"Louriçal de Coimbra" ou "Louriçal dos Furos (?)" será Louriçal do actual concelho de Pombal?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

"Louriçal de Coimbra" ou "Louriçal dos Furos (?)" será Louriçal do actual concelho de Pombal?

#359443 | hmartins | 12 jul 2015 11:20

Bom dia.
Encontrei alguns assentos na zona do Castelejo (Fundão) onde ora é referido um casal como sendo natural de "Louriçal dos Furos" (digo "Furos" porque é o que me parece, mas tenho muitas dúvidas) do Bispado de Coimbra. Noutro assento ainda é referido como "Louriçal de Coimbra, freguesia de São Lourenço, Bispado de Coimbra".
Estou inclinado que seja o Louriçal do actual concelho de Pombal, mas o orago dé lá não é São Lourenço...
Podem-me ajudar a confirmar afinal de que "Louriçal" é afinal o meu antepassado natural?
Muito obrigado,
hmartins

Resposta

Link directo:

"Louriçal de Coimbra" ou "Louriçal dos Furos (?)" será Louriçal do actual concelho de Pombal?

#359463 | GoldenDays | 12 jul 2015 23:11 | Em resposta a: #359443

Caro confrade,
As localidades com a expressão "Louriçal" no nome de que tenho conheçimento são apenas as seguintes:

Louriçal, Bombarral
Louriçal das Castanheiras, Fundão
Louriçal de Baixo, Beja
Louriçal do Campo, Castelo Branco
Louriçal do Meio, Beja
Louriçal do Pinheiro Beja
Louriçal, Pombal
Louriçal, Sever do Vouga
Matas do Louriçal, Figueira da Foz
Outeiro do Louriçal, Pombal

No "Portugal Antigo e Moderno - Dicionario Geographico, etc." apenas encontrei referência ao Louriçal de Pombal e ao Louriçal do Campo, de Castelo Branco.

O orago do Louriçal de Pombal era São Tiago (Bispado de Coimbra) e o do Louriçal do Campo era São Bento (Bispado de Castelo Branco).

Espero que lhe sirva de alguma ajuda.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

"Louriçal de Coimbra" ou "Louriçal dos Furos (?)" será Louriçal do actual concelho de Pombal?

#361073 | carlosmsl | 05 set 2015 16:47 | Em resposta a: #359443

Caro hmartins

Na freguesia de Louriçal, concelho de Pombal, havia um lugar a que chamavam Ribeira de São Lourenço, não muito longe da Vila do Louriçal. Poderá ter havido uma troca entre o nome do lugar (São Lourenço) e o orago da freguesia (São Tiago). Só não entendo de onde vem a expressão "Louriçal dos Furos", só analisando o assento em questão.

Cumprimentos,

CL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 09:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen