMENTOS

Pavlvs Falco de Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#131904 | JMAPFC | 22 out 2006 20:11 | Em resposta a: #17717

A familia Falcão de Carvalho a que pertenço teve origem em Alvações do Corgo e resultou do casamento em 1812/01/05 de José Maximiano Rodrigues Pereira Vaz de Carvalho, nascido em Alvações do Corgo, com Ana Florida do Nascimento e Souto Falcão, natural do Porto - Miragaia.
Solicito informações relativas a ascendentes e descendentes destes dois que me permitam complementar as informações de que já disponho.
Agradecendo desde já envio cumprimentos

José Manuel Falcão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#131909 | JMAPFC | 22 out 2006 20:45 | Em resposta a: #17961

Caro Manuel da Silva Rolão

Li a sua mensagem refª Falcão de Carvalho do Fundão.
Um dos meus antepassados chamava-se José Maximiano Rodrigues Pereira Vaz de Carvalho, era natural de Alvações do Corgo nasceu em 1788 e casou em 1812/01/05 com Ana Florida do Nascimento e Souto Falcão.
Era filho de Mathias Roiz Pereira Váz de Carvalho e de Luiza theresa de Carvalho

Gostaria de saber se há alguma relação com a familia Vaz de Carvalho de que fala na sua mensagem acima referida. Agradecendo desde já a sua resposta envio cumprimentos

José Manuel Falcão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#143465 | falco | 09 fev 2007 17:28 | Em resposta a: #109054

ExMO Senhor
Manuel Lamas de Mendonça


Desculpe só agora enviar o endereço:pgfalcaotavaresarrobahotmail.com


Obrigado pela gentileza

Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#143467 | falco | 09 fev 2007 17:47 | Em resposta a: #17835

Exmo Senhor
1947

Só agora soube que a CBA está em boas mãos e gostaria imenso de ter uma cópia da mesma se for possivel.

Com os maiores e melhores cumprimentos

pgfalcaotavaresarrobahotmailpontocom

Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#143469 | falco | 09 fev 2007 17:59 | Em resposta a: #18178

Exma Senhora
D.Luisa Falcão

A que ramo pertence a sua familia.
Gostaria de trocar dados genealógicos consigo.
Caso queira:pgfalcaotavaresarrobahotmailpontocom.

Com os mais respeitosos cumprimentos


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#171615 | JMCM | 03 nov 2007 13:00 | Em resposta a: #131904

....

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#189650 | Augusto Tavares | 26 mar 2008 16:34 | Em resposta a: #17835

Ex.mo Senhor,

Poderia fazer-me o enorme favor de me dizer quem foi armigerado com as armas plenas de Falcões?

Também eu tenho ascendentes Falcões de Idanha-a-Nova, ligados a Azevedos. E com relações próximas com o sargento-Mor Joaquim Marques Falcão. Daí o meu interesse.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#192120 | Jotri | 11 abr 2008 11:53 | Em resposta a: #17961

Caríssimo Confrade Manuel Rolão
Como conhece bem as genealogias da Beira é possível
Ver-me os erros que tenho nestes apontamentos repescados em parte de Manuel Rosado:
Muito Grato

1. PAIO RODRIGUES (C. 1500), viveu por volta de 1500 em Aldeia Nova do Cabo. Casou com MARIA VAZ (f. 1549?), falecida por volta do ano de 1549.
Tiveram entre outros:
2. DIOGO PÃES DA CUNHA (f. 1572), que segue.
2. ANTÓNIO PÃES (f. 1577), presbítero, instituidor do vínculo das Grangeas, com o encargo de sessenta missas.
2. DIOGO PAES DA CUNHA (f. 1572), cavaleiro do rei D. João III (1521-1557), administrador do morgado das Grangeas, instituído por seu irmão. Não se sabe com quem casou. Morou em Aldeia Nova do Cabo.
Teve:
3. ANA DA CUNHA, que segue.
3. ANA DA CUNHA. Casou com GASPAR PROENÇA, filho de Pedro de Oliveira.
Tiveram:
4. ANA DE OLIVEIRA E CUNHA, que segue.
4. PEDRO DE OLIVEIRA.
Teve uma filha natural:
5. ANA RODRIGUES DE OLIVEIRA, natural de Aldeia Nova do Cabo. Casou com MIGUEL NUNES, natural de Aldeia Nova do Cabo.
Tiveram:
6. MANUEL NUNES DE OLIVEIRA, natural e morador em de Aldeia Nova do Cabo. Tirou carta de brasão de armas a 29-II-1644, de PROENÇAS e OLIVEIRAS. Casou com Ana Rodrigues, natural da mesma freguesia.
Tiveram, entre outros:
7. MIGUEL DE OLIVEIRA E CUNHA, natural de Aldeia Nova do Cabo, que foi capitão de Ordenanças. Casou com Ana de Oliveira, filha de Diogo Mendes e de Ana de Oliveira, todos naturais de Aldeia Nova do Cabo.
Tiveram:
8. MANUEL DE OLIVEIRA DA CUNHA E SILVA (1669-1731), nasceu a 29-VII-1669 em Aldeia Nova do Cabo, e veio a falecer a 10-IX-1731, na freguesia do Santíssimo Sacramento em Lisboa. Licenciado e familiar do Santo Ofício por carta de 13-X-1691, cavaleiro de Cristo e desembargador da Casa da Suplicação e corregedor do Crime da Corte.
Casou a 26-III-1714, na freguesia de São Paulo em Lisboa, com D. MARIA LUÍSA HOLBECHE GRANATE, filha de Jaques Granate, familiar do Santo ofício, e de sua mulher D. Catarina Maria Holbeche.
Teve do seu casamento, pelo menos, nove filhos.
7. DIOGO NUNES DE OLIVEIRA, padre.
6. LOURENÇO BARREIROS. Tirou carta de brasão de armas a 30-XII-1642, de PROENÇAS e OLIVEIRAS, tendo por Diferença um coxim de Ouro .
4. ANA DE OLIVEIRA E CUNHA, casada com MIGUEL RODRIGUES BARREIROS. Seu marido era filho de Miguel Rodrigues Barreiros (c. 1571), o qual foi familiar do Santo Ofício por carta de 9-X-1571, e neto de Diogo Barreiros .
Viveram em Aldeia Nova do Cabo.

Resposta

Link directo:

RE: Falcão de Carvalho do Fundão

#194775 | Augusto Tavares | 30 abr 2008 14:08 | Em resposta a: #109030

Caríssimo Paulo Falcão Tavares,

Deixei aqui no fórum há já alguns dias uma mensagem dirigida ao Confrade Manuel Lamas de Mendonça acerca da carta de brasão de armas dos Falcões de Idanha, mas não obtive até ao momento qualquer resposta.

O que queria saber é se haverá alguma relação entre os Marques Falcão e uns Pires Falcão, também de Idanha. E a quem foi atribuída a carta de armas. Como depreendo pela troca de mensagens que terá conhecimento dessa carta, apelo à sua colaboração.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen