familias judaicas no concelho de Tomar e Ferreira do Zezere

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familias judaicas no concelho de Tomar e Ferreira do Zezere

#360886 | bacelinhos | 30 ago 2015 01:44

Ola o meu nome e Maria. Nasci em Alviobeira, concelho de Tomar mas vivo actualmente na Australia. Estou a tentar descobrir mais acerca dos meus antepassados comecando pelo lado da minha mae.O meu avo materno de nome Jose Duarte da Costa nasceu no concelho de Ferreira do Zezere a 20/04/1920 e a minha avo materna nasceu em Alviobeira a 14/04/1919 de nome Henriqueta de Jesus Nunes.Quando um dia visitei a sinagoga em Tomar disseram-me que tanto Costa como Nunes sao nomes judaicos dai o meu intersse em saber mais. Desde ja obrigada, Maria Jose

Resposta

Link directo:

familias judaicas no concelho de Tomar e Ferreira do Zezere

#360887 | saintclair | 30 ago 2015 11:29 | Em resposta a: #360886

-
http://movv.org/2009/01/31/sobre-a-presenca-de-sangue-judeu-nos-portugueses-modernos/

Resposta

Link directo:

familias judaicas no concelho de Tomar e Ferreira do Zezere

#360889 | Maria Ribeiro | 30 ago 2015 14:40 | Em resposta a: #360886

Maria José

A questão dos nomes como base de reconhecimento da origem judaica, não passa de um mito. Desde 1497, devido a um decreto de D. Manuel I, do qual resultou a conversão forçada dos judeus ( cristãos-novos), estes deixaram de poder ser reconhecíveis pelos nomes. Com a conversão, veio a obrigatoriedade de escolherem nomes de cristãos -velhos. Podiam mesmo escolher nomes da nobreza indo, por vezes, busca-los aos padrinhos. O objectivo era o de tornar mais fácil a sua diluição no resto da sociedade. o que era impossível, com os antigos nomes judeus. Daí que possam encontrar-se Nunes ou Costas judeus, tal como muitos outros apelidos. Essa base de reconhecimento de origem étnica não tem, pois, qualquer validade.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

familias judaicas no concelho de Tomar e Ferreira do Zezere

#360890 | saintclair | 30 ago 2015 16:05 | Em resposta a: #360889

Maria José;
Para poder ficar com uma ideia da sua descendência de judeus,
precisamos de saber qual o grupo sanguineo dos seus pais e do
seu. Claro que esta simples informação é só um pequeno passo.
https://www.google.pt/
http://www.guia.heu.nom.br/evolucao_e_alimentacao.htm
Ficamos na expectativa de notícias suas.
Saintclair

Resposta

Link directo:

familias judaicas no concelho de Tomar e Ferreira do Zezere

#385315 | MRD | 13 out 2017 00:06 | Em resposta a: #360886

Maria José eis uns Costa e Nunes que foram sentenciados por Judaísmo pela Inquisição Portuguesa.
Gaspar Luis da Costa, cristão novo, casado com Isabel de Faria.
Isabel de Faria, cristã nova,presa em 1611 por judaismo, tinha 25 anos,natural de Tomar, moradora da rua dos Moinhos, Vila de Tomar, casada com Gaspar Luis da Costa que vivia de sua fazenda. Processo 7420, Tribunal do Santo Ofício/Lisboa, o Auto de Fé foi em 1621. Isabel faleceu no cárcere, publicação de 18/06/1621, os pais dela eram: Alvaro Nunes de Faria, almoxarife do rei, e Filipa Nunes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 13:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen