Localização de perfilhação

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Localização de perfilhação

#375263 | Silvina | 15 nov 2016 16:54

Boa tarde,
Estou a pesquisar a linha de ascendência do meu avô paterno (Armando Augusto Lemos Ferreira). Pelo seu assento de baptismo identifiquei os pais, avós paternos e maternos.

- o Pai (António Maria Ferreira)
- Avós paternos (José Joaquim Ferreira e D. Maria Angelina Pinto de Castro)
- Localizei o assento de baptismo (1940) de "A. M. Ferreira", onde consta o registo de uma Declaração da mãe ("Maria Angelina P. C."), em que declara ser a Mãe, não constando o nome do Pai.
- No assento de baptismo de um irmão (Joaquim) do meu avô, constam os mesmos avós paternos (José Joaquim... e Maria Angelina...), confirmando-se essa ascendência.
- Não consegui ainda confirmar em definitivo se o António Maria Ferreira foi casado...

De acordo com o exposto, a minha questão é a seguinte - Como poderei localizar a perfilhação do meu bisavô "António Maria Ferreira" pelo seu pai "José Joaquim Ferreira" ? (No assento do crisma?)

Outros dados (António Maria Ferreira nasceu em S. João da Pesqueira, foi médico cirúrgico no Porto em 1875 e médico do partido em Macedo de Cavaleiros, 1882; poderá ter falecido em Vila Flor onde estava domiciliado em 1818 ou em Chacim, Macedo de Cavaleiros, onde também faleceu o seu filho Joaquim.

Muito agradeço qualquer orientação que me possam indicar
Silvina

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375265 | saintclair | 15 nov 2016 18:01 | Em resposta a: #375263

-
Talvez o seu bisavô não tenha sido perfilhado.
Nesse tempo não havia Registo Civil, terá que
consultar os Arquivos Paroquiais.
Sc.

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375275 | Silvina | 15 nov 2016 19:36 | Em resposta a: #375265

...quando me referem que devo procurar o reconhecimento da paternidade nos Registos Paroquiais, qual o livro que devo consultar neste caso? (Sem este registo não me é possível identificar a família do pai do António Maria Ferreira (José Joaquim Ferreira). Muito agradeço qualquer sugestão. Obrigada. Silvina

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375290 | igo | 16 nov 2016 03:40 | Em resposta a: #375263

Prezada,

A senhora já buscou informações na documentação Notarial? Procure o arquivo distrital e verique se existem no acervo livros referentes ao periodo que lhe interessa. Caso encontre, mergulhe na pesquisa e boa sorte!!

Att.

Igo

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375294 | Silvina | 16 nov 2016 11:00 | Em resposta a: #375290

...vou explorar esssa via, caso obtenha resultados darei notícias,

obrigada,
silvina

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375296 | saintclair | 16 nov 2016 12:01 | Em resposta a: #375294

Silvina;

Qual é o nome do Pai do seu bisavô?
Sc.

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375297 | Silvina | 16 nov 2016 12:19 | Em resposta a: #375296

... o pai do meu bisavô (António Maria Ferreira *1840 S. João da Pesqueira - PT-ADVIS-PRQ-PSJP09-001-0007_m0005.tif),
é José Joaquim Ferreira,
...a mãe, é Maria Angelina Pinto de Castro, filha de Manuel António Pinto e D. Maria de Castro

Obrigada,
Silvina

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375299 | saintclair | 16 nov 2016 12:49 | Em resposta a: #375297

-
Silvina;
Veja isto;
http://geneall.net/pt/forum/160903/posso-ajudar-livros-restritos-dos-mormons/#a357901
Sc.

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375305 | saintclair | 16 nov 2016 15:55 | Em resposta a: #375299

-
http://geneall.net/pt/forum/160903/posso-ajudar-livros-restritos-dos-mormons/#a375303
Sc.

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375330 | saintclair | 16 nov 2016 22:30 | Em resposta a: #375305

-
Silvina;
Relativamente a "José Joaquim Ferreira", sou de
opinião que não adianta estar a perder tempo,
não vai aparecer nada....
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Localização de perfilhação

#375341 | Silvina | 17 nov 2016 13:05 | Em resposta a: #375299

Ajuda fantástica!!!
Eu já havia localizado a Maria Angelina nos assentos da Geneall.net, onde consta o casamento com José de Morais de Mendonça e Cardoso na Ig. de São Tiago em 21-04-1841 (procurei este assento e também não encontrei, mas como consta na Genea, não deverão as fontes constar dos Arquivos da Genea?). É curioso o facto do casamento ser de 1841 e o António Maria ter nascido em 1840...
Na referida página da Genea só consta um filho da Maria Angelina (João de Morais Botelho e Castro, cujo ano de nascimento tem de estar errado (1799??).

Entretanto, sobre este tema tinha já encontrado um outro documento que pode fornecer pistas (é muito curioso) - trata-se de uma Procuração Bastante do ano de 1866 (livro de casamentos de S. João da Pesqueira, Livro 1866-02-01 a 1866-12-30 - folha 9), assinada por: D. Maria Angelina Pinto de Castro Pereira, Ezequiel Augusto Pinto de Sampaio, José de Morais Mendonça e Cardoso (o marido da Maria Angelina), Ana albertina de Morais Pinto e Castro (a filha da Maria Angelina que não consta dos registos da Genea) e um tal José Joaquim (será que pode ser o José Joaquim ???)
penso que esta Procuração está relacionada com uma autorização para o casamento da Ana Albertina, mas ainda não analisei com cuidado...

Sei que o António Maria Ferreira foi médico (à data de 1875 vivia no Porto na Rua da Ferraria e era médico cirúrgico e á data de 1882, quando nasceu o meu avô, vivia em Macedo de Cavaleiros e era médico do partido), interrogo-me sobre quem o terá educado...
O link enviado será de grande interesse. A grande incógnita continua a ser o "José Joaquim Ferreira"
Muito obrigada
silvina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 05:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen