Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389421 | rodrigo.d.ferreira | 20 fev 2018 22:17

Prezados,

Busco informações mais precisas sobre meu avô, ANTONIO FERREIRA, nascido em Portugal em 1909. Filho de MANOEL FERREIRA e ROSA MARQUES (nos documentos que disponho, ora aparece como Rosa, ora como Roza), Antonio veio para o Brasil em 1926, aos 17 anos, após o falecimento da mãe e casamento do Sr. Manoel com a segunda esposa (?). Teve um irmão mais moço e uma irmã, esta apenas por parte de pai.

Pelo que sei, meu avô manteve correspondência com a família até o falecimento do Sr. Manoel. As cartas eram endereçadas para a localidade de MAÇOIDA, ÁGUEDA. Acredito que seja o local de nascimento dele.

Gostaria, se possível, certificar-me de que ele, bem como seus pais, possuíam apenas um apelido e que o nascimento realmente deu-se em Maçoida, constando provavelmente nos registros de Aveiro.

Sem mais no momento, coloco-me a disposição para detalhar um pouco do desmembramento da família Ferreira no sul do Brasil.

Rodrigo Ferreira

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389428 | tiba0761 | 21 fev 2018 03:20 | Em resposta a: #389421

Boa noite

Seria este seu avô?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GGTY-9Q6K?i=84&cc=1932363

Tibério

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389512 | pgirao | 23 fev 2018 07:48 | Em resposta a: #389421

Boa noite,


O registo que pretende é o número 83 do ano de 1909 da freguesia de Águeda, no concelho do mesmo nome.

Pode consultar através do link:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/Controls/vault/?id=DISSEMINATION/26A4946035C01FA0D7AB7CA745BF118B&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

Se tiver alguma dificuldade ou necessitar de ajuda para prosseguir a pesquisa, diga.


Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389630 | rodrigo.d.ferreira | 27 fev 2018 18:22 | Em resposta a: #389428

Boa tarde,

Infelizmente não, Tibério.
Os nomes são todos semelhantes, mas meu avô desembarcou no Rio de Janeiro em 1926, com 17 anos de idade. Nasceu em 1909.
Outras informações também são compatíveis, como localidade aproximada e profissão. Porém, creio que seja apenas uma grande coincidência.

Agradeço o contato
Rodrigo

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389631 | rodrigo.d.ferreira | 27 fev 2018 18:31 | Em resposta a: #389512

Boa tarde Pedro,

BINGO!!! Acho que encontraste o que eu preciso no momento.
Apenas uma curiosidade: como você chegou a este documento?
Ele está disponível no Registro Distrital de Aveiro?

Muito obrigado!

Cumprimentos,
Rodrigo Ferreira

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389633 | pgirao | 27 fev 2018 19:14 | Em resposta a: #389631

Olá,

Sim, está disponível no site do Arquivo Distrital de Aveiro:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/

Mas eu acho muito mais fácil pesquisar através do site Tombo, onde toda a informação está organizada por distritos, concelhos e freguesias:

https://tombo.pt/

Cheguei ao documento depois de ter visto no Google que Maçoida é um lugar da freguesia de Aveiro. Seleccionando a freguesia de Aveiro e escolhendo os baptismos de 1909, foi fácil encontrar, pois na margem das páginas costuma estar escrito o nome lugar da freguesia onde aconteceu o nascimento. Há muito poucos em Maçoida, por isso foi fácil.

Agora você devia procurar o casamento dos pais dele na mesma freguesia, no registo vai indicar a idade dos pais, o que vai facilitar a pesquisa do nascimento deles!

Cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389635 | pgirao | 27 fev 2018 19:17 | Em resposta a: #389631

Só para corrigir a minha respota: eu queria dizer freguesia de Águeda, não de Aveiro!!! Foi erro meu!

Resposta

Link directo:

Ferreira em Maçoida, Águeda - Portugal

#389702 | rodrigo.d.ferreira | 02 mar 2018 00:56 | Em resposta a: #389633

Pedro,
Prosseguirei a pesquisa, sim. Tenho vários novos nomes e elementos a organizar.

Consegui encontrar o documento no acervo de Aveiro, assim como a continuação do registro na página seguinte (embora não haja nada de tão importante nesta). A página que já havias enviado é a síntese do assento.

Mais uma vez, muito obrigado!

Cumprimentos,
Rodrigo Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 16:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen