Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358161 | pr.rogerio | 31 mai 2015 17:44

Mila,
Uma vez mais,obrigado pelo apoio.Encontrei um registro do casamento dos pais de meu avô no Digitarq. PT-ADLSB-PRQ-PLSB53-002-C19-M0567.TIF realizado na paroquia em Socorro,distrito de Lisboa.
Dados do meu avô;
Nome: António Moreira
Filiação:António Moreira e Ana Rosa de Jesus.
Data de nascimento: 1°de Maio de 1894.
Parece que veio ao Brasil sozinho com a idade de 16 anos.
Não tenho nenhuma informação além dessa.Nem Freguesia,nem concelho.Alguns dizem que nasceu em Porto,mas nada concreto.

Att.

Rogerio Moreira

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358169 | mila1001 | 31 mai 2015 20:03 | Em resposta a: #358161

Rogério,

achei estranho o casamento em 1878 e,o Antonio nascer em 1894,então,fui atrás do documento.Você poderá baixar o documento no site http://tombo.pt,imagem 567.tif.
aviso que sou péssima para entender a escrita,mas,parece que a idade deles era 49 e 45 anos.Somando 16 anos para o nascimento do filho,Ana estaria com 61anos!
Será que é o que procura,ou,será homonimo??

Veja o que consegui entender do casamento:
Casamento nr 46 em 04 /12/1878 imagem 567.tif pagina 126
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4821736
Mesquita era a vila pertencente a Socorro
Antonio Moreira 49 anos? Francisco do Hospital São Jose,natural da freguesia São jJulião,filho Antonio Rodrigues de Campos e Gertrudes Roza

Ana Rosa de Jesus 45anos,natural da freguesia de São Martinho da vila do bairro do aveiro(?) ,Ilha da madeira,filha de Francisco Pinto Correa e Antonia Maria


Ana era madeirense,mas, não encontrei livro do ano de nascimento na base de dados do www.arquivo-madeira.org, teria que solicitar ao Arquivo ,se a idade for 45 anos,ela terá nascido em 1833,freguesia s.Martinho

Antonio,era do Hospital S.Jose,não tenho certeza,mas,parece que é lisboa.Fico devendo,pois,não verifiquei.

O ideal seria você fazer pesquisa começando pelo filho(a) do casal,nascimento,casamento,etc Vá informando os dados que possui,creio que "voltando",podemos chegar ao que quer.

Mila

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358171 | MCNN | 31 mai 2015 20:28 | Em resposta a: #358169

Olá Mila

O António Moreira que aparece como noivo nesse casamento no Socorro não tinha 49 anos de idade, tinha isso sim 69 anos de idade !!!!

Mas o pior não é a idade do noivo mas sim, e como muito bem referiu, a idade da noiva.

Não será este o casal que interessa, com toda a certeza.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358172 | pr.rogerio | 31 mai 2015 20:32 | Em resposta a: #358161

Mila,
Obrigado!Bom,meu avô nasceu no dia 1° de maio de 1894,não sei a freguesia nem o concelho.Ele casou aqui no Brasil em 04/12/1918 na cidade de Diamantina-MG com Anália Cassia Valle.Na certidão de casamento que adquiri deles só consta filiação e data de nascimento.Não fala nada sobre nacionalidade.

Att.
Rogerio Moreira

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358176 | mila1001 | 31 mai 2015 22:19 | Em resposta a: #358172

Rogério,

acho que o casamento em 1878 não é o que procura,pois,de acordo com o estimado confrade Mario Cesar respondeu,o Antonio tinha 69 anos e a noiva 45anos,portanto,seria pouco provavel ela dar a luz em 1894.
Creio que trata-se de homonimo,sendo assim,vamos procurar pistas em Diamantina.
Seria ideal mandar mensagem para a Curia Metropolitana de Diamantina,pois, vamos supor que eles se casaram na igreja,sendo assim,Antonio deverá apresentar a certidão de batismo,caso não a tivesse,deve ter informado onde foi seu batismo,e,com testemunhas que o conhecessem.Tal documento ficaria na igreja do casamento.Envie e-mail para mitradiamantina@gmail.com ou poderá telefonar (38)3531-1094
O site é http://www. arquidiamantina.org.br

As paroquias abaixo fazem parte forania de Diamantina:
Forania de Diamantina – Padre Júlio César Morais (responsavel)
• Paróquia Santo Antônio da Sé – Criação: 1819
• Paróquia Santo Antônio – Criação: 1873
• Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Criação: 1868
• Paróquia São Gonçalo – Criação: 1821
• Paróquia Nossa Senhora das Mercês – Criação: 1873

Informe a data do casamento e o nome dos noivos e os pais,quem sabe enviam a cópia do livro,caso tenha tido cerimonia religiosa.Já aviso que costumam cobrar o xerox ou documento oficial.

Já pesquisou nos óbitos?Dependendo de onde foi,há livros digitalizados.


Mario,meus cumprimentos,e,obrigada pela ajuda.


Mila

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358177 | pr.rogerio | 31 mai 2015 22:58 | Em resposta a: #358161

Mila e Mario,
Obrigado.Amanhã mesmo entrarei em contato com os cartórios e paroquias.Agora,uma única pergunta,e se eles se casaram só no civil?Também deverá ter a certidão de batismo?

Att.

Rogerio Moreira

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#358186 | mila1001 | 01 jun 2015 12:28 | Em resposta a: #358161

Rogério,
se apenas aconteceu o casamento civil,deve ter a ata de casamento que nada mais é do que os documentos apresentados pelos noivos ao cartório.Geralmente,os imigrantes apresentavam o batismo de onde nasceram,ou,o seu passaporte.O passaporte antigamente era constituido de uma unica folha,e,apresentava os dados fisicos,bem como,filiação,nascimento,e,data de embarque,navio,etc..

Saiba que os cartórios detinham os proclamas,e,não havia tempo de arquivo.Parece que hoje,o prazo é de 5 ou 10 anos.Os documentos antigos,quando não eram guardados no cartório,ficavam nos foruns da cidade.

A certidão de casamento que possui de Antonio é a de inteiro teor?Neste tipo de certidão consta nome do viuvo(a),óbito,filhos,e,se o falecido deixou bens.O documento é mais caro,mas,completo.

Sabe quando Antonio ou a esposa faleceram?Onde?Data?Também é um ponto de partida.

Qual o primeiro filho?Nascimento?Data?Local?Pode-se encontrar de onde os pais ou avós eram.

Como vê é uma investigação que se tem que fazer,até mesmo,falar com os parentes mais idosos,que muitas vezes lembram de detalhes,e,estes auxiliam nas buscas.

Mila

Resposta

Link directo:

Não consigo encontrar a certidão de nascimento de meu avô.Preciso de ajuda!!

#361263 | pr.rogerio | 10 set 2015 02:39 | Em resposta a: #358161

Oi pessoal, já estou quase desistindo..ja busquei em vários lugares mais como tenho recursos limitados não consigo encontrar..Já tenho em mãos o processo de naturalização de meu avô aqui no Brasil e nele só consta natural do Porto,Portugal..Preciso de ajuda porfavor!!

Deixo aqui de novo seus dados.

Antonio Moreira
Data de nasc. 01-05-1894
Filiação: Antonio Moreira e Ana Rosa de Jesus

Grato,

Rogerio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen