Bispados?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos | Regiões

Bispados?

#17163 | Harry14Potter | 13 fev 2002 22:19

Caríssimos,

Sou ainda um principiante nesta matéria da genealogia, mas "infelizmente" apanhei o bichinho do gosto por este tipo de pesquisa.

Deparei-me num caso, num assento de baptismo, donde cito:

"Neto paterno de Joze do Prado, e sua mulher Antonia Maria, naturaes elle da freguezia de Travanca, ella da de Sozelo, e materno de Joze Ferreira, e a sua mulher Maria Joaquina, naturaes da freguezia de Fornos, todos do bispado de Lamego."

Este caso, deixou-me dividido em alternativas, acerca da origem dos avós de um antepassado meu, António do Prado.

Travanca - estará a referir-se à freguesia de Travanca, do concelho de Cinfães do distrito de Viseu?

Sozelo - estará a referir-se à freguesia de Souselo, do mesmo concelho?

Fornos - estará a referir-se à feguesia de Fornos de Macieira do Dão, do concelho de Mangualde do mesmo distrito?

Mas a pergunta chave é esta: Alguém sabe que territórios engloba este bispado de Lamego?

O documento, um assento de baptisado, data de 13/2/1844 da freguesia de Santa Marinha de Gaia, de Vila Nova de Gaia.

Agradeço imenso a quem conseguir ajudar-me,

Diogo Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Bispados?

#17174 | jnt | 14 fev 2002 01:47 | Em resposta a: #17163

Caro Diogo Fernandes
Experimente o site de Cartografia Histórica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa:
www.fcsh.unl.pt/atlas/
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Bispados?

#17220 | Harry14Potter | 14 fev 2002 20:48 | Em resposta a: #17174

Caro jnt,

Obrigado pela indicação do site, mas penso que para dissolver as minhas dúvidas é um bocado complicado.
Esse site, mostra a delimitação geográfica, mas não é fácil de concluir se uma freguesia pertence ou não a essa delimitação.

De qualquer forma, muito obrigado de novo, porque mesmo assim já deu para "passar" esta barreira.

Mais uma vez, obrigado,

Diogo Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Bispados?

#17221 | jnt | 14 fev 2002 21:10 | Em resposta a: #17220

Caro Diogo Fernandes

Nesse site pode verificar quais são as freguesias que pertencem a cada concelho, bastando clicar no ícone (em baixo) que tem uma igreja. Explore as diversas potencialidades do site.
Só não pode saber quais são os limites administrativos das frequesias.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Bispados?

#17224 | jnt | 14 fev 2002 21:42 | Em resposta a: #17220

Exemplo:
Em 1842 a freguesia de Travanca ficava no Concelho de Sanfins, Distrito de Viseu.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Bispados?

#17233 | Harry14Potter | 14 fev 2002 22:21 | Em resposta a: #17163

Caro jnt,

Sim, reparei nessa funcionalidade, mas mesmo assim, isso não me ajuda.
Fiz uma "pesquisa" por mapas religiosos e ele mostrou-me um mapa dividido em dioceses. A diocese de Lamego consta, mas como saber ao certo que concelhos estão contidos nela?
Eu descobri isto comparando os dois mapas impressos. Este e o dos concelhos.

Obrigado pela atenção,

Diogo Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen