Dúvidas de Iniciante

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dúvidas de Iniciante

#366082 | Rafa.13 | 12 fev 2016 17:26

Caros membros do fórum,

Sou iniciante na genealogia e tenho algumas dúvidas:

- Ouvi dizer que em genealogia apenas se contava como descendente direto até ao 8º grau, isto corresponde à verdade?

- Como devo proceder para pesquisar num Arquivo Distrital? conselhos?

- Na minha, ainda pequena, árvore genealógica tenho a seguinte situação:

Bisavô: 3. Maria Rosa Gomes
4. Manuel Pereira
4. Maria Caetana Gomes
5. Domingos da Costa
5. Ana Gomes

(informação retirada do registo de nascimento do meu avô paterno) O facto de o sobrenome da minha bisavô advir da linha materna como se pode verificar deixou-me algo confuso. Esta seria uma prática normal? Sempre pensei que o normal seria passar pela linha paterna.

PS: Os Vinhas que se acusem :)

Grato pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Vinha Valente

Resposta

Link directo:

Dúvidas de Iniciante

#366083 | Rafa.13 | 12 fev 2016 17:28 | Em resposta a: #366082

Peço desculpa pelo lapso: "Bisavó" em vez de "Bisavô"

Resposta

Link directo:

Dúvidas de Iniciante

#366101 | joserocha | 13 fev 2016 12:33 | Em resposta a: #366083

Em algumas zonas era frequente o apelido surgir do lado materno, particularmente mais nas linhagens femininas. De onde são os seus trisavós? Eu tenho dados da zona de Viseu que seguem esse padrão.

Resposta

Link directo:

Dúvidas de Iniciante

#366113 | Maria Ribeiro | 13 fev 2016 20:12 | Em resposta a: #366101

Confrade.
Isso acontecia um pouco por todo o país. Até à proclamação da República, havia uma grande liberdade, na atribuição do sobrenome. E este podia variar com as circunstâncias, o que, por vezes, coloca algumas dificuldades, na identificação dos indivíduos. Algumas vezes, iam buscar os nomes a antepassados de várias gerações anteriores e que pareciam ter-se perdido