Assento de Antonio de Almeida Mattos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Assento de Antonio de Almeida Mattos

#361981 | claudio_mattos | 30 set 2015 02:19

Boa noite,

Eu estou tentando localizar o Assento de Nascimento de meu bisavô em Portugal, para dar entrada na solicitação da cidadania portuguesa para meu pai, porém, eu só tenho a certidão de casamento dele no Brasil e nela não consta a origem dele em Portugal.

Os dados que possuo do meu bisavô são:
Nome: Antonio de Almeida Mattos
Nascido em 03-06-1895
Filiação: João da Silva Mattos e Beatriz de Jesus.


Encontrei esses dados no livro de registro de casamento no Brasil
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-13029-74518-9?cc=1582573&wc=9GBG-T3D:113334201,159848701,160213602

Ficarei imensamente grato se puderem me ajudar.

Otima semana,

Claudio Mattos

Resposta

Link directo:

Assento de Antonio de Almeida Mattos

#362066 | ksaraujo | 02 out 2015 23:42 | Em resposta a: #361981

Olá, Claudio. Entre em contacto pelo endereço kelson (arroba) hotmail (ponto) com OK? Abraço. Kelson Araujo

Resposta

Link directo:

Assento de Antonio de Almeida Mattos

#362083 | claudio_mattos | 03 out 2015 23:27 | Em resposta a: #362066

Kelson,

Você possui alguma informação para que eu entre em contato através do email?

abs,

Claudio.

Resposta

Link directo:

Assento de Antonio de Almeida Mattos

#362089 | MCNN | 04 out 2015 15:32 | Em resposta a: #361981

Boa tarde Cláudio


Experimente saber no Cartório onde eles casaram se existe o processo de casamento. Caso exista, ele provavelmente conterá alguma certidão do seu bisavô que lhe permitirá saber de onde ele era natural.

Entretanto, e à margem do seu pedido, descobri de onde eram naturais os pais da sua bisavó Carolina Augusta que era brasileira filha de portugueses.

Não é aquilo que procura mas, pelo sim pelo não, deixo-lhe aqui essa informação pois presumo que será do seu interesse.

Assim, os seus trisavós chamavam-se José Belchior Borges e Rosalina das Dôres Cruz, e eram naturais da freguesia de Samões, concelho de Vila Flor, distrito de Bragança.

No link seguinte pode ver o pedido de passaporte do seu trisavô, de 03/11/1896, no qual ele afirmou ir viajar levando em sua companhia sua mulher, Rosalina das Dores Cruz de 31 anos e seus filhos: Teresa de Jesus de 8 anos; Maria de Jesus de 6 anos e Leónida Augusta de 7 meses de idade

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1228240

(tem de seleccionar a imagem 58.tif)


E neste link pode ver o casamento dos seus trisavós, ocorrido em Samões em 26/05/1887:

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1218520

(tem de seleccionar a imagem 4.tif)


Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Assento de Antonio de Almeida Mattos

#362107 | claudio_mattos | 05 out 2015 00:07 | Em resposta a: #362089

Obrigado Mário César Navarro.
Anteriormente eu havia ido ao Cartório, mas atualmente eles destroem todos os documentos do processo de habilitação após 5 anos, o que é uma pena, pois seria uma excelente alternativa.
Findado a primeira alternativa, passei a atuar de duas formas:
1) Identificação da igreja de acordo com o endereço residencial que consta no registro civil para tentar encontrar alguma informação do matrimônio religioso, bem como o registro de batismo do meu avô( filho de Antônio) para identificar se há alguma referência a Portugal.
Localizei a possível igreja e já solicitei para verificarem nos livros. Acredito que em duas semanas devo ter algum retorno positivo ou negativo.

2) Além disso, estou lendo todos os desembarques realizados no RJ(Arquivo Nacional), de forma decrescente a partir do casamento do meu bisavô António, pois imagino que ele tenha vindo sozinho, porque na certidão de casamento consta que meus trisavôs residiam em Portugal. Caso tenha sucesso, passo a verificar os registros de passaportes e por fim o registro de batismo.
Essas são as estratégias que eu adotei nesse momento.

Quanto as informações dos pais da minha bisavô Carolina, eu não estou buscando, pois para não será aceito para fins de cidadania, de qualquer forma muito obrigado.

Claudio Saraiva Mattos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen