Família Souza - Vila do Conde, Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#352067 | gheeglyerm | 12 nov 2014 01:58

Caro Ajc.oliveira

Considero que o confrade possui um respeitável conhecimento à respeito dos habitantes de outrora de Vila do Conde, Porto. Permita-me aproveitar o ensejo e fazer uma pergunta com relação ao casamento de Francisco de Sousa e Anna Luiza indicado em

http://geneall.net/pt/forum/167036/familia-souza-vila-do-conde-valoura-vila-pouca-de-aguiar-vila-real/#a352002

... onde o confrade esclareceu as dúvidas que eu possuía e cujo pequeno trecho replico abaixo:

"A 11 de Junho de 1767 o coadjutor Manuel Leite Brito realizou o casamento de Francisco Sousa, filho de Manuel Francisco, e de Maria Luísa, desta vila com Ana Luísa, filha de António Jorge, e de Rosa Maria Fonseca, da Rua da Fraga. Com bênçãos. Foram testemunhas: padre Diogo José Antunes; Manuel Gonçalves; prior António Fernandes Lourenço Lima."

O confrade teria condições de informar se o casamento de Manuel Francisco e Maria Luisa em questão ( pais de Francisco ) seria o indicado no registo de matrimônio de 21-fev-1745 constante em PT-ADPRT-PRQ-PVCD28-002-0019_m0053 no Arquivo Distrital do Porto em pesquisa de Vila do Conde?

Manuel Francisco : filho de Manoel Francisco e de Damiana Dias
Maria Luisa : filha de Domingos Andre (?) e de Mariana Gomes

Saudações
Guilherme Nogueira

Resposta

Link directo:

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#352074 | Ajc.oliveira | 12 nov 2014 11:06 | Em resposta a: #352067

Caro Guilherme Nogueira

Antes de mais: caso viva perto de Vila do Conde, aconselho-o a visitar o CEDOPORMAR, na Alfândega Régia. Tenho lá cópia de todo o paroquial de Vila do Conde. A Dra. Cristina Giesteira atendê-lo-á de forma exemplar. Horário de funcionamento: 10.00 às 13.00, das 14.00 às 18.00, de terça a sábado.
O casamento que procura não é esse. Tenha em atenção que a mulher de Manuel Francisco aparece como Maria Luísa, Maria Rosa, ou Maria de Sousa. O Francisco de Sousa é Sousa pela mãe, e não pelo pai.
O casamento em causa é este:
A 22 de Janeiro de 1747 o coadjutor Manuel Araújo Coutinho realizou o casamento de Manuel Francisco, filho de Manuel Francisco, defunto, e de Francisca João, de São João de Barqueiros com Maria Rosa, filha de Manuel Sousa, defunto, e de Josefa Silva, dos Penedos. Foram testemunhas: Manuel Francisco Correia, da Rua de São Bento; João Rodrigues, boticário, da Rua dos Mourilheiros; Manuel Gonçalves Morim, moço da sacristia

O batizado do Francisco:
14-12-1747*Fco f Mel Fco, e Mª Rosa, R Sidral, np Mel Fco, Barqueiros, e Mª Fca, Gilmonde, nm Mel Sousa, S Ildefonso, Porto, e Josefa Silva, Vila Feira, res R Sidral, pp Fco Almeida, R Prazeres, e Ana Mª, solteira, f João Glz, e Mª Mel, R Sidral, n 09-12-1747

Na última mensagem não assinei, pelo que peço desculpa.
Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#353171 | gheeglyerm | 27 dez 2014 02:15 | Em resposta a: #352074

Caro Alberto Oliveira

Lamento o atraso ao lhe responder. Estou muito agradecido por mais esta ajuda.
Seguramente, quando visitar outra vez Vila do Conde, apreciarei conhecer CEDOPORMAR.

Agora, com as informações que o confrade me disponibilizou, poderei continuar as minhas pesquisas.

Boas Festas
Guilherme Nogueira

Resposta

Link directo:

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#357815 | Isabelprat | 20 mai 2015 19:47 | Em resposta a: #352067

Caros membros deste forum e conhecedores das famílias de Vila do Conde:

Solicito a vossa ajuda sobre Vicente Pereira de Matos, que é testemunha num baptismo em S. João Baptista de Vila do Conde (1693-1711), onde é referido como Governador do Castelo. Não consegui encontrar mais referências sobre ele, que talvez fossem relevantes para o ramo dos Pereira de Matos/Matos Pereira, de Vila do Conde que investigo.

Também não consigo localizar o casamento de António Fernandes de Azevedo com Catarina Duarte Carneiro, anterior a 1707, data em que tiveram Maria Teresa Duarte que casou com Francisco de Matos Pereira em 1731, na mesma freguesia. Toda a ajuda será muito bem vinda.

Antecipadamente grata

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#357819 | Ajc.oliveira | 20 mai 2015 22:13 | Em resposta a: #357815

Boa noite

Sobre Vicente Pereira Matos:
1ª e última referência como testemunha de casamento:
A 17 de Abril de 1720 o prior Luís Silva realizou o casamento de Manuel Pereira, filho de Domingos Lopes, defunto, e de Antónia Pereira, desta vila com Violante Fernandes, filha de Domingos Gonçalves, e de Maria Francisca, de Rio Mau, assistente nesta vila. Com bênçãos. Foram testemunhas: Lourenço Pinheiro Amorim; Vicente Pereira; coadjutor Francisco Bernardes
A 30 de Julho de 1731 o encomendado António Ribeiro Costa realizou o casamento de Domingos Araújo, pescador, viúvo de Joana Costa, da Rua dos Penedos com Maria Carneiro, viúva de António Gomes, pescador, da Rua do Cais. Foram testemunhas: padre António Sousa Magalhães; Vicente Pereira Matos, governador do castelo; padre Raimundo Rodrigues Cravo

1ª e última referência como padrinho, ou procurador da madrinha:
05-11-1719*Ana f José Silva, e Mª Frz, r R Cais, pp Antº Carneiro Figueiredo, e Antª Mª Ascensão, por seu procurador governador castelo Vicente Pereira Matos, n 31-10-1719
13-09-1722*Mel f Luís Coelho, e Leonor Dias, r R Fraga, pp Dr Mel Carneiro Figueiredo, e D Caetana Mª, f governador Vicente Pereira Matos, por seu procurador seu irmão padre Félix Pereira, n 10-09-1722
04-04-1726*Rosa f Mel Carneiro Azevedo, e Rosa Teresa Oliveira, r R Cruz, pp José Carneiro Azevedo, S Clara Torrão, e D Caetana Mª, f Vicente Pereira Matos, governardor castelo VCD, n 29-03-1726
12-02-1727*Ana, exposta à porta de João Gomes, vizinho capela de S Amaro, pp governador Vicente Pereira Matos, e D Mª Antª Sousa, cc Luís Sousa

Óbitos:
02-07-1737*c sacr, Vicente Pereira Matos, governador do castelo, sep na matriz, herdeiros os filhos, of pma
21-05-1744*c sacr, s test, D Caetana, solteira, f Vicente Pereira, r R S Roque, da vila de Viana, governador que foi do castelo desta vila, sep na matriz na nave do Rosário na sepultura nº 4, teve enterro geral, ofício presente geral.

ATENÇÃO:
O padre Félix Pereira, ou Félix Pereira de Lima, filho de Vicente Pereira de Matos, tem a sua inquirição on line no site familysearch.org, freguesia de S Maria Maior, Viana do Castelo. É um processo com 60 e tal imagens.

Não encontrei mais nada.

Cumprimentos
Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#357820 | Ajc.oliveira | 20 mai 2015 22:16 | Em resposta a: #357815

Boa noite, de novo

Sobre António Fernandes Azevedo:
Casamento em Vila do Conde
A 15 de Outubro de 1703 o cura Jácome Moreira Serrão realizou o casamento de António Fernandes, filho de Manuel Fernandes, e de Luísa Costa com Catarina Carneiro, filha de Manuel Duarte, e de Isabel Fernandes. Foram testemunhas: Gaspar Barbosa Sá; doutor Manuel Costa Morim

Filhos em Vila do Conde
10-05-1707*Mel f Antº Frz, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp Mel Salvadores, e Mª Carneiro, solteira, VCD, n 08-05-1707
03-11-1709*Mª f Antº Frz, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp Antº Salvadores, pescador, R Torre, e Mna Frz, cc Pº Miz Correia, padeiro, R S Bento, n 01-11-1709
12-09-1712*Antª f Antº Frz, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp Mel, solteiro, f Mel Alz, e Mª Costa, Beco Prazeres, e Mª, f Mel Miz Ferreira, R Prazeres, n 08-09-1712
28-04-1715*João f Antº Frz, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp João Cruz Maiato, R S Bento, e Margarida Costa, cc Antº Frz, R S Bento, n 24-04-1715
21-09-1716*Micaela f Antº Frz, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp Mel Gomes, Cima Vila, e Antª Costa, cc Pº Miz Correia, n 18-09-1716
29-12-1718*Mel f Antº Frz, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp Mel Reis, e Mª Ferreira, cc Antº Reis, R S Bento, n 27-12-1718
23-02-1721*Faustina f Antº Frz Azevedo, e Cna Carneiro, r R S Bento, pp Bento Oliveira, R S Bento, e Faustina, f Teodósia Ferreira, viúva, R S Bento, n 18-02-1721

NB:
Não encontro os óbitos, nem dele, nem da mulher.
Há filhos do casal casados em Vila do Conde.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

Família Souza - Vila do Conde, Porto

#357840 | Isabelprat | 21 mai 2015 21:18 | Em resposta a: #357820

Caro Sr. Alberto de Oliveira:

Estou-lhe muito grata pelas preciosas informações que me enviou e a partir das quais irei continuar as pesquisas, nomeadamente consultando a IG de Félix Pereira.

Parte das dúvidas que tenho deve-se essencialmente às várias versões dos nomes e dos apelidos usados que mudam de assento para assento, e estão neste caso justamente os de António Fernandes de Azevedo, de Catarina Duarte Carneiro e sobretudo os de Maria Teresa Duarte, que pode aparecer como Maria (tal como no assento que me enviou), ou como Maria Tereza.

Envio-lhe como exemplo o seguinte assento de casamento:

"Aos 30 dias de Setembro de 1731 annos dadas as denunciações na forma do Sag. Conc. Trid. E Constituição deste Arcebispado de Braga se receberam Francisco de Mattos Pereira viúvo de Rosa Maria de Mello e filho de Manuel de Mattos Pereira e de sua mulher Luiza Gomes, (natural de Vila do Conde) da freguesia de Sam Martinho da Cedofeita do Bispado do Porto com Maria Thereza filha legítima de António Fernandes de Azevedo e de sua molher Catharina Carneira Duarte desta freguesia e da Rua de Sam Bento."

Na sua opinião, o casamento de António Fernandes com Catarina Carneiro, que gentilmente me enviou, corresponde ao casal acima referido, não é verdade?

Gostaria de poder retribuir a sua generosidade, assim sendo, ponho à sua disposição os dois ramos que tenho de Vila do Conde, a saber, o de José de Matos Pereira que casou com Mª Quitéria Pereira de Castro e o de Ana Maria de Sousa de V.C, que casou com Matias Francisco de Passos, que não sei se é dos Souzas deste tópico.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 05:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen