Pedido de ajuda: leitura de testamento de Simão Manuel, Ceiroco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Pedido de ajuda: leitura de testamento de Simão Manuel, Ceiroco

#353044 | hmartins | 21 dez 2014 11:56

Bom dia a todos os confrades deste fórum.

Venho pedir ajuda na leitura deste testamento, pois não estou a conseguir interpretar quase nada do que nele está escrito.

Disponibilizei uma versão PDF do mesmo em http://foxcontents.no.sapo.pt/testamento.pdf

Agradeço antecipadamente a ajuda que possam facultar.
Aproveito para desejar a todos um Santo Natal.
hmartins

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda: leitura de testamento de Simão Manuel, Ceiroco

#353065 | sena1965 | 21 dez 2014 23:00 | Em resposta a: #353044

Eu não conhecia este testamento. Vou fazer um esforço e tentar ver se consigo ler alguma coisa...
Mas entretanto podia-me dizer onde o encontrou?

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda: leitura de testamento de Simão Manuel, Ceiroco

#353081 | hmartins | 22 dez 2014 20:30 | Em resposta a: #353065

Caríssimo Joaquim Nogueira,

O testamento foi-me gentilmente cedido pelo confrade "F. Pereira" (por via do tópico "Meãs-Unhais o velho" aqui do Geneall) e, de acordo com a informação que me facultou, está datado do 26 de Setembro de 1689 e está situado nas páginas 33 verso a 35 frente, no primeiro livro do Cartório Notarial de Fajão (AUC), do notário Alexandre de Carvalho.

Obrigado pela ajuda que possa facultar na leitura do dito testamento.

----

Aproveito para lhe pedir (na eventualidade de já os conhecer e possuir uma cópia informatizada dos mesmos) os Processos/Ordenações Sacerdotais de Geraldo João (Cx. 544) e de Brás João (Cx. 330). A informação das caixas onde se encontram foi-me gentilmente cedido pelo confrade "Sérgio da Silva".

O mesmo confrade (também por via do mesmo tópico "Meãs-Unhais o velho") indicou que havia encontrado no AUC os processos de ordenação sacerdotal dos padres Geraldo João e Brás João (irmãos) dos quais consta a seguinte genealogia:

1- Geraldo João, Covanca
2- Manuel João, Covanca
3- Águeda Simão, Ceiroco
4- João Manuel, Covanca
5- Isabel Simão, Boiças
6- Simão Manuel, Ceiroco
7- Maria Fernandes, Cavaleiros

Eu apenas tinha a informação que o casal Simão Manuel e Maria Fernandes moravam no Ceiroco, mas não de onde eram ambos naturais, algo que é referido nestes processos. Para além disso, refere "Sérgio da Silva" que os ditos processos descreviam os avós dos padres como sendo lavradores ricos e das principais famílias da freguesia.

hmartins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen