Apelido Morão

Este tópico está classificado nas salas:

Apelido Morão

#356286 | MariaDavid | 30 mar 2015 13:05

Caros confrades

Tenho Morões na minha ancestralidade, naturais de Idanha Nova, sobretudo do séc.XVII. Existem algumas ligações que me oferecem dúvidas e vários casais com nomes idênticos. Alguém se debruça sobre este apelido?
Por outro lado, não consegui deslindar porquê apareceu o apelido Morão, já que os antepassados do primeiro Morão eram só Rodrigues. Gostava de ter alguma ajuda, se possível.

Descendo directamente de dois irmãos, Jorge Rodrigues Morão (n.21.04.1654) cc Beatriz Ribeira e João Rodrigues Morão (n.17.01.1662) cc Mécia Rodrigues.

Aguardarei, com ansiedade, qualquer contacto.
Os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356287 | portingal | 30 mar 2015 13:21 | Em resposta a: #356286

O mais provável é ser um aportuguesamento de Morón (Sevilha ou Soria).

Saudações,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356288 | MariaDavid | 30 mar 2015 13:55 | Em resposta a: #356287

Muito obrigada, Carlos da Fonte, pela sua sugestão. A ausência de fontes, com identificação de avós ou terras de origem dos pais, dificulta a aferição dos dados disponíveis.
Vou continuar a aguardar outras achegas.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356290 | SC | 30 mar 2015 14:02 | Em resposta a: #356286

Os seus antepassados vêm referidos em Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos da autoria do Coronel Manuel da Silva Rolão, mais concretamente no II volume, tt.º Morão §2, n.º 4 (João Rodrigues Morão) e § 4 (Jorge Rodrigues Morão).
Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356291 | saintclair | 30 mar 2015 14:16 | Em resposta a: #356288

-
Maria David;
Dados que necessitam de confirmação, ainda assim servem para iniciar as suas pesquisas.
"Família que se supõe descender de D. Mourão Pires, que era filho de Pedro Nunes Coelho e de sua mulher, D. Maria Anes. O mencionado D. M. Pires foi pai de D. Gonçalo M. e de D. Teresa M. aquele casado com D. Elvira Rodrigues de Valada, de cujo matrimónio houve geração com o nome de M. tornado apelido, mas que na origem foi patronímico. Não continuam os genealogistas a descendência de D. Gonçalo M. até aos tempos modernos, mas parece que os deste apelido descendem dele. De Vila Real: família de Trás-os-Montes, com casa no lugar de Abambres, freg. de Mateus, no termo de Vila Real, descendente, por legítima varonia, de Luís Rodrigues de Carvalho e de sua mulher Maria Pereira Teixeira de Carvalho, que viveram em Vila Real nos princípios do séc. XVIII. Destes foi neto Bernardo Teixeira de Carvalho, tenente-coronel de milícias e senhor da casa das Quartas, no citado lugar de Abrambres, que c. com D. Maria-Josefina-Micaela de Barros e Figueiredo e tiveram a Manuel-Inácio Teixeira de Carvalho marido de D. Teresa-Júlia Coelho M. de Sousa, filha de António-Luís Álvares Coelho M., senhor da casa de Valnogueiras, e mulher D. Maria-do-Carmo de Sousa e Mesquita de Magalhães. Do citado Manuel-Inácio Teixeira de Carvalho e de sua mulher foi filho o dr. José Coelho M. Teixeira de Carvalho, senhor da casa das Quartas, bacharel em Direito, secretário-geral do governo civil de Vila Real, etc. o qual c. com D. Maria-das-Dôres Xavier de Barros Botelho Castelo-Branco."
http://geneall.net/pt/pesquisa/?s=mour%C3%A3o+pires&t=p
Fonte;Wikipédia
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356294 | MariaDavid | 30 mar 2015 15:02 | Em resposta a: #356290

Caro José Cabral

Agradeço a sua informação mas eu tenho essa obra e algumas das informações contidas neste capítulo não correspondem aos dados que recolhi, quer de processos quer de paroquiais. De qualquer forma estou grata pela sua pronta resposta.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356295 | MariaDavid | 30 mar 2015 15:09 | Em resposta a: #356291

Olá, Saintclaire, boa tarde

Há diferença entre Mourão (nada tenho a ver com esse apelido) e Morão. Aparentemente parecem ser a mesma coisa mas não são. Por outro lado, os meus situam-se todos no interior da Beira, na raia de Espanha e os que refere estão no norte, onde não tenho ninguém, até onde chegam os paroquiais possíveis de pesquisar.
Na verdade, estão difíceis de deslindar alguns cruzamentos com esta gente, toda cristã nova.
Agradeço, reconhecida, a sua pronta resposta.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356390 | aivmc | 01 abr 2015 21:56 | Em resposta a: #356286

Boa noite,

Tenho vários antepassados Morão de Idanha-a-Nova. Ao fazer a minha pesquisa tive várias dúvidas devido à confusão de nomes iguais... Vou ver se tenho essee casal na minha árvore e depois digo-lhe alguma coisa.
A parte Morão da minha família tem sido a mais complicada por causa dos nomes e dos casamentos com parentes próximos... Tenho imensas dúvidas.

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356392 | MariaDavid | 01 abr 2015 22:27 | Em resposta a: #356390

Boa noite, Ana Maria
Bem vinda ao clube das famílias difíceis!

Exponha-me as suas dificuldades e tentarei ver se posso fazer algo para clarificar os seus Morões. Os meus são de Idanha a Nova e cruzam com outros apelidos também intrincados.

Vou aguardar notícias suas.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356394 | aivmc | 01 abr 2015 23:12 | Em resposta a: #356392

Boa noite,

A minha família Morão começa precisamente em Idanha-a-Nova, onde nasceu o meu avô paterno, sendo que quem tinha o apelido Morão era a minha bisavó. Da minha bisavó para trás, todos (ou quase todos) os antepassados têm algum parentesco entre si...
Os primeiros Morão aparecem em meados do séc. XVIII, sendo que antes tenho Rodrigues, Mendes, Nunes, Malpica...
Este ramo não está muito desenvolvido por falta de tempo e, sobretudo, pelos parentescos próximos, que me deixam sempre com imensas dúvidas...

Não tenho na minha árvore qualquer dos casais que indicou, mas acredito que exista algum parentesco com os meus Morão...

Se quiser, posso enviar-lhe o que tenho de Idanha-a-Nova, Envie-me, pf, um mail para anamoraocorreia@hotmail.com.

Cumprimentos,
Ana Morão Correia


Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356395 | MariaDavid | 01 abr 2015 23:16 | Em resposta a: #356394

Ana, vou enviar-lhe o meu endereço.

Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356398 | MariaDavid | 02 abr 2015 00:46 | Em resposta a: #356394

Já enviei informações. Diga-me só se recebeu o meu mail.
Obrigada.
Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356423 | mhbranco | 02 abr 2015 23:24 | Em resposta a: #356286

Boa noite Maria

Há cerca de 2 anos coloquei umas dúvidas, neste forum, sobre os Paivas. Na altura, a Maria sugeriu que eu recuasse no tempo e, possivelmente, ainda iríamos encontrar antepassados comuns. Neste ano de 2015 tive finalmente oportunidade para ir para a Torre do Tombo e mergulhar nos microfilmes.
Fundão, Covilhã, Idanha... cristãos novos, Carvalhos, Paivas, Morão, Nunes, Sanchez, Mendes, Henriques Ferreira... Ando agora em Idanha a Nova, nas primeiras décadas do séc. XVII, a tentar encaixar tanto Gaspar Rodrigues e Gaspar Rodrigues de Paiva.... e outros. Os meus avós Gaspar Rodrigues de Paiva são um pouco mais tardios: meados do século XVII, o de Proença; já 2ª metade do século, o de Penamacor.
Voltando a Morão:
- Francisco Lopes Morão, Idanha a Nova, e Maria Paiva, Idanha a Nova, são meus 11ºs avós;
- Diogo Nunes Morão e Isabel Lopes serão também meus 11ºs avós, quando os confirmar como pais de Luís Vaz de Paiva.
Estes são os "Morão" pelo lado de António da Cunha Soares ou Ribeiro de Paiva, Covilhã, 7º avô;
pela mulher, e 7ª avó, Maria Jacinta de Paiva, seguem os seguintes "Morão":
- Diogo Nunes (Morão) e Mécia Nunes, 11ºs avós ( Diogo filho de Luís Vaz de Paiva);
- João Rodrigues Morão e Ana Mendes, 10ºs avós;
- Francisco Rodrigues Morão, Alpedrinha e Mécia Lopes, Alpedrinha, meus 9ºs avós.
Até aos 8ºs avós foi um passeio, depois é que é pior. Muitas dúvidas. Isto de casarem sempre dentro da família foi no que resultou...
Quanto aos Paivas, apelido que não tenho, mas chegou a minha bisavó e avó muito querida do meu pai, tenho mais informação e quero explorar este ramo. Os processos do TSO têm sido uma grande ajuda - até a Inquisição estar em pleno funcionamento todos, ou praticamente todos, os meus antepassados, por via da minha avó paterna, tiveram processo no TSO. Paivas, ou com os outros apelidos que acima referi, e não mencionei todos, passaram pelo Tribunal do Santo Ofício. Foi uma grande novidade!
Estes 3 meses foram de grande dedicação aos cristãos novos...quase em exclusivo e com grande entusiasmo.
Primas??
Aguardo ansiosamente
Helena Branco

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356430 | MariaDavid | 03 abr 2015 11:39 | Em resposta a: #356423

Caríssima Helena

Pergunta se somos primas? Primas?!...Primíssimas!!!!!
Não pode imaginar quanta alegria me deu a sua mensagem! Estava desde há muitos anos esperando que, finalmente, alguém entroncasse desta maneira comigo. Hoje percebo porque não aparecia ninguém. A nossa família deve ser das poucas que tem tanta consanguinidade e tantos processos do SO que dá a cara aqui no Forun.

Mas regressando ao importante, vou fazer um apanhado dos meus ancestrais para lhe enviar. Entretanto, deixo-lhe o meu contacto pessoal para conversarmos, basta que escreva maria david eloy, cada palavra separada por um tracinho rebaixado seguida do sinal de arroba yahoo ponto com ponto br. Logo que possa, escreva-me para eu adicionar o seu contacto e dar-lhe outros meus.

Estou a viver em Castelo Branco, de momento e, por isso, as visitas à TT estão-me vedadas, por ora. Tal facto impossibilita-me de encontrar muitos paroquiais necessários para deslindar esta família "tramada" que é a nossa. Seria tão bom que estivesse tudo on line...Tenho algumas questões a colocar-lhe e fá-lo-ei logo que tenha o seu mail.

Beijinho, cara prima!

Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356431 | MariaDavid | 03 abr 2015 13:01 | Em resposta a: #356423

Prima Helena

Antes de lhe enviar o que tenho, preciso de saber se tem possibilidade de abrir ficheiros em GenoPro. É o programa mais fácil para o que pretendo, isto é, permitir-lhe uma visualização dos casamentos e cruzamentos do meu lado.
Maria

Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356449 | mhbranco | 04 abr 2015 04:37 | Em resposta a: #356430

Prima Maria

A sua resposta deixa-me muito, muito contente. Conhecia este ramo da minha família até bisavós. A partir daí foi a descoberta total. É o fascínio da genealogia! Cada antepassada onde nos leva?! No meu caso, levou-me a vários Arquivos Distritais. E o que eu tenho aprendido! Há sempre a necessidade de contextualizar os avós, tentar perceber alguma coisa do que terão sido as suas vidas. Isso obriga a leituras para os compreendermos melhor. É História aplicada.
Foi com o casamento de Maria Raquel de Paiva e José Jacob de Carvalho, em 1811, que fiquei surpreendida: Fundão, Jacob, Raquel, Paiva? Muitas coincidências.
Os cristãos novos têm sido uma caixinha de surpresas: comecei a procurar correspondência entre cada nome e os processos do TSO, para datas anteriores a D. José e, na 1ª metade do séc. XVIII, lá estavam os avós, os tios, os primos....Os processos corriam, alguns passaram anos nas prisões, torturas, até encontrei alguns relaxados em carne, mas as vidas continuaram, nasceram outras gerações. O séc. XVII foi também de grande actividade no TSO e as correspondências continuavam.

Cara Maria, não faço ideia se consigo abrir ficheiros em GenoPro, mas tentarei. O meu mail: branco ponto mariahelena e depois o vulgar gmail. Mandar-lhe-ei as grelhas que tenho e iremos falando.

Um beijo
Helena


Resposta

Link directo:

Apelido Morão

#356451 | MariaDavid | 04 abr 2015 14:39 | Em resposta a: #356449

Prima Maria Helena

Já seguiu o apanhado que lhe prometi em GenoPro. Espero que consiga ver bem todas as ligações. Como foi feito um tanto a correr, tenho receio de não ter colocado bem os cruzamentos. Se notar alguma coisa que lhe parece fora do eixo, diga-me, por favor, para corrigir.

Este tópico está a começar a dar frutos para nós. Aqui mesmo está outra "prima" que entronca connosco, sob o nickname "aivmc" - Ana Morão Correia. Penso que seria útil as duas estabelecerem, também, contacto pessoal.

Agora, estou eu muito ansiosa por ver onde encaixam os seus ancestrais neste ramo que nos é comum.

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen