ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#356408 | melmacedot | 02 abr 2015 15:12

Dos meus 4 avos por parte de pai e de mae, 3 eram Portugueses...Tenho atestado de obito dos 3, que faleceram no BRasil, mas nao consequimos encontrar assento de nascimento ou batismo ou passaporte de nenhum deles. Nao temos muita informacao disponivel, infelizmente.
Sabemos que:
Emilia da Conceicao Martins nasceu em Lisboa (nao sabemos mais detalhes) em 5 de novembro de 1911. Temos um "Bilhete de Identidade" da mesma, numero 183966 emitido pela Republica Portuguesa em 2 de dezembro de 1927. Tal Bilhete consta - Natural de : Lisboa - Lisboense - Lisboa. Filha de Anotnio MArtins e Maria das Dores.

Manoel Joaquim da Cunha nasceu em Tras-os-Montes em 18 de fevereiro de 1907. Filho de Manoel Jose da Cunha e Angelina Rosa . O numero da Carteira de Estrangeiro no Brasil eh 2256261 , emitida por SE/DPMAF 07/04/88. RNE # W080456-N

Antonio Magalhaes Macedo, nascido em Portugal (achamos que Porto), nascido em 11/2/1989.

Como fazer para encontrar os assentos de nascimento, batismo ou passaporte dos mesmo? Ou de pelo menos um deles? Existe algum departamento, organizacao ou ateh mesmo individuo a quem se possa contratar para encontrar tais registros?
Obrigada!

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#356417 | tiba0761 | 02 abr 2015 19:43 | Em resposta a: #356408

Você sabe os nomes dos cônjuges?

Tibério

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#356426 | Ymsantos | 03 abr 2015 03:42 | Em resposta a: #356408


Quanto ao avô Manuel Joaquim ele é da freguesia de Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real. Como o livro com os batismos de 1907 dessa freguesia, embora com mais de 100 anos ainda não esteja no Arquivo Distrital, escreva para a conservatória de Vila Pouca de Aguiar solicitando a cópia: crcpcom.vpouca-aguiar@dgrn.mj.pt

Se o objetivo é a cidadania portuguesa e esse avô faz par com a avó Emilia vai precisar encontrar o batismo desta também, além de transcrever o casamento em Portugal.


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#356508 | melmacedot | 07 abr 2015 12:47 | Em resposta a: #356426

Muitissimo agradecida. Vou pedir a copia.
Nao entendo o fato de precisar do nascimento de Emilia tambem. E se Emilia nao fosse Portuguesa? Meus avos se conheceram no Brasil e foi apenas uma coincidencia ou casualidade ambos serem Portugueses...se ela fosse Brasileira, ainda assim eu seria neta de Portugues, por parte de Manoel Joaquim da Cunha...nao eh verdade?

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#356509 | melmacedot | 07 abr 2015 12:48 | Em resposta a: #356417

Agradecida pela resposta. Conjuges?
Manoel Joaquim da Cunha conheceu e casou com Emilia da Conceicao Martins, no Brasil.
Emilia da Conceicao Martins nasceu em Lisboa. o cartao de identidade da mesma mostra : Lisboa - Lisboense - Lisboa, em 5 de novembro de 2011.

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#360042 | mhsandin | 29 jul 2015 02:22 | Em resposta a: #356417

Boa Noite Tibério, enviei um link para você há quase dois anos e não entrei mais neste forum, para pedir certidões de nascimento na Espanha entre em Ministério de la Justicia - Sede eletronica - trâmites - Registro civil. Vai aparecer na sua tela www.sede.mjusticia.gob.es, é só preencher o formulário, se não tiver os dados Tomo e Foglio escreva que não os tem onde perguntam para que vc quer o certificado. Eles lhe enviam sem custo em uns dois meses no máximo. Qualquer duvida posso ajudá-lo, deixo aqui meu telefone se quiser falar por what saap pois acho que não se pode colocar email aqui. 12-981761177.
Desculpe a demora.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#360043 | mhsandin | 29 jul 2015 02:36 | Em resposta a: #356509

Boa noite Mel, para a cidadania portuguesa você precisa sim da certidão de inteiro teor dos dois, com menos de um ano. É melhor pedir na Junta da Freguesia onde nasceram ou no Arquivo Distrital, sai bastante caro contratar alguém para esse serviço, alguns cobram adiantado e não lhe dão garantia de entregar o documento, outros vão cobrar algo como R$4.000,00 para fazer o serviço (preço do ano passado). Tire no Brasil uma certidão de casamento de inteiro teor também, legalize no Itamaraty e envie as certidões para o local de nascimento para registrarem o casamento nos livros de lá (óbito também), a certidão que terá validade será a que já estiver com essas duas anotações e que vão mandar para você.
Tenho nacionalidade espanhola mas também estou tirando a portuguesa para passar à meus filhos.
Vai pagar por todas as certidões e anotações feitas em Portugal, a melhor maneira de mandar os pagamentos para lá é através do Banco Postal, dentro dos correios. Boa sorte. Se precisar de algo, disponha.

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#360050 | mila1001 | 29 jul 2015 12:30 | Em resposta a: #356408

Mel,

O ano de nascimento de Emilia não seria 1911 e não 2011?

Não precisa contratar ninguem para obter a cidadania portuguesa,saiba que uma certidão das Conservatórias sai por 20 euros!!!
Pode pedir por e-mail.

Informe novamente os dados:Emilia-nascimento-local-filiação

Os que auxiliam aqui,fazem isso,sem cobrar nada!
Mila

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#360052 | mila1001 | 29 jul 2015 12:44 | Em resposta a: #356408

Mel,

Escreva ao Arquivo Distrital de Lisboa,informe os dados de Emilia,inclusive o documento de 1927.
Peça o batismo dela para fins de cidadania.
Só vi batismos até março/1911 em Lisboa,caso o arquivo não tenha o documento,pedirá para escrever para a Conservatória de Lisboa

Arquivo Distrital de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 217 811 500
Fax: +351 217 937 230
E-mail Geral: mail@adlsb.dgarq.gov.pt


Mila

Resposta

Link directo:

ajuda a encontrar assento de nascimento, batismo ou passaporte

#430143 | lucianojoaquim | 03 jan 2021 20:37 | Em resposta a: #356408

Olá @melmacedot

Estou investigando as origens do meu avô que se chamava Manuel Joaquim e viveu boa parte da vida no Rio de Janeiro. Ele faleceu em 1995 e havia muitas "pontas soltas" em sua história de vida em Portugal. Estou encontrando muita dificuldade, porém creio que cada vez mais perto de traçar sua verdadeira origem.

Meu avô chegou ao Brasil em 1929 vindo da freguesia de Tresminas, Vila Pouca de Aguiar utilizando o nome de "Manuel Joaquim" por todas as informações que tenho até agora creio que esse não é seu nome original. No seu passaporte para o Brasil indica o nascimento em 14/04/1908 e o nome materno de "Arminda Rosa". Na década de 1950 o irmão do meu avô de nome "Anibal Chaves" viveu aqui no Rio de Janeiro, mas como meu pai era pequeno não tem muitas lembranças dele, no cartão de imigrante do Anibal também consta o nome da mãe "Arminda Rosa".

Entrei em contato com o arquivo de Vila Pouca de Aguiar sobre o registro do meu avô e a oficial me retornou exatamente as informações que se encontram no seu post no site Geneal, ou seja Manoel Joaquim, filho de Manoel Joaquim da Cunha e Angelina Rosa, nascido em 18/02/1907. Por isso esse meu contato.

A hipotese que levanto até agora é de que minha bisavó "Arminda Rosa" tinha algum grau de parentesco com a sua "Angelina Rosa" e que o filho dela, meu avô, acabou utilizando o nome igual ao de seu avô (e provável parente dele) na hora de imigrar para o Brasil, ou realmente eram homônimos.

Enfim, escrevo esta mensagem a você pedindo gentilmente qualquer ajuda de informação em relação aos seus ascendentes por parte do seu avô Manoel Joaquim, que possam me ajudar nesta busca de informações sobre meu avô.

Agradeço desde já!!
Luciano Joaquim

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 06:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen