Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355339 | Over_Ride | 05 mar 2015 12:15

Bom dia. Estou há mais de 1 ano pesquisando nos sites www.tombo.pt e www.familysearch.org para tentar encontrar a certidão de baptismo do meu bisavô (nascido em 22/04/1890), freguesia por freguesia. Recentemente consegui encontrar o registro de estrangeiro dele no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, documento no qual constava baptismo no concelho de Braga e freguesia de São Vitor. Porém, eu já havia pesquisado no livro digitalizado dessa freguesia e não tinha achado nada. Olhei de novo e nada. Perguntei ao Arquivo Distrital de Braga e eles também não encontraram em 1890 e nem em anos próximos. E agora? Alguém tem alguma dica de como proceder? Eu tenho os documentos dele no Brasil (certidão de casamento e registro de estrangeiro) e nesse registro diz até a data de chegada dele no Brasil, o navio.....Porém não consigo achar a certidão de jeito nenhum lá em Portugal. Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.

Obs: em tempo, me foi oferecida uma busca por um genealogista profissional em Portugal, ao custo de 1200 reais. Alguém saberia me dizer se valeria a pena recorrer a isso?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355340 | Over_Ride | 05 mar 2015 12:16 | Em resposta a: #355339

Em tempo, seguem os dados que obtive do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro:

Nome: Ernesto Balthazar Cardoso

Pai: Dulcídio Policarpo Cardoso

Mãe: Maria Adelaide Bastos Cardoso

Data de nascimento: 22/04/1890

Freguesia: São Vitor

Concelho: Braga

Distrito: Braga

Data de chegada ao Brasil: 06/11/1903, procedente de Lisboa no vapor Thames.

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital Viana Castelo

#355341 | saintclair | 05 mar 2015 12:57 | Em resposta a: #355340

-
Tome nota que a Freguesia S. Vitor, Braga, por qualquer motivo
está também inserida no Arquivo Dist. Viana Castelo...
Talvez seja este o motivo da dificuldade!...
http://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1069517
http://digitarq.advct.arquivos.pt/
http://advct.dglab.gov.pt/contactos/
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355343 | Over_Ride | 05 mar 2015 13:33 | Em resposta a: #355341

Realmente eu já tinha visto esta informação e enviei também um e-mail para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Eles me responderam antes mesmo do Arquivo Distrital de Braga dizendo que as cópias que eles possuem da paróquia de Sao Vitor são apenas duplicadas em relação as que estão em Braga, pedindo para que eu solicitasse diretamente a Braga. Ou seja, não consegui matar a charada. Está bem difícil mas não vou desistir!

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355345 | mila1001 | 05 mar 2015 13:42 | Em resposta a: #355339

Over Ride,
Pesquisei na chegada de navios em 06/11/1903 (SP e Rio),não há navio THames nesta data,apenas encontrei um que chegou no Rio em 10/11/1903,mas,devido ao tamanho do arquivo,o Arquivo Nacional não permite a consulta.O que eu queria era ver se Ernesto constava da lista de passageiros,ou se veio com os pais.
No Tombo, Distrito de Braga,consta registo de passaportes de 1902-1905,consultei da pagina 85 a 115,não há nenhum passaporte em nome de Ernesto ou Elpidio .Voce já pesquisou sobre isso?
O que percebi consultando listas -navio Thames,é que muitas vezes,este navio veio de Rio de Plata trazendo imigrantes,poucas vezes veio direto da Europa.
Veja o link do navio de 10/11/1903;

- Relação de passageiros do vapor Thames (RV 102) G BR AN,RIO OL.0.RPV, PRJ.8478 10/11/1903

Mila

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital Viana Castelo

#355346 | saintclair | 05 mar 2015 13:44 | Em resposta a: #355343

-
Os assentos anteriores a 1886 estão em Braga.
No caso do seu familiar está VianaCastelo.
Como sabe houve um desdobramento da Freguesia
de S. Vitor...[dando esta origem a duas freguesias....]
"Esta era a maior freguesia da cidade de Braga e foi, por isso, dividida pelo arcebispo D. José de Bragança no ano de 1747. Em parte do seu território foi instituída a freguesia de São José de São Lázaro."
Vc. tem que explicar detalhadamente este caso,para
poder ter algum sucesso.
-
"Existência e localização de originais
Ver no Arquivo Distrital de Braga os originais anteriores a 1886 (PT/ADB/PRQ/PBRG51)
Unidade de descrição relacionadas
v.tb. Mitra Primaz e Cabido de Braga."
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355353 | Over_Ride | 05 mar 2015 17:09 | Em resposta a: #355345

Boa tarde mila1001. Eu recebi o registro de estrangeiro do Arquivo Nacional há 3 dias e tinha visto o mesmo que você, que não estava online a lista de passageiros e que havia uma inconsistência na data de chegada. Porém, no registro de estrangeiro consta que ele desembarcou em Recife, então deve ser por isso que temos esses 4 dias de diferença. Consta que ele veio com 13 anos de idade, e eu pesquisei que a maioridade na época era 21 anos, ou seja, ele certamente veio com um tutor, mas não sei quem é. Amanhã eu vou pessoalmente ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro dar uma olhada na lista de passageiros do Thames. Sobre o passaporte, eu também já havia visto todo o ano de 1903 nos arquivos digitalizados de Braga e realmente não encontrei por lá, o que está muito estranho. Saberia dizer se existe a possibilidade dele ter viajado sem passaporte (por ser de menor) ou ter solicitado ele em Lisboa (porto de embarque)? Sobre o Thames, sei que ele vinha procedente de Southampton e fez parada em Lisboa.

Obrigado pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355354 | Over_Ride | 05 mar 2015 17:11 | Em resposta a: #355346

Boa tarde saintclair. Enviei novamente um e-mail para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo e narrei o caso novamente, dessa vez incluindo esses trechos do link e dizendo que o Arquivo Distrital de Braga não achou o assento de baptismo. Pedi encarecidamente que eles pesquisassem para que eu possa me certificar se o assento de baptismo está ou não sob posse de Viana do Castelo. Quando eles responderem eu volto com novidades.

Obrigado pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Ernesto Balthazar Cardoso- 22/04/1890

#355355 | saintclair | 05 mar 2015 17:38 | Em resposta a: #355354

-
OK. vamos aguardar.
Entretanto envio este link com registos da Fregª São Vitor-Braga,
já andei pela data 22/4/1890...
Sugiro que se certifique se a data nascimento seu bisavô está certa.
http://pesquisa.adb.uminho.pt/ViewerForm.aspx?id=1012343
Boa sorte
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355356 | Over_Ride | 05 mar 2015 18:40 | Em resposta a: #355355

Boa tarde saintclair.

De fato, esse é um grande dilema para mim. Tanto no registro de estrangeiro feito em Recife quanto na certidão de casamento também de Recife, consta como data de nascimento 22/04/1890. Eu comecei a olhar o mês de Abril de 1890 de todas as freguesias de todos os concelhos do distrito de Braga há bastante tempo. Não esgotei todas porque há 3 dias recebi o referido registro de estrangeiro e constava freguesia de São Vitor no concelho de Braga, com essa data de nascimento (que eu já sabia pela certidão de casamento que achei meses antes). Dessa forma, preciso esgotar a pesquisa desse local em específico e do passaporte de 1903 para poder voltar a varrer as freguesias que restaram no Distrito de Braga. Trabalho árduo, porém se eu achar será deveras gratificante :-)

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355358 | Over_Ride | 05 mar 2015 18:48 | Em resposta a: #355356

Apenas um adendo.... O meu trisavô, pai do Ernesto, era Apontador de 1ª Classe do Ministério de Obras Públicas do Distrito de Braga, conforme encontrei em alguns documentos lá de Portugal. Por isso tenho certeza de que o meu bisavô nasceu no Distrito de Braga (também pelos relatos familiares), e provavelmente na capital, onde deveria se localizar o referido Ministério. Infelizmente não obtive o concelho e freguesia de nascimento dos trisavós, ou qualquer outra informação sobre eles.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355360 | roz | 05 mar 2015 18:50 | Em resposta a: #355356

Caro/a Over_Ride

Quando procurar os baptismos procure pelo menos ate 1 ano depois da data que tem. Embora fosse costume baptisar dentro de meses havia quem o nao fizesse. A minha mae e todos os irmaos tinham mais ou menos 5 anos quando foram baptisados! Nao sei o porque, talvez alguma tradicao familiar!? Ora se eu nao soubesse isso e andasse a' procura nunca a encontraria.
Boa sorte.
Rosario

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355363 | Over_Ride | 05 mar 2015 19:06 | Em resposta a: #355360

Obrigado pela dica Rosario. No caso dessa Freguesia de São Vitor, vou iniciar aqui uma pesquisa de 1890 a 1903 para ver se encontro algo. O que me deixa intrigado ainda é o fato de não ter achado o passaporte em Braga, pois tenho ciência de que os passaportes na época eram emitidos com 60 dias de validade, ou seja, se ele chegou realmente em novembro de 1903 (checarei amanhã pessoalmente no Rio de Janeiro), esse passaporte deveria ter sido emitido mais ou menos até agosto, para um embarque até outubro e considerando uma viagem de 30 dias.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355364 | saintclair | 05 mar 2015 19:08 | Em resposta a: #355360

-
...Mais uma adenda, veja com os seus olhos.
http://arquivohistorico.min-economia.pt/arquivohistorico/details?id=220748
http://arquivohistorico.min-economia.pt/arquivohistorico/details?id=220697
--
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355366 | Over_Ride | 05 mar 2015 19:16 | Em resposta a: #355364

Caro saintclair, obrigado novamente. Foi a este documento do seu link a que me referi em uma mensagem anterior minha. Apesar de não tê-lo em mãos, mandei um e-mail para o referido arquivo do Ministério na esperança de obter informações sobre o concelho e freguesia do meu bisavô Dulcidio, porém eles me disseram que não havia essa informação nas páginas desse processo de funcionário. Irei a Portugal no início de Abril e a 1ª coisa que farei ao chegar em Lisboa é justamente ir ver esse processo lá, pois não está digitalizado.

Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355367 | saintclair | 05 mar 2015 19:50 | Em resposta a: #355366

-
O Apelido Dulcídio aparece em duas freguesias de Braga...[Dume e Palmeira] nas p.b.i.
assinantes telefone.
Envio mapa- Google para vc. se situar. Claro que isto é uma simples amostragem.
http://goo.gl/maps/wQGza
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Braga/who/Dulc%C3%ADdio/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355368 | mila1001 | 05 mar 2015 21:13 | Em resposta a: #355339

over,
pesquisei na hemeroteca em PE e,só encontrei um convite para missa de 1 ano do falecimento de Maria Antonietta Dias Cardoso:
Ernesto Balthasar Cardoso e filhos,Hermes Dias Fernandes e esposa,Luis Cabral de Vasconcelhos convidam para a missa a celebrar no Connvento do Carmo ,por esposa,mãe...... Maria Antonietta Dias Cardoso
Jornal do Recife,quarta-feira,05 de novembro de 1919,edicão 00301

No familysearch,os arquivos de Pernambuco foram atualizados em 20/2/2015;

Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355385 | Over_Ride | 06 mar 2015 11:24 | Em resposta a: #355368

Sensacional mila!

Eu nunca soube da existência dessa hemeroteca, dai você me disse e acabo de achar o documento a que você se referiu! Emoção... Obrigado!

Saintclair, o Arquivo Distrital de Viana do Castelo respondeu que não achou o assento de baptismo lá. De fato, creio que deve ter acontecido o que a Rosario disse e ele não foi registrado assim que nasceu. Vou iniciar uma busca em todos os livros a partir de maio de 1890 até 1903, que foi o ano de embarque para o Brasil.

Obrigado a todos pela ajuda e se encontrarem mais documentos serei grato, pois esse mesmo que a mila achou foi inédito para mim :-)

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355386 | Over_Ride | 06 mar 2015 12:03 | Em resposta a: #355367

Obrigado pela ajuda :-)

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355399 | mila1001 | 06 mar 2015 21:23 | Em resposta a: #355339

Over,
Livro índice casamento 1890-1929 imagem 60-family-Pernamuco -registros civeis
Nr 5734 em 21/agosto/1911


Livro de matrimônios 1911-abril -1912 março imagem 41
Casamento de ernesto (veja o nome da mãe)
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12142-164242-28?cc=2016195&wc=3MD4-N3V:1052587901,1054353801,1054414401


Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355412 | Over_Ride | 07 mar 2015 03:17 | Em resposta a: #355399

Sensacional mila! Esse dai foi o 1º casamento dele e eu ainda não tinha achado! Eu só achei o 2º, que foi com a minha bisavó. Com sua outra ajuda da hemeroteca, consegui descobrir a data de óbito e agora a de nascimento (estimada pela idade) e casamento da Maria Antonietta, valeu mesmo!!!

Sobre o nome da mãe dele, já é o 4º documento que vem com um nome diferente, impressionante....No registro de estrangeiro que consegui no Arquivo Nacional consta Maria Adelaide Bastos Cardoso. Na outra certidão de casamento dele (o 2º casamento) consta só Maria Adelaide Cardoso, ai nesse que você achou eu entendo Emilia de Maria de Bastos Cardoso (você leu isso também?) e na certidão de nascimento da minha tia avó estava escrito Maria Emilia Basto Cardoso....É para deixar a pessoa confusa mesmo hehehe

Foi impressão minha ou nessa certidão de casamento que você achou fala que meu bisavô tinha 26 anos em 1911?! Porque se foi isso mesmo ai complicou tudo, pois já estaria diferente de todos os outros documentos dele que já achei...Agora se é 22 ainda sim estaria errado (era para ser 21) mas ai dá para entender como erro mesmo. A caligrafia está difícil de entender.

Sobre o Arquivo Nacional e a lista de passageiros no navio Thames que chegou ao Rio de Janeiro em 10/11/1903, fui ver a lista pessoalmente hoje e não consta o Ernesto. De fato não era para constar pois ele não desembarcou no Rio, mas sim em Recife. O problema é que eles só tem a lista do porto de Recife a partir de 1920, ou seja, 1903 eu não vou conseguir ver lá. Provavelmente isso nem exista mais, pois todo o acervo da Polícia Marítima foi para o Arquivo Nacional :-(

Enfim, a busca continua, valeu!!!

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355415 | mila1001 | 07 mar 2015 10:46 | Em resposta a: #355339

Over,
Tambem entendi que o nome da mãe era Emilia,convem verificar melhor.Quanto aos diversos nomes nos documentos,não se assuste,também encontrei isso,e,descobri após um século que uma das bisavós tinha outro nome,e,não o que eu conhecia.
Consta que Ernesto tinha 26 anos,sendo assim,convem procurar anos antes de 1890,pois,nem sempre a data informada é correta,nem mesmo o mês,pois,a criança pode ter nascido ex;em Abril e,seu batismo aconteceu em Junho.
Se está pesquisando ara fins de cidadania,deixe para tirar os documentos quando for solicitá-la,pois,eles não podem ter data de emissão superior a 6 meses.
Se puder passar datas e locais do óbito,segundo casamento,posso dar uma olhada tambem.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355416 | mila1001 | 07 mar 2015 13:00 | Em resposta a: #355339

Over,
pesquisei no www.cepese.pt (investigação/base dados/imigraçao para o Brasil),só encontrei Balthasar Ernesto Cardoso,de 13 anos, freguesia Barca.
a freguesia pertence a Viana do Castelo,e,não há livros do ano de1885/1890 para pesquisa,apenas para verificar se era apenas uma coincidencia o trocadilho do nome.

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php

371550 Baltasar Ernesto Cardoso Sem Indicação Barca Sem Indicação Sem Indicação Empregado Comercial 13 Rio de Janeiro Sem


Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355417 | Over_Ride | 07 mar 2015 14:16 | Em resposta a: #355415

Obrigado mila. A data do 2º casamento foi em 19/06/1920 com Marietta de Oliveira Gomes. Você encontra o assento (está bem ilegível) aqui: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11669-45710-75?cc=2016195&wc=SQ2Z-ZNG:1052587901,1054353801,1054409701 imagem 67, lado esquerdo. Lá eu consigo ler a data de nascimento do Ernesto como sendo 22/04/1890 (bate com os demais documentos que tenho) e nome da mãe Maria Adelaide Cardoso.

Quanto ao óbito dele, fontes familiares afirmam ter sido entre 1975 e 1978 em Recife, mas ainda não achei esse óbito.

Quanto a esse Baltasar Ernesto Cardoso, é bastante curioso, pois bate com a data que sei que veio ao Brasil (13 anos) e bate também com a profissão, pois ele era auxiliar do comércio. Porém, não localizei esse concelho Barca. Eu apenas achei uma freguesia chamada Barca no Distrito do Porto.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355418 | mila1001 | 07 mar 2015 15:04 | Em resposta a: #355339

Over,
no tombo.pt não há livros da freguesia,não consultei no familysearch,mas,é no Distrito Viana de Castelo/Municipio Viana Castelo/freguesia Ponte de Barca,se não estou enganada.
Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355431 | mila1001 | 08 mar 2015 12:03 | Em resposta a: #355339

Over_Ride,
Dei uma olhada nos óbitos em Recife,e,não localizei 1975-1978.Convem olhar com muita cautela,pois,há muita coisa repetida nos livros,que nem sempre consta até o ano que se pesquisa.Encontrei ate datas de 1982 nos livros de 1976.Muitas anotações foram refeitas,e,é muito confuso pesquisar,diria até cansativo.
Procure conversar com um parente idoso,pergunte se lembra da morte de Ernesto,quem sabe um neto com uns 55/60anos,pergunte quantos anos tinha na época do falecimento.Se tiver algum parente em Recife,procure saber se a familia tem algum jazigo,quem sabe haja data da morte.
Nos meus calculos,ele teria falecido com 85/88 anos,é algo que convem perguntar.Há algum filho do segundo casamento vivo?
Olhei no 2 Distrito,tambem não tem nada de 1972/1979.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355435 | Over_Ride | 08 mar 2015 12:50 | Em resposta a: #355431

Oi Mila. A minha mãe e sua prima são netas dele e tem pouco mais de 60 anos. Uma disse que lembra ter sido 1975 e a outra 1978, dai meu intervalo inicial. Eu mesmo já dei uma breve olhada nos óbitos no ano passado, sem sucesso, mas quando achei o segundo casamento e vi o nascimento sendo 22/04/1890 eu meio que parei de procurar o óbito por hora para tentar o baptismo. Uma hora vou voltar para o óbito sim. Realmente é bem cansativo pesquisar o óbito. A família é toda de Recife, eu inclusive :-) Aos poucos vou matando as charadas.... Ontem vi todos os baptismos da freguesia de São Vitor (Braga) desde 1890 até 1900 e ainda não achei. Hoje vou ver até 1903 e depois voltar de 1889 a 1884. Se não estiver lá, vou partir para São José de São Lázaro, pois foi a freguesia que surgiu da divisão da São Vitor. Vamos que vamos... :-)

Resposta

Link directo:

Ponte da Barca

#355440 | saintclair | 08 mar 2015 15:50 | Em resposta a: #355435

-
" Viana Castelo/freguesia Ponte de Barca"
Caro Confrade;
...Sugiro que dê uma vista de olhos ...
Balthasar Ernesto Cardoso,de 13 anos, freguesia Barca.
a freguesia pertence a Viana do Castelo.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355442 | mila1001 | 08 mar 2015 16:00 | Em resposta a: #355339

Over,
esqueci de mencionar,mas a divisão da freguesia de S.Vitor foi em 1747 ou 1758.

o documento de estrangeiro que voce possui ,foi o que conseguiu no Arq.Nacional?Você pediu o prontuario todo de Ernesto?Na pasta você encontra documentos pessoais apresentados e,de trabalho.
Mesmo que a resposta seja negativa,insista.

Se o documento era dele,veja em que SSP foi feito,pois,há arquivos na SSP de cada estado.Vale a pena contactar.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355447 | Over_Ride | 08 mar 2015 17:14 | Em resposta a: #355442

Sim mila, o registro de estrangeiro dele continha 25 páginas, com várias coisas, inclusive foto, e foi obtido pelo Arquivo Nacional. Vou tentar mais informações conforme você sugeriu. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355449 | Over_Ride | 08 mar 2015 17:18 | Em resposta a: #355440

Caro confrade Saintclair, obrigado. Quando eu for a Portugal em abril próximo terei que fazer uma visita ao nobre Arquivo Distrital de Viana do Castelo para averiguar isso, pois eles não tem isso digitalizado. Pedi por e-mail ao Cepese para me informar o número do passaporte desse Balthasar Enresto Cardoso para que eu já chegue a Viana do Castelo com o caminho das pedras.... Estou imaginando o seguinte: como ele foi ao Brasil com 13 anos, não foi sozinho. Ele deveria ter algum parente lá em Viana do Castelo, que é próximo, por exemplo um tio... então ele deve ter tirado o passaporte dele lá em Viana do Castelo junto com esse tutor que o acompanhou para o Brasil. Estranho é que no Cepese só consta Barca, mas como lá mencionam que é concelho e não freguesia, deve ter sido uma abreviação mesmo. Obrigado!

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355450 | saintclair | 08 mar 2015 17:38 | Em resposta a: #355449

-
Caro Over;
Ponte da Barca é Concelho, e ao mesmo
tempo Freguesia....
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_da_Barca
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355469 | Over_Ride | 09 mar 2015 13:41 | Em resposta a: #355339

Acabo de olhar todos os livros de baptismos de Sao Vitor (Braga) de 1885 a 1903 (1508 imagens - livros completos do familysearch) e a bendita certidão não estava lá. A batalha continua....

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355472 | mila1001 | 09 mar 2015 14:06 | Em resposta a: #355339

Over_Ride,
Não desanime,pare um pouco.
Volte nos documentos que tem do Ernesto,leia tudo novamente,anote os dados e,depois,compare a idade que consta nas certidões de casamento,e,se souber quem foi o primeiro filho dele,veja tambem a idade que consta na certidão de nascimento da criança.
Nos documentos consta algum local de emprego em Recife?Onde ele residia?
Mila

continuo vendo o óbito,ok?

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355482 | Over_Ride | 09 mar 2015 17:36 | Em resposta a: #355472

Obrigado mila :-) Agora parti para tentar achar a certidão de casamento dos pais do Ernesto, pois são menos assentos para procurar. Sim, constava emprego na Cia Pilar em Recife. Ele residia na Estrada dos Remédios. Vou entrar em contato com a Pilar também. Valeu pela ajuda com os óbitos ;)

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355483 | Over_Ride | 09 mar 2015 17:40 | Em resposta a: #355472

Sobre o 1º filho dele, se chamava Amadeu Cardoso, nascido em 21 de Out de 1913 e falecido em 16 de Ago de 1997. Creio que em Recife foi o nascimento e no Rio de Janeiro foi o óbito. Depois vou procurar esses assentos também. É muita coisa para uma pessoa sozinha procurar hehehe

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355487 | Nadir Tavares | 09 mar 2015 19:56 | Em resposta a: #355339

Boa tarde
Gostaria de saber como voces conseguem fazer estas pesquisas digitais. Quero pesquisar sobre Antonio Augusto Alberto nascido em 13/11/1886, ao que consta em fregueseia de Touça, Conselho de Vila Nova de Foz Coa, distrito da Guarda, era filho de Alfredo Maria Alberto e Ana Maria saraiva.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355490 | mila1001 | 09 mar 2015 20:38 | Em resposta a: #355487

Nadir,

O ideal é você criar um tópico com o que deseja,ok?

Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355495 | Over_Ride | 09 mar 2015 21:40 | Em resposta a: #355472

Mila, acabo de achar a certidão do 1º filho do Ernesto, aquele Amadeu que eu havia comentado :-) E qual não foi a minha surpresa quando o Ernesto, declarante, disse que a mãe se chamava Emília Miranda Bastos Cardoso!!!! Meu Deus, é muito nome para uma pessoa só, salvo engano o 5º nome diferente :-)

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355497 | roz | 09 mar 2015 21:52 | Em resposta a: #355487

Caro Nadir

Pode ver a lista de livros dessa paroquia no segunite link http://tombo.pt/f/vlf16 mas infelizmente ainda nao estao acessiveis on -line. Necessita contactar o Arquivo Distrital da Guarda para eles fazerem a busca ou esperar ate estarem acessiveis.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355501 | mila1001 | 09 mar 2015 22:43 | Em resposta a: #355339

Over_ride,

ao localizar o registro de Amadeu Cassiano Cardoso,comecei a rir,pois,percebi que "surgiu mais um nome",como lhe disse antes,vá anotando tudo que encontrar,nunca se sabe quando irá precisar de um dos nomes.
No passaporte de uma das minhas bisavós,está anotado que ela era conhecida por 3 nomes,e,todos diferentes.
Recebi os documentos do Arquivo à respeito da irmã de meu avô,também foi motivo de riso,pois,sempre soube que era casada com José,e,agora soube que o tio Zé,que meu pai falava,é na verdade Henrique...
Ela diz que veio em 1921,acho que veio "nadando" seguindo o navio...

Aqui está o registro do Amadeu:
nascimento nr 478 em 23/10/1913 imagem 47
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-11015-191853-18?cc=2016195&wc=3MZL-92S:1052587901,1054353801,1054378501


Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355502 | mila1001 | 09 mar 2015 22:56 | Em resposta a: #355339

Over,
a tal firma Pilar,deve ser esta:
http://www.pilar.ind.br/#!/contato

Mila

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#355566 | Over_Ride | 11 mar 2015 20:27 | Em resposta a: #355502

Obrigado mila. Entrei em contato com a Pilar e estou no aguardo.

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#356232 | jpaulo | 28 mar 2015 01:47 | Em resposta a: #355341

Boa noite Saintclair,

Estou com dificuldades em contatar o Arquivo Distrital de Viana do Castelo. O telefone que tentei do site deles não atende.
Tentei por email, e estou aguardando. Mas você sabe quantos dias em geral é razoável para obter uma resposta?

Estou tentando obter a certidão de nascimento (assento de baptismo) deles. eles saíram de Portugal, vieram para o Brasil (Rio de Janeiro), casaram-se e faleceram aqui no Rio.

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital Viana Castelo

#356242 | saintclair | 28 mar 2015 16:06 | Em resposta a: #356232

-
Tente este contacto:-- Telef: 258 80 06 20
Aguarde dois dias, se não tiver resposta
volte a insistir.
http://www.aatt.org/site/index.php?P=45
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#356248 | jpaulo | 28 mar 2015 19:02 | Em resposta a: #356242

Ok, Grato!!

João Paulo

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#357286 | Over_Ride | 05 mai 2015 21:35 | Em resposta a: #355339

Boa noite. Ainda sigo na busca do nascimento do meu bisavô Ernesto, conforme toda a saga já supracitada. Passei a pesquisar em outras freguesias que não a de São Vitor, quando me deparei com uma dificuldade enorme em São José de São Lázaro. Achei um Ernesto nascido lá em 1890 (https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-24336-44859-50?cc=1913410&wc=9RP7-HZ8:198760801,202964601,205576501,205576502,202250501)

Porém, em nenhum registro há os nomes dos pais das crianças, mas sim de 2 padrinhos (funcionários do hospício) que se repetem em todos os assentos!

No caso do assento do Ernesto, consegui ler o seguinte:

"Aos seis dias do mez de Março do anno de mil oiticenos e noventa, n'esta Igreja parochial de São José de São Lázaro, concelho e diocese de Braga, baptisei solemnemente um indivíduo do sexo masculino, a que dei o nome de Ernesto, que entrou no hospício dos expostos d'esta cidade no dia cinco d'este mez e anno e foi matriculado sob o número seis. Foram padrinhos, que sei serem os proprios, Manoel da Silva Braga, ???, e Fabianna Antonia, ??? do dito hospício, solteiros. E para constar lavrei em duplicado este assento que, depoisde ser lido e conferido perante os padrinhos, comigo assinou elle, e não ella por não saber..."

E agora? Como faço para saber os pais e conferir se é a pessoa que procuro? Alguém tem alguma dica?

Resposta

Link directo:

Roda Expostos

#357287 | saintclair | 05 mai 2015 21:44 | Em resposta a: #357286

-
"E agora? Como faço para saber os pais e conferir se é a pessoa que procuro? Alguém tem alguma dica"....

Caro Confrade;
EXPOSTO é isso mesmo: Sem pais, foi colocado em alguma Roda dos Expostos, ou foi deixado
à porta de alguma residência......{sem família....}
Sugiro que analise este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_expostos
Cumptºs
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#358085 | Over_Ride | 29 mai 2015 04:26 | Em resposta a: #355339

Obrigado a todos, em especial à mila! Graças a sua ajuda o CEPESE me informou os dados que eu queria e achei a certidão do meu bisavô em Viana do Castelo! :-)

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#361328 | ruialberto | 11 set 2015 18:56 | Em resposta a: #358085

Boa, estava na freguesia da vila em Ponte da Barca?

Resposta

Link directo:

Busca genealógica - dificuldade de achar assento de baptismo - erro no registro de estrangeiro no Br

#364703 | AFGS | 29 dez 2015 17:22 | Em resposta a: #355340

Olá! Você poderia me informar se nessa lista de passageiros existe algum com o sobrenome "GUERRA". Fico no aguardo de sua resposta e agradeço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 21:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen