Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364895 | debtcosta | 07 jan 2016 20:57

Boa tarde!

Tenho buscado informações sobre José Manoel Teixeira (tenho considerado também Manuel com 'U') e/ou Eliza Maria Teixeira (tenho considerado também Elisa com 'S').

São provenientes de Mirandela e Valpaços. Vieram para o Rio de Janeiro, Brasil por entre os anos 1910 e 1930, tiveram 3 filhos de que temos conhecimento Pedro Paulo Teixeira (falecido em Brasília em dez/2012), Manuel Antonio Teixeira (falecido no RJ em out/2013) e Antonio Joaquim Teixeira.

José Manoel Teixeira faleceu no RJ entre os anos de 1956 e 1959, estamos buscando este registro nos cartórios do RJ, mas muita da documentação se perdeu com o falecimento do filho Pedro Paulo. Já Eliza faleceu anos depois mas não sabemos o ano, faleceu na Penha aonde residia, no RJ.

Pedro Paulo se casou com Guiomar Lima Teixeira (nome de solteira Guiomar da Rocha Lima) em 16 de outubro de 1954, tiveram 2 filhas Maria José Lima Teixeira (nascida em 1956) e Elizabeth Lima Teixeira (nascida em 1959).

Caso alguém tenha alguma informação, por menor que seja, será sempre de muita ajuda.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364917 | MCNN | 08 jan 2016 12:52 | Em resposta a: #364895

Bom dia

Encontrei alguns dados de pessoas que podem corresponder a estas que procura, mas precisava de mais alguns dados que eventualmente poderá facultar, a saber:

- Qual dos dois era de Mirandela e qual dos dois era de Valpaços ?
- Eliza Maria Teixeira era o nome de casada ou o nome de solteira ?
- Sabe o nome dos pais de cada um deles ?
- Tem uma ideia, mesmo que aproximada, sobre o ano em que cada um deles terá nascido ?
- Eles casaram em Portugal ou só o fizeram já no Brasil ?
- Sabe se foram juntos para o Brasil ?
- Os filhos nasceram todos já no Brasil ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364943 | debtcosta | 08 jan 2016 22:07 | Em resposta a: #364917

Boa noite Mário!

Segue abaixo o que sabemos ate o momento, ainda não tenho resposta para todas as questões, mas talvez você seja o primeiro passo.

- Qual dos dois era de Mirandela e qual dos dois era de Valpaços?
- Aparentemente ele era de Mirandela e ela de Valpaços.

- Eliza Maria Teixeira era o nome de casada ou o nome de solteira?
- Este era o nome de casada dela.

- Sabe o nome dos pais de cada um deles?
- Não sabemos o nome dos pais, já solicitamos a certidão de nascimento de inteiro teor do filho deles Pedro Paulo para termos essa informação, mas demora cerca de 20 dias úteis.

- Tem uma ideia, mesmo que aproximada, sobre o ano em que cada um deles terá nascido?
- Bem, calculamos a partir de 1890.

- Eles casaram em Portugal ou só o fizeram já no Brasil?
- Casaram em Portugal.

- Sabe se foram juntos para o Brasil?
- Acreditamos que tenham vindo juntos.

- Os filhos nasceram todos já no Brasil?
- Sim, todos nasceram no Brasil.

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364947 | debtcosta | 09 jan 2016 03:46 | Em resposta a: #364943

Olá Mário, boa noite!

Localizamos o nome dos pais deles.

- Sabe o nome dos pais de cada um deles?
Pais do José Manoel - João José Teixeira e Maria Joaquin Teixeira.
Pais da Eliza Maria - Manoel Antonio Guedes e Antonia de Jesus Guedes.

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364948 | mila1000 | 09 jan 2016 09:30 | Em resposta a: #364895

Localizei nos LTN-livro talão de nascimento o registro de Pedro Paulo Teixeira,mas,pode ser apenas um homõnimo.Não há livro indice de nascimento na 4º circunscrição.Seria preciso consulatar tosdos os nascimentos de 1929,o que dificulta a busca,pois,são milhares de páginas.
Poderiam solicitar,com base nos dados,uma busca no cartório,e,tentar saber se é o filho de J.Manu e Elisa.


Ficha
861387
Documentos Judiciais
Código de referência: BR AN,RIO
6O.FLG.LTN.006/f.047
Série Livros-talões de nascimento -LTN
Fundo/Coleção Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O
Título
Assunto
Registro de nascimento
Local Rio de Janeiro
Sobrenome

Teixeira
Prenome

Pedro Paulo
Responsabilidade
Registrado(a)
Sobrenome

Prenome

Responsabilidade
Sobrenome

Prenome

Responsabilidade
Ano Inicial

1929
Ano Final

1929
Microfilme




Mila

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364971 | debtcosta | 09 jan 2016 19:48 | Em resposta a: #364948

Olá Mila, boa tarde!!

O registro do Pedro Paulo temos em mãos, estamos em busca de informações sobre os pais dele - José Manoel Teixeira e Eliza Maria Teixeira - a dificuldade de obter os dados deles está grande pois muitos dos dados se perderam com a morte do Pedro Paulo e com o distanciamento ao longo dos anos dos demais parentes.

Agradeço a informação e ajuda!

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364982 | MCNN | 10 jan 2016 00:44 | Em resposta a: #364971

Boa noite

No link seguinte está o pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) feito em Vila Real, em 02/12/1910 por uma pessoa de nome Manuel António Guedes, com a idade de 48 anos, natural do lugar de Vale de Casas, freguesia de Valpaços, concelho de Valpaços , distrito de Vila Real, e que iria viajar acompanhado por uma filha, de 17 anos de idade, de nome Elisa.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1064461

(selecione a imagem 66.tif, é o registo nº 1924)

Penso que muito provavelmente se deve tratar da Elisa e do pai dela. O que sabemos é que o pai dela era da freguesia de Valpaços, não sabemos se a filha também o era.

Procurei pelo batismo da filha nos anos de 1892 e 1893 na freguesia de Valpaços e não o encontrei, pelo que ou a idade indicada no pedido de passaporte está errada ou então ela terá mesmo nascido noutra freguesia.

Posso deduzir deste pedido de passaporte que Elisa casou no Brasil ? Tem algum conhecimento sobre isso ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364984 | debtcosta | 10 jan 2016 01:02 | Em resposta a: #364982

Boa noite Mario!

Bem sempre nos foi dito que eles haviam vindo casados para o Brasil.

Mas hoje eu já não estou re-checando todas as informações e vou verificar se o casamento deles ocorreu aqui, ao invés de ocorrer em Portugal como foi repassado pra mim.

Agradeço muito, essa possível informação sobre Elisa já é um pedacinho de um quebra-cabeças gigante.

Vou averiguar com maior precisão e lhe retorno.

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364993 | MCNN | 10 jan 2016 17:41 | Em resposta a: #364984

Boa tarde

Em primeiro lugar, quero alertá-lo que por vezes as pessoas faziam várias viagens para o Brasil ao longo da sua vida. Como tal, não é impossível que Elisa tenha ido com o pai, regressado posteriormente a Portugal, casado e depois voltado para o Brasil.

Outro aspeto que queria referir é o de que Valpaços e Mirandela, apesar de pertencerem a distritos diferentes, são dois concelhos que fazem fronteira um com o outro.

Agora, queria pedir-lhe para ver este pedido de passaporte:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1289827

(tem de selecionar a imagem 223.tif, e é o número 2043)

Trata-se do pedido de passaporte, feito em Bragança em 08/09/1913, por uma Rita Josefa, de 16 anos de idade, natural de Guide (que faz parte da freguesia de Torre de Dona Chama) concelho de Mirandela, e que era filha de Manuel António Guedes e de Antónia de Jesus.

Salvo melhor opinião, tudo aponta para que se trate do pedido de passaporte de uma irmã da Elisa. Ora, se se confirmar que se trata de uma irmã de Elisa, então é provável que a Elisa também tenha sido batizada na freguesia de Torre de Dona Chama, concelho de Mirandela.

Por essa razão, eu no seu lugar enviava um mail ao Arquivo Distrital de Bragança solicitando a busca do batismo de Elisa na freguesia de Torre de Dona Chama, concelho de Mirandela. Dê-lhes os nomes dos pais e diga-lhes que ela deve ter nascido por volta de 1893.

Já agora, no site do Arquivo Distrital de Bragança também encontramos este outro pedido de passaporte:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1289827

(selecione a imagem 535.tif, é o registo número 3298)

Este passaporte foi pedido em 08/12/1913 por uma Antónia de Jesus, de 48 anos de idade, também era natural de Guide e que levava em sua companhia os filhos de nome Bernardo (de 12 anos de idade) e Leopoldina da Piedade (de 10 anos de idade).

Pode tratar-se do pedido de passaporte da mãe de Elisa, que iria juntar-se ao resto da família no Brasil. Mas deste pedido já não tenho tata certeza, pode tratar-se de outra pessoa com o mesmo nome).

Por acaso tem conhecimento da existência de irmãos da Elisa e dos seus nomes ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#364999 | MCNN | 10 jan 2016 19:58 | Em resposta a: #364993

Boa noite

Constato que antigamente existia uma freguesia de Guide, e inclusive existem livros paroquiais de Guide.

Assim sendo, eventualmente deverá antes pedir ao Arquivo Distrital de Bragança para procurarem o batismo de Elisa na freguesia de Guide, concelho de Mirandela.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#365168 | debtcosta | 17 jan 2016 01:48 | Em resposta a: #364999

Olá Mario, boa noite!!

Desculpe a demora e retornar, estou um pouco focada, pois ficamos sabendo de um jazigo da Família Teixeira aqui no RJ, e agora estamos na busca em tentar localizar esse jazigo.

Mas agradeço as informações, em paralelo vou fazer uma busca nos arquivos de Guide e tentar localizar o batismo de Eliza.

Caso tenha alguma novidade postarei novamente.

Muito obrigada pela ajuda até o momento.

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#365188 | carlosmsl | 17 jan 2016 19:03 | Em resposta a: #364895

Caros confrades,

O Registo de baptismo de Elisa, filha de Manuel António Guedes e Antónia de Jesus, nascida em 10/7/1893, na freguesia de Guide, Mirandela, é o seguinte:
Assento n: 15 de 23/7/1893, da referida freguesia.

Cumprimentos,

CL

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#365200 | debtcosta | 18 jan 2016 01:34 | Em resposta a: #365188

Carlos, boa noite!

Muito obrigada!

Agora vou em busca desse arquivo digitalizado.

Mais uma vez obrigada pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#365764 | debtcosta | 05 fev 2016 09:26 | Em resposta a: #364895

Gostaria de mais uma vez da ajuda de vocês.

Acabo de localizar o registro de casamento do José Manoel e da Elisa que foi feito na igreja, e nele consegui algumas informações que foram preciosas para mim.

Eles casaram em 1916 no Rio de Janeiro. Ela casou com 23 anos e foi batizada na freguesia de Torre de Dona Chama (o que bate com os documentos que me forneceram, e que agradeço mais uma vez). A certidão dela eu já até solicitei ao arquivo de Bragança e estou aguardando a finalização da pesquisa.

Ele com 32 anos (pelas contas deve ter nascido em 1884), batizado na freguesia de Fornos de Pinhal em Valpaços. Tentei localizar algum registro de batismo dele, mas não tive sucesso. Existe algum outro local de pesquisa que eu possa tentar localizar esse registro? Ou somente direto com a Conservatória de Vila Real?

Mais uma vez obrigada!!

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#365769 | MCNN | 05 fev 2016 11:14 | Em resposta a: #365764

Bom dia

Relativamente à certidão de batismo de Elisa, espero que tenha pedido para procurarem esse batismo na freguesia de Guide pois, e independentemente do que possa dizer o seu assento de casamento de Elisa, foi lá que ela foi batizada (aliás, um confrade fez já o favor de lhe localizar esse batismo nessa freguesia de Guide).

Relativamente ao José Manuel, infelizmente o Arquivo Distrital de Vila Real, de acordo com o seu site, não tem à sua guarda os batismos da freguesia de Fornos do Pinhal de 1884 a 1899. Onde estarão esses batismos ? Estarão perdidos ? O melhor será contactar o Arquivo Distrital de Vila Real e perguntar-lhes se sabem do paradeiro dos batismos de 1884 dessa freguesia. Aproveite para lhes perguntar se sabem onde param os livros de duplicados de batismos desse ano.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#365848 | debtcosta | 06 fev 2016 21:40 | Em resposta a: #365769

Olá Mario,

Obrigada mais uma vez pelo retorno.

Sobre a Elisa, mesmo eu passando todos os dados para o arquivo do distrito de Bragança, eles afirmam que precisa ser feita uma pesquisa. Estou guardando o resultado.

Sobre o Jose Manoel, já solicitei ao arquivo do distrito de Vila Real maiores informações sobre este documento, estou aguardando um retorno deles.

Resposta

Link directo:

Algum registro de José Manoel Teixeira e/ou Eliza Maria Teixeira

#368654 | debtcosta | 27 abr 2016 06:09 | Em resposta a: #364895

Boa noite!

Deposi de meses voltei aqui para agradecer toda a ajuda que tive através do fórum.

Hoje recebi uma cópia da certidão e nascimento da Elisa (ainda não tive posição sobre o José Manoel), aonde consegui mais detalhes sobre avós e padrinho dela.

E mesmo assim minha curiosidade não diminuiu e agora vou buscar informações sobre os pais e avós da Elisa, assim como seus irmãos.

Minha nova missão: Descobrir se, os pais e irmãos dela, morreram no Brasil ou voltaram para Portugal....

Porém hoje apenas vim agradecer pela ajuda que me foi dada.

Abraços
Debora

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 06:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen