Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#1757 | José Santos Cobra | 18 jan 2001 12:30

Por ser originário desta zona do Alentejo, gostaria de saber se existe algum livro ou documentação/informação pessoal referente a famílias aqui residentes.Tenho na minha posse um famoso e antifgo Album, Alentejano que me elucidou sobre um passado muito recente, e que por conseguinte me incutiu o desejo de saber em concreto ascendência, descendência, historia de familias desta zona.
Falaram-me num livro de Costados alentejanos, de Pestana de Vasconcellos, gostari ade saber se ja se encontra á venda e onde, pois sei por conhecimento previo que alguns dos meus antepassados e ramos seculares e e de parentesco proximo, vêm estudados no mesmo documento.Existem outros livros de costados alentejanos/familas, quais?
obrigado pelas informações que possam deixar
cmptos
José Santos-Cobra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#1777 | LSV | 18 jan 2001 19:23 | Em resposta a: #1757

Caro José Santos-Cobra
Tenho alguns apontamentos mais ou menos disprsos sobre Famílias dessas áreas, não sei exactamento o que procura.
Relativamente ao seu apelido Cobra, não sei se conhece os proprietários da Casa Ferreira, na Baixa, em Lisboa. O apelido deles é Cobra Ferreira e não sei se sabem alguma coisa sobre a Família Cobra. Se quizer posso dar-lhe o contacto do Zé Cobra Ferreira para que tente averiguar alguma coisa.
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#1780 | José Santos Cobra | 18 jan 2001 21:05 | Em resposta a: #1777

Caro Luis Soveral Varella,
A família Cobra Ferreira, faz parte curiosamente do meu ramo, isto é, o meu avô António Santos-Cobra, tinha 6 irmãos, sendo que uma das irmãs foi exactamente a mãe de meus primos: José António; Manuel António, e Maria José Cobra Ferreira, proprietarios da conhecida Casa Ferreira.Deste ramo, eu sou o único que podera perpetuar o nome de familia Santos Cobra, já que, o unico dos irmaos de meu avô, que ainda vive, e tb ele José Santos Cobra, não teve filhos, e todos os primos são descendentes das irmãs de meu avô.Segundo sei, alguns membros, segundo parece um irmão de meu bisavô, desta família passaram ao Brasil no incio deste seculo, ou mesmo no seculo passado, onde se uniram a uma família de nome Távora.A minha família reporta directamente a Alcácer do Sal, onde, pelo menos ha 6/7 gerações existe curiosamente, sempre um membro masculino com o nome de José Santos Cobra, aos quais,claro, foram sendo acrescentados outros apelidos em virtude das uniões estabelecidas.
Segundo tb sei existiria alguem deste nome, no sec. XVII em Portugal, mas gostaria deveras de saber a origem do mesmo, antepassados, ramos de parentesco etc.Tenho alguns documentos, certidoes etc, mas pouco mais a esse nível, e pela graça de Deus e pela minha curiosidade, sou possuidor das mais antigas histórias desta família, com uma larga e actual descendência.Por ex: na Família Lince Branco Núncio; Cobra Ferreira; Cobra Pereira; Rezina Rodrigues;Cobra Portugal Branco; Cobra Quita-Quita;Quita-Quita Silva de Brito; etc, no total os primos de meu pai sao 13,na sua maioria com descedência.
Relativamente a esta zona do Alentejo, tenho curisidade, qto a algumas famílias, ´s quais tb me encontro ligado, ora por laços de parentesco; ora por amizade:

-Ayres Mateus;Rodrigues Santos Crespo;Pidwell;Visconde da Corte;Beja da Costa; Lobo de Vasconcellos; Infante de Lacerda da Quinta de Corona-Casa do Conde de Bracial;Passanha; Salema; Sabido; Castro Henriques; Lança;Teixeira de Aragão

Algumas delas estão directamente relacionadas com a família de minha avó paterna:Santos Crespo, cujo bisavô veio para esta localidade de Alcácer administrar alguns dos vinculos de suas tias, família originária de Leiria com prestigio , sangue e tradição segundo li nuns documentos, e aqui se estabeleceu e casou com um Senhora da família Rodrigues, de estirpe e altissimo património.Esta família , segundo informações dadas por minha avó e alguns laços de parentesco que ainda mantemos, estava tb presente no ramo Ayres Mateus; entre outros que ja nomeei.Mais actualmente, sei que temos família nos Pidwell; Castro Ribeiro; Varella Pinto; e muitos outros que eu gostaria de ter acesso.
Em conclusao, e apesar de saber e deter muitas informações desta extensa família, gostari de saber se existem livros/documentação sobre famílias desta zona, na impossibilidade, pelo menos de ideias e passos a dar para estipular regras dessa pesquisa, ou seja, por onde começar e ir.
A título de curiosidade, conhece meu primo Jose Cobra Ferreira? amigo?fiquei curioso

Cumprimentos respeitosos
José Santos Cobra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#1792 | LSV | 19 jan 2001 00:55 | Em resposta a: #1780

Caro José Santos Cobra
Com tanta informação vou ver se respondo a uma coisa de cada vez.
Sou de facto Amigo do seu primo José Cobra Ferreira, mas penso que do filho (tem cerca de 23/4 anos) de quem fui professor no Colégio Moderno em Lisboa, e que regressou no ano passado dos EU. Conheço o Pai, mas não sei se é dele que fala, pois não sei se se chama José.
Quanto às Famílias de que me fala, posso dizer-lhe que não há (ou pelo menos não conheço) nenhum livro específico sobre elas, embora de uma ou outra haja alguns apontamentos.
Conheço no entanto, de quem sou Amigo, alguns Sabido (Sabido Falcão de Santiago do Cacém), um dos quais, o Rui é casado com a minha prima Maria Bárbara de Matos Águas Calapez Garcia, de quem tem 5 filhos).
Quanto aos Passanhas, sou grande Amigo de vários (Maldonado Passanha) e tenho alguma coisa sobre a ascendência deles, que vem publicada p.e. em "Lucenas" e pelo António de Sousa Lara; quanto aos Pidwell, sei que vive uma Família Pidwell em Sines, de quem conheci o poeta Al Berto que morreu há 3 ou 4 anos; quanto aos Beja da Costa, conheço, de entre outros, o Tiago Beja da Costa que foi director de fotografia num filme que protagonizei em Setembro e Outubro de 2000 do realizador William Arspaugh, e que é dos Beja da Costa de Santiago do Cacém, aliás, como o Rui Sabido Falcão. E mesmo ao lado do meu Atelier em Milfontes tenho como vizinhos uns Beja da Costa de Brito Paes (que tendo casa em Milfontes, vivem em Beja).
Dos Infante de Lacerda sou muito Amigo de uns Infante de Lacerda de Pinto Lima, oriundos de Grândola, dos quais a Camila é uma das minhas advogadas, e sobre a Família dela tenho um trabalho (que aliás engloba pela rama outras Famílias) que incluem Soveral, de Torrão e Alvito (dos quais estou desconfiado que são os mesmos que os de Lamego e das Beiras).
Na generalidade, tenho um pouco de informação sobre todos eles. Ou seja, talvez o possa ajudar em alguma coisa, mas concretamente diga-me o que procura pois tenho muitos apontamentos dispersos e não sei por onde posso começar para lhe ser útil.
Cumprimentos e disponha sempre
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#1799 | José Santos Cobra | 19 jan 2001 09:47 | Em resposta a: #1792

Em primeiro lugar agradeço-lhe toda atenção dispensada, e epor conseguinte o trabalhoq ue acabei por lhe dar...
O meu primo de que é amigo, é efectivamente José Pedro Cobra Ferreira, filho do primo direito de meu pai, José antónio Cobra Ferreira, advogado, e que andou no colegio Moderno.Acho que da última vez que nos vimos ja passarm uns bons anos, desde que que houve uma reunião de família aquando de uma festa de 50 anos, de uma prima nossa, em Alcacer do sal numa propriedade de família, de facto, não temos tido muito contacto neste ultimos anos, pelo menos a nossa geração.
Enfim, de facto fiquei satisfeito com algumas das informações por si dispostas, a família Pidwell, tem laços de parentesco com a minha por matrimonio de uma prima nossa com um dos seus membros, mas gostaria de estudar a ascendência da mesma.
Dos Sabido Falcão, gostaria de estudar a sua ascendência, ramos e descendência, embora tenha varios elementos osbre a mesma, e sobre a qual tenho interesse dado a amizade que tenho por uma membra desta família , Filipa Sabido Falcão Braancamp Sobral.Se dispor de estudos sobre a mesma agradecia.Esta família esta directamente relacionada e aparentada com os Beja da costa e os Brito Paes, Infante de Lacerda, inclusivamente o pai desta minha amiga, é ele tb Infante de Lacerda Cabral Parreira ds Quinta de Corona, e dada as interligações de todos este ramos, e sobre os quais tb tenho alguns estudos, gostari de pode raprofundar os mesmos, perceber qdo se interligaram, a origem, ramos e decendência.Uma de minhas primas casou inclusivamente com um dos muitos parentes dos Brito Paes;e nas relações de amziade de meus pais, existem algumas pessoas com o sobrenome Beja da Costa, e de facto estas inbterligações despertam o meu interesse dao tb a ligação a família de minha avó.

Qto aos Maldonado Passanha, tb conheço varios dos seus ramos; Maldonado Passanha Sousa Coutinho, da Cunha Passanha; Mello e Faro Passanha; Passanha Collares Pereira; etc, e sobre a qual gostaria de estudar a sua ascendência em Santiago do Cacém, embora ja tenha alguns parcos elementos.

Qto aos Infante de Lacerda diz-me que tem alguns estudos, dadao a ligação aos Soverall, gostaria de saber se existe possibilidade de ter acesso aos mesmos, tb pelo facto de segundo me disse, estarem ligados aos Torrão, localidade perto de Alcácer, e onde tb existem famílias com laços de amizade em relação á minha, e que por isso despertou o meu interesse

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#1802 | rafael mião | 19 jan 2001 10:30 | Em resposta a: #1799

Ex.mo Senhor José dos Santos Cobra.Tenho seguido com muita curiosidade a troca de correspondência entre o Senhor e meu primo Luís Soveral ,de grande valor informativo.Como pertence e conhece muitas famílias alentejanas gostaria muito de ver tratadas as famílias:Marreiros,Falcão,Barbosa,de São Teotónio e de Odemira,a que estou ligado ,em virtude do Eng.Amaro Figueira e Dr.Francisco Duarte Guerreiro-primos-irmãos de meu Pai terem casado respectivamente com D.Maria Francisca Marreiros e D.Maria do Rosário Falcão de Figueiredo Barbosa(são primas)com descendência.Por sua vez aqueles meus primos em 2.ºgrau são também primos-irmãos um do outro e do meu primo Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa,de São Martinho das Amoreiras.O primo Luiís Soveral conhece muito bem os ramos que nos são comuns.Envio-lhe os meus respeitosos cumprimentos e ao dispor. Rafael Carvalho e-mail :bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#2192 | manuelr | 13 fev 2001 23:31 | Em resposta a: #1792

Li um estudo sobre os Falcao de Beja, de Santiago do Cacem, tendo como origem estes Beja,Castelo Novo, no Distº de Castelo Branco. No entanto, os elementos que recolhi nos Registos Paroquiais de Castelo Novo, S. Vicente da Beira, e Camara Eclesiastica de Castelo Branco, não coincidem com os elementos nele constantes, no que diz respeito aos oriundos de Castelo Novo. Como e um ramo que me interessa directamente,gostava de saber se possui elementos sobre estes Beja, antes de irem para Santiago do Cacem.
Cumprimentos e desde já obrigado.
Manuel da Silva Rolao

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8282 | Rui Portugal | 27 ago 2001 12:43 | Em resposta a: #2192

Caro José dos Santos Cobra,
Tenho alguns elementos, que lhe poderei fornecer, sobre ascendências do Portugal Branco de Alcácer, e dos Parreira Cabral, Infante de La Cerda, Lobo de Vascocelos de Santiago do Cacém.
Diga-me como posso enviar, se tiver interesse.
Cumprimentos
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8289 | tuxa | 27 ago 2001 17:12 | Em resposta a: #1757

Caro José Santos Cobra
se tiver alguma informação dos Pestanas de Vasconcellos gostaria de efectuar algum intercambio. Estou a continuar uma pesquisa do pai de meu marido que é um Pestana de Vasconcellos...
Grata
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8290 | JCC | 27 ago 2001 18:11 | Em resposta a: #8289

Estes Pestana de Vasconclelos serão os mesmo do meu primo António Pestana de Vasconcellos, autor, emtre outros, dos "Costados Alentejanos"?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8291 | JCC | 27 ago 2001 18:13 | Em resposta a: #1799

Caro José Santos Cobra

O João Pedro Sabido Falcão, advogado, de Santiago de Cacém, casou com uma prima direita minha, Maria do Céu Cordovil, e tem descendência.

Embora não possua (ainda) todos os elementos desta família poderei facultar-lhos, se lhe interessarem

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8295 | José Santos Cobra | 27 ago 2001 20:24 | Em resposta a: #8282

Caro Rui,
presumo que tenha lido a troca de informações des tópico, no qual refiro o meu interesse profundo poelo estudo genéológico das famílias citadas. De facto, e só a titulo e exemplo, uma de minhas tias avós casou Fernando Portugal Branco; e muitos dos meus antepassados acabarm por se unir a familias tb referidas. Desta forma, agradeceria o envio das informações que possui, uma vez que demonstrou interesse nesse sentido, ou via email, ou então para minha casa directamente. Diga-me qual das vias, lhe poderá causar menos transtorno, ou a que preferir, e mediante a sua resposta, lhe indico tb os meus dados pessoais.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8296 | José Santos Cobra | 27 ago 2001 20:25 | Em resposta a: #8282

Caro rui,

peço desculpa, mas não lhe agradeci a sua disponiblidade.

Cordialmente

José Santos Cobra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#8320 | tuxa | 28 ago 2001 09:19 | Em resposta a: #8290

Poderão ser parentes, mas que eu tenha conhecimento nenhum dos familiares mais proximos editou o que quer que seja no campo genealogico ... muito embora gostem do tema.
Estes Pestana de Vasconcellos, são na actualidade Bracourt Pestana de Vasconcellos.
No entanto penso que o seu primo António poderia ser uma grande ajuda para uma neófita como eu...
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#9201 | chainho grândola | 16 set 2001 11:36 | Em resposta a: #8320

Gostaria de trocar registos de Grândola - Melides - S.Francº Serra - S.Margdª Serra e Stª Cruz - que tenho completos até 1911 com outros do Alentejo, particularmente; Cercal - Santiago Cacém - Abela - Barros,S. Bartolomeu da Serra, Sines, Colos e S.MartºAmoreiras -
Odemira, S.Sebastião-Ourique e Aljustrel.
Ainda outros eventualmente do Alentejo dos apelidos: Espada e Chainho.
cfchainho@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#9210 | rafael mião | 16 set 2001 14:41 | Em resposta a: #9201

Se a referência a São Sebastião-Ourique é São Sebastião de Gomes Aires,interessa-me,porque pertencia antigamente à comarca de Ourique e hoje é do concelho de Almodôvar.Nas outras localidades que menciona tenho muita família ,mas por consanguinidade não são daí natutais,aí vivem ou casaram com famílias daí.
Já agora ao ver o seu apelido-Chainho-deve ser da família dos -Chainhos Barradas-de Grândola,cujo brasão ainda deve estar na fachada da residência.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#30812 | jnt | 17 nov 2002 16:45 | Em resposta a: #1780

Caro José Santos Cobra

Para o caso de lhe interessar, tenho várias referências a pessoas de apelido Lança, que viveram em Santiago do Cacém no século XVII e XVIII.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#30832 | Conde | 18 nov 2002 08:58 | Em resposta a: #1757

Caro Colega:
Conhece seguramente o livro "O sêlo e as armas de Grandola",com muita genealogia.Também indico o Anuário da Nobreza em Viscondes da Córte e um artigo antigo de Luis de Bivar Guerra(dadécada de 60) "História Genealógica de uma família do Alentejo"(cito de cór e imprecisamente),bem como os Subsídios para um Tombo genealógicvo do Baixo Alentejo,ambos publicados no Arquivo de Beja,no tempo da longa noite obscurantista.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#32408 | fsomr | 26 dez 2002 13:01 | Em resposta a: #30832

Caro Conde,
Onde é possível comprar os artigos de Bívar Guerra que referencia:
1) "História Genealógica de uma família do Alentejo";
2) Subsídios para um Tombo genealógicvo do Baixo Alentejo?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#32410 | Conde | 26 dez 2002 13:57 | Em resposta a: #32408

Caro confrade:
Ambos saíram em separata da revista "ARQUIVO DE BEJA".Sugiro que contacte o Arquivo Municipal de Beja,da Câmara e peça fotocópias.Está esgotadíssim,qualquer deles.
Talvez o Sr.Costa e Silva da Livraria Histórica E Ultramarina da Tv.da Queimada lhe consiga um exemplar.
Boas Festas e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#32510 | fsomr | 30 dez 2002 11:59 | Em resposta a: #32410

Muito obrigado pela sua resposta, que só vi hoje!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#78773 | jflfl | 05 dez 2004 21:04 | Em resposta a: #1792

Caro Luis Soveral Varela
Acabo de passar neste tópico e interessou-me particularmente este seu contributo pois fala de familias que muito me interessam: Falcão; Paes Falcão; Brito Paes; Paes de Matos; Sabido Falcão; Beja da Costa; etc. Sou descendente de Jacinto Paes de Brito irmão de José Júlio Brito Paes. Estou particularmente interessado em conhecer os descendentes destas familias, muitos dos quais obviamente não conheço.
Pode ajudar-me?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima
Ah, já agora: fiquei muito curioso com um nome que citou: Infante de Lacerda Pinto de Lima - sabe de onde provêm estes Pinto de Lima?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer do

#94395 | Ocean_LuSa | 26 jun 2005 12:45 | Em resposta a: #9201

Gostava de saber se alguem tem registos sobre o sobrenome Panóias em Grândola e o da Silva também. Ou então sobre a Família Brás ou Pereira de Arruda dos Vinhos e do Torrão do Alentejo, por favor digam-me!

Muito obrigada

Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santiago do Cacem/Grândola/Alcácer

#153185 | CMVV | 21 abr 2007 00:15 | Em resposta a: #1780

Boa noite,

No final do texto fala de uma senhora da familia Rodrigues que penso que seja de Grândola. Desconfio que tambem sou descendente das pessoas que fala e ficava -lhe grato se me podesse dar algumas indicações mais precisas sobre eles. A minha trisavó era Carolina Augusta nascida em 1831 e filha de António Rodrigues e Domigas Maria.

Atentamente,

Carlos Vilhena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 04:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen