Almoster, Alvaiázere

Este tópico está classificado nas salas:

Almoster, Alvaiázere

#358362 | SSM | 06 jun 2015 11:57

Boa tarde,

Algum dos confrades tem estas gentes na sua ascendência?

Começando pelo meu 7º avô:

1- António Gomes Serra, Casal dos Ariques, Almoster

2- Manuel Gonçalves, Venda do Negro, Pousaflores, casou com (1711)
3- Maria da Serra, Murtal, Almoster

4- António Gonçalves, Gramatinha casou com (1660 não indica os pais)
5- Domingas João, Venda do Negro
6- Manuel da Serra, Murtal, Almoster, casou com (1689)
7- Helena Gomes, Bemposta, Almoster

8- ?
9- ?
10-?
11- ?
12- António da Serra, S. Sadorninho (São Saturnino?) casou com (1652)
13- Maria Gonçalves, Murtal
14- João da Ponte, Ponte, casou com (1654)
15- Isabel Gomes, Bemposta

24- António Simões
25- Isabel Domingues
26- André Gaspar
27- Maria Gonçalves
28- João da Ponte
29- Maria Machada
30- Manuel Nunes
31- Maria Gomes

Melhores cumprimentos

Sérgio da Silva

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358374 | henrdias | 06 jun 2015 20:02 | Em resposta a: #358362

Caro Sérgio,
tenho apelidos idênticos em alguns destes locais que mencionou.
Talvez se disser o nome da mulher de António Gomes Serra e seus descendentes (caso sejam desta região), possamos encontrar aqui algum paralelo.
Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358378 | SSM | 06 jun 2015 22:19 | Em resposta a: #358374

Caro Henrique,

O António Gomes Serra foi casar e morar para o concelho do Fundão. A mulher não era desta região.

Por acaso sabe qual é a origem destes Serras, Machados e Pontes?

Obrigado

Sérgio

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358379 | carlosmsl | 06 jun 2015 23:32 | Em resposta a: #358362

Boa noite Sérgio.

Tenho em comum o casal Manuel Gonçalves da Serra e Helena Pires (ou Gomes), moradores em Murtal, Almoster. Tiveram pelo menos os seguintes filhos:

1 - João da Serra cc (25-11-1720, Pousaflores) Teresa Gonçalves, filha de Manuel Gonçalves e Isabel João, de Gramatinha, Pousaflores. Este casal foi morador igualmente em Gramatinha.

2 - Manuel Gonçalves da Serra cc (24-11-1720, Pousaflores) Josefa Gonçalves, irmã da anterior Teresa Gonçalves.

3 - Domingos da Serra, casado com Maria Simões, filha de Manuel Gonçalves e Catarina Simões, de Martim Vaqueiro, Pousaflores. Este casal foi morador em Murtal, Almoster.

4 - Maria da Serra cc (25-2-1711, Pousaflores), Manuel Gonçalves, filho de António Gonçalves e Domingas João, da Freguesia de Pousaflores. Este casal foi morador em Ariques, Almoster, onde baptizaram um António, nascido em 1-12-1715.

Estou em crer que origem do apelido Serra, desta família em particular, venha do casal 24 - António Simões e 25- Isabel Domingues, moradores no lugar de São Saturnino, Almoster. Existem na freguesia de Almoster duas ruas com a designação "Serra", uma Rua do Outeiro da Serra, próximo de Bemposta, e uma "Estrada da Serra", próximo dos lugares de Casal da Rainha/Vale da Couda. É provável que o apelido tenha surgido em referência a um destes lugares.
Quanto aos Machados e aos Pontes não tenho grande coisa a acrescentar, apenas que existem os lugares de Ponte Velha e Ponte Nova, na freguesia de Almoster, o que poderá explicar o surgimento do apelido "da Ponte", neste caso particular.

Cumprimentos,

CL








Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358388 | henrdias | 07 jun 2015 12:00 | Em resposta a: #358378

Caro Sérgio,
não encontro para já nenhum parente em comum com os aqui mencionados, embora não tenha dúvidas que avançando um pouco mais nos meus ramos Gaspar, Gomes e principalmente Gonçalves, não tardarei a entroncar com alguém desta gente.
Parece-me bastante razoável a explicação para a origem dos apelidos dada pelo confrade Carlos, baseada na toponímia local.
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358405 | SSM | 07 jun 2015 19:04 | Em resposta a: #358362

Obrigado a ambos pelas respostas.

Cumprimentos,

Sérgio

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358420 | SSM | 08 jun 2015 17:48 | Em resposta a: #358362

Boa tarde,

Percorrendo as habilitações sacerdotais há um caso que me deixa um pouco confuso.

1. Pe João da Serra, Murtal, Almoster (ordens menores em 1717)

Pais

2. Manuel Gonçalves da Serra, Murtal
3. Helena Pires, Almoster

Avós

4. Pedro Gonçalves
5. Madalena da Serra, Gramatinha
6. Manuel Lourenço
7. Maria Pires

Ora, na mensagem atrás falou-se do casal Manuel da Serra + Helena Gomes cujos pais eram diferentes.

No meu caso, o Manuel da Serra nunca é referido como Manuel Gonçalves da Serra e o António Gomes Serra, seu neto tem o nome Gomes, da sua avó materna.

Já tinham reparado nisto?

Obrigado

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358435 | carlosmsl | 09 jun 2015 00:32 | Em resposta a: #358362

Realmente caro Sérgio, fiquei confuso também. Deixo aqui dois assentos para análise:

Casamento de João da Serra e Teresa Gonçalves (24-11-1720, Pousaflores)

Aos vinte e quatro dias do mês de Novembro de mil setecentos e vinte anos, (...) João da Serra, filho de Manuel Gonçalves da Serra e de sua mulher Helena Pires do lugar do Murtal, freguesia de Almoster e Teresa Gonçalves, filha de Manuel Gonçalves e Isabel João, do lugar da Gramatinha (..)

Baptismo de António (1-12-1715, Ariques, Almoster)

Em o primeiro de Dezembro de mil setecentos e quinze, baptizei a António, filho de Manuel Gonçalves e sua mulher Maria da Serra, dos Ariques. Neto pela parte paterna de António Gonçalves e sua mulher Domingas João, moradores na Venda do Negro, ela daí natural, ele dos Ariques, desta freguesia. Pela parte materna de Manuel Gonçalves da Serra e sua mulher Helena Pires, naturais e moradores no lugar do Murtal, desta freguesia. (..)

Estive a rever alguns assentos e reparei que o Manuel Gonçalves da Serra uma vezes aparece simplesmente como Manuel da Serra. A Helena Pires aparece no baptismo de Helena (4-9-1714, Almoster) filha de Domingos da Serra e Maria Simões, como Helena Gonçalves e não Helena Gomes como disse erradamente.

Cumprimentos,

CL

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#358438 | SSM | 09 jun 2015 11:13 | Em resposta a: #358435

Obrigado pela sua resposta,

Cumprimentos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#365826 | SSM | 06 fev 2016 14:11 | Em resposta a: #358362

Renovo o tópico

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#367080 | carlosmsl | 16 mar 2016 19:35 | Em resposta a: #358362

Caro Sérgio

Acho que encontrei uma pista para descobrir mais sobre os Machados e Pontes, nomeadamente o casal

28- João da Ponte
29- Maria Machada

Casaram 18/10/1604, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Orada, Ansião, um João da Ponte, filho de Simão da Ponte e Maria Fernandes, da Ponte do Arneiro, Almoster com Maria Machado, filha de Domingos Machado e Joana Luís, moradores nos Casais da Granja de Façalamim, da dita freguesia de Nossa Senhora da Orada.

Encontrei também um assento de casamento, em 27/11/1657, na freguesia de Abiul, Pombal, de um Simão da Ponte, filho de João da Ponte e Maria Machado, moradores em Bemposta, Almoster com Antónia Simões filha de Domingos Nunes e Antónia Simões, da Fonte da Gota, Abiul.

Cumprimentos

CL

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#367319 | SSM | 21 mar 2016 22:09 | Em resposta a: #367080

Caro Carlos,

Só hoje vi a sua mensagem. Excelentes novidades!

Obrigado pela sua generosidade.

Cumprimentos

Sérgio

Resposta

Link directo:

Almoster, Alvaiázere

#421406 | SSM | 06 fev 2020 13:36 | Em resposta a: #358362

A quem interessar, publiquei na minha página pessoal a listagem de oficiais de Justiça de Almoster para o ano de 1748, juntamente com uma listagem dos lagares de azeite da povoação.

Mais em www.genealogiasdabeira.wordpress.com

Cumprimentos

Sérgio Miraldo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 13:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen