Registro de batismo ou passaporte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Registro de batismo ou passaporte

#362294 | nanaprevitali | 10 out 2015 23:26

Gostaria de ajuda para encontrar o registro de batismo do meu avô, CARLOS MARIO GONÇALVES MOREIRA, nascido em 24/07/1902, filho de ANGELICA GONÇALVES MOREIRA.
Sabemos que ele nasceu em Portugal, provavelmente na região de Tras os Montes. Embarcou para o Brasil no navio Desna, no porto de Leixoes, em outubro de 1915.

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362300 | MCNN | 11 out 2015 00:13 | Em resposta a: #362294

Boa noite

No link seguinte pode ver o pedido de passaporte do seu avô, feito no Porto em 27/09/1915:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411690

(seleccione a imagem 85.tif, é o passaporte número 488)

Como poderá constatar, o seu nome vem apenas como Carlos Mário Gonçalves. Aliás, na lista de passageiros do vapor Desna o nome do seu avô consta exactamente assim.

De notar que quando pediu o passaporte seu avô disse ser natural do Porto.

Admitindo que ele era do Porto, como saber de que freguesia era ele natural ?

Eu no seu lugar fazia o seguinte:

Primeiro, inscreva-se como utilizador no site do Arquivo Distrital do Porto.

Depois, solicite que procurem o processo do passaporte número 488/1915. Solicite uma cópia não autenticada (para pagar o menor valor possivel), e indique que quer fazer o download dessa cópia a partir do site do Arquivo Distrital.

Posteriormente receberá um pedido de orçamento, que terá de aprovar.

Depois, indicam-lhe o valor a pagar.

Finalmente, e depois de fazer o pagamento, irá receber um link de onde poderá fazer o download do processo de passaporte do seu avô.

Todo este procedimento é feito na sua área de utilizador no site.

O processo de passaporte do seu avô deve conter, entre outros documentos, a transcrição do batismo do seu avô, e assim ficará a saber exactamente de onde ele era natural.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362487 | dilmafb | 16 out 2015 16:52 | Em resposta a: #362294

Sr Mario
Peço sua ajuda para identificar qual o nome do porto a partir do qual portugueses naturais da freguesia de Santiago de Piães, concelho de Cinfâes, distrito de Viseu poderiam embarcar para o Brasil no ano de janeiro de 1909.
Meu avô parterno, Ignacio Vieira da Fonseca,nascido em 09/12/1897, natural daquela localidade fez esta emigração e não consigo localizar seu passaporte de criança.
Estou com uma questão relativa a filiação dele : na certidão consta Ana Pereira e Antonio Vieira e, por isto, não se localiza de onde vem o sobrenome Fonseca

Muito grata
Dilma Fonseca

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362496 | Luis K. W. | 17 out 2015 01:08 | Em resposta a: #362487

Dilma,
«A questão atual é porque na certidão de baptismo consta a filiação de Antonio Vieira e Ana Pereira e meu avô ter o sobrenome Vieira da Fonseca»
Se continuar a pesquisa poderá descobrir um avô com esse apelido...
Era neto paterno de Franciso VIEIRA e de Maria Josefa , e neto materno de José de RESENDE e Luísa Pereira.
Os padrinhos foram INÁCIO da Silva Bravo(?) e D.ª Adelaide Pinto Barbosa de Jesus.

Como vê, a avó paterna não tem apelido (pode ser filha de um/uma FONSECA) e a avó materna é filha de um Resende e adoptou o apelido da mãe (como era costume).

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362568 | dilmafb | 19 out 2015 13:20 | Em resposta a: #362496

Sr Luis

Agradeço sua resposta.

Sua sugestão é prosseguir a pesquisa pelos avós pelo que compreendi.

Acredito que pelo avô do meu avô seja um pouco mais fácil.. O senhor teria alguma sugestão?

Cordiais Saudações
Dilma Fonseca

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362577 | nanaprevitali | 19 out 2015 16:14 | Em resposta a: #362294

Nossa muito obrigada! Foi uma emoção muito grande, há anos procurava uma pista!

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362581 | MCNN | 19 out 2015 16:44 | Em resposta a: #362577

Faça aquilo que eu lhe disse, peça o processo do passaporte.

E avise se tiver alguma dificuldade na leitura do processo de passaporte.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362601 | MCNN | 19 out 2015 23:08 | Em resposta a: #362487

Boa noite Dilma

Naquela época os embarques nos vapores para o Brasil feitos em Portugal eram basicamente feitos ou no porto de Leixões ou no porto de Lisboa.

Atendendo a que seu avô paterno era natural de Santiago de Piães, o mais provável é que tivesse embarcado em Leixões. Mas não é impossível que tivesse embarcado em Lisboa.

Relativamente à questão do passaporte, o problema é que o Arquivo Distrital de Viseu ainda não informatizou todos os registos dos pedidos de passaporte nem disponibilizou todos os livros para consulta online. A própria base de dados do cepese, relativamente a Viseu, está ainda muito incompleta.

É por isso que os passaportes de Viseu depois de 1887 (creio eu que é esta a data limite) ainda não são consultáveis online. Como seu avô pediu o passaporte muito provavelmente em Viseu, é essa a razão pela qual o não encontra. Teria de ir procurá-lo ao próprio Arquivo Distrital de Viseu.

Relativamente ao Fonseca que não aparece no nome, tenha em atenção o seguinte:

Este é o assento de casamento dos seus bisavós:

http://cloud.archeevo.com/viewer?id=17344
(tem de seleccionar a imagem 23)

Nesse assento de casamento, que ocorreu em 30/04/1883 em Santiago de Piães, constata-se que o seu bisavô António Vieira tinha então 32 anos de idade e era natural de São Cristóvão de Nogueira.

Consultando o seu assento de batismo que ocorreu em São Cristóvão de Nogueira em 08/03/1851:

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1054817
(tem de seleccionar a imagem 67.tif)

constata-se que o avô materno do seu bisavô chamava-se José Pinheiro Fonseca.

Será que o Fonseca veio daí ? Muito provavelmente, mas não posso ter a certeza.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362620 | dilmafb | 20 out 2015 13:56 | Em resposta a: #362601

Sr. Mario Cesar Navarro
Agradeço imensamente sua ajuda que tem trazido tanta alegria e emoção ao meu pai, hoje com 85 anos tendo a oportunidade de revisitar seu passado. Ele tem acompanhado toda esta trajetória, que já dura mais de 10 anos com imensa esperança de obter um final feliz, com sua cidadania.

No entanto, fiquei com uma dúvida: na imagem da certidão de baptismo de meu bisavô Antonio me pareceu estar escrito Antonio Ferreira.. e ele, ao que parece chamava-se Antonio Vieira.
É a mesma pessoa?
No aguardo da sua confirmação reitero minha gratidão pelo seu tempo e zelo
Dilma Fonseca

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362635 | MCNN | 20 out 2015 17:39 | Em resposta a: #362620

Cara Dilma

De facto à margem do assento podemos ler Ferreira e, por debaixo, está escrito António.

Acontece que este Ferreira não corresponde a nenhum apelido/sobrenome, mas sim ao nome do lugar onde ele nasceu.

Ora veja a transcrição do início do assento:

"No dia oito de março do ano de mil oitocentos e cinquenta e um batizei solenemente a António que nasceu no dia vinte e seis de fevereiro do dito ano filho legítimo de Francisco Vieira e de sua mulher Maria Josefa do lugar de Ferreira desta freguesia. Neto paterno de João Vieira e de sua mulher Maria Joaquina do mesmo lugar e pela materna de José Pinheiro Fonseca e sua mulher Josefa Maria Vieira da Preza da freguesia de Piães ..."

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#362637 | dilmafb | 20 out 2015 18:34 | Em resposta a: #362635

Sr. Mario
Quanta gentileza sua em "traduzir" os termos do documento!

Registrarei o pedido ao Arquivo, com base nas suas inestimáveis colaborações, para instruir o processo do meu pai.

Fique certo de que o senhor está incluído nas minhas orações para que Deus o conserve, ilumine e proteja assim como todos os seus.
Com a estima e grande admiração
Dilma Fonseca

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#363802 | nanaprevitali | 26 nov 2015 12:09 | Em resposta a: #362300

Prezado Sr. Mario Cesar

Graças a sua ajuda pude encontrar o registro de nascimento de meu avô após uma busca de mais de 20 anos!
A luta agora é para conseguir encontrar o registro de minha bisavó ANGELICA GONÇALVES MOREIRA, natural de Paço do Sousa e filha de Carlos Moreira e Maria Gonçalves, o problema é que não tenho ideia do ano em que ela nasceu, sei apenas que ela teve o meu avô em julho de 1902.
Poderia, por gentileza, me dar uma pista de como buscar?

Muito Grata
Alessandra Moreira Previtali

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#363808 | MCNN | 26 nov 2015 15:04 | Em resposta a: #363802

Boa tarde Alessandra

Fico feliz por ter finalmente encontrado o assento de batismo do seu avô.

No que diz respeito à sua bisavó Angélica, ela nasceu em Paço de Sousa em 01/10/1866 e foi batizada em 04/10/1866.

Era filha de Carlos Gonçalves, natural da freguesia de Lagares do concelho de Penafiel, e de Maria Moreira, natural da freguesia de Fonte Arcada também do concelho de Penafiel. Era neta paterna de José Gonçalves e de Teresa Alves, e neta materna de Luís Moreira e de Maria Moreira.

Carlos Gonçalves e Maria Moreira casaram na freguesia de Fonte Arcada.

Pode consultar o assento de batismo de sua bisavó no link seguinte:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=752916

(selecione a imagem 582.tif)

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#365424 | dilmafb | 26 jan 2016 14:17 | Em resposta a: #362635

Sr Mario
Peço sua orientação para uma diligência relativa ainda a filiação de meu avô paterno, Ignacio Vieira da Fonseca. Nos documentos portugueses o seu pai chama-se Antonio Vieira.
No entanto, no documento emitido pelo governo brasileiro, com base nas informações fornecidas pelo meu próprio avô, consta que seu pai era Antonio Vieira da Fonseca.
Esta divergência : ANTONIO VIEIRA e ANTONIO VIEIRA DA FONSECA está acarretando dificuldade na tramitação.
Posso continuar contando com sua inestimável ajuda para elucidar esta questão?
Antecipadamente agradeço uma vez mais
As mais cordiais saudações
DIlma Fonseca

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#365433 | MCNN | 26 jan 2016 19:55 | Em resposta a: #365424

Boa tarde Dilma


O grande problema é que, antes do registo civil, as pessoas eram batizadas (e apenas com os nomes próprios), e quando chegavam a adultos completavam o seu nome com os apelidos(sobrenomes) dos seus ancestrais. Mas como não havia registo desse nome, as pessoas não estavam "amarradas" a um nome completo (como acontece com o registo civil), e por vezes faziam algumas variações no seu nome, adicionando ou omitindo apelidos(sobrenomes) ao longo da sua vida.

Tal como já lhe disse na minha mensagem de 19 de Outubro de 2015, e passo a citar:

"constata-se que o avô materno do seu bisavô chamava-se José Pinheiro Fonseca.
Será que o Fonseca veio daí ? Muito provavelmente, mas não posso ter a certeza."

O seu bisavô descendia de um Fonseca (o seu avô materno), e é possível que a certa altura da sua vida o seu bisavô tenha entendido por bem passar a usar Fonseca no seu nome.

Mas, como também já lhe disse anteriormente, não posso ter qualquer certeza.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#365447 | dilmafb | 27 jan 2016 11:56 | Em resposta a: #365433

Bom dia Sr Mario

Agradeço imensamente seu tempo e atenção.
Os esclarecimentos fortalecem nossa argumentação para a continuidade do processo de nacionalidade portuguesa favorecendo meu pai.
Retornarei mais confiante à tramitação e estou convencida de que iremos obter nossa intenção o que trará muita alegria à nossa família.
Após concluso, darei notícias para uma vez mais externar toda a nossa gratidão pela ajuda.
Com os mais cordiais cumprimentos
Dilma Fonseca

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#366346 | Lais Cabral | 21 fev 2016 10:38 | Em resposta a: #362294

Bom dia,

estou na busca do registro de batismo de meu Triavô José dos Santos Neves, Portugues.
As informações que tenho são que ele era de Funchal e nasceu por volta de 1820. Imigrou para o Brasil, mas não sei quando. Falesceu em Recreio-MG no ano de 1918.
Casou com Maria Theresa Trindade que nasceu 1820, de Barbacena MG. Falesceu em 1922 em Pedra Menina -Rio Vermelho-MG.

Alguem pode me ajudar ou me orientar nesta pesquisa.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Registro de batismo ou passaporte

#367956 | dilmafb | 06 abr 2016 20:23 | Em resposta a: #365447

Sr Mario boa tarde
É possível acompanhar o processo de cidadania de meu pai enviado pelo consulado no Brasil para a conservatoria em Portugal?

Com os mais cordiais cumprimentos
Dilma Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen