Possacos, Valpaços

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Possacos, Valpaços

#356817 | Tago0 | 16 abr 2015 21:28

Boa noite confrades

Ao pesquisar o reu ramo familiar de Trás-os-Montes, fiquei parado num casamento em Possacos de um antepassado (António José Alves casado com Maria José em 12/08/1803, filho de Francisco Alves e Noémia).

Os registos de Possacos no tombo.pt só vão até 1803. Para registos anteriores onde posso procurar? Estão incluídos noutra freguesia?

Os meus agradecimentos para qualquer pista

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#356818 | saintclair | 16 abr 2015 21:51 | Em resposta a: #356817

-
Veja se isto ajuda.
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1090633
-
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1090627
Saintclair

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#356822 | Tago0 | 16 abr 2015 23:23 | Em resposta a: #356817

Boa noite

Já tenho conhecimento desses livros pois a esposa de António José Alves é das Lagoas (aldeia a norte de Valpaços) e já pesquisei para trás mas apesar de Possacos pertencer a Valpaços nunca vi nas referidas datas alguma coisa de Possacos.

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#356987 | AlvesRF | 24 abr 2015 15:39 | Em resposta a: #356817

Boa tarde,

Penso que de Possacos não existem mais livros. Terá de ter sorte, seja com Inquirições de Genere, com processos de casamento ou inventários de menores. Mas é uma busca difícil.

Também tenho um antepassado Alves (Alvares) em Possacos no séc.XVIII mas não teve descendência com esse apelido, mas sim Machado pela parte da esposa.

Boa sorte com as suas pesquisa,
Rui

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357017 | sousa42 | 26 abr 2015 01:44 | Em resposta a: #356817

Boa noite

Tenho nos meus apontamentos um António José Alves (homónimo do meu 5º avô, também dos Possacos), que casou a 12 de Agosto de 1803, na Igreja de Nossa Senhora das Neves, com Maria José Gomes, das Lagoas.

António José Alves, era filho de Francisco Alves, do Cachão (aldeia anexa dos Possacos), e de sua mulher Inocência Ferreira, de Valpaços; era neto paterno de Francisco Álvares e de Domingas Gonçalves, ambos do Cachão; e era neto materno de António Fernandes "o Ferreiro", e de Maria Fernandes "a Sanfins", ambos de Valpaços.

Maria José Gomes, era filha de Manuel Gomes e de Maria Alves, ambos das Lagoas; era neta paterna de Comba Gonçalves, das Lagoas, "e pelo que dizia o mudo" do Furriel de Cavalos Luís Álvares da Nóbrega, que veio de Vila Real casar às Lagoas; e era neta materna de António Pires, das Lagoas, e de Catarina Álvares, de Valpaços.

Cumprimentos

Samuel

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357046 | Tago0 | 27 abr 2015 12:47 | Em resposta a: #356817

Boa tarde

Os meus agradecimentos às respostas. Tenho muita pena pelo facto de não existirem livros de Possacos e Cachão mais antigos.

Relativamente aos antepassados de António José Alves e Maria José Gomes tem mais informações ou datas de baptismo/casamento? As únicas que tenho são as seguintes:

Maria José Gomes bp 23/04/1771

Manuel Gomes cc Maria Alves a 08/01/1754

António Pires cc Catarina Alves a 03/03/1715

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357062 | sousa42 | 28 abr 2015 00:41 | Em resposta a: #357046

Boa noite,

Realmente, é uma pena a escassez de registos paroquiais de Possacos. No entanto podemos contar com as inquirições de genere que têm grande abundância de dados biográficos, o que as torna até bem mais interessantes para quem se interessa por história.

Possacos é uma aldeia com um património edificado e uma história riquíssimos. Um segredo bem guardado.

Registos paroquiais:

Valpaços, 15 de Junho de 1755, casamento de Francisco Alves, do Cachão, filho de Francisco Álvares e de Comba Fernandes, já defuntos, ambos do Cachão, com Inocência Ferreira, de Valpaços, filha natural de António Fernandes, ferreiro, e de Maria Fernandes "a Sanfins", solteira.

Valpaços, 16 de Janeiro de 1722, casamento de Luís Álvares da Nóbrega, filho de Domingos Matos Cruz e de sua mulher Maria Ferreira, de Vila Real, com Helena Jacinta de Sousa, filha de Simão Fernandes e de Comba Lopes, das Lagoas.

Valpaços, 30 de Novembro de 1737, casamento de Luís Álvares da Nóbrega, viúvo que ficou de Helena Jacinta de Sousa, com Caetana Maria de Araújo, filha de André Lopes Teixeira e de Ana de Araújo. Tiveram:

Luís Manuel da Nóbrega e Matos, que casou com Isabel Maria Alves, dos Possacos...

Cumprimentos,

Samuel

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357104 | Tago0 | 29 abr 2015 10:30 | Em resposta a: #357062

Bom dia Samuel

Muito obrigado pelas informações que deu.

Quando fui verificar casamentos de Valpaços não encontrei o de Francisco Álvares de 1755. A data está correcta? E a esposa não era Domingas Gonçalves do Cachão?


Relativamente a Luis Álvares da Nobrega nos dois casamentos que deu nenhuma esposa se chamava Comba Gonçalves. Devo assumir então que Manuel Gomes era filho natural em vez de legitimo de Luis Alves com Comba Gonçalves?


Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357122 | sousa42 | 29 abr 2015 18:22 | Em resposta a: #357104

Boa tarde Tiago,

Peço desculpa, sou muito dado a gralhas, principalmente depois da meia-noite. Não é Comba Fernandes, mas sim Domingas Gonçalves.

Página 29 (ADVReal): Valpaços, 15 de Janeiro de 1755, casamento de Francisco Álvares, filho legítimo de Francisco Álvares e de Domingas Gonçalves, já defuntos, do Cachão, com Inocência Ferreira, filha natural de António Fernandes, ferreiro, e de Maria Fernandes Sanfins, solteira, de Valpaços.

Sim, Manuel Gomes era filho natural de Comba Gonçalves "a manca", solteira, das Lagoas, e "pelo que dizia o mudo", de Luís Álvares da Nóbrega, de Vila Real. Esta frase que o padre aplicou é muito curiosa, mas por vezes eles eram multados quando nomeavam os pais dos filhos de mulheres solteiras. Principalmente se estes fossem casados.

Estes Nóbrega, Cão e Aboím descendem de um João Álvares, mercador, de Vila Real (São Pedro).

Cumprimentos

Samuel

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357151 | Tago0 | 30 abr 2015 18:34 | Em resposta a: #357122

Boa tarde Samuel

Mais uma vez agradeço todas as preciosas informações que me tem dado. O meu avô Valpacense já com os seus 90 anos ficou muito satisfeito ao saber mais sobre os seus antepassados.

Sem querer abusar será que poderia facultar, quando tivesse tempo, as informações que tem sobre a linhagem de antepassados de Manuel Gomes e seu pai Luis Álvares da Nobrega?

Com os melhores cumprimentos,


Tiago

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#357361 | Tago0 | 08 mai 2015 20:57 | Em resposta a: #356817

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#360681 | sousa42 | 22 ago 2015 15:59 | Em resposta a: #357361

Olá!

Novidades sobre os nossos Álvares de São Diniz?

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#362176 | Tago0 | 07 out 2015 16:36 | Em resposta a: #360681

Boa tarde

Infelizmente ainda não obtive nenhum progresso sobre os antepassados de Luis Alvares da Nobrega.

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#363963 | Tago0 | 01 dez 2015 16:31 | Em resposta a: #357122

Boa tarde Samuel

Ao ler o registo de casamento de Manuel Gomes com Maria Alvares de 1754, não encontro a frase que identifica o pai Luis Alvares. Tal frase encontra-se no registo de baptismo? Podia dizer a data?


Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#364270 | sousa42 | 12 dez 2015 00:47 | Em resposta a: #363963

Boa noite Tiago,

Começo por pedir desculpa pelo grande atraso, mas vou tentar responder a todas as suas questões.

Realmente, estes nossos avós, de quem herdámos o bom sangue galaico-transmontano e o gosto pela genealogia, ficam sempre surpreendidos com estas novas descobertas em espaço e tempo por eles desconhecidos. Uma das investigações em que mais investi foi precisamente esta linha de Possacos, em especial o apelido Alves que me foi, também, transmitido.

Relativamente às suas dúvidas a respeito das filiações, eis o que tenho:

1. Valpaços, 4 de Dezembro de 1756, Bárbara Francisca, filha de Francisco Alves e de Inocência Ferreira; neta paterna de Francisco Alves e de Domingas Gonçalves, do Cachão; e neta materna de António Fernandes “o ferreiro”, e de Maria Fernandes, solteira, “a Sanfins”, ambos de Valpaços.

Obs: estes Álvares/Alves, do Cachão, são das famílias mais antigas desta pequena e antiquíssima aldeia – e resistiram até ao séc. XX. Eu descendo de uma Comba Álvares, também do Cachão, que casou em Valverde da Esteveira. Pelas datas era na certa irmã ou prima do seu Francisco.

2. Valpaços, 18 de Abril de 1771, Maria José, filha de Manuel Gomes e de Maria Alves; neta paterna de Luís Alves e de Comba Gonçalves, solteira; e neta materna de António Pires, das Lagoas, e de Catarina Álvares, de Valpaços.

3. Domingos de Matos da Cruz, que parece ser filho de Domingos de Matos e de Isabel Ferreira, em cujo assento de baptismo o Padre apenas identifica os pais, nasceu a 10 de Novembro de 1646 em São Pedro de Vila Real e aí veio a falecer a 9 de Outubro de 1731. Era “oficial de sapateiro” e casou com Maria Ferreira. Foram moradores na rua direita à Cruz de São Pedro (daí provém o apelido que acrescentaram). Tiveram:

- Luís Álvares da Nóbrega, Furriel de Cavalos, casou em Valpaços com Caetana Maria de Araújo;
- Manuel Álvares de Matos, casou em Valpaços com Merência Lopes de Oliveira;
- João de Matos da Cruz, casou com Maria Ferreira de Sousa;
- Maria José de Matos, casou com Manuel de Matos;
- Isabel Maria, religiosa no Convento de São Bento de Bragança.

Com os melhores cumprimentos,

Samuel

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#364349 | Tago0 | 15 dez 2015 17:15 | Em resposta a: #364270

Boa tarde Samuel

Mais uma vez os meus agradecimentos pelas informações que muito gentilmente cedeu.

Estive recentemente em Valpaços com o meu avô e em conversa com alguém da terra foi-me dito que os livros de Possacos e Cachão foram perdidos durante as invasões francesas. Ao que parece quando atacaram Chaves as populações do Norte entraram em pânico e prepararam-se para abandonar as terras. Os livros terão sido perdidos nessa altura, o que é uma pena pois pode ter-se perdido para sempre informações valiosas sobre estas duas aldeias.

Resposta

Link directo:

Possacos, Valpaços

#364357 | sousa42 | 16 dez 2015 00:25 | Em resposta a: #364349

Caro Tiago,

As invasões francesas sempre foram a justificação mais simples para esconder antepassados mais antigos que comprometessem uma certa genealogia oficial. Lembro-me de um Processo de Justificação de Nobreza em que o requerente invoca a destruição de todos os cartórios e paróquias das terras invadidas da Comarca de Chaves para não apresentar as respectivas certidões.

Nos arquivos há vários documentos que atestam a existência dos livros paroquiais de Possacos em datas posteriores à segunda invasão francesa.

Cumprimentos,

Samuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 02:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen