Traçar o percurso de um exposto - SCM Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Traçar o percurso de um exposto - SCM Leiria

#377316 | itarevara1 | 24 jan 2017 18:55

Bom dia,

Deparando-me pela primeira vez com um exposto na familia, venho por este meio pedir a ajuda de confrades mais experientes que me possam indicar os recursos disponiveis para saber mais sobre a vida desta pessoa.

Sei mais ou menos como funcionava o sistema das rodas: registo com descriçao das roupas/sinais que vinham com a criança, baptismo, entregue a amas pagas... mas nao sei concretamente quais registos (processo individual?) havia, como estao organizados e onde se encontram hoje em dia. Nao havendo um topico que detalhe o assunto, decidi criar este.

Neste caso, sei que este meu antepassado foi exposto na roda de Leiria em 1838.
Onde poderei encontrar o seu processo ou os registos das amas por que passou? Gostaria de poder traçar o seu percurso nos primeiros anos de vida (pois em adulto aparece na capital) e saber as condiçoes do abandono (se vinha com algum bilhetinho, sinal...) de forma a poder, pelo menos, ter uma pequena noçao da sua vida antes de atingir a maioridade, e eventualmente descobrir como foi parar a Lisboa.

Grato pela vossa eventual ajuda

Resposta

Link directo:

Traçar o percurso de um exposto - SCM Leiria

#377318 | saintclair | 24 jan 2017 20:24 | Em resposta a: #377316

-
O Arq.Dist.Leiria é a entidade a quem se deve dirigir a solicitar o assento nasc. do seu
familiar.
Envio extracto de a.n. de um exposto, para sua análise.
-
Roda dos Coptas " [ Zona Perto de Santarém ] - - Maria- 1846:
Aos nove de Agosto de mil oitocentos e quarenta e seis, baptizei solenemente, a Maria exposta na Roda desta
Freguesia , que foi dada a criar a Constância Maria, mulher de José Mendes, do lugar Serra de.., desta Freguesia,
filha de pais incógnitos, foram padrinhos o casal x, foram testemunhas o casal Y, todos desta Freguesia, que
eu sei quem são,,,,e para que fique legalizado este assento de baptismo vão todos assinar.
assinam: casal { x, } casal { y, } e o Pároco Freguesia respectiva, que foi quem celebrou o baptismo { z }."
Sc.

Resposta

Link directo:

Traçar o percurso de um exposto - SCM Leiria

#377334 | itarevara1 | 25 jan 2017 02:25 | Em resposta a: #377318

Agradeço a resposta, no entanto o problema não é localizar assentos de baptismo dado que as paroquiais não são território novo para mim.

Eu já tenho o assento de baptismo desta pessoa porém não sei absolutamente nada até à idade adulta. No baptismo não é mencionado quem ficou encarregue do bebé pelo que suponho que pelo menos na fase inicial ficou na Misericórdia.

A minha questão é que tipo de registos haverá sobre este exposto e onde posso encontrá-los. Tinha esperança que alguém que já tivesse feito uma pesquisa semelhante me soubesse dizer, pois não sei por onde começar.

Resposta

Link directo:

Traçar o percurso de um exposto - SCM Leiria

#377336 | carmona | 25 jan 2017 10:12 | Em resposta a: #377334

A Misericórdia de Leiria tem um registo próprio de Expostos, numerado, e com as indicações que mencionou (como estava vestido; se tinha alguma "coisa" que o pudesse identificar mais tarde; etc).
Penso que todas essas crianças eram baptizadas na Sé Catedral de Leiria, independentemente da freguesia ou concelho onde tivessem nascido. Faço-lhe esta observação, pois o caso que conheço vinha acompanhado duma guia do Administrador da Misericórdia da Batalha, donde concluí ter nascido não em Leiria própriamente, mas na Batalha. Enfim, cada caso é um caso...
Espero ter ajudado.
João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

Traçar o percurso de um exposto - SCM Leiria

#377341 | carmona | 25 jan 2017 10:58 | Em resposta a: #377334

Esqueci-me de acrescentar que, no citado registo, vem o nome da ama, do cônjuge, respectiva morada e datas (da entrada e da saída) em que tiveram a criança a seu cargo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen