Em busca de dados para completar genealogia

Este tópico está classificado nas salas:

Em busca de dados para completar genealogia

#361202 | Maria M Luz | 08 set 2015 19:02

Teresa Bernarda

Nível de descrição: Documento/Processo
Data de produção: 1762/06/09 – 1762/06/09
Série: Registo de Baptismos
Identificador: 112779
Código parcial: P-449-f.120-342
Arquivo:
Paróquia de São Sebastião - Guimarães (São Sebastião)
Tipologia informacional:
Registo de baptismo
Conteúdo informacional:
O registado: Teresa Bernarda
Naturalidade (freguesia e concelho): São Sebastião, Guimarães
Tenho os seguinte dados , mas não consigo visualizar os livros de Guimarães, Portugal:
Tereza Bernarda
Data de nascimento: 1762/06/04
Pai: José Alvares da Costa
Naturalidade (freguesia e concelho): desconhecida
Mãe: Violante Maria de Alvim e Castro
Naturalidade (freguesia e concelho): desconhecida
Avós paternos: desconhecidos
Avós maternos: desconhecidos
Cota:
P-449 - f.120-342
Penso que tendo o texto do termo de batismo eu poderia elucidar esses dados que estão ainda desconhecidos.
Grata pela colaboração,
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#361218 | MJ | 08 set 2015 23:27 | Em resposta a: #361202

Boa noite,

O testo do termo de baptismo diz o seguinte:
Tereza Bernarda filha legítima de José Alvares da Costa e de sua mulher Violante Maria de Alvim e Castro moradores em as Lages de Toural desta freguesia de São Sebastião desta villa nasceu aos quatro dias do mes de Junho do ano de mil e setecentos e sessenta e dois e foi baptizada e recebeu os Santos Óleos por mim o padre José Dias carneiro Coadjutor desta dita freguesia aos nove dias do dito mês e ano e foram padrinhos o Doutor Manuel Pereira Soares morador na rua dos mercadores desta villa e sua irmã Teresa Bernarda da dita rua e foram testemunhas Gabriel Alvares da Costa morador na freguesia de Santo Estevão e Narciso António Martins morador na Cerca (?)desta freguesia...

Não são referidos os avós da baptizada e nem a naturalidade dos pais.

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#361219 | MJ | 08 set 2015 23:29 | Em resposta a: #361218

Onde se lê testo deve ler-se texto. Peço desculpa mas isto das gralhas hoje está complicado.

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379492 | Maria M Luz | 03 abr 2017 06:05 | Em resposta a: #361219

Gostaria de agradecer a pessoa que se apresenta como Mj que respondeu ao meu pedido. Só agora vi mas agradeço sua gentileza. a interpretração do texto de batismo de Tereza Bernarda Alvim e Castro. Muito Obrigada e desculpe-me pela a demora de meu agradecimento.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379578 | MJ | 04 abr 2017 19:57 | Em resposta a: #379492

Não tem o que agradecer :)

Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379632 | Jorge Resende | 05 abr 2017 21:01 | Em resposta a: #361202

http://archeevo.amap.com.pt/viewer?id=181309&FileID=182280 tif 121 batismo de teresa mas sem referencias às naturalidades dos pais.

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379636 | Jorge Resende | 05 abr 2017 21:51 | Em resposta a: #361202

http://archeevo.amap.com.pt/viewer?id=181275&FileID=58571 tif 70 batismo de brites josefa

há aqui um trocadilho no nome dos pais, mas creio serem os mesmos da Tereza Bernarda

Neste caso trata-se da freguesia de S. Miguel de Creixomil, 1764, janeiro, o pai é José Alves da Costa e não Alvares, e a mãe é Violante Maria Almeida Castro Alvim.

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379700 | Maria M Luz | 07 abr 2017 19:27 | Em resposta a: #379636

Ainda há outra filha de nome Rita Margarida Perpétua de Alvim e Castro, que só encontrei em dados de outros documentos familiares., Não sei onde,nem quando nasceu. Se por ventura encontrar esse nome com algum dado não fico triste se me enviar. Um abraço,
Maria Helena. Obrigada pela segunda ajuda.

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379706 | Jorge Resende | 07 abr 2017 22:50 | Em resposta a: #361202

http://archeevo.amap.com.pt/viewer?id=181309&FileID=182329 imagem 170 Maria Rosa outra filha do casal.

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379839 | Samuel C O Castro | 12 abr 2017 15:01 | Em resposta a: #379700

Prezada Maria Helena,

Pesquisei em minha base dos Castros e, em um Arquivo de Pendências, infelizmente nada localizei sobre a Violante Maria Almeida Alvim e Castro.

No Google localizei mais um filho do casal, com o nome de Manuel, que encontra-se aqui em http://archeevo.amap.pt/details?id=96971​ .

Na imagem 70, deste link http://archeevo.amap.com.pt/viewer?id=181275&FileID=58571, aparece o batismo da Brites Josefa , onde diz que a mãe é natural da Rua da Lage da Pedra, DESTA FREGUESIA "São Miguel de Creixomil". Portanto, é bastante provável que a Violante Maria tenha lá casado, antes de 1761, pois o filho Manuel nasceu neste ano.

Na imagem 170, deste link http://archeevo.amap.com.pt/viewer?id=181309&FileID=182329, no batismo da Maria Rosa, diz que os pais (José e Violante) são moradores na "Rua das Moliannas?", desta Freguesia de São Sebastião da Vila de Guimarães, sendo outro possível local do casamento dos pais.

É tudo o que consegui apurar. Também tenho imenso interesse na ascendência da Violante Maria e, se por acaso vierem a descobrir, peço vossa gentileza de me informar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379846 | Maria M Luz | 12 abr 2017 19:24 | Em resposta a: #379839

Violante Maria era filha de Luiz de Miranda e Castro e Mariana de Alvim. Ele nascido em Souselhe (Saucelle), Reino de Castela e ela nascida na cidade do Porto. Esse Luiz é irmão de meu ancestral José de Miranda de Miranda e Castro e por consequência ambos filhos e Francisco de Miranda e Castro e Anna Vale. Luis de Miranda ficou sempre na cidade do Porto (Portugal), onde teve como descentes principal(a mais importante, Baronesa de Nevogilde) Brites Maria Felizarda de Miranda e Castro e o meu José de Miranda e Castro casou em primeiras núpcias com Brites Pinheiro em 13 /05/1720 e em segundas núpcias com Francisca Henriques de Oliveira da qual não achei o registro desse casamento. Eles foram arrolados no TSO. Um filho do Luiz e da Mariana (Antonio José de Castro) veio para São João del Rei (Minas Gerais) onde casou em 8/12/1753 com Anna Maria Joaquina Rosa, filha de Antonio Martins Branco ( de Santa Maria de Alvão, Bispado de Lamego e de Josefa Caetana Roda ( de Santa Maria do Castelo, Patriarcado de Lisboa.

Resposta

Link directo:

Em busca de dados para completar genealogia

#379887 | Samuel C O Castro | 13 abr 2017 23:08 | Em resposta a: #379846

Prezada Maria Helena,

Muito obrigado pelas informações. Continua difícil descobrir os ascendentes do Francisco de Miranda e Castro, c. c. Ana de Souza Vale.

Continuo à disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 09:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen