Informações sobre meu bisavô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Informações sobre meu bisavô

#384532 | ecioaraujo | 17 set 2017 15:19

Boa tarde,

Venho solicitar informações sobre meu bisavô José Gonçalves de Lima. Preciso da localização para continuar a pesquisa em Portugal, freguesia, concelho e distrito.

Consta na certidão de casamento do meu avô Armando Gonçalves de Lima, nascido em 16/09/1900 em Manaus, com minha avó Olga Pimenta Ribeiro, casamento realizado em Rio Bonito/Rio de Janeiro/Brasil, e que o seu pai José Gonçalves de Lima na ocasião tinha 57 anos e a mãe Thereza Augusta Lima faleceu em 1903.

Agradeço a ajuda.

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#384534 | mila1000 | 17 set 2017 16:10 | Em resposta a: #384532

Poderia dizer a data do casamento em Rio Bonito?

Sem uma data,como saber quando José nasceu?

Tereza faleceu onde?

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#384541 | ecioaraujo | 17 set 2017 18:58 | Em resposta a: #384534

O casamento foi em 30/09/1926, na certidão só diz que que o pai tinha 57 anos e Thereza tinha falecido em 1903. No jornal apareceu uma noticia que ela portuguesa viajou do Rio de Janeiro para Manaus, pela data ela devia estar gravida do Armando.

Não sei se eles se casaram em Portugal ou no Brasil.

Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#384542 | mila1000 | 17 set 2017 21:19 | Em resposta a: #384532

Deve solicitar o nascimento do seu avõ em Manaus,e,verificar se consta algo á respeito do casamento dos pais.

Dias atrás,já informei à respeito de Joao Pimenta,registro em 1939,,filho de Leonardo Pimenta Ribeiro e Delemita Angela Ribeiro,(2º circunscriçao freguesia de Santa Rita)
Leonardo é pai de Olga,e,Jose Gonçalves morava na cidade RJ em 1926

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#384703 | ecioaraujo | 22 set 2017 14:57 | Em resposta a: #384542

Mila, bom dia.

Não sei como solicitar a certidão de nascimento do meu avô Armando Gonçalves de Lima nascido em 16/09/1900 em Manaus, tentei encontrar no Family Search, mas não está disponível registro Brasil, Amazonas, Manaus.

Mila, tentei procurar a certidão de casamento do Armando de 30/06/1926 em Rio Bonito que tenho em papel no Family Search tanto no registro Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012 como no registro Brasil, Rio de Janeiro, Registros da Igreja Católica, 1616-1980, mas não existe.

Tenho informação do Jornal do Comercio do dia 02/03 de Janeiro 1928 que a filha de Armando Gonçalves Lima e Olga Pimenta Lima, de nome Janice nascida em 31/DEZ/1927 ou 01/JAN/1928 foi batizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Rio Bonito, RJ e que os parinhos foram João Pimenta Ribeiro e Guiomar Pimenta Ribeiro, porém não encontro nos registros da Igreja Catolica e no Civil do Family Search.

Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#384706 | mila1000 | 22 set 2017 15:19 | Em resposta a: #384532

Como não sabe o cartório, terá que escrever a todos.
Peça certidão em inteiro teor, e com Apostila de Haia, para fins de cidadania.Antes, poderá solicitar uma certidão comum, assim, verificando se os nomes estão corretos.


CARTÓRIOS DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficiala: Giselly Alves Mendonça
Endereço: Av. Epaminondas, 678 – Centro. - CEP: 69010-090
Telefone: 3346-2301
E-mail: primeirooficioam@terra.com.br

2º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficiala: Maria das Graças de Miranda Salles
Substituto: Antônio Carlos de Miranda Santos
Endereço: Rua Alexandre Amorim, nº 528 - Aparecida. - CEP: 69010-300
Telefone: 3232 – 8818
E-mail: segundorcpn.certidoes@hotmail.com / cart.msales@hotmail.com

3º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficial: Franz Lear Silva de Oliveira
Substituto: novo: Alcir Almeida Filho assessor jurídico: Walace Brasil Louzada
Endereço: Avenida 7 de Setembro, nº 1251 – Sobre Loja - Sala 11 - CEP: 69005-141
Ed. Antonio Simões - Centro
Telefone: 3232 – 2180 / 3308-3200/ 99142-6952
E-mail: oliveiralear@gmail.com

4º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficiala: Mirandolina da Silva Godinho
Substituto: novo: Daniel de Sigueira Botelho antigo: Luan Godinho Pereira
Endereço: Av .Leopoldo Peres, nº 666 – Educandos - CEP: 69.070-250
Telefone: 3629 – 1334
E-mail: cartoriomirandolina@hotmail.com

5º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficial interina: Maria do Perpétuo Socorro Lopes Guimarães
Endereço: Av. Borba nº 1262 – Cachoeirinha - CEP: 69065-030
Telefone: (92) 3342-9400
E-mail: cartoriomesquitaam@hotmail.com/ marysouzalopes@hotmail.com

6º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficiala: Selma Maria Lira Barros
Substituto: Nataniel de Souza Barros Junior
Endereço: Rua Lourival Muniz, nº 454 – Glória - CEP: 69.027-640
Telefone: 3671 – 4287/ 3673 – 9096
E-mail: cartorio6oficio.manaus@gmail.com

7º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficiala: Carla Thomas
Substituto: Waldecir Camargo do Rosário
Endereço: Rua Álvares de Azevedo, 32 - Compensa - CEP: 69.036-410
(Próximo ao Posto Ipiranga, direção Bairro à Ponta Negra)
Telefone: 3671- 2580 / 98163-8631
E-mail: carlathomas7@yahoo.com.br

8º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficiala: Juliana Follmer Bortolin Lisboa
Substituta:Celia Regina Neitzke
Endereço: Av. Constantino Nery, nº 2306 – Chapada – CEP: 69.050-001
Telefone: 3642-1315 / (92) 3017-6284 e (92) 99994-4999
Email: jlfollmer@hotmail.com
Email: oitavorcpn.certidoes@hotmail.com
Email: celia.8rcpn@gmail.com

9º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficial interino: Juliana Follmer Substituta: Edimara dos Santos Silva
Endereço: Rua Dessana, nº 23 - Sala 06 - Térreo - Cidade Nova I - CEP: 69.095-200
Telefone: 3645-7793
Email: nonorcpn.certidoes@hotmail.com

10º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais
Oficial: Júlio César Lins Rodrigues
Substituto: Mecias Augusto das Neves Junior
Endereço: Av. Autaz Mirim, nº 4931 - São José I - Próximo ao Viaduto
Telefone: 92-3307-6967
Email: decimooficioam@hotmail.com

Mila

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#427045 | ecioaraujo | 09 set 2020 20:01 | Em resposta a: #384541

Boa tarde,

Através da pesquisa no acervo digital da Biblioteca Nacional, buscando informações sobre minha bisavó do Porto, Matosinhos, Thereza Augusta Teixeira, filha de José Alves Teixeira e Maria Augusta Cardozo, encontrei essas páginas nos jornais brasileiros, mas se reportando a fatos que aconteceram em Lisboa e Santarém, a notícia original foi publicada no jornal de Lisboa em 24 de junho de 1903.

O nome de casada é Thereza Augusta Lima, mas na publicação saiu como Thereza Gonçalves Lima, era casada com José Gonçalves Lima, também português de Matosinhos. Segue abaixo a transcrição dos recortes dos jornais, a partir destes dados encontrei o registro do óbito, obtido em Santarém, comprovando a veracidade das notícias.

Após a morte de Thereza, o que aconteceu com as crianças? Dos 6 irmãos, somente pude evidenciar o retorno ao Brasil dos meninos Armando(meu avô) e José Júnior através de notícias de jornais e assentos de casamento, mas sem nenhuma comprovação de passaporte. Como saber o que aconteceu com as 4 meninas? As meninas foram criadas em Matosinhos pelo avô, José Alves Teixeira? Será possível descobrir em jornais antigos de Lisboa ou do Porto?

São muitas indagações! É uma estória muito triste!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta de Notícias - Sexta-feira, 10 de Julho de 1903

Lisboa, 24 de Junho de 1903


Vinda de Lisboa, onde desembarcara há dias, chegada de Manaus, Brasil, seguia no dia 19, viagem em 3ª classe para o Porto, com destino a Matosinhos, no comboio nº 17, que chega a Santarém às 10,21 da noite, uma mulher de nome Thereza Gonçalves Lima, de 34 anos, casada com José Gonçalves Lima, da mesma idade alfaiate, residente em Manaus.
A pobre criatura vinha acompanhada de seis filhos, todos de menor idade, e de um homem da foz do Douro chamado Carlos.
Entre as estações de Sant’Anna e Valle de Santarém, Thereza Gonçalves, doente de febres, começou com anciãs, pelo que Carlos chamou a filha mais velha, de nome Magdalena, que com os restantes irmãos, vinham a dormir e lhe disse o estado da mãe.
A pequenina que tem 13 anos, mas que tão definhada está pelas febres que parece ter apenas 9 ou 10, correu para junto da mãe, a qual momentos depois, era cadáver.
Entregues as restantes criancinhas aos cuidados de sua irmã mais velha, do referido Carlos e de um empregado do comboio, assim seguiram até Santarém, onde o cadáver ficou depositado na sala de espera da 3ª classe, sendo os menores entregues a polícia.
Essas seis desditosas criancinhas, cujo aspecto infunde dó até a comoção, encontram-se todas atacadas de febres, com a cor amarelenta e baça, magríssimas e cobertas de vermes, apesar de decentemente vestidas.
Um quadro simplesmente comovedor!
A mais velha, como diz, tem 13 anos e chama-se Magdalena Augusta Lima; a segunda 8 anos, Sarah Augusta Lima; a terceira 6 anos, Thereza Augusta Lima; o quarto 4 anos, José Gonçalves Lima Junior; o quinto 2 anos, Armando Gonçalves Lima, e a sexta 1 ano, Julia Augusta Lima.
A mais velha sabe ler e escrever. O seu estado de fraqueza é tal que, quando fala mal se percebe, descaindo-lhe o queixinho sem poder articular as últimas silabas do que diz.
Por ela se soube que a mãe fôra há oito meses para Manaus, por indicação do marido, que pouco antes para ali tinha emigrado e onde trabalhava pelo oficio de alfaiate, estando antes disso com a família em Lisboa, onde exercia o mesmo mister. Por doença da mãe e dos irmãos se vira o pai na necessidade de mandar toda a família para Matosinhos, aos cuidados do pai da falecida, que se chama José Martins Teixeira.
Desta desgraçada ocorrência foi pelo Sr. Administrador do conselho dado conhecimento ao Sr. Comissário de policia do Porto, por telegrama, afim de ser dela conhecedor o referido José Martins Teixeira, para tomar conta dos seis infelizes
O funeral da pobre mulher realizou-se no dia 20, no cemitério de Santa Iria, Ribeira de Santarém.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil - Segunda-feira, 13 de Julho de 1903

Mulher morta - Um triste caso de miséria

Repatriada do Brasil, faleceu em uma carruagem de 3ª classe, quando seguia com seis filhos para Matosinhos, sua terra natal, uma desgraçada mulher Thereza Gonçalves Lima, de 34 anos de idade casada como José Gonçalves Lima, alfaiate residente em Manaus.
Este casal foi para Manaus, há pouco tempo, tentar fortuna, e, passados alguns meses, fartos de privações e de doenças, vendo o marido que a mulher e os filhos se definhavam dia a dia, minados pelas febres, resolveu manda-los para a pátria, na esperança de lhes restituir a saúde. Juntou todo o seu magro pecúlio, fez sacrifícios de toda a ordem e conseguiu aloja-se-los em uma 3ª classe e manda-los.
A pobre mulher, no interesse de salvar a vida dos filhos, o mais velho dos quais tem 13 anos, uma menina, e o mais novo um ano, veio, custando-lhe imenso separar-se do marido.
As febres, porém, tinham-na enfraquecido extraordinariamente, e a pobre, pouco depois de desembarcar, seguia com sua triste caravana para o Porto, quando a morte a prostrou, em uma carruagem de 3ª classe, nas alturas de Santarém.
As miseráveis crianças, amarelas, e definhadas, mal podendo suster-se de pé e falar, foram trazidas pela polícia para Lisboa, sendo uma enviada para o hospital e as cinco restantes para o hospício Municipal, até que o pai ou alguém da família possa tomar conta delas.
Muita gente, que presenciou o miserável quadro - a mãe morta, estendida em um banco da estação, e as seis crianças a chorarem ao pé dela, enterneceu-se até as lágrimas e comentava piedosamente aquele verdadeiro quadro de miséria e dor.

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#427049 | MCNN | 09 set 2020 22:43 | Em resposta a: #427045

Boa noite

Trago ao seu conhecimento alguns registos que encontrei, que não sei se serão já do seu conhecimento.

Por via das dúvidas, aqui vai:

Assento de Nascimento na 2ª Circunscrição do Rio de Janeiro de uma filha de nome Sarah Gonçalves Lima, nascida em 13/12/1891;

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6Q39-RND?i=147&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVX-CG5X

Assento de Nascimento na 2ª Circunscrição do Rio de Janeiro de uma filha de nome Sarah Gonçalves Lima, nascida em 20/03/1895;

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69T9-64G?i=65&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVX-JS2K

O facto das duas crianças terem o mesmo nome pode indiciar que a primeira Sarah terá entretanto falecido, tendo os pais optado por dar o nome de Sarah à filha seguinte;

Assento de Nascimento em Niterói de um filho de nome José Gonçalves Lima, nascida em 18/01/1899;

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DCZ7-L55?i=104&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79NB-3CT2

Assento do segundo casamento de José Gonçalves Lima com Albertina de Almeida Pinna, ocorrido em 03/09/1904 na 1ª circunscrição do Rio de Janeiro.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4HS-236?i=10&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AXJ3P-H4H

Nestes registos são identificados os nomes dos pais dos seus bisavós, e é dito que eles casaram na freguesia de Matosinhos.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Informações sobre meu bisavô

#427051 | ecioaraujo | 10 set 2020 00:12 | Em resposta a: #427049

Mário, boa noite

Muito obrigado pela informações, mas infelizmente essas eu já possuía. Segue abaixo um resumo do que tenho sobre os meus bisavós:

JOSÉ GONÇALVES DE LIMA
Filho de MANUEL DE JESUS LIMA e LUIZ MARTINS DA ROCHA
Nascimento – Portugal, Porto, Matosinhos 14 Mai 1868 Igreja Paroquial de São Salvador
1º Casamento – Porto, Matosinhos 23 Abr 1887 Igreja Paroquial de São Salvador
2º Casamento – Brasil, Rio de Janeiro 01ª Circunscrição 3 Set 1904 ALBERTINA DE ALMEIDA PINNA
Passaporte – Não consegui essa informação
Viagem – Não consegui essa informação, mas ele já estava no Rio de janeiro, pois ele assina o assento de nascimento da primeira Sarah.
Profissão Alfaiate, viveu no Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM e Rio de Janeiro/RJ.

THEREZA AUGUSTA TEIXEIRA
Filha de JOSÉ ALVES TEIXEIRA e MARIA AUGUSTA CARDOZO
Nascimento – Porto, Matosinhos 18 Jun 1868 Igreja Paroquial de São Salvador
Casamento – Porto, Matosinhos 23 Abr 1887 Igreja Paroquial de São Salvador
Passaporte – Porto 18 Abr 1890 para Rio de Janeiro
Viagem – Lisboa Rio de Janeiro, chegada 10 Mai 1890 paquete Nerthe com a filha de 2 meses MAGDALENA AUGUSTA LIMA (procurei na Igreja Paroquial de São Salvador, mas nunca encontrei o assento de nascimento)

Acredito que José Gonçalves Lima já estava trabalhando em Manaus e Thereza se mudou com as crianças.

Viagem – Manaus e escalas, saída do Rio, 04 Jul 1900 paquete São Salvador com 4 filhos, Thereza estava grávida.

Nascimento Filho - Brasil, Amazonas, Manaus? 16 Set 1900 ARMANDO GONÇALVES LIMA (Meu Avô)

Como vc pode observar Magdalena nasceu em Portugal, 3 crianças nasceram no Rio de Janeiro(Sarah, Thereza e José Junior) e 2 em Manaus (Armando e Júlia, dessas nunca encontrei o assento de nascimento).

Foi com grande surpresa que descobri pelos jornais que em 1903 Thereza e as crianças viajaram para Portugal, Lisboa e seguiriam de trem para o Porto/Matosinhos para morar com seu pai José Alves Teixeira.

Mário, busco saber se existe como acessar jornais da época (junho de 1903) para saber o desfecho do assunto, já que a notícia foi publicada em Lisboa em 24 de junho de 1903, deve ter sido noticiada em Lisboa, Porto e principalmente Matosinhos.

Se fosse você, como faria essa pesquisa? Te pergunto porque não conheço os acervos digitais portugueses, moro no Rio de Janeiro, nem sei quais seriam os jornais da época que circulavam em Lisboa e Porto.

Desde já, agradeço a ajuda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 18:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen